Controle de temperatura certo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

alvaroroche

Well-Known Member
Joined
Feb 21, 2014
Messages
180
Reaction score
23
Buenas caros amigos;
Tentando sempre aprimorar a técnica, gostaria de saber como vocês grudam o sensor que sai do tic no fermentador.
Lendo por ai percebi que faço errado (ou não) já que eu coloco fita isolante no sensor e grudo na parede do fermentador.
Percebi que alguns colocam um pedaço de isopor o ate papel alumínio ,.
O que vocês acham?

Grande abraço e boas cervejas!!! :mug:
 
Coloca um pedaço de espuma, isopor, ou outro isolante por cima do sensor que tá garantido. Só a fita, sem mais nada por cima ,não vai ser um bom isolante térmico pro sensor.
Antes eu prendia o sensor na parede do fermentador com fita isolante, e por cima dele colocava um pedaço de isopor preso com fita tb. Sempre funcionou perfeito.
Atualmente coloquei poço térmico nos meus fermentadores, mas só por praticidade.

Valeu!
 
Coloca um pedaço de espuma, isopor, ou outro isolante por cima do sensor que tá garantido. Só a fita, sem mais nada por cima ,não vai ser um bom isolante térmico pro sensor.
Antes eu prendia o sensor na parede do fermentador com fita isolante, e por cima dele colocava um pedaço de isopor preso com fita tb. Sempre funcionou perfeito.
Atualmente coloquei poço térmico nos meus fermentadores, mas só por praticidade.

Valeu!

obrigado pela resposta,. só me explica que e poço térmico que nunca ouvi falar!!
abraço
 
Comprei 3...show de bola, funciona perfeito, tanto é que quando vc abre a geladeira/freezer a temperatura que está sendo medida dentro do fermentador demora umas 2 horas pra baixar 1 grau..eheheh..... só que tem que esquecer o sentimento e fazer o furo no fermentador, no meu caso, o cônico...rs rs rs
 
Comprei 3...show de bola, funciona perfeito, tanto é que quando vc abre a geladeira/freezer a temperatura que está sendo medida dentro do fermentador demora umas 2 horas pra baixar 1 grau..eheheh..... só que tem que esquecer o sentimento e fazer o furo no fermentador, no meu caso, o cônico...rs rs rs

o furo se faz na tampa do fermentador? e a vedação não fica prejudicada?
 
Alvaro, não fiz na tampa não....pra não ter que ficar movimentando o tubo...e outra ele ficaria um pouco mais alto, pois o que comprei é de 20 cm....meu fermentador é um INDUPROPIL de 25 lts, fiz na lateral da tampa, no fermentador mesmo ficou show..
 
Eu ainda sigo com minha opinião... não vejo necessidade de usar poço termométrico (não é "térmico").

Só colocar o sensor com fita isolante, depois colocar um pedaço de isolante térmico por cima, e já era.

Abraço,
 
Alguem conseguiu perceber diferença de medição de temperatura com e sem poço termométrico?
 
Eu já usei os dois métodos e não percebi diferença alguma. Dá na mesma.
Uso poço termométrico (agora escrevi certo. heeh) porque acho mais prático que colar o sensor no fermentador.

Valeu!
Tiago.
 
Eu também não percebi diferenca , fiz um teste com o poço "termométrico" e colei um termômetro isolando com isopor, acho q deu na mesma.
Achei o poço mais vantajoso pela praticidade e pelo fato do custo TB não ser relevante.
 
Eu furei a tampa e larguei o sensor no liquido, sem frescura e sempre deu certo.....
 
o fato do termopar estar dentro da geladeira não influi na medição?
é apenas a parte metálica da ponta que realiza a leitura correto?

eu uso a ponta do termopar presa ao fermentador e com um pedaço de isopor por cima. Mas quando abro a geladeira, tenho a impressão sobe rápido demais.
Por exemplo:
está marcando 12º
a temperatura ambiente está 20º
abro a geladeira, por um minuto e a temperatura vai pra 13,5
 
No meu caso, a principal diferença que senti, com o poço termométrico dentro do fermentador, até porque Rib Preto é muito quente, foi que mesmo abrindo a porta da geladeira por um tempo longo, não aumentou a temperatura da cerveja...foi a uma das grandes vantagens, assim como a geladeira liga-desliga com um lapso de tempo muito maior.
 
No meu caso, a principal diferença que senti, com o poço termométrico dentro do fermentador, até porque Rib Preto é muito quente, foi que mesmo abrindo a porta da geladeira por um tempo longo, não aumentou a temperatura da cerveja...foi a uma das grandes vantagens, assim como a geladeira liga-desliga com um lapso de tempo muito maior.

fiz o mesmo teste com a fita isolante por cima do sensor mais isopor e fita isolante, a abrindo a porta mesmo na etapa fria da fermentação 0 graus não se mexeu a temperatura.
Mesmo assim comprei a extensão do sensor.:tank:
 
Eu furei a tampa e larguei o sensor no liquido, sem frescura e sempre deu certo.....
Bom, aí tem 2 problemas normalmente:

1) Perde vedação do fermentador, e aí fica difícil confiar no air-lock (se der pra usar)
2) A maioria dos sensores não é feito pra ficar imerso diretamente no líquido, pois o material do fio não é atóxico, e o sensor com o tempo estraga (já estraguei uns 2 da Fullgauge assim).

Abraço,
 
Eu já larguei direto no mosto o sensor também.

A diferença de temperatura entre imergir o sensor no mosto e deixar na parte externa do fermentador, com isolamento de isopor, é de, em média, 1,5c a mais (no caso de uma lager). Ou seja, eu tinha uma lager que coloquei pra fermentar a 11c, no sensor que estava no lado de fora do fermentador, marcava 11c, quando imergi o sensor, ficou +-12,5, na realidade.

Mas seilá, isso deve variar muito, dependendo do equipamento e forma como o sensor está isolado.

Pra ale's não cheguei a fazer o teste ainda.
 
Back
Top