Dúvida BJCP - Oatmeal Stout

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

dcunhamaciel

Well-Known Member
Joined
Jul 30, 2015
Messages
324
Reaction score
48
Boa noite pessoal.

Minhas receitas (3 até agora) eu montei fazendo pesquisa na net e meio que por "rumo".

Sou iniciante e devo ter feito 1 ou 2 brassagens de cada receita.

Quero ir mudando as receitas até chegar no ponto que eu espero de cada uma.

Hoje lembrei do BJCP e resolvi dar uma olhada na descrição da Oatmeal Stout, que diz o seguinte na parte de ingredientes:

Ingredients: Pale, caramel and dark roasted malts (often chocolate) and grains. Oatmeal or malted oat (5-20% or more) used to enhance fullness of body and complexity of flavor. Hops primarily for bittering. Can use brewing sugars or syrups. English ale yeast.


Primeira dúvida: esse "Pale" seria malte Pale Ale ?

Segunda dúvida: eu tenho utilizado o US-05, mas pela descrição o S-04 seria mais adequado para o estilo ?


Segue minha receita:

3,80 kg Pilsner
0,70 kg Oats Flaked
0,60 kg Caramel/Crystal Malt
0,50 kg Chocolate Malt
0,40 kg Amber Malt
20,00 g Mt. Hood Boil 60,0 min
10,00 g Galena Boil 60,0
2,0 pkg Safale American US-05
 
Boa noite pessoal.

Minhas receitas (3 até agora) eu montei fazendo pesquisa na net e meio que por "rumo".

Sou iniciante e devo ter feito 1 ou 2 brassagens de cada receita.

Quero ir mudando as receitas até chegar no ponto que eu espero de cada uma.

Hoje lembrei do BJCP e resolvi dar uma olhada na descrição da Oatmeal Stout, que diz o seguinte na parte de ingredientes:

Ingredients: Pale, caramel and dark roasted malts (often chocolate) and grains. Oatmeal or malted oat (5-20% or more) used to enhance fullness of body and complexity of flavor. Hops primarily for bittering. Can use brewing sugars or syrups. English ale yeast.


Primeira dúvida: esse "Pale" seria malte Pale Ale ?

Segunda dúvida: eu tenho utilizado o US-05, mas pela descrição o S-04 seria mais adequado para o estilo ?


Segue minha receita:

3,80 kg Pilsner
0,70 kg Oats Flaked
0,60 kg Caramel/Crystal Malt
0,50 kg Chocolate Malt
0,40 kg Amber Malt
20,00 g Mt. Hood Boil 60,0 min
10,00 g Galena Boil 60,0
2,0 pkg Safale American US-05

Sim, o Pale se refere aos maltes Pale Ale. Vc pode usar o Pilsner no lugar sem maiores problemas.

Como "Oatmeal Stout" é um estilo inglês, é natural que o fermento seja tipo inglês. Segundo o guia, é comum no estilo um caráter frutado de fermentação desde baixo até médio-alto. O US-05 tende a criar um perfil de fermentação mais limpo. Se vc quer ser mais fiel ao estilo, o S-04 deve te dar resultados melhores.

Abraço
 
Sim, o Pale se refere aos maltes Pale Ale. Vc pode usar o Pilsner no lugar sem maiores problemas.

Como "Oatmeal Stout" é um estilo inglês, é natural que o fermento seja tipo inglês. Segundo o guia, é comum no estilo um caráter frutado de fermentação desde baixo até médio-alto. O US-05 tende a criar um perfil de fermentação mais limpo. Se vc quer ser mais fiel ao estilo, o S-04 deve te dar resultados melhores.

Abraço


Obrigado Tiago.

Da próxima vez vou utilizar o S-04 e ver a diferença que vai dar..

Quanto ao malte, qual diferença daria se eu utilizar o Pale Ale no lugar no Pilsen ??
 
Obrigado Tiago.

Da próxima vez vou utilizar o S-04 e ver a diferença que vai dar..

Quanto ao malte, qual diferença daria se eu utilizar o Pale Ale no lugar no Pilsen ??

O malte pale tende a dar um sabor mais pronunciado de malte, com característica de leve tostado, biscoito, pão, etc... O pilsen costuma ter mais sabor de massa fresca, pão branco... Mas nem sempre significa que isso vai ser evidente na cerveja, depende do restante da receita.
 
O malte pale tende a dar um sabor mais pronunciado de malte, com característica de leve tostado, biscoito, pão, etc... O pilsen costuma ter mais sabor de massa fresca, pão branco... Mas nem sempre significa que isso vai ser evidente na cerveja, depende do restante da receita.


Valeu Tiago..

Próxima leva vou fazer algumas alterações pra ver como que fica..
 
Back
Top