Dúvida Dry Hop

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

flaviocb22

Active Member
Joined
Nov 3, 2016
Messages
42
Reaction score
1
pessoal,
li alguns topicos sobre dry hop mas achei um pouco confuso.
estou querendo fazer uma IPA e vou fazer o dry hop. queria saber como fazer.
Faço a fermentação primaria, depois a secundária e jogo os pellets direto no fermentador sem tirar o fermento? Ou faço o dry hop só apos a baixar para 0ºC ?
 
pessoal,
li alguns topicos sobre dry hop mas achei um pouco confuso.
estou querendo fazer uma IPA e vou fazer o dry hop. queria saber como fazer.
Faço a fermentação primaria, depois a secundária e jogo os pellets direto no fermentador sem tirar o fermento? Ou faço o dry hop só apos a baixar para 0ºC ?
No geral, faz Dry Hopping quando começar a Fermentação Secundária ainda em alta temperatura, sem tirar o fermento.

Tirar o fermento, fazer transvase, etc, são outras técnicas que podem ser feitas ou não.... mas o básico, é isso.

Abraço,

Guenther
 
pessoal,
li alguns topicos sobre dry hop mas achei um pouco confuso.
estou querendo fazer uma IPA e vou fazer o dry hop. queria saber como fazer.
Faço a fermentação primaria, depois a secundária e jogo os pellets direto no fermentador sem tirar o fermento? Ou faço o dry hop só apos a baixar para 0ºC ?

Bom,o conceito sobre o melhor momento é muito variável de acordo com o cervejeiro.

As cervejarias da nova tendência "New England IPA" ou "East Coast IPA" fazem dry hopping já na primária com 2-3 de fermentação...
A escola ou tendência da costa leste dos EUA "West Coast IPA" já faz dry hopping depois de filtrar/clarificar...

Cada uma delas alegam suas vantagens,se você quiser saber mais sobre o assunto pode pesquisar.
Eu mencionei os exemplos apenas para que você visse que não há um único modo estabelecido de fazer dry hopping.

Minha preferência,porém,é fazer só depois de clarificar(0º C) e transferir de balde,porque assim evito oxigenar a cerveja e oxidar os óleos aromáticos do dry hopping.Eu uso hop bag e envaso diretamente do balde do dry hopping.
Obviamente eu sifono a cerveja na transferência.

Não tenha medo de testar,faça de várias formas e selecione aquela que te dá os melhores resultados.
 
Bom,o conceito sobre o melhor momento é muito variável de acordo com o cervejeiro.

As cervejarias da nova tendência "New England IPA" ou "East Coast IPA" fazem dry hopping já na primária com 2-3 de fermentação...
A escola ou tendência da costa leste dos EUA "West Coast IPA" já faz dry hopping depois de filtrar/clarificar...

Cada uma delas alegam suas vantagens,se você quiser saber mais sobre o assunto pode pesquisar.
Eu mencionei os exemplos apenas para que você visse que não há um único modo estabelecido de fazer dry hopping.

Minha preferência,porém,é fazer só depois de clarificar(0º C) e transferir de balde,porque assim evito oxigenar a cerveja e oxidar os óleos aromáticos do dry hopping.Eu uso hop bag e envaso diretamente do balde do dry hopping.
Obviamente eu sifono a cerveja na transferência.

Não tenha medo de testar,faça de várias formas e selecione aquela que te dá os melhores resultados.

Sim, mas é preciso mencionar que isso está longe de ser o mais comum, e também é preciso mencionar os motivos pra isso. Dry Hopping na Fermentação Primária é feito com obvjetivo de biotransformação dos óleos em outros compostos com aromas um pouco diferentes, mais redondos, florais, por vezes até lembrando rosas, o que é um objetivo das New Englands. Já nas East Coast, na minha opinião, isso é usado por pouquíssimas, então está longe de ser uma tendência. Tendência é quando muitas cervejarias fazem isso, o que não é o caso das East Coast.

Já nas West Coast.... está falando em "filtrar/clarificar" depois da Fermentação Primária e Secundária? Se for isso é processo normal.... é quase como um gosto pessoal clarificar a cerveja antes ou depois. É mais questão de aproveitamento.

Por que "clarificar e transferir" evitaria oxigenar a cerveja? O que isso tem a ver?

Abraço,

Guenther
 
Last edited:
estou pensando em fazer logo no fim da secundaria, quando a temperatura estiver em torno de 25ºC. Ai quando passar uns 5 dias eu baixo a temperatura e jogo gelatina. Penso que a gelatina vai puxar todos os fragmentos do lupulo que está em suspensão certo? Nesse caso eu nem precisaria utilizar o hop bag
 
Minha preferência,porém,é fazer só depois de clarificar(0º C) e transferir de balde,porque assim evito oxigenar a cerveja e oxidar os óleos aromáticos do dry hopping.Eu uso hop bag e envaso diretamente do balde do dry hopping.
Obviamente eu sifono a cerveja na transferência.

Nesse caso vc aumenta a temperatura pra fazer o DH? Troca de balde antes? Se aumentar a temperatura antes de transferir a cerveja não corre o risco das proteínas..etc... deixarem a cerveja turva de novo?
 
estou pensando em fazer logo no fim da secundaria, quando a temperatura estiver em torno de 25ºC. Ai quando passar uns 5 dias eu baixo a temperatura e jogo gelatina. Penso que a gelatina vai puxar todos os fragmentos do lupulo que está em suspensão certo? Nesse caso eu nem precisaria utilizar o hop bag

É exatamente assim que faço...outra possibilidade seria trasfegar para outro recipiente, deixar na temperatura de final da secundária, fazer o DH, jogar gelatina, baixar a temperatura e envasar...
 
Na minha última leva de IPA que está carbonatando eu fiz da seguinte forma:

Após o fim da secundária, deixei uma semana a 0C para tirar boa parte das leveduras e transferi para outro tanque.

Então fiz o DH por 6 dias em temperatura ambiente...

Em seguida cold crash e gelatina por 2 dias a 0C para retirar o lúpulo...

Está carbonatando e o aroma ficou bastante intenso.

Poréééém, irei fazer um teste na próxima leva sem transferir antes do DH e usar os mesmos lúpulos e mesma quantidade, pois se o trampo não compensar, evitarei a transferência, pois além de dar trabalho, perde mais volume de cerveja final...

[ ]´s
 
Sim, mas é preciso mencionar que isso está longe de ser o mais comum, e também é preciso mencionar os motivos pra isso. Dry Hopping na Fermentação Primária é feito com obvjetivo de biotransformação dos óleos em outros compostos com aromas um pouco diferentes, mais redondos, florais, por vezes até lembrando rosas, o que é um objetivo das New Englands. Já nas East Coast, na minha opinião, isso é usado por pouquíssimas, então está longe de ser uma tendência. Tendência é quando muitas cervejarias fazem isso, o que não é o caso das East Coast.

Já nas West Coast.... está falando em "filtrar/clarificar" depois da Fermentação Primária e Secundária? Se for isso é processo normal.... é quase como um gosto pessoal clarificar a cerveja antes ou depois. É mais questão de aproveitamento.

Por que "clarificar e transferir" evitaria oxigenar a cerveja? O que isso tem a ver?

Abraço,

Guenther

Eu deixei como uma pesquisa caso o rapaz se interessasse.Não quis enchê-lo de conceitos.
Bom,eu generalizei chamando as New England de East coast,mas ok,nem todas cervejarias da costa leste estão fazendo ipas turvas usando essa técnica dentre outras;não sei dizer se são pouquíssimas embora.Eu quis apenas dizer que há uma nova tendência em IPA's e acho que isso é fato,há uma disseminação no mundo desse estilo de fazer IPA.

Sobre a west coast,não!Eu quis dizer que nessa escola,em geral, se faz o dry hopping depois da cerveja filtrada ou clarificada.Russian river,stone,alpine são exemplos.Eles usam essa técnica justamente para minimizar a absorção de óleos pelo fermento.Já nas New England eles querem essa interação pelas razões que você mencionou....

Eu não disse que clarificar e filtrar elimina a oxigenação da cerveja.Mas eu PREFIRO reduzir ao máximo as fontes de oxigenação depois de fazer o dry hopping,porque pelo que sei na presença de oxigênio ocorre muito "facilmente" a oxidação dos óleos do lúpulo,por isso clarifico antes e sifono para outro balde onde faço o dry hopping e daí envaso.

Essa abordagem talvez não me dê a mais cristalina das cervejas,mas talvez(e que isso fique claro) reduza a oxidação significativamente.


Abraço.
 
Nesse caso vc aumenta a temperatura pra fazer o DH? Troca de balde antes? Se aumentar a temperatura antes de transferir a cerveja não corre o risco das proteínas..etc... deixarem a cerveja turva de novo?

Eu transfiro a cerveja gelada,coloco os DH e deixo a temperatura subir livremente para 18C.
Não,não correria esse risco;uma vez que há a formação de chill haze e a gelatina se liga a essas proteínas causadoras da turbidez, mesmo depois subindo a temperatura a cerveja não turva.Acho que nesse caso de deixar a temperatura subir antes de transferir o balde pode acontecer de algum fermento entrar em suspensão e aí sim turvar.
 
Back
Top