Custo de fazer cerveja em casa

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Man-O-Leisure

Well-Known Member
Joined
Sep 5, 2014
Messages
103
Reaction score
6
Location
Salvador
Oi gente, eu sei que todos os ingredientes têm preços diferentes, entao o custo depende da receita, mas alguém pode me dar um custo aproximado por litro de fazer cerveja em casa?
 
oi gente, eu sei que todos os ingredientes têm preços diferentes, entao o custo depende da receita, mas alguém pode me dar um custo aproximado por litro de fazer cerveja em casa?

r$ 9,25
 
Se utilizar o beersmith e cadastrar certinho o custo de cada insumo, ele consegue te dar o valor total. Só de insumos eu geralmente gasto em media de 6 por litro. Mas claro, não conto gás nem energia elétrica para o controle de temperatura.
 
E gás gasta se o equipamento for só a gás...
Um butijãozinho durava 4 no máx. 5 brassagens de 20~40l pra mim, usando aquele fogareiro da jackwall gb alguma coisa...

talvez tenha exagerado no meu valor lá.. digamos que seja pra uma ipa.
 
As levas que tenho feito tem ficado em media R$ 6,00 o litro, sem contar gás e energia elétrica só os insumos mesmo.

Aos meus amigos e conhecidos que reclamam e acham caro eu sempre faço uma comparação com a Eisenbahn que aqui encontramos em quase todos os mercados, onde 355ml variam de 5 a 8 reais. Pela cerveja que fazemos se tratar de uma "especial" sempre digo que não podemos comparar com o preço de uma Skol e sim com uma Eisenbahn.
 
Muito caro mesmo, so mais uma pergunta, voces geralmente comprar os maltes em volumes, tipo saco de 25kg? que sei e mais barata do que comprar em quantidades menor..

Parece que Lupulos e Fermento aqui no Brasil e muito caro em comparisao de Australia.. ( Sou Australiano)

E outra coisa, nao fica mais barata cada litro quando faz mais? por exemple, se faz 20l e fica mais ou menos R$6/L, e ainda igual se faz 20, 50 ou 100L ?
 
Cara isso é muito relativo, minha primeira cerveja foi uma blond ale, ficou muito boa e o kit 20 L era 55 reais, ou seja 2,50 o litro, agora o pulo do gato era uma adição de açúcar e maltes baratos.

depois de algumas brassagens, fui fazer denovo o litro foi para 6 reais, mudei o lúpulo, ao invés de açúcar foi mel de laranjeira, ou seja, se o objetivo é o preço, vc consegue fazer boas cervejas com pouco investimento, tudo depende do q vc busca.
 
Eu como moro muito longe, compro poucas vezes por ano os insumos, porém compro em maior quantidade(sacas de 50 e 25 kg), sendo assim por litro por exemplo na BGS o litro com todos os insumos sai menos de 2 reais... porém eu não faço cerveja radical... faço uma boa cerveja para meu consumo e de alguns amigos que racham os gastos.. em média 300 lt a cada 2 meses para 3 pessoas... quem faz cerveja extrema, com insumos caros com certeza o preço por litro sai como o tiago mensionou... qualquer dia vou me aventurar em um breja extrema... mas como ainda estou aprendendo....
 
Como já disseram depende do estilo mas analisando por exemplo a cerveja que costumo fazer para tomar em substituição às comerciais em que eu utilizei na última brassagem malte pilsen mais 18% vienna e 0,9% de malte acidificado pra dar uma calibrada no PH (a água de minha cidade é muito básica). Compro sacas de 25Kg pra ficar mais barato o frete e o preço. Utilizo caldeirão de inox que retém o calor mais que alumínio. Se fizer em maior quantidade demora mais pra esfriar isso significa que não precisa ficar ligando o gás mais vezes pra manter a temperatura. Nessas condições fazendo uma fermentação simples (sem secundária) com priming nas garrafas, considerando energia elétrica, gás e água, sem considerar custo de mão de obra meu custo por litro é menor que 3 reais. Numa mesma leva só que em dois fermentadores cada um com fermento diferente obtive 4,5% de álcool em uma e 5,5% em outra.
 
Eu gasto +-1kg de gás cada brassagem (60min fervura).
Custo do gas aqui = R$45 - 13kg logo... +-R$3,50 de gas por brassagem.
 
Custo real mesmo?

Tem que contar valores dos insumos, energia elétrica, água, O2, CO2, garrafas, investimento e depreciação de equipamentos, softwares, cursos, livros, pesquisa com cervejas comerciais, internet gasta estudando, etc.

É um cálculo bem complexo de se fazer, mas estimo que meu custo varie de 20 a 30 reais por litro, dependendo da cerveja que faço.

Isso, sem contar o custo do meu trabalho (e do tempo gasto vivendo para a cerveja), que aí já jogaria o custo muito mais pra cima...
 
Custo real mesmo?

Tem que contar valores dos insumos, energia elétrica, água, O2, CO2, garrafas, investimento e depreciação de equipamentos, softwares, cursos, livros, pesquisa com cervejas comerciais, internet gasta estudando, etc.

É um cálculo bem complexo de se fazer, mas estimo que meu custo varie de 20 a 30 reais por litro, dependendo da cerveja que faço.

Isso, sem contar o custo do meu trabalho (e do tempo gasto vivendo para a cerveja), que aí já jogaria o custo muito mais pra cima...

Acho que 20 a 30 reais o litro é exagero.

Não vejo muito sentido em contar no custo de produção coisas como livros, internet, cursos, etc, que não são itens essenciais pra produzir a cerveja, e no caso de ser um hobby, a mão de obra também nao deveria ser custosa...

Existe sim o custo do equipamento, mas também é complicado contabilizar ele, porque pode-se fazer cerveja com pouquissimo equipamento, como pode-se fazer usando um mais sofisticado e complexo, então fica a critério de quem especula o custo inserir este no meio ou não, mas se o fizer seria interessante que separasse esse custo...
 
Eu gasto +-1kg de gás cada brassagem (60min fervura).
Custo do gas aqui = R$45 - 13kg logo... +-R$3,50 de gas por brassagem.

POIS É.... eu também retornei para o gas, eu tinha um maçarico de alta pressão que marcava 25g/h(jack), então construí meus queimadores com bico iguais(10), em cada unidade... realmente no fim do mês a conta de energia veio bem mais baixa.... uso p45 e já fiz 4 brassagens de 300lt e ainda parece que nem mexeu... ainda tem muito gás pra queimar....
o malte em sacas de 50kg sai menos de 4 reais o kg... mais 0,75 de frete/kg...
lúpulo compro sempre de 500gr e o fermento graças ao Tiago e ao Guenther cai barbaridade o custo.. vlw aos dois.... :ban:
então para que vou acrescentar o gasto aki no hbt.br.. e o prazer.... esse não tem custo.... livros, eu leria mesmo se não fosse sobre cerveja... equipamento(como dito pelo Tiago, tem de todos os preços, os meus são DIY).... até minhas filhas curtem as cervas que faço... junto um monte de gurizada,,, meto 01 barril de no meio da roda e tudo vira festa....
isso tem custo.. tem lucro....
 
Acho que 20 a 30 reais o litro é exagero.

Não vejo muito sentido em contar no custo de produção coisas como livros, internet, cursos, etc, que não são itens essenciais pra produzir a cerveja, e no caso de ser um hobby, a mão de obra também nao deveria ser custosa...

Existe sim o custo do equipamento, mas também é complicado contabilizar ele, porque pode-se fazer cerveja com pouquissimo equipamento, como pode-se fazer usando um mais sofisticado e complexo, então fica a critério de quem especula o custo inserir este no meio ou não, mas se o fizer seria interessante que separasse esse custo...


Eu havia entendido que o rapaz no primeiro tópico havia perguntado o custo de cada um para fazer cerveja, desculpe aí então.


Eu acho que livros, cursos, internet, pesquisa com cervejas comerciais e qualquer outra forma de aprendizado é sim essencial para fazer MINHA cerveja (invisto pesadamente nisso, e sim, é custo; nada disso é de graça).

Quer um exemplo do pq a "mão de obra" é custosa mesmo sendo um hobby? Se o peão tivesse trabalhando em algo ao invés de fazer cerveja, estaria ganhando algum dinheiro, mas não, ele está se divertindo. Então sim, EU considero que o custo por estar "brincando" é sim algo que agrega custo à MINHA cerveja.

Por mais que o equipamento possa variar imensamente de cervejeiro a cervejeiro, o custo dele é algo que existe e vc gastou com isso. EU não acho que para se calcular o custo da sua cerveja, vc deve sim contabilizar isso (o meu também é DIY e isso não quer dizer nada que não tenha custos da mesma forma - nem que tenha saído barato).

Bom, como o tópico deve ser puramente sobre o custo dos insumos (e o pessoal não aceita que seja agregado todo o custo do processo produtivo da sua cerveja), meu custo somente com insumos (somados energia e água) é por volta dos 10 reais/litro.
 
Eu entendi bem ambos pontos de vista de custos expressados aqui, creio que os dois tão certos, mas apenas com denominações equivocadas..

A questão é que unificaram dois tipos de custos em um só.. o custo de produção e o de desenvolvimento.

Para Produção:
Eu levo em conta o custo do equipamento na minha produção, porém no mesmo principio (bem superficialmente claro) da contabilidade. (não sou contador e não tenho aprofundamento técnico, podem me corrigir se for necessário)

A base é, para questão de impostos, pode ser abatido o custo de depreciação do equipamento do seu lucro antes de pagar impostos, então ta correto considerar..

A grosso modo, paguei 1000 reais no meu equipamento, consigo vender ele no final do ano por 700.. então, meu custo de depreciação por utiliza-lo é de 300 neste ano. (no próximo, atualizo, 700 + o que incrementei, e por quanto venderia apos 365 dias)

Faço 10 brassagens por ano, tenho um custo de 30 reais para cada, são brassagens de 15L, então meu custo em equipamentos é de 2 reais por Litro.

Assim, sei que sem considerar minha mão de obra, tenho um custo de "insumos + 2"..

Essa sim, seria a analise correta. Não posso dividir o custo de 1 Mil apenas nos lotes que fiz até agora nesse ano, tenho que prever a durabilidade do equipamento, prever a quantidade de brassagens que ele suporta e ai sim dividir pela diferença do saldo residual.

Já mão de obra, não posso levar em conta o "meu custo" pro meu empregador atual, baseado na minha formação acadêmica + MBA + cursos de finanças, pra fazer uma cerveja. Pô, isso é superfaturamento!

Cozinhar, tem gente que faz isso por um salario mínimo.. não é o mestre cervejeiro da Eisenbhan que põe a mão na massa.
Então o custo a grosso modo, Salario mínimo 700 reais, dividido por 160h mês, brassagem de 5-7 horas, tem um custo de +- 25 reais por brassagem + engarrafamento.. qts mais litros, mais barato!

Então, se eu quiser vender a minha cerveja, sei que tenho que cobrar no mínimo..
Insumos + 2 + 1,7 pra ter lucro.. mesmo sendo um hobby.. abaixo disso, to tendo prejuízo em vender.. (Posso ter e não ligar! vai do meu objetivo)

Eu concordo com o lado que defende só o calculo de insumos, e eu também penso assim no meu custo.. mas é preciso conhecer seus gastos caso queira saber qual seria o preço justo a se cobrar pelo seu produto!

Agora, o custo de desenvolvimento, não entra na produção.. (mas claro, tem que ser cobrado, porém de forma mais perpétua..)

Resumindo, meu custo é próximo ao comentado pelo Tiago, de 9,5 por Litro! (sem garrafa)

abs!
 
O meu custo de insumos fica abaixo de R$ 3,00/litro (água+maltes+lupulos+fermento). Compro em quantidade direto na WE. Não considero custo a mão de obra já que levo como hobby. Agora, se for fazer disso um negócio, visando lucro, aí sim entra esse monte de cálculo aí... Mas enquanto um simples apreciador da arte cervejeira, penso o meu custo de acordo com os dados que o beersmith me fornece a cada leva.
 
Faço que nem o roth. O custo dos insumos gira por volta de 3 reais o litro.
Não estou incluindo luz e gás por exemplo, pq é muita mão calcular. E o equipamento deixo em um outro cálculo.
Quanto ao tempo... bom, aí é mais se tu tem uma visão empreendedora
 
Pessoal, creio que nosso parceiro Australiano está interessado em saber o custo direto de produção da cerveja em casa aqui no Brasil, não se trata de uma Demonstração do Resultado do Exercício(DRE), assim seriam apenas os custos diretamente envolvidos com a produção. A discussão sobre os custos diretos/indiretos, formação de preços, procedimentos, etc.. para aqueles que querem montar um negócio e ter lucro seria muito interessante principalmente se colegas que já são empreendedores puderem compartilhar porém creio que isso caberia em um outro tópico.
Abs,
Cleber
 
Pessoal, creio que nosso parceiro Australiano está interessado em saber o custo direto de produção da cerveja em casa aqui no Brasil, não se trata de uma Demonstração do Resultado do Exercício(DRE), assim seriam apenas os custos diretamente envolvidos com a produção. A discussão sobre os custos diretos/indiretos, formação de preços, procedimentos, etc.. para aqueles que querem montar um negócio e ter lucro seria muito interessante principalmente se colegas que já são empreendedores puderem compartilhar porém creio que isso caberia em um outro tópico.
Abs,
Cleber

Isso mesmo Cleber! Obrigado o todos pelo suas respostas, mas a pergunta era sobre o custo cada litro so das ingredientes..

Mas o resto e bom pra ver tambem obrigado!! :) tou aqui rindo lendo todas respostas.. obrigado de novo!!
 
O meu custo de insumos fica abaixo de R$ 3,00/litro (água+maltes+lupulos+fermento). Compro em quantidade direto na WE. Não considero custo a mão de obra já que levo como hobby. Agora, se for fazer disso um negócio, visando lucro, aí sim entra esse monte de cálculo aí... Mas enquanto um simples apreciador da arte cervejeira, penso o meu custo de acordo com os dados que o beersmith me fornece a cada leva.

Amigo, voce pode diz por exemple qual estilo de cerveja voce esta fazendo por esse preco? Eu iniciei esse topico aqui pq eu tava olhando algumas receitas que tou pensando em fazer, e so olhando no site de WE por exemplo, e olhando o custo de malte + lupulo + fermento tava achando tudo muito caro.. parece que aqui no Brasil os lupulos e Fermentos ta carissima!
 
... parece que aqui no Brasil os lupulos e Fermentos ta carissima!

se vc estiver disposto a fazer cervejas extremas realmente vc vai gastar um pouco com lupulo e fermento..., mas lúpulo tem opções equivalentes bem mais em conta, inclusive na quantidade....mesmo na lamas e na artebrew.... quanto ao fermento, que é na verdade o item mais caro, faz como eu fiz,,,, me dediquei a ler muito e pedir auxilio.. principalmente ao Tiago sobre propagação.... cada linha que vc ler vai ser uma enorme economia...
assim vai ver seu custo cair bastante. vale cada centavo o investimento nos equipos necessários.
tem muitos post's sobre propagação aki no hbt.br
 
Em anexo tabela de insumos e valores para minha ultima weiss. A gravidade e amargor acima do estilo foram propositais. Tive uma eficiencia acima do esperado e levei 20 litros para o fermentador com SG 1059. Ficou bem alcoolica (6,3*) e com um amargor marcante. Usei agua da rede filtrada. Custo por litro pouco acima dos R$ 2,00.
 

Attachments

  • Sem título-3.jpg
    Sem título-3.jpg
    144.1 KB · Views: 192
Em anexo tabela de insumos e valores para minha ultima weiss. A gravidade e amargor acima do estilo foram propositais. Tive uma eficiencia acima do esperado e levei 20 litros para o fermentador com SG 1059. Ficou bem alcoolica (6,3*) e com um amargor marcante. Usei agua da rede filtrada. Custo por litro pouco acima dos R$ 2,00.

Muito Obrigado! Vou ver os igredientes pq tava querendo fazer um "Blanche".. Valeu!

Opa, e seu Weiss.. Como que e? Bom sabor?
 
Custo da minha última cerveja: Bock Tradicional (para 45L)
Pilsen Agrária 8 KGs - R$ 27,55
Munich 5 KGs - 37,76
Galena 50G - R$ 4,78
Cara Ruby 1 KG - R$ 8,31
Saflager 34/70 5x - R$ 84,5
Briess Black (não achei, esse é aproximado) 150G - R$ 4,00
Total R$ 166,90 com rendimento de 42L
Por Litro R$ 3,97
Isso não contando o gás, provavelmente vá para uns R$ 4,50 / 5,00 com o gás
 
Desde que iniciei a produzir cerveja, eu anoto minhas despesas e calculo meu custo em uma planilha excel.

Insumo é tudo que gasto em cada produção (o restante é "equipamento"): são malte, lúpulo, levedura, tampas, garrafas, sanitizantes, rótulos, gelo, gás, energia e fretes.
Até agora gastei R$1.547,00 de insumos para envasar 335 litros de cerveja = R$4,62/litro

Equipamentos são (além do óbvio) geladeira, botijão de gás e tudo mais que inclusive comprei de reserva ou indevidamente, além dos fretes.
Até agora gastei R$2.927,00 de equipamentos que estimo usar por 4 anos (fazendo levas de 40 litros a cada 3 semanas) ou seja 2.560 litros = R$1,14/litro

Meu custo histórico atual de insumos + equipamentos = R$5,76/litro
 
Pessoal, revivendo a discussão, alguém tem uma planilha de excel para disponibilizar, onde eu possa calcule o custo da produção de cerveja artesanal? Agradecido.
 
Pessoal, revivendo a discussão, alguém tem uma planilha de excel para disponibilizar, onde eu possa calcule o custo da produção de cerveja artesanal? Agradecido.

Até onde eu sei, não existe essa "tabela mágica" de calcular o gasto. O BeerSmith ajuda demais se você configurar o gasto de todos os insumos e somar a eles o gasto do seu equipamento.

Outra questão é: você quer calcular o gasto da cerveja ARTESANAL (feita em casa) ou cerveja que será comercializada? Pq aí são OUTROS 500!

A cerveja artesanal (feita em casa) - ao meu ver - é um grande e belo hobby e, como tal, não existe muita precisão nos gastos. Cada brassagem é uma experiência nova, que muitas vezes é acompanhada de uma adaptação, surpresa, problema, que pode baratear ou encarecer o "produto final".

Se você pretende comprar uma dessas panelas automatizadas, aí é mais fácil prever o custo.

Se for produção industrial, recomendo que procure a consultoria de profissionais.

No final das contas, o preço médio do litro, de uma cerveja bem feita, sem aproveitamento de leveduras, no fogão de casa, usando uma panela e BIAB, tem saído - pelo menos na realidade do Rio de Janeiro - cerca de R$8 a R$11 o litro (dependendo do estilo).

Cheerz!
 
Se vc realizar o reaproveitamento do fermento o valor cai bastante tb. Receitas com OG baixo (1045) por ex e com baixo teor de amargor saem mais baratas, tipo Wit, Cream Ale e etc...
 
Se vc realizar o reaproveitamento do fermento o valor cai bastante tb. Receitas com OG baixo (1045) por ex e com baixo teor de amargor saem mais baratas, tipo Wit, Cream Ale e etc...
Bem dito Daniel.

A Cream Ale, por exemplo, "dá pra fazer" com fermento biológico de supermercado (de pão), usar flocos de milho (ou acúcar), um tipo de malte e também pedir umas gramas de lúpulo "emprestada" dos zamigo. AHAHAHAHAH
 
Sensacional...

Essa planilha cai naquilo que eu disse ("outros 500"). Serve muito bem para quem quiser se aventurar com cervejaria cigana... ou não?

Nós (amigos + eu) fizemos essa planilha na tentativa de transição de caseiro para micro, a planilha completa tinha muito mais dados que acabei limpando nessa versão aí...
 
Bom dia pessoal. Levei um bom tempo, mas consegui montar uma planilha de gastos. Inclui tudo (ou quase tudo) de gastos para fazer cerveja. Até mesmo a gasolina do carro para ir buscar insumos, garrafas, rótulos, inclui o desgaste do carro, gastos com água, luz, gás, etc. Vou tentar postar aqui. É uma planilha do excel.
 
Consegue essa planilha?
Bom dia pessoal. Levei um bom tempo, mas consegui montar uma planilha de gastos. Inclui tudo (ou quase tudo) de gastos para fazer cerveja. Até mesmo a gasolina do carro para ir buscar insumos, garrafas, rótulos, inclui o desgaste do carro, gastos com água, luz, gás, etc. Vou tentar postar aqui. É uma planilha do excel.
 
Bom dia pessoal. Levei um bom tempo, mas consegui montar uma planilha de gastos. Inclui tudo (ou quase tudo) de gastos para fazer cerveja. Até mesmo a gasolina do carro para ir buscar insumos, garrafas, rótulos, inclui o desgaste do carro, gastos com água, luz, gás, etc. Vou tentar postar aqui. É uma planilha do excel.


divulga pra nós ai amigão essa planilha.
 
Bom dia pessoal. Levei um bom tempo, mas consegui montar uma planilha de gastos. Inclui tudo (ou quase tudo) de gastos para fazer cerveja. Até mesmo a gasolina do carro para ir buscar insumos, garrafas, rótulos, inclui o desgaste do carro, gastos com água, luz, gás, etc. Vou tentar postar aqui. É uma planilha do excel.

Opa Henry se puder disponibilizar a planilha, nós agradecemos.
 
Bom dia pessoal. Levei um bom tempo, mas consegui montar uma planilha de gastos. Inclui tudo (ou quase tudo) de gastos para fazer cerveja. Até mesmo a gasolina do carro para ir buscar insumos, garrafas, rótulos, inclui o desgaste do carro, gastos com água, luz, gás, etc. Vou tentar postar aqui. É uma planilha do excel.

Interessante, só faltou disponibilizar a planilha.
 
Back
Top