Cream Ale - Terceira Brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

houspiller

Member
Joined
Feb 7, 2017
Messages
12
Reaction score
3
Olá pessoal, primeiramente gostaria de agradecer a todos do forum, pois sem as dicas não conseguiria sair do zero.

Esse domingo fui fazer minha terceira brassagem de uma receita que já tinha feito, mas estou com umas dúvidas.

A primeira vez que fiz a cream ale, o aBV dela ficou em menos de 3%, com OG 1040 e tinha cozinhado a 68° durante 1h30min. Como não tinha iodo, não fiz o teste.

Agora fiz a receita novamente e fui fazendo o teste de iodo... ele é meio confuso pois sempre acho que ainda tá reagindo.Por conta disso demorei 3h cozinhando. :( Ao medir o OG deu 1052.

Agora meu questionamento é o seguinte... Será que deu esse valor por causa da quantidade de malte? Segue a receita:

4kg de pilsen agrária
500g de vienna
20g Cascade - 60'
10g Cascade - 10'
22g Levedura Bry 97 da Lallemand
 
Cara , eu também não uso teste do iodo . Não precisa cozinhar por 3h ! 90min é mais que suficiente!
Talvez o problema não seja a quantidade de malte , admitindo-se um receita de 20l .
Revê o processo de moagem e brassagem
 
A resposta para o aumento dá OG pode ser um aumento dá sua eficiência, vc faz esse controle?

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
A receita é para 20 litros mesmo.... Esqueci de escrever isso. Quanto a moagem é feita em uma casa especializada aqui em BSB, por isso duvido muito ser esse o problema.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
Não faço controle de eficiência, na verdade nem sei como fazer :(

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
A maioria dos grãos de boa qualidade hoje em dia, em 30...40 min já esta tudo convertido.
 
Antes eu fazia uma mosturação de 60 min, após estudar principalmente aqui no fórum comecei a fazer mosturação de 90 min. O que ganhei?

Antes minha eficiência era de 69~72%, hoje é de 80~82%. Um ganho de praticamente 10 pontos de eficiência pra mim é um senhor ganho, com certeza vale a pena manter esses 90 min.

Além disso, comecei a fazer a lavagem apenas com um filetinho saindo pela válvula pra panela de fervura, bem lento mesmo. Já fazia lentamente, só deixei mais devagar ainda.
 
Antes eu fazia uma mosturação de 60 min, após estudar principalmente aqui no fórum comecei a fazer mosturação de 90 min. O que ganhei?

Antes minha eficiência era de 69~72%, hoje é de 80~82%. Um ganho de praticamente 10 pontos de eficiência pra mim é um senhor ganho, com certeza vale a pena manter esses 90 min.

Além disso, comecei a fazer a lavagem apenas com um filetinho saindo pela válvula pra panela de fervura, bem lento mesmo. Já fazia lentamente, só deixei mais devagar ainda.



Também venho estudando formas de aumentar minha eficiência, corrigindo o ph já melhorei alguma coisa, agora vou tentar essa Mostura de 90min + fly sparge mais "atencioso", vamos ver no que vai dar.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
O fly Sparge mais "atencioso" deve ser no sentido de deixar apenas um filetinho de mosto saindo para a panela de fervura mesmo, bem pouquinho, bem lento. Por exemplo, demoro cerca de 20~25 min para encher minha panela de fervura com 12L. E na última brassagem demorei cerca de 40~45 min para encher minha outra panela de fervura com 58L.

É enjoado ficar esperando esse tempo todo só vendo uma panela encher devagar, quase parando. Mas fazer cerveja artesanal é um jogo de paciência, em muitos sentidos... ZzZzZzZ....

Mosturação de 90 min tirando o tempo de Mash Out, recirculação e lavagem.
 
Confesso que sou meio afobado kkkk mas vou tentar agora na próxima brassagem.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Eu tenho o programa do Beersmith instalado no computador. Ajuda? Ajuda muito. É fundamental? Acho que não.

Já produzi cervejas boas sem ele.

Faço BIAB e quando quero eficiência aumento o malte. Mas uma coisa importante que não vi aqui é sobre uma boa atenuação da levedura. isto é importante. Devemos considerar muito a temperatura certa de inoculação. Quantidade correta a ser inserida e controle da temperatura durante a fermentação.

Eis aqui minha última cream ale. Ficou bastante boa e com Vol.4,9%Alc.
 

Attachments

  • IMG-20170103-WA0021.jpg
    IMG-20170103-WA0021.jpg
    74 KB · Views: 73
Back
Top