Controlador Craftbeerpi

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Mando aqui algumas fotos do meu SETUP que no momento está em upgrade. Trata-se de um sistema RIMS de 3 panelas:
1 panela inox HLT- 40 litros com resistência de 2,5Kw.
1 panela inox Mash- 70 litros com resistência 4Kw.
1 panela inox Boil- 95 litros com resistência 6Kg.

Bomba sanitária 1/2CV
4 válvulas de esfera motorizadas para direcionamento do mosto.
Tribloco de filtração da água- 2 carvão ativado e 1 de particulas 0,5microns.

Sensores de temperatura: HLT, Mash, boil, Saída do chiller e água.
Flowmeter
Válvula solenóide para água fria para o chiller
Válvula solenóide dupla, uma para alimentar o HLT e outra para o Mash.

sensor de nível para HLT, Mash- Proteção para caso falhe o software.
sensor de nível para Boil- configura manualmente o sensor para o volume definido pela receita, assim a bomba para de transferir ao atingir o volume.

Controle da vazão da bomba por PWM com servo-motor (projetando).
Stirrer controlador por moto-redutor 12v (projetando).

Com este setup eu posso iniciar o processos de madrugada, enchendo sozinho, aquecendo Mash e HLT e aguardando a adição dos grãos. Depois o sistema atua conforme programação. Estou habilitando uma série de plugins, especialmente para poder atuar as válvulas em concomitância. Quando o sitema estiver pronto, postarei um video.
 

Attachments

  • 20200805_112822.jpg
    20200805_112822.jpg
    33.6 KB · Views: 99
  • 20200805_112833.jpg
    20200805_112833.jpg
    88.4 KB · Views: 110
  • 20200805_112752.jpg
    20200805_112752.jpg
    40.1 KB · Views: 104
  • 20200805_112744.jpg
    20200805_112744.jpg
    81.6 KB · Views: 102
  • 20200805_112803.jpg
    20200805_112803.jpg
    54.3 KB · Views: 99
  • 20200805_112813.jpg
    20200805_112813.jpg
    40.5 KB · Views: 97
  • 20200805_112902.jpg
    20200805_112902.jpg
    64.3 KB · Views: 95
  • 20200805_112932.jpg
    20200805_112932.jpg
    68.8 KB · Views: 92
Show de bola.. parabéns pelo equipamento, me permite uma pergunta ? O teu chiller de placas qual é ?
 
Boa noite Daniel! Parabéns, vai ficar show!

Estou atualizando meu equipamento também, será uma tribloco com uma panela de 125L para aquecimento de água com 5Kw, e duas de 170L para mostura e fervura, cada uma com 10Kw. Já montei o painel (identico ao seu, porém de 30x40 - olhando o seu vejo que deveria ter comprado um maior kkk) e rodei o craftbeerpi acompanhando três brassagens aqui, usando os sensores do mesmo e já manualmente, controlando o caga fogo em meu sistema atual a eficiência e precisão nas rampas foi sensacional. Estou apenas esperando chegar as resistências. Assim como seu setup, também apliquei um sensor de fluxo YFS201 atrelado ao filtro de três estágios com uma solenoide dupla (uma vai para a tina de mostura e outra para a água de sparge) tudo funcionando, perfeito.

Me tira uma dúvida, qual o valor que você usou na frequência do seu sensor (padrão é 7,5), e qual vazão que você utiliza para filtragem? Imagino que isso varia bastante da pressão da água na entrada. Consegui chegar perto da realidade aqui calibrando a frequência em 4, modifiquei o código do mod "flowmeter" para apresentar as medidas por ml/s com 4 casas decimais, e notei que a vazão que usava era de míseros 3ml/s, e isso estava interferindo na medição. Aumentei a vazão para algo em torno de 11ml/s e passou a medir melhor, porém ainda assim tenho tido problemas com a precisão (setando para 20L, ele trava a solenoide em cerca de 19L).

Nas especificações dos filtros dizem que ele filtra com eficácia a cerca de 200L/h, o que dá cerca de 55ml/s.... Mas achei a vazão alta demais para ter uma boa ação do carvão...

Outra dúvida, na tela principal do craftbeer, temos a opção de não exibir os sensores, porém sempre que reinicio meu sistema o mesmo volta mostrando todos os sensores... Contigo acontece isso? Já reinstalei o raspberry inteiro duas vezes, funciona nas primeiras vezes e depois buga de novo...

Obrigado por compartilhar, em breve postarei fotos das minhas gambiarras cervejeiras!
 
Mando aqui algumas fotos do meu SETUP que no momento está em upgrade. Trata-se de um sistema RIMS de 3 panelas:
1 panela inox HLT- 40 litros com resistência de 2,5Kw.
1 panela inox Mash- 70 litros com resistência 4Kw.
1 panela inox Boil- 95 litros com resistência 6Kg.

Bomba sanitária 1/2CV
4 válvulas de esfera motorizadas para direcionamento do mosto.
Tribloco de filtração da água- 2 carvão ativado e 1 de particulas 0,5microns.

Sensores de temperatura: HLT, Mash, boil, Saída do chiller e água.
Flowmeter
Válvula solenóide para água fria para o chiller
Válvula solenóide dupla, uma para alimentar o HLT e outra para o Mash.

sensor de nível para HLT, Mash- Proteção para caso falhe o software.
sensor de nível para Boil- configura manualmente o sensor para o volume definido pela receita, assim a bomba para de transferir ao atingir o volume.

Controle da vazão da bomba por PWM com servo-motor (projetando).
Stirrer controlador por moto-redutor 12v (projetando).

Com este setup eu posso iniciar o processos de madrugada, enchendo sozinho, aquecendo Mash e HLT e aguardando a adição dos grãos. Depois o sistema atua conforme programação. Estou habilitando uma série de plugins, especialmente para poder atuar as válvulas em concomitância. Quando o sitema estiver pronto, postarei um video.

Muito bacana Daniel. Poderia dizer quais solenóides está usando?

Abs
 
Boa noite Daniel! Parabéns, vai ficar show!

Estou atualizando meu equipamento também, será uma tribloco com uma panela de 125L para aquecimento de água com 5Kw, e duas de 170L para mostura e fervura, cada uma com 10Kw. Já montei o painel (identico ao seu, porém de 30x40 - olhando o seu vejo que deveria ter comprado um maior kkk) e rodei o craftbeerpi acompanhando três brassagens aqui, usando os sensores do mesmo e já manualmente, controlando o caga fogo em meu sistema atual a eficiência e precisão nas rampas foi sensacional. Estou apenas esperando chegar as resistências. Assim como seu setup, também apliquei um sensor de fluxo YFS201 atrelado ao filtro de três estágios com uma solenoide dupla (uma vai para a tina de mostura e outra para a água de sparge) tudo funcionando, perfeito.

Me tira uma dúvida, qual o valor que você usou na frequência do seu sensor (padrão é 7,5), e qual vazão que você utiliza para filtragem? Imagino que isso varia bastante da pressão da água na entrada. Consegui chegar perto da realidade aqui calibrando a frequência em 4, modifiquei o código do mod "flowmeter" para apresentar as medidas por ml/s com 4 casas decimais, e notei que a vazão que usava era de míseros 3ml/s, e isso estava interferindo na medição. Aumentei a vazão para algo em torno de 11ml/s e passou a medir melhor, porém ainda assim tenho tido problemas com a precisão (setando para 20L, ele trava a solenoide em cerca de 19L).

Nas especificações dos filtros dizem que ele filtra com eficácia a cerca de 200L/h, o que dá cerca de 55ml/s.... Mas achei a vazão alta demais para ter uma boa ação do carvão...

Outra dúvida, na tela principal do craftbeer, temos a opção de não exibir os sensores, porém sempre que reinicio meu sistema o mesmo volta mostrando todos os sensores... Contigo acontece isso? Já reinstalei o raspberry inteiro duas vezes, funciona nas primeiras vezes e depois buga de novo...

Obrigado por compartilhar, em breve postarei fotos das minhas gambiarras cervejeiras!
Olá Edgar, tudo bem ?

Sobre os sensores parece ser algo que deveria ser de facil correção, porem o projeto do CraftbeerPi não é 100% aberto, dificultando a correção deste "problema", veja, existe um issue aberto na página do projeto sobre este problema:

https://github.com/Manuel83/craftbeerpi/issues/209
https://github.com/Manuel83/craftbeerpi/issues/49
Como pode ver, tinha uma forma de "contornar" este problema, assim que achar eu posto aqui...


That would be great. Can you help me with a few more keywords for searching? I looked through all craftbeerpi videos on youtube and none reference the index.html or CSS.


Add this to the en of the < head >

<code>
<style>
/*hide on dashboard hack
write the order number of the sensor(s) below between the parentheses,
each line for new sensor)*/
div.col-md-9.col-sm-8 > div:nth-child(2) > div:nth-child(1), /*fisrt actor*/
div.col-md-9.col-sm-8 > div:nth-child(3) > div:nth-child(1), /*fisrt sensor*/
div.col-md-9.col-sm-8 > div:nth-child(3) > div:nth-child(2),
/* div.col-md-9.col-sm-8 > div:nth-child(3) > div:nth-child(3), let this visible */
div.col-md-9.col-sm-8 > div:nth-child(3) > div:nth-child(4),
div.col-md-9.col-sm-8 > div:nth-child(3) > div:nth-child(5), /*5th sensor*/
{
display: none;
}
</style>
</head>
</code>

Fonte: CraftBeerPi - Raspberry Pi Software
 
Last edited:
Mando aqui algumas fotos do meu SETUP que no momento está em upgrade. Trata-se de um sistema RIMS de 3 panelas:
1 panela inox HLT- 40 litros com resistência de 2,5Kw.
1 panela inox Mash- 70 litros com resistência 4Kw.
1 panela inox Boil- 95 litros com resistência 6Kg.

Bomba sanitária 1/2CV
4 válvulas de esfera motorizadas para direcionamento do mosto.
Tribloco de filtração da água- 2 carvão ativado e 1 de particulas 0,5microns.

Sensores de temperatura: HLT, Mash, boil, Saída do chiller e água.
Flowmeter
Válvula solenóide para água fria para o chiller
Válvula solenóide dupla, uma para alimentar o HLT e outra para o Mash.

sensor de nível para HLT, Mash- Proteção para caso falhe o software.
sensor de nível para Boil- configura manualmente o sensor para o volume definido pela receita, assim a bomba para de transferir ao atingir o volume.

Controle da vazão da bomba por PWM com servo-motor (projetando).
Stirrer controlador por moto-redutor 12v (projetando).

Com este setup eu posso iniciar o processos de madrugada, enchendo sozinho, aquecendo Mash e HLT e aguardando a adição dos grãos. Depois o sistema atua conforme programação. Estou habilitando uma série de plugins, especialmente para poder atuar as válvulas em concomitância. Quando o sitema estiver pronto, postarei um video.
Depois conta a experiência do controle de bomba por PWM. O indicado é usar um inversor de frequência, mas o preço é proibitivo e o PWM já está pronto.
 
Olá @mariopareto, desculpe a intromissão mas pelo visto ele usa a mesma que eu! Segue um
Link para referência.... Já respondi logo porque as vezes temos pressa kkk!

Opa Edgar! Valeu pela ajuda, mas eu acho que além dessa de máquina de lavar, ele usa outras ali que tem o corpo em inox. Tem uma foto que dá pra ve rbem a caixinha da solenoide em si na cor azul e preta.

Abs!!
 
Bom dia!

A algum tempo montei todo o aparato para controle de brassagem utilizando o CraftbeerPi, porem desde a primeira brassagem, estou com problemas nos sensores de temperatura.

Eles funcionam normalmente em temperatura ambiente, mas quando colocada no poço termométrico, na hora da brassagem, eles "superaquecem" (bem na ponta) e travam, dai tenho que desconectar, para voltar a funcionar, ou, na maioria dos casos, reiniciar o rasp.

Na ultima brassagem (ontem), tive que retirar dois sensores e trabalhar com apenas um deles, para minimizar o problema.

Alguém tem alguma sugestão do que possa ser?

Grato
 
Bom dia!

A algum tempo montei todo o aparato para controle de brassagem utilizando o CraftbeerPi, porem desde a primeira brassagem, estou com problemas nos sensores de temperatura.

Eles funcionam normalmente em temperatura ambiente, mas quando colocada no poço termométrico, na hora da brassagem, eles "superaquecem" (bem na ponta) e travam, dai tenho que desconectar, para voltar a funcionar, ou, na maioria dos casos, reiniciar o rasp.

Na ultima brassagem (ontem), tive que retirar dois sensores e trabalhar com apenas um deles, para minimizar o problema.

Alguém tem alguma sugestão do que possa ser?

Grato

Opa, blz ?

Eles falham apenas quando a temperatura sobe ?
Tentou deixar algumas horas ligado sem aumentar a temperatura ?
Tive problema com os sensores e era a fonte que era ruim..... os sensores congelavam na ultima temperatura. Troquei a fonte e nao deu mais problema.

Abraço
 
Opa, blz ?

Eles falham apenas quando a temperatura sobe ?
Tentou deixar algumas horas ligado sem aumentar a temperatura ?
Tive problema com os sensores e era a fonte que era ruim..... os sensores congelavam na ultima temperatura. Troquei a fonte e nao deu mais problema.

Abraço
Isso, eles falham quando ligo a resistência e a temperatura sobe.
Ja ficaram horas ligados em temp ambiente e funcionaram normalmente.
A repeito da fonte, suspeitei disso também, mas ja substitui por outra e o problema persiste.
 
Last edited:
Isso, eles falham quando ligo a resistência e a temperatura sobe.
Ja ficaram horas ligados em temp ambiente e funcionaram normalmente.
A repeito da fonte, suspeitei disso também, mas ja substitui por outra e o problema persiste.
qual a tensão que vc está alimentando eles ? 3,3 ou 5 Vcc ?
 
Uso uma placa de interface. na placa diz 5v.
Vou medir para aferir se esta correto
Mede pois se estiver enviando uma tensão maior de 5 V vai esquentar o sensor.e com o aquecimento do mostro, pode queimar o bicho, eu já queimei 1 por estar 0,3 a mais
 
Isso, eles falham quando ligo a resistência e a temperatura sobe.
Ja ficaram horas ligados em temp ambiente e funcionaram normalmente.
A repeito da fonte, suspeitei disso também, mas ja substitui por outra e o problema persiste.

Consegui resolver este problema de travamento de sensores colocando microcoolers atrás da placa do raspberry, e afastando os cabos dos sensores dos cabos elétricos, apos diversas consultas ao grupo de Craftbeerpi no Facebook
 
Boa tarde.
Aferi algumas medidas e realmente acho que algo esta errado (me corrijam se estiver errado)

Tensão dos sensores: O máximo que chega é 5,08v (acredito que não seja o problema).

Tensão da panela (coloquei uma ponta no neutro outro na panela, quando a resistência esta ligada): 15,8v (Achei muito estranho, pois creio que não deveria passar corrente para a panela. Obs.: Resistência já veio montada nela e não aterrei as panelas).
Como a ponta dos sensores ficam encostadas no fundo do poço (que estão em contato com a panela, portanto também tem corrente neles), o problema pode ser este? Sera que um simples aterramento da panela resolveria o problema?

Abs.
 
A tensão que chega nos sensores está correta, não pode passar dos 5,5V.

A tensão que vc mediu na panela tbm está correto, sempre tem uma leve fuga mas até atingir os 36V vc não leva choque, na maioria dos casos é um tensão induzida e não de contato direto com a linha viva de energia.
Vc pode colocar um cabo com malha pro sensor só que a malha só deve ser aterrada na ponta mais próximo ao raspberry e a ponta que fica o sensor no poço, vc não conecta em nada e deixa aberto. Se conectar essa malha no poço pode dar ruim.

O aterramento da panela é bom, vai lhe ajudar se caso a resistência estiver com fuga.

OBS: Muita atenção a como vc está conectando os fios do sensor no raspberry ou interface.
Se vc utiliza uma interface com bornes de aperto, então não se deve estanhar as pontas dos fios e nem ligar os fios direto no borne, tem que colocar um terminal. Estanho é péssimo condutor e apenas o fio pode não estar dando o contato correto.
 
A tensão que chega nos sensores está correta, não pode passar dos 5,5V.

A tensão que vc mediu na panela tbm está correto, sempre tem uma leve fuga mas até atingir os 36V vc não leva choque, na maioria dos casos é um tensão induzida e não de contato direto com a linha viva de energia.
Vc pode colocar um cabo com malha pro sensor só que a malha só deve ser aterrada na ponta mais próximo ao raspberry e a ponta que fica o sensor no poço, vc não conecta em nada e deixa aberto. Se conectar essa malha no poço pode dar ruim.

O aterramento da panela é bom, vai lhe ajudar se caso a resistência estiver com fuga.

OBS: Muita atenção a como vc está conectando os fios do sensor no raspberry ou interface.
Se vc utiliza uma interface com bornes de aperto, então não se deve estanhar as pontas dos fios e nem ligar os fios direto no borne, tem que colocar um terminal. Estanho é péssimo condutor e apenas o fio pode não estar dando o contato correto.
Boa tarde!

Entao nao devo me preocupar com as tensões, ja que estao dentro dos parâmetros normais.

Utilizo uma interface adquirida com você.
A respeito das conexões, estava utilizando conectores XLR e fio apertado diretamente no borne.
Hoje fiz mais uns testes, seguindo sua recomendação (utilizando terminal e conectando o sensor direto na placa, sem o XLR).
Resistência ficou ligada por umas 3h, depois rodei o PID e o sensor funcionou perfeitamente.
Assim que o PID parou de rodar, o sensor parou novamente, com o mesmo problema (a ponta dele fica muuuuuuito quente e ele trava). Tenho que reiniciar o rasp para voltar.

Sera que, existe alguma forma de testar o rasp + interface, para saber se o problema não vem deles? Sera que o problema pode ser no lote de sensores adquiridos (pois ja testei todos que tenho e acontece o mesmo problema)?

Abs
 
Se a interface tiver defeitos, vou passar aqui alguns testes que vc pode fazer.

Remove a interface do Raspberry, alimenta ela e meça se o regulador está regulando pra 5V, não mais que 5,3V.
Dá uma olhada na trilha da GPIO 4 e veja se não tem nada de anormal.
Com a interface desligada, com o multímetro na escala de 10k Ohms meça no borne do sensor o pino DATA com o 5V, é pra dar 4k7 ou algo próximo disso. Meça o DATA com o GND e não é pra dar nada ou quase nada.
Repete a etapa anterior mas agora medindo continuidade, verifica se vai apitar.
 
Fala galerinha do bem!
Depois de um bom tempo de projeto segue umas fotos do meu último upgrade.
Fiquei quase dois anos brassando com sucesso em um sistema tribloco com fogareiro e depois de brassar num dia de 40º aqui no sul com esse fogo todo ligado achei que era hora de sofrer menos para fazer minha breja e ter mais tempo durante a brassagem cuidando menos do fogo(e tomando mais breja..) e atentando às rampas.
Desde que vi alguns vídeos do pessoal usando o Craftbeer pi achei que era o caminho prá mim.
O caminho foi fácil? Nops
Mesmo com conhecimentos de elétrica, eletrônica, programação e arquitetura de software tive que repensar vários pontos.

Sistema:
3 panelas com resistência de inox:
2KW - 40l - Sparge
5KW - 68l - Mostura e aquecimento da água total
4KW - 45l - Fervura
Chiller de contrafluxo 3/8 inox, 15m
Sistema manual de direcionamento de água e mosto com régua de registros: Entrada, recirculação, chiller

Sistema de controle: Craftbeer pi 3

No painel fiz algumas escolhas:
Proteger a parte de potência de acionamentos acidentais(aconteceu um por bug no Craftbeerpi) com uma chave de emergência com contactora, pois vou usar o painel para fermentação e outros controles fora do ciclo de brassagem.
Coloquei chaves de liberação para as resistências para evitar acionamentos acidentais.
Coloquei acionamentos manuais redundantes para entrada de água e bomba.

Antes de montar a caixa fiz umas simulações com aqueles dissipadores de kits que vem com alguns Fotek. Na resistência de 2000w já dava prá queimar a mão, então comecei a procurar um dissipador grande que pudesse ser um bloco só para os 3 SSRs assim a dissipação seria bem melhor. Só achei esse monstro ai das fotos que tem um cooler porrada tb. Ligando tudo não chega nem no morno o dissipador e o SSR. Que durem esses ching-lings!

Assim como o confrade Daniel postou também estou direcionando para uma automação mais completa no futuro, sempre analiso o reaproveitamento do setup para evoluir depois, exemplo da resistência da panela de mostura que já prevê o upgrade dela para fervura depois, etc..

Logo que comecei a brincar o Craftbeer pi antes mesmo de receber ele me dei conta que apesar de excelente ele tinha limites e o criador abandonou a criatura(Manuel Fritsch) e várias discussões sobre o problema da licença do CFpi fui vendo como a comunidade tá se virando para evoluir o sistema e que quais seriam os limites.
Sou parceiro para resolver alguns entraves deste sistema top:
Percebi logo que a parte mais manual do processo não eram as rampas, mas sim(no meu caso) pegar a água total , esquentar até a temperatura de strike, tratar e separar a água do sparge...
Tem como incluir passos para este processo porém cada vez que você importa uma receita em beerxml ele apagava os steps de processo..
Então modifiquei a importação para não apagar mais e adicionar no final dos passos, depois é só mover para o local certo do meu processo.
Percebi que a importação descarta várias informações do arquivo como água da infusão, água total, etc. logo não adianta ter sensor de fluxo e ter que digitar sempre na mão algo que já tem na receita.

Também percebi que não tem como parar o processo para uma etapa manual como apartar parte da água, trocar as mangueiras para direcionar o mosto, etc..
Fui ver o funcionamento do sistema de plugins e vi que posso alterar a fonte deles, mantendo o que tem hoje e adicionando os meus. Vou ver depois para combinar os do Manuel com algum a mais que eu queira ou para trocar a implementação original por um fork dela no GitHub.

Essa semana vou avançar nisso e publicar meu plugin de pausa orientada com mensagens e orientação para o Cervejeiro.
Quem sabe se sobrar tempo não arrumamos as dependências para o plugin da Alexa que adiciona comandos de voz na nossa brassagem. "Nutelagem", eu sei. Mas o cervejeiro mais raiz sempre merece a valorização do seu setup.

Meu setup ainda está longe da perfeição, tenho prioridades na parte fria ainda. no ano que vem a gente pega umas panelas de Inox prá abriliantar.
Se tiverem alguma dúvida, quiserem criticar alguma das escolhas todas considerações são bem-vindas! O mais importante é a felicidade do cervejeiro.

Abração à todos.

WhatsApp Image 2020-08-29 at 15.15.38(1).jpeg
WhatsApp Image 2020-08-29 at 15.15.36(1).jpeg
WhatsApp Image 2020-08-29 at 15.15.37(3).jpeg
WhatsApp Image 2020-08-29 at 15.15.37(2).jpeg
WhatsApp Image 2020-08-29 at 15.15.37.jpeg
WhatsApp Image 2020-08-29 at 15.15.37(1).jpeg
WhatsApp Image 2020-08-29 at 15.15.36(3).jpeg
WhatsApp Image 2020-08-29 at 15.15.36(2).jpeg
WhatsApp Image 2020-08-29 at 15.15.36.jpeg
 
Last edited:
Muito top Márcio.

Sobre os plugins que vc pretende fazer, acho melhor enviar aqui pra gente o link da sua aplicação e então adicionamos manualmente, pois o Manuel abandonou o projeto já faz um tempo.
 
Novo plugin para o Crafbeerpi

Como comentei estou começando a colaborar com modificações no próprio Craftbeerpi ou na adição de plugins.
Inicialmente fiz meu plugin direto no meu Craftbeerpi mesmo, mas pensando na galera melhorei um pouco e fiz um plugin padrão.

Para poder listar meu plugin na lista padrão tive que fazer o fork do repositório original onde o arquivo está e incluir meu plugin no final do arquivo. Isso é o que o Manuel faz(ou fazia) para incluir os plugins da comunidade.
Coloquei algumas orientações no meu repositório para auxiliar aqueles que também vão ou já fizeram o seu fork ou não querem ir por este caminho.

Disponibilizei os dois repos, o da lista e do plugin para quem quiser dar uma testada. Também coloquei orientações e imagens no repo do plugin

Objetivo do plugin:
Poder incluir steps de pausa com timer para ações manuais evitando a não parada do processo e podendo chegar a steps que envolvam acionamentos antes de você fazer a ação manual.
Exemplos simples de uso:
Pausa para mudar conexões, apartar água para quem aquece na mesma panela de mostura, lembretes, sei lá o que mais.

Url do plugin:
MarcioMonego/PauseStep

Url do repo da lista:
MarcioMonego/craftbeerpi-plugins

Algumas imagens:
PauseStepConfiguration.png

PauseStepRunning.png


Se faltou alguma informação me avisem.
Abraço a todos e boas brassagens!
 
Muito bom @Márcio Mônego , e muito obrigado por compartilhar.

Infelizmente não manjo nada de programação e não tenho nem ideia de como começar a fazer um plugin desse... srsrssrs mas gostaria muito de aprender e poder contribuir, tenho várias ideias.
Quem sabe um dia.
 
Muito bom @Márcio Mônego , e muito obrigado por compartilhar.

Infelizmente não manjo nada de programação e não tenho nem ideia de como começar a fazer um plugin desse... srsrssrs mas gostaria muito de aprender e poder contribuir, tenho várias ideias.
Quem sabe um dia.

Esse é o ponto forte da comunidade, cada um pega aquilo que mais domina ajuda aos outros.
Tempo sempre é um limite prá gente, mas se dá um jeito.
Tô com várias ideias para destravar algumas coisas no pi e acho que muitos percebem os mesmo problemas.
Só precisamos ver qual seria um thread adequado para discutir essas mudanças sem depender do Manuel prá tudo. Tem coisa que no software não foi feito para ser extensível com plugins.
A maior parte das minhas propostas está no processo de importação de receitas.
Vejo que a maioria dos steps na brassagem não se referem às rampas e sim ao processo todo incluindo o hardware. Alterei direto no fonte do Crafbeerpi para não apagar a lista de steps ao importar uma receita, assim posso manter vários steps de processo e só posicionar os de rampas no lugar adequado.

Exemplos:
Em sistemas com lavagem:
Posso extrair os volumes de sparge e mash separadamente e verificar se a instalação tem o plugin de Flowmeter para calcular a água..acionar a bomba
Definir a temnperatura da infusão do mashin pela temperatura de strike calculada pelo Beersmith que consta no arquivo.
Usar meu plugin de pausa para troca das mangueiras, ou quem tem válvula motorizada criar grupos de fluxo (tipo Panela de Mash para lavagem(x litros depois de aquecer/tratar), acionar as válvulas para drenar o mash e liberar o sparge).
Ou mesmo dar a opção de importar as etapas de fermentação do Beerxml para o Craftbeerpi.
A criatividade é o limite.
 
Uma implementação que já vi muita gente pedir, é a de conseguir salvar a "receita" que foi configurada no Craft.
Por exemplo eu consigo importar a receita do BS, daí tenho que implementar mais coisas nas etapas de mostura e é ai que infelizmente não dá mais pra salvar.
 
Exatamente, essa é parte mais chata que vejo. A importação/Salvar uma receita.
Como o Manuel não disponibilizou o código do fron-end seria mais complicado mudar coisas da parte visual do CBPI.
O que fiz inicialmente foi apenas impedir que ele apague os passos existentes no processo de importação. Ai ele sempre vai adicionar os passos no final e tu apaga o que não quer e desloca os passos para o local certo. Como a importação não é uma parte extensível dele não teria inicialmente como fazer um plugin. Aceito sugestões para escolhermos um caminho para flexibilizar isso. Como o plugin é o caminho básico para quase todos que não programam podemos bolar um Plugin meio power que substitua a implementação original. Preciso amadurecer a ideia ainda e ver quem mais se habilita prá gente meter a mão nisso, a forma mais fácil de dividir isso.
Mas conforme avanço destrinchando o software vou acabar achando o caminho.
 
Se a interface tiver defeitos, vou passar aqui alguns testes que vc pode fazer.

Remove a interface do Raspberry, alimenta ela e meça se o regulador está regulando pra 5V, não mais que 5,3V.
Dá uma olhada na trilha da GPIO 4 e veja se não tem nada de anormal.
Com a interface desligada, com o multímetro na escala de 10k Ohms meça no borne do sensor o pino DATA com o 5V, é pra dar 4k7 ou algo próximo disso. Meça o DATA com o GND e não é pra dar nada ou quase nada.
Repete a etapa anterior mas agora medindo continuidade, verifica se vai apitar.
Boa tarde!
Me desculpe a demora para responder, mas vamos la:
Regulador esta correto;
Meu multímetro só tem 20k Ohms. No Data com 5v, deu 4.8 (ou seja, dentro do padrão), ja o DATA com GND deu 15.5 (acho que temos um problema ai, certo?)

Sds
 
Boa tarde!
Me desculpe a demora para responder, mas vamos la:
Regulador esta correto;
Meu multímetro só tem 20k Ohms. No Data com 5v, deu 4.8 (ou seja, dentro do padrão), ja o DATA com GND deu 15.5 (acho que temos um problema ai, certo?)

Sds

Pode usar a escala de 20k.
Mede continuidade entre a trilha DATA e GND. Se apitar é pq tem algum curto-circuito, daí vc olha o caminho da trilha e veja se não tem algo em curto, se tiver é só remover o curto com um estilete ou ponta afiada, só cuidado pra não cortar trilhas.
 
Exatamente, essa é parte mais chata que vejo. A importação/Salvar uma receita.
Como o Manuel não disponibilizou o código do fron-end seria mais complicado mudar coisas da parte visual do CBPI.
O que fiz inicialmente foi apenas impedir que ele apague os passos existentes no processo de importação. Ai ele sempre vai adicionar os passos no final e tu apaga o que não quer e desloca os passos para o local certo. Como a importação não é uma parte extensível dele não teria inicialmente como fazer um plugin. Aceito sugestões para escolhermos um caminho para flexibilizar isso. Como o plugin é o caminho básico para quase todos que não programam podemos bolar um Plugin meio power que substitua a implementação original. Preciso amadurecer a ideia ainda e ver quem mais se habilita prá gente meter a mão nisso, a forma mais fácil de dividir isso.
Mas conforme avanço destrinchando o software vou acabar achando o caminho.

Incrivelmente acabei achando um caminho para substituir a implementação de importação via plugin sem ter que alterar o código original.
Porém, acredito que os passos do processo geral, não apenas os de rampas de mostura e a fervura não são para muitos setups a parte maior e mais complexa.
E ai começa o problema da definição de como é o setup de cada um para poder agregar mais ou menos passos.
Como não conseguiria atender as criativas combinações pensei em fazermos uma enquete para coletar mais informações de quem realmente tem interesse e chegarmos ao meio termo.
Nem acho que o melhor lugar para abrir a discussão seja este post pelo tamanho e generalidade que já tem. Acredito que teria que ser algo concentrado em melhorias de software e que funcionalidades se conseguira fazer.

Seguem alguns exemplos:
Detecção de quantidade de água na importação
Se o sistema do cervejeiro tem 1,2,3 panelas para que importação possa prever separação de água
Se a água total deve ser esquentada até a temperatura de strike em uma panela só como eu faço no meu sistema
Se alguém prefere a separação das quantidades pelo beerxml da água de sparge direto para a panela de lavagem(que precisaria ser categorizada nos parâmetros) e esquentar com duas resistências.
Passar a usar um step de mashin para a infusão inicial e não tudo mashstep como é hoje
Se o cervejeiro usa bomba única com válvulas motorizadas para esta separação ou bombas separadas, também teria que configurar
Se na importação queremos importar também o perfil de fermentação para controle via Craftbeerpi

Tem muitas combinações.
Eu tenho clareza como poderia arrumar o processo para o meu setup e o processo, mas para chegar neste nível com n configurações prá todo mundo precisamos discutir um processo com várias configurações ali na área de parâmetros do sistema para não ficar engessado.

O que acho que ficaria top para minha combinação de setup x processo
Detectar a água total e criar um step com flowmeter para entrada da água total na panela de mostura
Detectar a temperatura ideal de strike e incluir um step mashin com essa temperatura para água total
Usar o plugin de pausa e incluir uma pausa para eu mover x litros de água da panela de mostura para a panela de lavagem
Ao concluir iniciar os passos da mostura
Ao concluir pausa para eu reconectar as mangueiras e transferir o mosto e fazer a lavagem
Iniciar a fervura normalmente

Opcionalmente
Ao concluir
Fazer recirculação no chiller até a temp baixar para x graus

Criar ou não o perfil de fermentação pego no beerxml

Mas prá fazer um esforço destes tem que fazer sentido para mais pessoas. O que hoje não me parece ser a realidade. Não consigo saber quem tá com equipamento bem melhor que o meu e gostaria de se beneficiar de uma mudança assim e para quem isso nem interessa.

Abraço cervejeiro pros confrades,
 
Olá a todos,

Hoje disponibilizei um novo plugin para o Crafbeerpi que permite a troca do repositório de onde se obtém a lista a lista de plugins.
Porque isso nos ajuda:
Hoje se alguém criar um plugin, o restante dos cervejeiros só poderão ver na lista de plugins SE o criador do plugin mandar um email para o criador do Crafbeerpi e ele adicionar na lista oficial.
Muitos cervejeiros fazem novos plugins ou clonam(fork na verdade) repositórios de plugins existentes para fazerem seus ajustes e isso necessita que você faça tanto o fork do repositório original onde está a lista(Manuel83/craftbeerpi-plugins) como também modifique o fonte original do Crafbeerpi na instalação do seu Raspberry pi.
Minha intenção aqui é facilitar isso para que se possa tanto alterar completamente a fonte de plugins instaláveis, mantendo uma cópia isolada dela, como também mesclar a sua fonte com a original. Assim você não perde se um novo plugin aceito pelo Manuel venha a ser integrado no Craftbeerpi.

As orientações estão no repositório do plugin que criei para flexibilizar a lista de plugins:
MarcioMonego/ChangePluginsRepository
Só clonar em uma nova pasta onde estão seus plugins locais conforme as instruções do link acima e depois você já pode tanto ficar com a origem configurável via parâmetro quanto escolher seu novo repositório e opcionalmente se você quer mesclar a lista original com a sua do seu repositório, evitando a duplicação e você perder algum plugin novo que a comunidade convença o Manuel a aceitar.

Boas brejas!
 
Olá a todos,

Hoje disponibilizei um novo plugin para o Crafbeerpi que permite a troca do repositório de onde se obtém a lista a lista de plugins.
Porque isso nos ajuda:
Hoje se alguém criar um plugin, o restante dos cervejeiros só poderão ver na lista de plugins SE o criador do plugin mandar um email para o criador do Crafbeerpi e ele adicionar na lista oficial.
Muitos cervejeiros fazem novos plugins ou clonam(fork na verdade) repositórios de plugins existentes para fazerem seus ajustes e isso necessita que você faça tanto o fork do repositório original onde está a lista(Manuel83/craftbeerpi-plugins) como também modifique o fonte original do Crafbeerpi na instalação do seu Raspberry pi.
Minha intenção aqui é facilitar isso para que se possa tanto alterar completamente a fonte de plugins instaláveis, mantendo uma cópia isolada dela, como também mesclar a sua fonte com a original. Assim você não perde se um novo plugin aceito pelo Manuel venha a ser integrado no Craftbeerpi.

As orientações estão no repositório do plugin que criei para flexibilizar a lista de plugins:
MarcioMonego/ChangePluginsRepository
Só clonar em uma nova pasta onde estão seus plugins locais conforme as instruções do link acima e depois você já pode tanto ficar com a origem configurável via parâmetro quanto escolher seu novo repositório e opcionalmente se você quer mesclar a lista original com a sua do seu repositório, evitando a duplicação e você perder algum plugin novo que a comunidade convença o Manuel a aceitar.

Boas brejas!
Nobre, um problema que vejo no craftbeerpi é steps paralelos, ou seja duas brassagens em sequencia, enquanto estou fervendo um mosto já estou com a tina de mostura com água e as rampas configuracadas e assim começar aquecer para o target de temperatura de mashin e sucessivamente. Outra coisa que vejo é não ser necessario o sparge começar aquecer de imediato e sim um certo tempo antes de acabar a mosturação assim não ficaria as 3 resistencia ligadas ao mesmo tempo.
 
Back
Top