Corrigir minha cerveja

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Julian2

Well-Known Member
Joined
Dec 19, 2015
Messages
63
Reaction score
4
Olá pessoal. Estou na minha terceira produção e confesso que não estou me saindo muito bem. Fiz um Oktoberfest e estou com excesso de fermento e sinto um pouco de diacetil também.
Porém já estou com a cerveja envasadas na carbonatação controlada. Peguei uma garrafa e coloquei para gelar e provar como ela estava

Ai percebi um pouco de diacetil e excesso de fermento. O que posso fazer para tentar melhorar, corrigir um pouco?
 
Não há nada que vc possa fazer agora. Só beber como está.
 
excesso de fermento dá pra deixar em lagering por bastante tempo, pra decantar bem a levedura. já o diacetil, n tem nada msm
 
Deixo ela num temperatura de consumo, de 5 a 6 graus, ou mais alta ou baixa?
 
excesso de fermento dá pra deixar em lagering por bastante tempo, pra decantar bem a levedura. já o diacetil, n tem nada msm

Só tem que lembrar de deixar a garrafa em pé na hora de decantar, e servi com bastante cuidado para não misturar o que já decantou.
 
Muito obrigado pelas dicas. Vou deixar pelos menos umas 2 semanas e ver como vai ficar.
 
deixa a uns 8 graus durante um mês, depois gela (0~1ºC) durante uma semana que o bagulho fica top
 
Muito obrigado pelas dicas. Vou deixar pelos menos umas 2 semanas e ver como vai ficar.

Amigo, normalmente os problemas com diacetil estão diretamente relacionados ao pitching rate correto e controle de temperatura.

Utilize a calculadora de quantidade fermento para suas levas: brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/

E controle a temperatura corretamente.

Cada levedura tem um perfil de temperatura de fermentação onde fica melhor. Eu sempre vou no convencional, deixando Ales a 20C e Lagers a 10C, sempre iniciando as primeiras 12h 1C a menos, para evitar um início muito vigoroso. (opção minha e tenho gostado dos resultados)

Quanto ao excesso de fermento, depende muito da levedura que está utilizando. Algumas requerem maior tempo para flocularem e decantarem. Se você conhecer bem sua água, de repente um pequeno ajuste no magnésio pode ajudar o fermento quanto a floculação, porém normalmente não é necessário ajustar a água para isso.

Você pode também utilizar a gelatina sem sabor para clarificar a breja e ajudar (ajuda e MUITO) a decantar o fermento.

Paciência é tudo...Capricha na fermentação secundária, faz um cold crash e deixa um bom tempo próximo de zero graus que a cerveja vai ficar mais límpida ;)
 
Back
Top