Corrosão galvânica

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Senna

Member
Joined
Jul 31, 2017
Messages
8
Reaction score
0
Boa noite, estou montando uma panela de brassagem e resolvi fazer eu mesmo o fundo falso. A panela é de alumínio e para fazer o fundo falso comprei (sem pensar) uma chapa de inox.
Só depois, pensando melhor, percebi o problema.
Minhas dúvidas:
- Isso realmente gera problemas? acredito que sim!
- Será que se eu colocar um o'ring separando o fundo falso da panela eu resolvo esse problema?

Agradeço desde já!
:mug:
 
Alumínio, em geral, fica passivado por natureza. Sei que aço carbono e aço inox, juntos, dão problema. Mas creio que não haja problemas com o Al

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Boa noite, estou montando uma panela de brassagem e resolvi fazer eu mesmo o fundo falso. A panela é de alumínio e para fazer o fundo falso comprei (sem pensar) uma chapa de inox.
Só depois, pensando melhor, percebi o problema.
Minhas dúvidas:
- Isso realmente gera problemas? acredito que sim!
- Será que se eu colocar um o'ring separando o fundo falso da panela eu resolvo esse problema?

Agradeço desde já!
:mug:
Usei panelas de alumínio com conexões de inox a vida inteira, uso até hoje, e nunca vi problema. Com fundo falso, tb acredito que não vai ter.

isso não quer dizer que não existe a reação, mas sim que, na minha experiência pessoal, ela é tão pequena a ponto de ser imperceptível.

Abraço,
 
Realmente após pesquisar outros exemplos de equipamentos vi que é bem comum utilizar diferentes metais nas panelas. Estava com receio de que ocorresse solubilização, estragando a cerveja.
Obrigado a todos.
 
Creio que vc terá corrosão galvânica se vc deixar os metais diferentes em contato por um longo período. Se vc tiver o costume de desmontar o equipamento para limpeza e só montar qdo usar, é provável que não terá nenhum tipo de problema.
 
Eu tive problemas de corrosao da solda do nipple da resistencia de aço inox e pitching no alumio, apos deixar água na panela por alguns dias. Recomendo não deixar/guardar a panela com água dentro.
3615d8e4efb10b5c8608e2974d27bcc9.jpg


Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 
Pessoal, tenho uma panela em Inox 201 com resistência de latão e estava pensando em utilizar uma panela de 20L para utilizar como cesto, será se isso poderia gerar corrosão?
 
Back
Top