Dúvida dry hopping com gelatina

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Mar 16, 2015
Messages
14
Reaction score
4
Cervejeiros,

Vou colocar o lúpulo em pellet direto no fermentador para o dry hopping (sem hop bag) e posteriormente clarificar com gelatina e estou pensando em fazer da seguinte forma:

Jogar o lúpulo direto no balde fermentador e manter a temperatura em 18 graus por 4 dias; baixar a temperatura para zero graus e manter por 2 dias; colocar a gelatina e manter a zero graus por mais 2 dias e envasar.

Corro algum risco de cheiro de grama com esse período de contato do lúpulo a essas temperaturas? Alguma sugestão no processo?

Abs
 
Eu colocaria a gelatina assim que atingisse a temperatura alvo (no caso 0ºC). Provavelmente vai acontecer em 1 dia, então você teria 1 dia a mais para decantar a gelatina.

4 dias é tranquilo. Só um detalhe, o excesso costuma gerar gosto de grama ao invés de cheiro.
 
Cervejeiros,

Vou colocar o lúpulo em pellet direto no fermentador para o dry hopping (sem hop bag) e posteriormente clarificar com gelatina e estou pensando em fazer da seguinte forma:

Jogar o lúpulo direto no balde fermentador e manter a temperatura em 18 graus por 4 dias; baixar a temperatura para zero graus e manter por 2 dias; colocar a gelatina e manter a zero graus por mais 2 dias e envasar.

Corro algum risco de cheiro de grama com esse período de contato do lúpulo a essas temperaturas? Alguma sugestão no processo?

Abs

Beeeem tranquilo, pode fazer isso que muito dificilmente vai ter problema. No total vai dar 8 dias de contato, praticamente 0 de risco de grama. Eu também prefiro deixar uns 2 dias no cold pra depois gelatina, porque aí o grosso mesmo já decanta, se for a gelatina logo no começo tem tanta sujeira que parece que não limpa tão bem. Isso na minha experiência eu acho melhor assim.
 
Back
Top