Controlador Craftbeerpi

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Bom dia amigos!
Estou encontrando uma grande dificuldade na instalação do CBP.
Quando vou executar o CBP mostra erro no módulo GIT e quando tento instalar ele.
Alguém poderia me ajudar? Não sei o que estou fazendo de errado.
Abraços
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2020-03-09 at 10.47.12.jpeg
    WhatsApp Image 2020-03-09 at 10.47.12.jpeg
    89.5 KB · Views: 21
Bom dia amigos!
Estou encontrando uma grande dificuldade na instalação do CBP.
Quando vou executar o CBP mostra erro no módulo GIT e quando tento instalar ele.
Alguém poderia me ajudar? Não sei o que estou fazendo de errado.
Abraços
Ia responder mas já resolvemos kkkk

UPDATE March 2020: Thanks to the commenter Paul Grimes pointing out that the gitdb PyPI package that CBP3 requires was updated early March 2020, and now is only compatible with Python 3.4 or greater. To get gitdb to install, you need to specify the version – added below.

fiz um fork do projeto com uma correção

git clone perlporter/craftbeerpi3
 
Me desculpe minha ignorância no assunto... na minha configuração estou utilizando GPIO_SIMPLE, acho que é este o nome, pensei em tentar usar o GPIO_PWM mas não sei se iria surtir algum efeito.
Mesmo assim obrigado pela aula :)
Não amigo, para controlar a potência você precisa de uma placa PWM, sem ela vc vai é queimar mais rápido o seu SSR, porque ele vai ficar ligando e desligando em uma frequência muito maior!!!
 
Não amigo, para controlar a potência você precisa de uma placa PWM, sem ela vc vai é queimar mais rápido o seu SSR, porque ele vai ficar ligando e desligando em uma frequência muito maior!!!


:rolleyes:
Usa-se SSR exatamente por ele proporcionar acionamentos ilimitados, em frequências baixas e altas (abaixo de MHz).
 
Amigos,

Estou tendo alguns problemas com o uso do Craftbeerpi. Tenho uma placa de interface feita pelo Felipe, todo o sistema funciona a contento nos testes, ontem foi minha segunda brassagem e aconteceu o mesmo que a primeira, que foram travamentos das funções, as vezes os comandos do craftbeer travavam, não aceitando nenhum comando, as vezes, ele continuava ativo, mas deixava de ativar ou desativar a saída do SSR, engraçado que aconteceu sempre durante a mostura, durante a fervura o sistema funcionou normalmente.
Fiz o autotuning e usei os dados para popular o PID boil, ele que esta configurado para controlar o aquecimento.
Na primeira vez, suspeitei de alimentação incorreta, superaquecimento do raspberry. Que foram itens que eu corrigi entre a primeira e segunda brassagem, corrigindo a tensão, adicionando dissipadores e ventoinha. Mas sem resultado.
Imagino que tive que desligar e ligar o sistema umas 20x durante até sair do mashout.

Alguém tem alguma dica? Realmente estou perdido, sem saber se é algo relacionado a Hardware, ou algo do sistema.

Agradeço desde já
 
Amigos,

Estou tendo alguns problemas com o uso do Craftbeerpi. Tenho uma placa de interface feita pelo Felipe, todo o sistema funciona a contento nos testes, ontem foi minha segunda brassagem e aconteceu o mesmo que a primeira, que foram travamentos das funções, as vezes os comandos do craftbeer travavam, não aceitando nenhum comando, as vezes, ele continuava ativo, mas deixava de ativar ou desativar a saída do SSR, engraçado que aconteceu sempre durante a mostura, durante a fervura o sistema funcionou normalmente.
Fiz o autotuning e usei os dados para popular o PID boil, ele que esta configurado para controlar o aquecimento.
Na primeira vez, suspeitei de alimentação incorreta, superaquecimento do raspberry. Que foram itens que eu corrigi entre a primeira e segunda brassagem, corrigindo a tensão, adicionando dissipadores e ventoinha. Mas sem resultado.
Imagino que tive que desligar e ligar o sistema umas 20x durante até sair do mashout.

Alguém tem alguma dica? Realmente estou perdido, sem saber se é algo relacionado a Hardware, ou algo do sistema.

Agradeço desde já

Salve rgaudim tudo bem, deve ser frustrante ter esse tipo de problema porem se eu pudesse iria eliminando as etapas, a primeira coisa que eu faria, trocar o cartão ssd, após essa etapa ir eliminado as probabilidades, eu no caso não estou usando uma placa de interface eu ligo tudo direto no raspberry usando as entradas gpio veja se encontra o padrão nos tópicos anteriores.

Vai no sistema Craftbeerpi e comece a habilitar item a item, e vai simulando a brassagem.

Boa sorte.
 
Bom dia pessoal, lendo este forum me animei de construir meu controlador com o CraftbeerPi. Vou usar um monitor antigo conectado ao HDMI do rasp comprei na china uma tela touch capacitiva para facilitar o uso direto na interface do controlador. A medida que for progredindo aqui vou postando as fotos para a galera que deseja fazer o seu. Sugestões são bem vindas.

Mandei produzir a PCB para interface com o rasp, penso que conectar direto pode ser arriscado. Como o custo na Micropress para fazer uma ou dez placas era o mesmo, fiz dez claro, tenho outras nove sobrando (R$92,00). Se alguem tiver interesse me dá um toque que crio um anuncio no ML. Estimo que os custos totais dos componentes da placa é algo em torno de 50,00 fora os SSRs.

tenho entese na placa
 
Bom dia Pessoal,
Estou migrando do meu setup elétrico para um a gás. Vou montar o Craft com a interface do mazza ! Alguém sabe me informar se exite plugin do sistema para válvula solenóide proporcional, ou seja, que eu consiga controlar o fluxo de gás, não somente ligar e desligar ?
 
Fala apaixonados por craftbeerpi, boa noite! Gostaria de saber se existe no CBPI3 uma configuração para TRIBLOCO, quando estiver desligada a mostura acione a Tina de Água quente e visse versa estou com medo da minha REDE não suportar.
 
Ícaro, parece haver um plug-in chamado dependent actor. Pelo que eu li ele alterna as panelas, nunca vai operar em simultâneo.

Mas eu não sei configurar direito esse plug-in. Minha ideia nesse final de semana é usar água nas panelas e ir brincando.

Se conseguir alguma coisa também, comente aí..
 
as eu não sei configurar direito esse plug-in. Minha ideia nesse final de sema
Opa Ícaro,
2 idéias:
1: Você pode desativar manualmente.
2: Poderia colocar um dimmer daqueles de chuveiro (verifique a potência da resistência), para reduzir o consumo da tina de água enquanto a de mostura está ativa. Se estiver utilizando SSR, pode reduzir a potência via software também de ambas as tinas para equalizar a potência de ambas as tinas à capacidade da sua rede elétrica.
 
Ícaro, parece haver um plug-in chamado dependent actor. Pelo que eu li ele alterna as panelas, nunca vai operar em simultâneo.

Mas eu não sei configurar direito esse plug-in. Minha ideia nesse final de semana é usar água nas panelas e ir brincando.

Se conseguir alguma coisa também, comente aí..
Vou dar uma olhada agora! Meu final de semana vai ser de testes de PID e etc. Muito obrigado pelo retorno!
 
Ícaro, parece haver um plug-in chamado dependent actor. Pelo que eu li ele alterna as panelas, nunca vai operar em simultâneo.

Mas eu não sei configurar direito esse plug-in. Minha ideia nesse final de semana é usar água nas panelas e ir brincando.

Se conseguir alguma coisa também, comente aí..
Amigo, tem sim o plugin:
1591710076436.png
 
Pessoal, boa noite. Instalei hoje a placa do Mazza e fiz alguns testes. Para evitar ligar tudo, testei com algumas lampadas de 12v, facilitando a visualização.
As coisas correram razoavelmente bem, com alguns comentários:
- a placa do Mazza, clone de outra que tem na internet (como já lemos), seta o buzzer interno no Gpio25. Entretanto o Craftbeerpi não aceita esse gpio, apenas do 16 ao 20 (está em parâmetros);
- um erro de informação: a identificação dos Gpios 26 e 19 está invertida. Pluguei uma lâmpada no 19 e setei o buzzer como 19, com isso funcionou rapidamente (três piscadas).
- vou comprar uma placa de buzzer para testar o aviso.
-uma outra alternativa para os steps seria usar um togglestep para acionar o buzzer extra, funcionou bem. Mas para os lúpulos não funciona, a nao ser que usemos 3 ou 4 boilsteps;
- vou tentar estudar a programação para ver se é possível aumentar o tempo do buzzer...

Brother, tudo bem?? Estou passando pela mesma situação, vc conseguiu resolver o problema do Buzzer??
 
Instalou recente seu Cratbeer? Pq já faz muito tempo que liberou todas I/Os, não precisa alterar nada.

Instalei na quinta dia 11/6 a versão 3.0, mas quando abro a aba parâmetros e seleciono Buzzer, só tenho como opção as GPIOS 16A22...
 
Fala pessoal, boa noite! Montei todo o meu equipamento em tribloco. Estou com o craftbeerpi 3.0 instalado e funcionando. Gostaria de informações de como deixar o PID mais estável possível na panela de mostura. Fiz uma brassagem de teste este final de semana e tive bastante variações tanto na subida de um alvo para o outro como manter a temperatura o mais próximo possível. Estou usando o pluging mod_pwm. Agradeço a todos que puderem ajudar. Boa semana a todos!
 
Fala pessoal, boa noite! Montei todo o meu equipamento em tribloco. Estou com o craftbeerpi 3.0 instalado e funcionando. Gostaria de informações de como deixar o PID mais estável possível na panela de mostura. Fiz uma brassagem de teste este final de semana e tive bastante variações tanto na subida de um alvo para o outro como manter a temperatura o mais próximo possível. Estou usando o pluging mod_pwm. Agradeço a todos que puderem ajudar. Boa semana a todos!

Utilize o AutoTune PID pra ter uma ideia das constantes do PID, depois adicione a lógica PID arduino e complete com essas constantes.
Com o tempo vc vai fazendo os ajustes fino dessas constantes.
 
Utilize o AutoTune PID pra ter uma ideia das constantes do PID, depois adicione a lógica PID arduino e complete com essas constantes.
Com o tempo vc vai fazendo os ajustes fino dessas constantes.
Gu_MAZZA, obrigado pelo retorno! Fiz isso simulando uma mostura com água o sistema não conseguiu identificar um padrão real. Ficou com uma oscilação de 1.3 pra mais e pra menos em cada rampa.
 
Galera, aquelas duas perguntas que vocês darão muitas risadas da inocência para o que quero ter certeza:

Pretendo montar um CBP com três resistências
a) Existem algum plugin tal que a resistência da água quente só funcione quando a resistência da mostura esteja ociosa, como ocorre no BrewManiacEx?
b) Simultaneamente eu consigo estar fazendo a mostura numa panela e a fervura em outra? Caso a resposta seja positiva, uma outra GPIO ainda pode estar cuidando da fermentação?
 
Fala Gilmar,
A pior pergunta é aquela que não é feita !

Sobre suas duvidas:
A) eu me lembro de ter visto alguem perguntar algo assim. Acho que é possivel sim. Procure o topico que estavam falando disso.

B) sim, com o craftbeerpi voce pode controlar as 3 panelas (lavagem, mostura e fervura) e diversos fermentadores (caso voce tenha varias geladeiras ou um sistema de glicol). Inclusive se vc tiver 2 plantas de brassagem, consegue fazer o controle das 2 ao mesmo tempo.... a limitaçao em geral é o numero de gpios do raspberry (pode ser expandido com alguns plugins e atuadores remotos).
 
Galera, aquelas duas perguntas que vocês darão muitas risadas da inocência para o que quero ter certeza:

Pretendo montar um CBP com três resistências
a) Existem algum plugin tal que a resistência da água quente só funcione quando a resistência da mostura esteja ociosa, como ocorre no BrewManiacEx?
b) Simultaneamente eu consigo estar fazendo a mostura numa panela e a fervura em outra? Caso a resposta seja positiva, uma outra GPIO ainda pode estar cuidando da fermentação?

A) O addOn que vc vai usar para ligar uma a outra em pausa é:
1594408274868.png

B) Esse processo ainda não olhei como funciona no CBP Mostura e Fervura em casdata. Dica: Cuidado com a amperagem tenha certeza que vai aguentar as duas ligadas. Quanto a fermentação pode ficar tranquilo que fica lindo.
 
E é imprescindível usar um PCI ou posso ligar as GPIO diretamente em SSR e em módulos como esse ou esse? Caso afirmativo, como fazer a conexão do sensor de temperatura ou fluxo que precisa do resistor de pull up sem parecer tanta gambiarra?

E valeu pela atenção.
 
Boa tarde galera!
Resolvi entrar nessa onda, tenho um pouco de conhecimento da área, porém não consigo de maneira nenhuma inicializar o software no linux... fiz e refiz a instalação várias vezes, consigo acesso remoto, rede e tudo mais, porém o craftbeer não inicializa de modo algum... Será que esqueci de algo ou tem algum segredo? Fiz a instalação direto pelo site da rasp, no micro sd, clonei o repositório e fiz a instalação, tudo normal... só não funciona... O serviço não sobe de jeito nenhum, nem mesmo localhost...
 
Last edited:
Boa tarde galera!
Resolvi entrar nessa onda, tenho um pouco de conhecimento da área, porém não consigo de maneira nenhuma inicializar o software no linux... fiz e refiz a instalação várias vezes, consigo acesso remoto, rede e tudo mais, porém o craftbeer não inicializa de modo algum... Será que esqueci de algo ou tem algum segredo? Fiz a instalação direto pelo site da rasp, no micro sd, clonei o repositório e fiz a instalação, tudo normal... só não funciona... O serviço não sobe de jeito nenhum, nem mesmo localhost...

Tenta essas dicas aqui Installing CraftBeerPi
 
Consegui resolver aqui, eram algumas dependências do sistema que deveriam ser instaladas sozinhas mas por algum bug não foram... Caso alguém tenha o mesmo problema, basta acessar o prompt do RPI, apagar o diretório existente em /home/pi/craftbeerpi3 e digitas os seguintes comandos:
sudo su
apt-get update
apt-get upgrade
apt-get install git
git clone https://github.com/Manuel83/craftbeerpi3
Então acesse a pasta e refaça a instalação como de costume; e siga com os comandos:
apt-get install python-pip
./run.py
apt-get install python-pip -y
pip install flask
pip install flask_socketio
pip install flask_classy
pip install PyYAML
pip install GitPython
pip install requests
pip install gitdb2==2.0.5

Após tudo isso, reinicie o RPI com o comando
shutdown -r now

e pronto, já deve funcionar!
 
Pessoal,

Vi em alguns sites gringos que eles usam um plug-in para apagar todos os logs antes das brassagens.

Vocês já viram isso? Usam?
Tem algum tutorial para fazer isso?

Valeu
 
Oi. Deixa eu dar pitaco. O Rasp nao tem entrada analogica como o arduino. Entao os sensores têm de ser esse tipo com 3 fios e comunicacao serial, usando a biblioteca Onewire.h. Se for um NTC comum de 2 pinos, o Rasp nao lê. O esquema acima está correto para Onewire, mas tem que achar um programinha que escaneie os Onewire Bus e ache os endereços de cada sensor. Pras saidas para ligar resistencia e outras coisas, vc tem que usar circuitos drivers, ja que o Rasp não aguenta corrente em muitos pinos de uma vez. Veja esse trabalho da aluna Natalia na UnB: é muito interessante e mostra bem os problemas q ela enfrentou.

https://www.google.com/url?sa=t&sou...FjAMegQICRAB&usg=AOvVaw3ajl8r3fucCrXuVEO6q4DR[/URL]
 
Back
Top