Cream Ale na 1ª Brassagem - Ajuda/Ajustes

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lennon1

Well-Known Member
Joined
May 25, 2017
Messages
45
Reaction score
7
Olá galera.
Vou fazer a primeira brassagem dentro de alguns dias. Tomei precaução no controle de temperatura para fermentação/maturação vendo que isso influi totalmente.
Agora vem a minha dúvida que sei ser a de muitos iniciantes: Receita.

Escolhi uma Cream Ale(Pelo menos é o que o site diz ser) pelo fato de os relatos mostrarem ser uma cerva "mais comum", afim de beber com alguns amigos que dizem não gostar de cerveja artesanal e pretendo introduzi los na comunidade.

Entra ai o motivo do Tópico, vocês poderiam me auxiliar nessa receita? Com a experiência obtida por vocês onde essa receita poderia ser simplificada? Mesmo sabendo que receitas são muito pessoais ainda sim venho pedir esse auxílio.
Além disso não foi colocada a quantidade de água também, segue abaixo a receita e o link:


CREAM ALE – CERVEJARIA VIRTUAL
(receita para 20L de cerveja)

OG: 1,054
FG: 1,010
ABV: 4,5%
IBU: 17
Cor: 10,2 EBC

Maltes
3,0kg Malte Pale Ale – 5,9 EBC
1,0kg Malte Vienna – 7,9 EBC
500g Malte Carapils – 3,9 EBC
250g Malte Carahell – 27 EBC

Lúpulos
20g Cascade (5,5% a.a.) – a 60min
20g Amarillo (8,2% a.a.) – a 5min

Fermento
1 pacote fermento líquido California Ale (starter de 1L) ou 1 pacotes de fermento seco Fermentis US-05 / Mangrove US West Coast M44

Brassagem
68ºC por 60min – sacarificação
76ºC por 15 min – mash-out

Fermentação
17-18°C por 7 a 10 dias (ou seguir recomendações do fabricante)

Maturação
0ºC por 10 a 14 dias


Link:
https://blogcervejariavirtual.com/2...teriza-uma-cream-ale-aprenda-a-fazer-em-casa/


E ai galera? Onde posso trabalhar nela para chegar em um resultado agradável supondo que não existam problemas muito agravados na minha 1ª brassagem? Seria o caso de seguir a risca?

Obrigado pessoal :mug:
 
Olá Amigo jundiaiense,

Alguns comentários:

- Receitas de Cream Ale em geral incluem adjuntos (~20%), alguma razão em especial para não inclui-los?
- Verifique a quantidade de fermento sugerida na receita;
- Verifique se a temperatura ideal de Mostura é de fato 68c , em geral Cream Ale tem corpo leve , o que , ao meu ver , sugeriria uma temperatura de mostura um pouco mais baixa , gerando mais fermentáveis (consequentemente FG menor). Sugiro ler o artigo deste link: http://brulosophy.com/2015/10/12/the-mash-high-vs-low-temperature-exbeeriment-results/


Abs e boa sorte com a brassagem.

Persevalli
 
Eu vi essa receita ai, mas achei muito cara.
Dando uma pesquisada no estilo, em diferentes receitas, montei a minha.
Ainda não fiz ela, mas os resultado no Beersmith me agradou.

Batch de 20L

3.20 Kg Malte Pilsen
0.75 Kg Milho em Flocos
0.15 Kg Malte Caragold

15 g Saaz 40min
15 g Saaz 10min

Fermento US-05 (1pct)

Ficou com:
OG 1044
IBU 8.5
Cor 4.8 SRM
ABV 4.9

Aceito sugestões na receita :)

Eu quis montar algo que ficasse bem próximo das comerciais, pelo mesmo motivo, introduzir os outros nesse mundo.
 
Olá Amigo jundiaiense,

Alguns comentários:

- Receitas de Cream Ale em geral incluem adjuntos (~20%), alguma razão em especial para não inclui-los?
- Verifique a quantidade de fermento sugerida na receita;
- Verifique se a temperatura ideal de Mostura é de fato 68c , em geral Cream Ale tem corpo leve , o que , ao meu ver , sugeriria uma temperatura de mostura um pouco mais baixa , gerando mais fermentáveis (consequentemente FG menor). Sugiro ler o artigo deste link: http://brulosophy.com/2015/10/12/the-mash-high-vs-low-temperature-exbeeriment-results/


Abs e boa sorte com a brassagem.

Persevalli

Exatamente contrrâneo Persevalli(Com entonação Italiana aqui) são essas dicas que eu estou a procura. Essa foi uma receita base encontrada na net por pesquisas e decidi usar como ponto de partida!
Obrigado pelo link e dicas, até a brassagem pretendo ajustar a receita chegando em um ponto simples e satisfatório!
 
Eu vi essa receita ai, mas achei muito cara.
Dando uma pesquisada no estilo, em diferentes receitas, montei a minha.
Ainda não fiz ela, mas os resultado no Beersmith me agradou.

Batch de 20L

3.20 Kg Malte Pilsen
0.75 Kg Milho em Flocos
0.15 Kg Malte Caragold

15 g Saaz 40min
15 g Saaz 10min

Fermento US-05 (1pct)

Ficou com:
OG 1044
IBU 8.5
Cor 4.8 SRM
ABV 4.9

Aceito sugestões na receita :)

Eu quis montar algo que ficasse bem próximo das comerciais, pelo mesmo motivo, introduzir os outros nesse mundo.

WillSzak Maravilha cara! Isso que pretendo, fazer ajustes como você fez, muito obrigado! Você tem o volume de água definido? Qual sua opinião a respeito de utilizar 2 maltes apenas substituindo/diminuindo a porcentagem do CaraGold, pois parece que ele vai contribuir com densidade na Cerveja e eu cogito diminuir.


"Ficou com:
OG 1044
IBU 8.5
Cor 4.8 SRM
ABV 4.9
"

Desses seus dados eu só quero tentar baixar o SRM para 4, acho a escala do seu bem mais bonita mas de cara quero aquela mudança de opinião da galera a respeito do suco gaseficado que bebem por ai rsrs

Agradeço a resposta, é exatamente isso que estou procurando!
Ainda não joguei no BS pois estou tentando me acostumar com ele.
 
WillSzak Maravilha cara! Isso que pretendo, fazer ajustes como você fez, muito obrigado! Você tem o volume de água definido? Qual sua opinião a respeito de utilizar 2 maltes apenas substituindo/diminuindo a porcentagem do CaraGold, pois parece que ele vai contribuir com densidade na Cerveja e eu cogito diminuir.


"Ficou com:
OG 1044
IBU 8.5
Cor 4.8 SRM
ABV 4.9
"

Desses seus dados eu só quero tentar baixar o SRM para 4, acho a escala do seu bem mais bonita mas de cara quero aquela mudança de opinião da galera a respeito do suco gaseficado que bebem por ai rsrs

Agradeço a resposta, é exatamente isso que estou procurando!
Ainda não joguei no BS pois estou tentando me acostumar com ele.

O volume de agua pretendo usar 2.5L por Kg de malte pra mostura.
Depois na lavagem em torno de 10L, mas nada especifico. A intenção é que o volume de agua pre-fervura seja o volume final (20L) + a perda da fervura (deve ser algo em torno de 5L no maximo)

Sobre os maltes, coloquei o caragold só pra dar uma corzinha a mais. 150g num batch de 20L não vai mudar muito o resto.
Se quiser, pode tirar ele e fazer uns testes no BeerSmith (vai fuçando já, fazendo receita, só assim pra pegar o jeito).
Sem ele e com mais Pilsen, vai diminuir o SRM.
 
Meu amigo, fiz uma "Cream Ale" a alguns dias atrás. Segue receita para 11 LITROS ENVASADOS (BIAB) e como saiu a cerveja.
O que eu te aconselho: Substitua o Malte caraGold pelo Carablond. Experimente os próprios 68º sem rampas por 1:30h (Mashout opcional). Use o Nugget, ele é mais herbal o que faz parecer uma cerveja com o gosto da Heinekem porém mais encorpada e bem feita. Os lúpulos que vc escolheu irão deixar ela mais floral e cítrica. Não deixe de clarificar com cold crash e gelatina.
 

Attachments

  • cream ale.jpg
    cream ale.jpg
    328.4 KB · Views: 586
  • dccaab36-32d1-44b6-a634-26dd5dde5dcc.jpg
    dccaab36-32d1-44b6-a634-26dd5dde5dcc.jpg
    81.5 KB · Views: 477
  • c64a4331-6170-449c-90c5-a1451b1744ce.jpg
    c64a4331-6170-449c-90c5-a1451b1744ce.jpg
    99.6 KB · Views: 374
O volume de agua pretendo usar 2.5L por Kg de malte pra mostura.
Depois na lavagem em torno de 10L, mas nada especifico. A intenção é que o volume de agua pre-fervura seja o volume final (20L) + a perda da fervura (deve ser algo em torno de 5L no maximo)

Sobre os maltes, coloquei o caragold só pra dar uma corzinha a mais. 150g num batch de 20L não vai mudar muito o resto.
Se quiser, pode tirar ele e fazer uns testes no BeerSmith (vai fuçando já, fazendo receita, só assim pra pegar o jeito).
Sem ele e com mais Pilsen, vai diminuir o SRM.

Obrigado Will, vou tentar envasar 15 ~18 já considerando retiradas para densímetro e tiradas pra saborear o processo, sendo a 1ª brassagem, acho válido acompanhar mais de perto as etapas!
Novamente agradeço!
 
Meu amigo, fiz uma "Cream Ale" a alguns dias atrás. Segue receita para 11 LITROS ENVASADOS (BIAB) e como saiu a cerveja.
O que eu te aconselho: Substitua o Malte caraGold pelo Carablond. Experimente os próprios 68º sem rampas por 1:30h (Mashout opcional). Use o Nugget, ele é mais herbal o que faz parecer uma cerveja com o gosto da Heinekem porém mais encorpada e bem feita. Os lúpulos que vc escolheu irão deixar ela mais floral e cítrica. Não deixe de clarificar com cold crash e gelatina.

DBOSS, obrigado pela receita e pelas dicas, vou fazer a equalização para 15 ~18 envasados.
Ótimo resultado aparente o seu. Vou estudar os ingredientes dessa sua receita e vou dar um destaque ao que se refere do sabor da Heineken. Usando o resultado da sua pretendo apenas deixar ela com o SRM menor.

Agradeço muito todos vocês, minha base já está sendo muito melhorada com as dicas dadas aqui, somadas aos cuidados de praxe e atenção creio que o resultado não seja insatisfatório!
 
Pilsen, flocos de milho e carablond parecem uma ótima idéia.

Pelo estilo da Cream Ale se recomenda uma atenuação alta e corpo baixo. Se a ideia for seguir o estilo a risca, vale a pena brassar numa temperatura mais baixa, perto dos 65ºC.

Pra garantir uma fermentação neutra vale a pena começar perto dos 16ºC nos três primeiros dias e deixar subir até os 18. Vai ajudar sua cerveja a ter um sabor bem limpo e boa atenuação.

Um pacotinho de fermento deve funcionar já que essa é uma cerveja leve pros seus 18-20L.

Em relação aos lúpulos, o cascade e o amarillo que você escolheu estão bacana. Bem americanos que é o objetivo dessa cerveja.
Um Saaz pode fazer sua cerveja parecer mais alemã do que o desejado.
 
@DBOSSAN quero fazer a sua receita só que estou na dúvida de uso Nugget ou Saaz?
 
Eu vi essa receita ai, mas achei muito cara.
Dando uma pesquisada no estilo, em diferentes receitas, montei a minha.
Ainda não fiz ela, mas os resultado no Beersmith me agradou.

Batch de 20L

3.20 Kg Malte Pilsen
0.75 Kg Milho em Flocos
0.15 Kg Malte Caragold

15 g Saaz 40min
15 g Saaz 10min

Fermento US-05 (1pct)

Ficou com:
OG 1044
IBU 8.5
Cor 4.8 SRM
ABV 4.9

Aceito sugestões na receita
Eu quis montar algo que ficasse bem próximo das comerciais, pelo mesmo motivo, introduzir os outros nesse mundo.


BIXO, QUAL A FG DESTA RECEITA????????
 
Eu vi essa receita ai, mas achei muito cara.
Dando uma pesquisada no estilo, em diferentes receitas, montei a minha.
Ainda não fiz ela, mas os resultado no Beersmith me agradou.

Batch de 20L

3.20 Kg Malte Pilsen
0.75 Kg Milho em Flocos
0.15 Kg Malte Caragold

15 g Saaz 40min
15 g Saaz 10min

Fermento US-05 (1pct)

Ficou com:
OG 1044
IBU 8.5
Cor 4.8 SRM
ABV 4.9

Aceito sugestões na receita :)

Eu quis montar algo que ficasse bem próximo das comerciais, pelo mesmo motivo, introduzir os outros nesse mundo.


Qual a FG
 
Eu vi essa receita ai, mas achei muito cara.
Dando uma pesquisada no estilo, em diferentes receitas, montei a minha.
Ainda não fiz ela, mas os resultado no Beersmith me agradou.

Batch de 20L

3.20 Kg Malte Pilsen
0.75 Kg Milho em Flocos
0.15 Kg Malte Caragold

15 g Saaz 40min
15 g Saaz 10min

Fermento US-05 (1pct)

Ficou com:
OG 1044
IBU 8.5
Cor 4.8 SRM
ABV 4.9

Aceito sugestões na receita
Eu quis montar algo que ficasse bem próximo das comerciais, pelo mesmo motivo, introduzir os outros nesse mundo.


BIXO, QUAL A FG DESTA RECEITA????????

Tenta mosturar a 64 graus.. Deve para em 1010-1006
 
Obrigado!!
Vc fez esta receita e ficou boa!!! Pois minha familia adora Brahma, rsrsrsrsrsr. Valew
Pensando em fazer ela!
 
Vc fez esta receita e ficou boa????



Boa tarde Gerson, fiz a receita e foi aprovada. Foi a cerveja que foi puro elogio do início ao fim. Não consegui fazer o registro das fotos.

Eu mudei toda a receita por final e ficou:

-Pilsner como Base 3kg;
-Caramunich 1.75kg;
-Quirela de milho 1.75kg;

Usei Saaz, Chinook e Citra nessa ordem.

Obs.: Não passou no teste do iodo por nada nesse mundo kkkk

Ai você faz os ajustes que achar necessários. Ficou uma receita sem pé nem cabeça porém eu penso que o intuito disso tudo é criar e não ficar seguindo "regrinhas". Se tiver dúvidas estou a disposição!
 
Olá galera.
Vou fazer a primeira brassagem dentro de alguns dias. Tomei precaução no controle de temperatura para fermentação/maturação vendo que isso influi totalmente.
Agora vem a minha dúvida que sei ser a de muitos iniciantes: Receita.

Escolhi uma Cream Ale(Pelo menos é o que o site diz ser) pelo fato de os relatos mostrarem ser uma cerva "mais comum", afim de beber com alguns amigos que dizem não gostar de cerveja artesanal e pretendo introduzi los na comunidade.

Entra ai o motivo do Tópico, vocês poderiam me auxiliar nessa receita? Com a experiência obtida por vocês onde essa receita poderia ser simplificada? Mesmo sabendo que receitas são muito pessoais ainda sim venho pedir esse auxílio.
Além disso não foi colocada a quantidade de água também, segue abaixo a receita e o link:


CREAM ALE – CERVEJARIA VIRTUAL
(receita para 20L de cerveja)

OG: 1,054
FG: 1,010
ABV: 4,5%
IBU: 17
Cor: 10,2 EBC

Maltes
3,0kg Malte Pale Ale – 5,9 EBC
1,0kg Malte Vienna – 7,9 EBC
500g Malte Carapils – 3,9 EBC
250g Malte Carahell – 27 EBC

Lúpulos
20g Cascade (5,5% a.a.) – a 60min
20g Amarillo (8,2% a.a.) – a 5min

Fermento
1 pacote fermento líquido California Ale (starter de 1L) ou 1 pacotes de fermento seco Fermentis US-05 / Mangrove US West Coast M44

Brassagem
68ºC por 60min – sacarificação
76ºC por 15 min – mash-out

Fermentação
17-18°C por 7 a 10 dias (ou seguir recomendações do fabricante)

Maturação
0ºC por 10 a 14 dias


Link:
https://blogcervejariavirtual.com/2...teriza-uma-cream-ale-aprenda-a-fazer-em-casa/


E ai galera? Onde posso trabalhar nela para chegar em um resultado agradável supondo que não existam problemas muito agravados na minha 1ª brassagem? Seria o caso de seguir a risca?

Obrigado pessoal :mug:

Meu caro. Vc fez esta receita???
Ficou Boa????
Pretendo fazer uma neste sentido! POde me dar mais informações?
 
Olá galera.
Vou fazer a primeira brassagem dentro de alguns dias. Tomei precaução no controle de temperatura para fermentação/maturação vendo que isso influi totalmente.
Agora vem a minha dúvida que sei ser a de muitos iniciantes: Receita.

Escolhi uma Cream Ale(Pelo menos é o que o site diz ser) pelo fato de os relatos mostrarem ser uma cerva "mais comum", afim de beber com alguns amigos que dizem não gostar de cerveja artesanal e pretendo introduzi los na comunidade.

Entra ai o motivo do Tópico, vocês poderiam me auxiliar nessa receita? Com a experiência obtida por vocês onde essa receita poderia ser simplificada? Mesmo sabendo que receitas são muito pessoais ainda sim venho pedir esse auxílio.
Além disso não foi colocada a quantidade de água também, segue abaixo a receita e o link:


CREAM ALE – CERVEJARIA VIRTUAL
(receita para 20L de cerveja)

OG: 1,054
FG: 1,010
ABV: 4,5%
IBU: 17
Cor: 10,2 EBC

Maltes
3,0kg Malte Pale Ale – 5,9 EBC
1,0kg Malte Vienna – 7,9 EBC
500g Malte Carapils – 3,9 EBC
250g Malte Carahell – 27 EBC

Lúpulos
20g Cascade (5,5% a.a.) – a 60min
20g Amarillo (8,2% a.a.) – a 5min

Fermento
1 pacote fermento líquido California Ale (starter de 1L) ou 1 pacotes de fermento seco Fermentis US-05 / Mangrove US West Coast M44

Brassagem
68ºC por 60min – sacarificação
76ºC por 15 min – mash-out

Fermentação
17-18°C por 7 a 10 dias (ou seguir recomendações do fabricante)

Maturação
0ºC por 10 a 14 dias



LENNON

Vc fez esta receita?? Ficou Boa????
 
Olá galera.
Vou fazer a primeira brassagem dentro de alguns dias. Tomei precaução no controle de temperatura para fermentação/maturação vendo que isso influi totalmente.
Agora vem a minha dúvida que sei ser a de muitos iniciantes: Receita.

Escolhi uma Cream Ale(Pelo menos é o que o site diz ser) pelo fato de os relatos mostrarem ser uma cerva "mais comum", afim de beber com alguns amigos que dizem não gostar de cerveja artesanal e pretendo introduzi los na comunidade.

Entra ai o motivo do Tópico, vocês poderiam me auxiliar nessa receita? Com a experiência obtida por vocês onde essa receita poderia ser simplificada? Mesmo sabendo que receitas são muito pessoais ainda sim venho pedir esse auxílio.
Além disso não foi colocada a quantidade de água também, segue abaixo a receita e o link:


CREAM ALE – CERVEJARIA VIRTUAL
(receita para 20L de cerveja)

OG: 1,054
FG: 1,010
ABV: 4,5%
IBU: 17
Cor: 10,2 EBC

Maltes
3,0kg Malte Pale Ale – 5,9 EBC
1,0kg Malte Vienna – 7,9 EBC
500g Malte Carapils – 3,9 EBC
250g Malte Carahell – 27 EBC

Lúpulos
20g Cascade (5,5% a.a.) – a 60min
20g Amarillo (8,2% a.a.) – a 5min

Fermento
1 pacote fermento líquido California Ale (starter de 1L) ou 1 pacotes de fermento seco Fermentis US-05 / Mangrove US West Coast M44

Brassagem
68ºC por 60min – sacarificação
76ºC por 15 min – mash-out

Fermentação
17-18°C por 7 a 10 dias (ou seguir recomendações do fabricante)

Maturação
0ºC por 10 a 14 dias



LENNON

Vc fez esta receita?? Ficou Boa????




Alguma atualização desta receita ? você ja fez ? quero fazer ela .
 
Olá galera.
Vou fazer a primeira brassagem dentro de alguns dias. Tomei precaução no controle de temperatura para fermentação/maturação vendo que isso influi totalmente.
Agora vem a minha dúvida que sei ser a de muitos iniciantes: Receita.

Escolhi uma Cream Ale(Pelo menos é o que o site diz ser) pelo fato de os relatos mostrarem ser uma cerva "mais comum", afim de beber com alguns amigos que dizem não gostar de cerveja artesanal e pretendo introduzi los na comunidade.

Entra ai o motivo do Tópico, vocês poderiam me auxiliar nessa receita? Com a experiência obtida por vocês onde essa receita poderia ser simplificada? Mesmo sabendo que receitas são muito pessoais ainda sim venho pedir esse auxílio.
Além disso não foi colocada a quantidade de água também, segue abaixo a receita e o link:


CREAM ALE – CERVEJARIA VIRTUAL
(receita para 20L de cerveja)

OG: 1,054
FG: 1,010
ABV: 4,5%
IBU: 17
Cor: 10,2 EBC

Maltes
3,0kg Malte Pale Ale – 5,9 EBC
1,0kg Malte Vienna – 7,9 EBC
500g Malte Carapils – 3,9 EBC
250g Malte Carahell – 27 EBC

Lúpulos
20g Cascade (5,5% a.a.) – a 60min
20g Amarillo (8,2% a.a.) – a 5min

Fermento
1 pacote fermento líquido California Ale (starter de 1L) ou 1 pacotes de fermento seco Fermentis US-05 / Mangrove US West Coast M44

Brassagem
68ºC por 60min – sacarificação
76ºC por 15 min – mash-out

Fermentação
17-18°C por 7 a 10 dias (ou seguir recomendações do fabricante)

Maturação
0ºC por 10 a 14 dias


Link:
https://blogcervejariavirtual.com/2...teriza-uma-cream-ale-aprenda-a-fazer-em-casa/


E ai galera? Onde posso trabalhar nela para chegar em um resultado agradável supondo que não existam problemas muito agravados na minha 1ª brassagem? Seria o caso de seguir a risca?

Obrigado pessoal :mug:
Buenas amigo, tua intenção é uma cerveja leve e clara então pessoalmente eu usaria uma temperatura mais baixa, colocaria os maltes a 50 graus e subiria para 62 de imediato. Deixaria por 40 minutos fazendo uma nova rampa aos 72 graus por 20 minutos.
É importante atentar no ph da agua de lavagem algo em torno de 5.7 seria muito bom, a proporção mais indicada para cervejas claras geralmente é algo entre 4-1, 5-1 e uma lavagem menor nunca ultrapassando os 78 graus. Quanto ao lúpulo eu usaria Cascade lúpulo americano estilo americano apenas preciosismo. Grande abraço.
 
Cream ale que costumo fazer, fica muito boa pra tomar de balde... Nao uso Adjuntos pois ao meu ver só atrapalha, entope equipamento, etc...
 

Attachments

  • receita cream ale 40L.pdf
    131 KB · Views: 217
Back
Top