Controlador Craftbeerpi

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Novo plugin para o Crafbeerpi

Como comentei estou começando a colaborar com modificações no próprio Craftbeerpi ou na adição de plugins.
Inicialmente fiz meu plugin direto no meu Craftbeerpi mesmo, mas pensando na galera melhorei um pouco e fiz um plugin padrão.

Para poder listar meu plugin na lista padrão tive que fazer o fork do repositório original onde o arquivo está e incluir meu plugin no final do arquivo. Isso é o que o Manuel faz(ou fazia) para incluir os plugins da comunidade.
Coloquei algumas orientações no meu repositório para auxiliar aqueles que também vão ou já fizeram o seu fork ou não querem ir por este caminho.

Disponibilizei os dois repos, o da lista e do plugin para quem quiser dar uma testada. Também coloquei orientações e imagens no repo do plugin

Objetivo do plugin:
Poder incluir steps de pausa com timer para ações manuais evitando a não parada do processo e podendo chegar a steps que envolvam acionamentos antes de você fazer a ação manual.
Exemplos simples de uso:
Pausa para mudar conexões, apartar água para quem aquece na mesma panela de mostura, lembretes, sei lá o que mais.

Url do plugin:
MarcioMonego/PauseStep

Url do repo da lista:
MarcioMonego/craftbeerpi-plugins

Algumas imagens:
View attachment 124529
View attachment 124530

Se faltou alguma informação me avisem.
Abraço a todos e boas brassagens!
Um plugin para fazer isso: Kettle-RIMS wort level control – Vito's ou parecido mas ao invés de monitorar o transbordamento monitorar se a resistência está inundada seria complicado?
 
Alguém instalou o sensor YF-201? Já achei diagramas em que os fios são ligados diretos no RBP, em outro tem um divisor de tensão no sinal, com a explicação que esse chegaria a 5V, mas o RBP aceita apenas 3V3, e já vi ligado com um resistor de pull up. Tem uma placa de interface nacional que já vem com os bornes para conexão e um vídeo de um amigo aqui no fórum mostrando ele em ação, mas nos comentários do vídeo, outro amigo também aqui do fórum, teve problemas com essa placa devido a um resistor. Daí a dúvida, qual a ligação correta?
 
Alguém instalou o sensor YF-201? Já achei diagramas em que os fios são ligados diretos no RBP, em outro tem um divisor de tensão no sinal, com a explicação que esse chegaria a 5V, mas o RBP aceita apenas 3V3, e já vi ligado com um resistor de pull up. Tem uma placa de interface nacional que já vem com os bornes para conexão e um vídeo de um amigo aqui no fórum mostrando ele em ação, mas nos comentários do vídeo, outro amigo também aqui do fórum, teve problemas com essa placa devido a um resistor. Daí a dúvida, qual a ligação correta?
Acabei ficando meio sem tempo por esses dias, mas tive problema com o sensor. No dia da montagem dele acabei ligando ele invertido por uns minutos. Tenho a interface da Controlbeer aqui do RS.
Depois disso ele ficou marcando um volume muito maior e mesmo sem fluxo algum continua contando muitos litros.
Falei com o pessoal da Controlbeer que comentou ser necessário remover um resistor da placa, mas todos os diagramas que tenho visto e a própria configuração da GPIO no plugin Flowmeter demanda um pull-up.
Acabei não tendo mais tempo prá ver, mas vou comprar outro sensor para testar.
Tem um parâmetro na configuração do sensor para fazer um ajuste fino, que para mim foi insuficiente.
Também vi no plugin Flowmeter que tem como definir uma janela de tempo para descartar valores, acho que é bouncetime. Tava com valor muito baixo, alterando ele consegui melhorar, mas como meu sensor pode estar defeituoso acabei parando isso. Assim que comprar outro farei outros testes.
Quem tiver também mais informações prá ajudar a gente, posta ai.
 
Nobre, um problema que vejo no craftbeerpi é steps paralelos, ou seja duas brassagens em sequencia, enquanto estou fervendo um mosto já estou com a tina de mostura com água e as rampas configuradas e assim começar aquecer para o target de temperatura de mashin e sucessivamente. Outra coisa que vejo é não ser necessario o sparge começar aquecer de imediato e sim um certo tempo antes de acabar a mosturação assim não ficaria as 3 resistencia ligadas ao mesmo tempo.
Concordo contigo, se o controlador da brassagem pudesse operar com mais brassagens seria legal, mas seria uma grande mudança no Cbpi e um boa fonte de problemas, a maioria dos setups mesmo com 3 panelas não suportaria a corrente demandada e identificar e bloquear as intensões do usuário no software é meio arriscado. Além disso temos esse projeto congelado, pessoas fazendo movimentos de atualização das bibliotecas e dependências via pull requests e nada de o Manuel considerar incorporá-las no Cbpi.
O grande bloqueio é a limitação que temos em razão do Manuel não ter incluído o código do front-end, limita muito as soluções.
Mas conforme for me aprofundando no Cbpi vou analisar as possibilidades.
 
Novo plugin para o Craftbeerpi - Importação avançada de receitas!

Como comentei estou começando a colaborar com modificações no próprio Craftbeerpi ou na adição de plugins.

Para poder listar meu plugin na lista padrão tive que fazer o fork do repositório original onde o arquivo está e incluir meu plugin no final do arquivo. Isso é o que o Manuel faz(ou fazia) para incluir os plugins da comunidade.
Coloquei algumas orientações no meu repositório para auxiliar aqueles que também vão ou já fizeram o seu fork ou não querem ir por este caminho.

Disponibilizei os dois repos, o da lista e do plugin para quem quiser dar uma testada. Também coloquei orientações e imagens no repo do plugin

Objetivo do plugin:
Substituir o comportamento padrão da importação de arquivos beerxml no Cbpi

Funcionalidades:
Configurações:
Não zerar a receita atual ao importar uma nova. Facilita se você tem vários steps na brassagem que são do teu processo/automação e muito maiores que as simples rampas de mostura.​

Comportamento sobre a água e mash in na importação:
É possível escolher entre 5 comportamentos em relação a entrada de água e mash in para quem tem flowmeter(sensores de fluxo como YF-S201)​

Apenas adicionar um step do tipo mash in para esquentar a água até a temperatura calculada de strike extraída da receita importada.​
Incluir um step que use o flowmeter para admissão da água:​
Baseado no volume total do elemento <WATERS> da receita se você incluiu um volume de água na receita.​
Baseado apenas no volume dos passos de mostura que sejam do tipo "Infusion" e tenham um volume de água​
Incluir em combinação com o uso do sensor de fluxo um step do tipo Mash in com a temperatura de strike extraída da receita​

Vou dar mais uma conferida nos meus parâmetros no Beersmith, pois não tenho tido a perda calculada na adição do malte. Sugiro também sempre conferir se o valor importado para o mash in não é alto demais para o seu equipamento. De qualquer forma pode fazer a edição do valor e escolhe o é adequado para o seu equipamento.

Assim você já tem certa flexibilidade para escolher alguns comportamentos. Atende qualquer setup? Certo que não. Mas abri essa primeira versão baseada no processo que uso.

Url do plugin:
MarcioMonego/AdvancedRecipeImporter

Se tiver dúvidas de como incluir vários plugins sem aguardar que o desenvolvedor do Cpbi volte a incluir plugins na lista principal dele, eu escrevi uma orientação no plugin que escrevi para substituir o repositório original de plugins em
MarcioMonego/ChangePluginsRepository

Algumas imagens:
1.png

2.png

3.png
4.png
5.png
6.png

7.png


Bom proveito para quem tiver processo semelhante e já quiser fazer alguns testes.
Não esqueçam de dar uma olhada nos Readme, tem alguns bugs na exportação do BeerSmith que já avisei o Brad e aguardo correção, por hora vai estar certo e quando ele resolver o bug arrumo aqui também.

Boas Brassagens!
 
Boa galera... Comecei a ter alguns problemas de software aqui com o CraftBeerPi 3.0... Estou usando ele somente para acompanhar as brassagens já que ainda não chegaram minhas resistências, e tem funcionado perfeitamente, só que de uns dias pra cá ele parou de salvar as configuraçãoes...
Por exemplo, ao instalar ou remover um plugin, o sistema não faz nada. Ele mostra que foi instalado ou removido porém não funciona. Também a aba "System/system" parou de aparecer as "Versões disponíveis", fica apenas no "Please Wait".... Alguém já passou por isso? Pensei que pudesse ser permissões do SO, porém apliquei as permissões na pasta do craftbeerpi3 e não surtiu efeito...
 
Pra quem quiser ir criando sua dashboard teste, vou passar aqui um tutorial de como instalar o CBPI4.
OBS: Não está pronto, somente a criação da dashboad que funciona.

Instruções do desenvolvedor: CraftBeerPi

1° Passo é atualizar o Python.
Verifique se sua versão é igual ou superior a 3.7, no terminal coloque o seguinte comando:
~$ phython --version

Caso sua versão esteja desatualizada, aplique os seguintes comandos:
~$ sudo apt-get update
~$ sudo apt-get install python3.7

2° Passo, instalar o craft utilizando o python.
~$ sudo pip3 install cbpi

3° Passo, vc precisa entrar na pasta do craftbeerpi4 e lá dentro vamos criar uma nova pasta que vai salvar as configurações que vc executar no CBPI4.
~$ cd craftbeerpi4
~$ cbpi setup

4° Passo, vamos iniciar o CBPI4:
~$ cbpi start

5° Passo.
Se não apareceu nenhuma mensagem de erro em vermelho, provavelmente já está funcionando.
No terminal ao fim da inicialização do CBPI4 e nas ultimas linhas, vai aparecer a porta em que ele vai funcionar. Exemplo: http://0.0.0.0:8000

Agora basta abrir um navegador de internet e acessar o CBPI4 igual ao 3.
http://<YOUR_IP>:8000/
 
Pra quem quiser ir criando sua dashboard teste, vou passar aqui um tutorial de como instalar o CBPI4.
OBS: Não está pronto, somente a criação da dashboad que funciona.

Instruções do desenvolvedor: CraftBeerPi

1° Passo é atualizar o Python.
Verifique se sua versão é igual ou superior a 3.7, no terminal coloque o seguinte comando:
~$ phython --version

Caso sua versão esteja desatualizada, aplique os seguintes comandos:
~$ sudo apt-get update
~$ sudo apt-get install python3.7

2° Passo, instalar o craft utilizando o python.
~$ sudo pip3 install cbpi

3° Passo, vc precisa entrar na pasta do craftbeerpi4 e lá dentro vamos criar uma nova pasta que vai salvar as configurações que vc executar no CBPI4.
~$ cd craftbeerpi4
~$ cbpi setup

4° Passo, vamos iniciar o CBPI4:
~$ cbpi start

5° Passo.
Se não apareceu nenhuma mensagem de erro em vermelho, provavelmente já está funcionando.
No terminal ao fim da inicialização do CBPI4 e nas ultimas linhas, vai aparecer a porta em que ele vai funcionar. Exemplo: http://0.0.0.0:8000

Agora basta abrir um navegador de internet e acessar o CBPI4 igual ao 3.
http://<YOUR_IP>:8000/
Eu havia instalado domingo, mas parece que ainda não era possível cadastrar os hardwares, apenas brincar com a interface... É isso mesmo?
 
Olá pessoal. Escrevi um e-book mostrando como automatizei minha produção caseira. Nele conto um pouco da minha trajetória profissional, como Engenheiro de Alimentos e professor de Tecnologia de Bebidas, e o que fiz para começar a produzir cerveja em casa.

Traz um passo a passo de como defini e construí meu equipamento doméstico, e como automatizei minha produção utilizando o software CraftBeerPi, na versão 3. A versão 4 ainda não está funcional para usuário final. Assim que sair a versão para usuário final, sairá atualização do ebook.

Mostro tudo o que é necessário para replicar em sua casa, o que eu consigo fazer na minha. Desde a construção do equipamento, dicas valiosas do que fazer e do que não fazer, como instalar e configurar o CraftbeerPi em um Raspberri Pi, até a configuração de receitas e teste de uso do mesmo, você irá encontrar neste livro, de forma amigável e ilustrada com fotos do meu equipamento, sendo montado e em funcionamento, e das telas do próprio software.

Mostro também em tabelas tudo que fui adquirindo ao longo do tempo, com dicas de locais onde encontrei e preço médio investido em cada item. Há links clicáveis para vários itens, inclusive um curso no Youtube onde ensino como fazer cerveja artesanal, meu perfil no Instagram onde mostro um pouco do meu dia a dia com a cerveja artesanal.

É um E-book escrito por um cervejeiro para cervejeiros que queiram automatizar sua produção caseira, baseando no software @craftbeerpi . Agradecimento especial ao Guenther, por ser uma inspiração ao projeto (cito ele no livro, e pretendo agradecê-lo pessoalmente), ao @manuel.cbpi , desenvolvedor do #craftbeerpi e ao @jamal_awadallak , idealizador do canal Beer School, que escreveram os prefácios, ao @criskitnet e @christianovieirapires , revisores do texto e à @bruna_ribeiiiro , que fez a diagramação. Ao Samir Palinkas, pelo canal do Youtube explicativo. Ao Tiago Druzian, da Druzibeer, que com seu excelente site me deu um norte.

https://www.amazon.com.br/dp/B09182ML6S
 
Opa, blz ?

Eles falham apenas quando a temperatura sobe ?
Tentou deixar algumas horas ligado sem aumentar a temperatura ?
Tive problema com os sensores e era a fonte que era ruim..... os sensores congelavam na ultima temperatura. Troquei a fonte e nao deu mais problema.

Abraço


Também estou com esse problema, qual fonte vc está usando atualmente?
 
Isso, eles falham quando ligo a resistência e a temperatura sobe.
Ja ficaram horas ligados em temp ambiente e funcionaram normalmente.
A repeito da fonte, suspeitei disso também, mas ja substitui por outra e o problema persiste.


Mano, estou enfrentando um problema parecido, no meu caso ocorre uma variação muito grande da temperatura medida pelo sensor e a temperatura real.

Uma informação adicional é que quando ligo a bomba meu monitor desliga e liga.


Acha q nesse caso também seja a fonte?
 
Também estou com esse problema, qual fonte vc está usando atualmente?
Uso uma fonte de PC 300w.. agora que terminei meu novo setup, o problema parou, pois estou usando os sensores em poços termometricos, e não em contato direto com o líquido.
Ontem, um dos sensores não foi detectado pelo sistema, reiniciei e voltou a funcionar.
 
Mano, estou enfrentando um problema parecido, no meu caso ocorre uma variação muito grande da temperatura medida pelo sensor e a temperatura real.

Uma informação adicional é que quando ligo a bomba meu monitor desliga e liga.


Acha q nesse caso também seja a fonte?
Isso é a fonte mesmo. Acontece quando desligo a solenóide de filtragem aqui. Já a variação, notei diferença de 2 a 3 graus quando o sensor está no poço. Para corrigir, usei a função de "offset" nos sensores, ficou certinho assim.
 
Isso é a fonte mesmo. Acontece quando desligo a solenóide de filtragem aqui. Já a variação, notei diferença de 2 a 3 graus quando o sensor está no poço. Para corrigir, usei a função de "offset" nos sensores, ficou certinho assim.


Ontem durante a brassagem foi só stress, fiz as correções de offset, porém sem êxito. Vou refazer os testes com mais calma e ver se elimino esse problema.
 
Os meus problemas de leitura de sensor acabaram depois que coloquei um filtro snubber no relé da bomba.

Tipo esse daqui: filtro

Antes, às vezes quando ligava ou desligava a bomba, os sensores davam leituras erráticas. Usar um bom cabo com malha de blindagem também ajuda a evitar ruído nos sensores...

abs
 
Os meus problemas de leitura de sensor acabaram depois que coloquei um filtro snubber no relé da bomba.

Tipo esse daqui: filtro

Antes, às vezes quando ligava ou desligava a bomba, os sensores davam leituras erráticas. Usar um bom cabo com malha de blindagem também ajuda a evitar ruído nos sensores...

abs
Bom dia, como fez a instalação desse filtro? só ligou direto no relé?
 
Olá a todos,

Hoje disponibilizei um novo plugin para o Crafbeerpi que permite a troca do repositório de onde se obtém a lista a lista de plugins.
Porque isso nos ajuda:
Hoje se alguém criar um plugin, o restante dos cervejeiros só poderão ver na lista de plugins SE o criador do plugin mandar um email para o criador do Crafbeerpi e ele adicionar na lista oficial.
Muitos cervejeiros fazem novos plugins ou clonam(fork na verdade) repositórios de plugins existentes para fazerem seus ajustes e isso necessita que você faça tanto o fork do repositório original onde está a lista(Manuel83/craftbeerpi-plugins) como também modifique o fonte original do Crafbeerpi na instalação do seu Raspberry pi.
Minha intenção aqui é facilitar isso para que se possa tanto alterar completamente a fonte de plugins instaláveis, mantendo uma cópia isolada dela, como também mesclar a sua fonte com a original. Assim você não perde se um novo plugin aceito pelo Manuel venha a ser integrado no Craftbeerpi.

As orientações estão no repositório do plugin que criei para flexibilizar a lista de plugins:
MarcioMonego/ChangePluginsRepository
Só clonar em uma nova pasta onde estão seus plugins locais conforme as instruções do link acima e depois você já pode tanto ficar com a origem configurável via parâmetro quanto escolher seu novo repositório e opcionalmente se você quer mesclar a lista original com a sua do seu repositório, evitando a duplicação e você perder algum plugin novo que a comunidade convença o Manuel a aceitar.

Boas brejas!
Não consegui fazer funcionar @Márcio Mônego ,, O projeto foi abandonado e não funciona mais ou eu que estou cansado demais pra entender? kkk
 
Alguém instalou o sensor YF-201? Já achei diagramas em que os fios são ligados diretos no RBP, em outro tem um divisor de tensão no sinal, com a explicação que esse chegaria a 5V, mas o RBP aceita apenas 3V3, e já vi ligado com um resistor de pull up. Tem uma placa de interface nacional que já vem com os bornes para conexão e um vídeo de um amigo aqui no fórum mostrando ele em ação, mas nos comentários do vídeo, outro amigo também aqui do fórum, teve problemas com essa placa devido a um resistor. Daí a dúvida, qual a ligação correta?
O meu está funcionando normal. Direto nos bornes da interface.
 
Bom dia pessoal.. acabei de ver que tinha várias solicitações para entrar no grupo no fórum. Acabei criando um grupo no Signal que conseguimos entrar pelo link, além de ser um aplicativo mais privado o que favorece que pessoas ofereçam suas placas e troquem informações de forma mais segura.

Pra entrar basta clicar no link: Signal Messenger Group

Vou tentar manté-los atualizados do novo CraftbeerPi lá.
 
instalei o craftbeerpi 4.0 , mas nao consio encontrar nenhum plugin . quero implementar controle de fluxo de agua . aluma solução disponível??
 
Fala turma!!! Estou com um problema no meu craftbeerpi. Meu SSR da fotek deu problema como eu estava precisando pra brassar no final de semana comprei um da marca altronic que a voltagem de 5v para controle só que o raspberrypi o GPIO trabalha com 3.3v, como eu poderia resolver esse problema?
1633645609794.png
 
Last edited:
O mais fácil seria você instalar este conversor que serve tanto como um stepup como stepdown.
https://www.eletrogate.com/converso...um=GoogleMerchant&utm_campaign=GoogleMerchant
Isso é um conversor de nível lógico para sinais de comunicação, não serve para oq ele necessita.

Ou para facilitar mais ainda...
https://www.eletrogate.com/regulador-de-tensao-ajustavel-mt3608-auto-boost-step-upDessa forma, vc liga entre a saída do GPIO e entrada do Relê e boas.
Importante: Só não esquece de medir a saída do regulador com o multímetro primeiro.

Essa opção de custo elevado e inviável.


Fala turma!!! Estou com um problema no meu craftbeerpi. Meu SSR da fotek deu problema como eu estava precisando pra brassar no final de semana comprei um da marca altronic que a voltagem de 5v para controle só que o raspberrypi o GPIO trabalha com 3.3v, como eu poderia resolver esse problema?
View attachment 127250

A maneira correta seria utilizar uma interface, assim vc irá evitar diversos problemas principalmente por não ter conhecimento de elétrica/eletrônica.
Mas se for fazer você mesmo, então siga o esquema a seguir.

1633698940747.png


Os 12V podem ser os 5V (tensão do relé), R1 utilize 1K, D1 pode ser qualquer diodo retificador como o 1n4001, T1 é um transistor NPN tipo os BC547.
Pra aciona o SSR pode utilizar os 12V e remover D1.
 
Tá vendendo Mazza??

Fabrico por encomenda e de acordo com a necessidade de cada um.
Esse é um painel de um amigo, faz um tempo que eu fiz e agora ele vai passar por upgrades, vai ser dado uma "frescurada" nele a pedido do dono. rsrsrsrrsrsrs
 
O meu está funcionando normal. Direto nos bornes da interface.
as
O meu está funcionando normal. Direto nos bornes da interface.
Sei que esse post já é de alguns meses mas como assim nos bornes? Nos "sensores" ou "GPIOs"? Eu já fiz funcionar no passado mas soldando o "data" direto no RPBi e agora com a placa de interface não estou conseguindo mais nem nos sensores nem GPIOs. Não sei se tem que ser algum GPIO específico.
 
Back
Top