Criticas sobre minha fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

manjunior007

Well-Known Member
Joined
Nov 8, 2014
Messages
88
Reaction score
6
Gente, acabei de fazer minha primeira Brassagem e queria dividir com vocês a minha fermentação de uma blond ale:

Ficará 7 dias em 18°C.

A partir do 8° dia vou elevar 2°C por dia até chegar em 24°C (ou seja 3 dias).

Vou deixar mais 4 dias em 24°c.

Depois vou baixar a temperatura para 4°C por 5 dias!

O que acham?
 
Desconsiderando o densímetro, eu tenho feito assim:
18 graus - 3 dias
20 graus - 2 dias
22 graus - 2 dias
24 graus - 2 dias
25 graus - 1 dias
volta para 17 graus e baixa 2 graus por dia até chega a zero
0 grau - 2 dias
envase!

Não é uma recomendação, é meu método atualmente (baseado na postagem do Guenther sobre fermentação)
 
Infelizmente não vou conseguir controlar o tempo todos os dias, só de 2 em 2 dias ou 3 em 3, por isso que o meu ficou um pouco mais espalhado
 
Infelizmente não vou conseguir controlar o tempo todos os dias, só de 2 em 2 dias ou 3 em 3, por isso que o meu ficou um pouco mais espalhado
A minha crítica é se basear em DIAS de fermentação. A fermentação não ocorre em um número fixo de dias, depende de temperatura, do tipo de fermento, da quantidade, da densidade da cerveja, e de uma lista infindável de fatores. Consequentemente, a atuação do cervejeiro em relação à fermentação deve ser algo mais dinâmico, entendendo a fermentação como um processo biológico, vivo.

Exemplo, alguns dias eu sei que posso falar com a minha mulher de um jeito, e em outros, preciso ter uma abordagem completamente diferente, muito mais delicada, se não corro o risco de apanhar.... e eu tenho que perceber a maneira como agir conforme a observação dos comportamentos dela, que podem variar por N motivos, uma lista infindável, tal qual a fermentação.

Abraço,
 
Adorei esta comparação com sua mulher! Estou começando a entender desta forma, o meu densímetro está para chegar, o meu airlock não borbulhou, mas o processo esta ocorrendo! Pois quando eu aperto levemente a tampa ele borbulha! Só que meu densímetro ainda não chegou! O jeito é esperar
 
Bem, tirei minha primeira amostra hoje, medi com o densímetro, deu 1.010 em 23°C, fazendo as correções... 1.011! Prova: está com cheiro de cerveja, retrogosto de cerveja, mas o gosto... Está com um gosto bem aguado! Isto ainda vai melhorar?
 

Attachments

  • uploadfromtaptalk1416964794029.jpg
    uploadfromtaptalk1416964794029.jpg
    126.4 KB · Views: 95
Como já disse o Palmer: "Manage the yeast and you manage the beer.".
 
Bem, tirei minha primeira amostra hoje, medi com o densímetro, deu 1.010 em 23°C, fazendo as correções... 1.011! Prova: está com cheiro de cerveja, retrogosto de cerveja, mas o gosto... Está com um gosto bem aguado! Isto ainda vai melhorar?
Não.. o "aguado" não vai melhorar. Isso depende da tua OG e temperatura de mosturação que tu usou. Quais foram?
 
Não.. o "aguado" não vai melhorar. Isso depende da tua OG e temperatura de mosturação que tu usou. Quais foram?

A OG não pude medir por falta do densimetro, só comprei depois da Brassagem.

as temperaturas e tempos de Brassagem: Sacarificação 80 min em 65ºC / Mash out 20 min em 72ºC / Extração Residual 80ºC
 
65 é a temperatura que deixa a cerveja mais aguada (seca).

Além disso, possivelmente tua OG pode ter sido baixa, o que deixa ela mais seca ainda.

Cara.... impressão minha ou eu estou respondendo as tuas mesmas dúvidas em dois tópicos? Procure deixar tudo num só.

Abraço,
 

Latest posts

Back
Top