Curto no termostato - temperatura elevada

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Jeffrey1

Active Member
Joined
Aug 31, 2015
Messages
26
Reaction score
7
Boa tarde pessoal, estou fazendo a secundária de uma leva e hoje notei que a estufa (pequena) que tenho dentro da geladeira estava ligada a mais de uma hora, fui verificar, o tic deu curto e ela não desligou. A temperatura da cerveja ultrapassou os 40º. Fiquei monitorando o gosto e não houve alteração. Alguém saberia me informar que tipo de off flavours por ventura possam surgir e se essa temperatura pode causar algum dano a cerveja?
 
Boa tarde pessoal, estou fazendo a secundária de uma leva e hoje notei que a estufa (pequena) que tenho dentro da geladeira estava ligada a mais de uma hora, fui verificar, o tic deu curto e ela não desligou. A temperatura da cerveja ultrapassou os 40º. Fiquei monitorando o gosto e não houve alteração. Alguém saberia me informar que tipo de off flavours por ventura possam surgir e se essa temperatura pode causar algum dano a cerveja?

Só vai dar pra saber com a cerveja pronta.


Se eu tiver que apostar, eu apostaria em um tempo maior para o priming.

1 hora em 40ºC não é suficiente para 'pasteurizar' essa cerveja.
 
Beleza jalexandre, fiz dry hopping ontem nessa leva, mais uns dias ponho a gelatina e garrafa. valeu!
 
Passando pra dar um feddback do resultado. A cerveja não alterou em nada o sabor e sem problemas para refermentação na garrafa. :mug:
Segue o resultado:
IMG_20160924_144224.jpg
 
Realmente 40C não vai matar o fermento não, inclusive algumas pessoas indicam hidratar o fermento seco a essa temperatura. Como disse que não alterou o sabor, imagino que tenha sido mais para o final da fermentação ou muito no começo, onde essas alterações geram menos off flavors.

Abs

Victor
 
Realmente 40C não vai matar o fermento não, inclusive algumas pessoas indicam hidratar o fermento seco a essa temperatura. Como disse que não alterou o sabor, imagino que tenha sido mais para o final da fermentação ou muito no começo, onde essas alterações geram menos off flavors.

Abs

Victor

Sim, aconteceu no final da maturação, partindo para dry hopping...:fro:
 
Sim, aconteceu no final da maturação, partindo para dry hopping...:fro:
Pode ocasionar autolise... só analisando o resultado.

A aparência da cerveja, neste caso, não quer dizer muita coisa.
 
Pode ocasionar autolise... só analisando o resultado.

A aparência da cerveja, neste caso, não quer dizer muita coisa.

A foto foi para mostrar que tinha carbonatado.
A autolise poderia acontecer mesmo em curto espaço de tempo com alta temperatura?
Não consegui notar nenhum off flavour. vlw
 
A foto foi para mostrar que tinha carbonatado.
A autolise poderia acontecer mesmo em curto espaço de tempo com alta temperatura?
Não consegui notar nenhum off flavour. vlw
Sim.

Manter a 40 graus faz tudo ocorrer muito rápido. A célula se esgota, morre de forma precária, se abre, etc.

Justamente por isso que cervejarias que mandam cerveja pra longas distâncias são obrigadas a pasteurizar.

Abraço,
 
Back
Top