Correção do Original Gravity

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

flasp2000

Member
Joined
Oct 9, 2017
Messages
14
Reaction score
1
Pessoal, boa tarde!

Ai realizar a minha primeira brassagem, faço a primeira medida após a fervura correto? Ou posso fazer isso antes de iniciar a fervura ou adição do lupulo?

Outra dúvida, se estiver muito acima, eu faço a adição de água antes de iniciar a fervura?
 
OG = medida que vai pro fermentador (pos fervura e resfriamento)
SG = medida pré fervura
FG = medida pós fermentação.
Todas feitas a geralmente a 20°c
Existe sim forma de vc ajustar sua OG, mais pra isso vc tem que no mínimo saber a sua eficiência e taxa de evaporação, sem isso e tiro no escuro.
Coloca 10-20L na sua panela e deixa ele ferver 30min na intensidade que vai deixar seu mosto fervendo pra vc saber a taxa de evaporação hora.
Qual equipamento vai utilizar?
Já usa algum software?


André Wenderosck
 
André,

Tenho um kit para 20 L e reparei que preciso ajustar algumas coisas para dar mais eficiência, por exemplo minha bazuca é aquela de cobre com furos e confesso que a de malha é melhor e diminui a probabilidade de entupir. Outra coisa que quero colocar para automatizar e ser mais eficiente é um chuveirinho sparge.

Voltando ao assunto, quando tirei o OG após a fervura, estava acima e o que fiz foi adicionar água até chegar em 1044. No caso estava brassando uma Kölsch.

Obs. Foi a minha brassagem.
 
Ai existem 3 possibilidades.
1 OG alta e litragem correta, sua eficiência está maior do que vc esperava ( Melhor não fazer nada, vai apenas ficar com uma cerveja mais alcoolica)
2 OG correta e litragem menor, sua eficiência está mais baixa que o esperado ( se deixar assim, vai ter uma cerveja mais amarga que o esperado e com álcool esperado, se diluir vai ter o amargor esperado porém menos alcoólica. )
3 litragem abaixo e OG acima, vc não calculou correto sua taxa de evaporação (e so diluir pra ficar do jeito que planejou)
O segredo é vc anotar tudo pra analizar seu processo e deixar a fervura com a mesma intensidade sempre, quando vc tiver habituado a seu equipamento e eficiência, já vai levar pra fervura a quantidade certa de mosto e pro fermentador também.
Nesse site http://cervejafaller.com/calculadora/ tem como vc estimar a OG do mosto sabendo a taxa de evaporação e, a SG, também a quantidade de água pra fazer diluição.

André Wenderosck
 
André,
Tenho um kit para 20 L e reparei que preciso ajustar algumas coisas para dar mais eficiência, por exemplo minha bazuca é aquela de cobre com furos e confesso que a de malha é melhor e diminui a probabilidade de entupir. Outra coisa que quero colocar para automatizar e ser mais eficiente é um chuveirinho sparge.

Só lembrando que utilizando bazooka, o mais indicado é o Batch Sparge ao invés de Fly Sparge. Eu uso bazooka e minha eficiencia de brassagem é 67% (acho meio baixa), qual a sua vc sabe?

Abraço
 
Uso bazooka e a minha eficiencia é 75%
Faco as 2 tecnicas, deixo fazendo flysaparge bem devagar até chegar metade da água, fecho a saída de água e a saída da panela de mostura (não dreno o mosto), misturo bem os grão, 10min de recirculação com bomba, e dou sequência com o rstante da agua em flysparge.
O segredo do flysaprge e o tempo, demoro entre 1:30/2:00h fazendo isso.
Antes minha eficiência também era na casa dos 65%
Não uso chuveirinho, dou 1 volta com a mangueira dentro da panela de mostura e deixo aprox 1 a 2 dedos dr água sobre os grãos

André Wenderosck
 
Uso bazooka e a minha eficiencia é 75%
Faco as 2 tecnicas, deixo fazendo flysaparge bem devagar até chegar metade da água, fecho a saída de água e a saída da panela de mostura (não dreno o mosto), misturo bem os grão, 10min de recirculação com bomba, e dou sequência com o rstante da agua em flysparge.
O segredo do flysaprge e o tempo, demoro entre 1:30/2:00h fazendo isso.
Antes minha eficiência também era na casa dos 65%
Não uso chuveirinho, dou 1 volta com a mangueira dentro da panela de mostura e deixo aprox 1 a 2 dedos dr água sobre os grãos

André Wenderosck

Opa, boa dica.
O negocio é que com essa técnica do batch sparge demoro cerca de 45 min... como estou produzindo apenas levas de 18L pro fermentador, acho que essa diferença de 8% de eficiencia será cerca de 500g de malte base, aí tem q ver se compensa os 5 reais de economia em malte pro tempo perdido e investimento (teria que comprar outra panela com registro e bomba).
Mas o que mais será que eu posso fazer pra aumentar essa eficiencia?
 
Opa, boa dica.
O negocio é que com essa técnica do batch sparge demoro cerca de 45 min... como estou produzindo apenas levas de 18L pro fermentador, acho que essa diferença de 8% de eficiencia será cerca de 500g de malte base, aí tem q ver se compensa os 5 reais de economia em malte pro tempo perdido e investimento (teria que comprar outra panela com registro e bomba).
Mas o que mais será que eu posso fazer pra aumentar essa eficiencia?
Ate onde analizei meu processo, Eficiência melhora com moagem ou lavagem, cada um com seus problemas
Risco de entupimento e extração de taninos em moagem mais fina
Perda de tempo no caso de uma lavagem mais lenta.

André Wenderosck
 
Sinceramente, ainda não faço ideia do que vocês falam sobre eficiência e essa parte de recirculação, ainda vou descobrir o caminho e com ele conseguir mensurar a minha eficiência.

Quando tiver lá discutimos melhor pessoal.
 
Sinceramente, ainda não faço ideia do que vocês falam sobre eficiência e essa parte de recirculação, ainda vou descobrir o caminho e com ele conseguir mensurar a minha eficiência.

Quando tiver lá discutimos melhor pessoal.
Eficiência e a quantidade de açúcar que vc consegue extrair do malte, ex. 1k de malte em 5l água vc consegue uma OG de 1040 com 60% de eficiência. Se sua eficiência for de 80% conseguiria uma OG de 1060 (valores so pra vc enterder)
Recirculação é mesma coisa que clarificação, que tem gente que fica com jarra e escumadeira, tem gente que faz com bomba,

André Wenderosck
 
Sinceramente, ainda não faço ideia do que vocês falam sobre eficiência e essa parte de recirculação, ainda vou descobrir o caminho e com ele conseguir mensurar a minha eficiência.

Quando tiver lá discutimos melhor pessoal.

Exatamente isso que o André falou. A eficiência de alguma coisa é sempre o máximo que você consegue tirar dos recursos que você tem. Nesse caso quantos litros de mosto a uma certa densidade (ou a densidade que conseguem em um certo volume d mosto) em relação a quantidade de malte usada.

O link abaixo é uma calculadora que te da a eficiência da sua brassagem inserindo o volume de mosto que você coletou no fermentador, a OG atingida e os maltes utilizados:
https://www.brewersfriend.com/brewhouse-efficiency/

Abraço
 
Bacana, inclusive na próxima brassagem já vou utilizar a bomba para fazer a recirculação.
 
Pela calculadora aí, consegui 72% de eficiência depois de fazer tanto a recirculação quanto a lavagem no BIAB de 20 litros. Antes era 60%.
 
Back
Top