Controlador Craftbeerpi

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Alguém sabe dizer se o no craftbeerpi, eu consigo fazer a minha resistência (3500W) trabalhar à 2000W ?

Baixar para 2000W creio que não seja possível, mas com o controle de PID vc pode controlar quanto tempo ela fica ligada e consequentemente consegue um controle da temperatura mais refinado.
 
Obrigado pela resposta Helton.. é que eu vejo as panelas chinesas, e o pessoal define quanto a resistência vai ficar, por isso a pergunta..
 
Não sei se é o caso dessas panelas chinesas mas creio que seja controle da potência por angulo de disparo. Considerando o semiciclo da senóide quanto menor o angulo maior a potência (a resistência fica mais tempo ligada) quanto maior o angulo menos a potência, no caso do Brasil 60Hz são 120 semiciclos. Assim, o circuito detecta quando o há passagem por zero e calcula quanto tempo depois ele ativa a resistencia e a mantem ligada até o final do semiciclo, assim regula sua potência. No caso do CraftbeerPi ele não detecta o zero-cross e usa o PWM, então não estou certo da eficácia do controle, na realidade creio que seja bem ineficaz em termos de eficiencia e precisão. Para entender melhor a questão do semiciclo veja essa imagem.

senoide.jpg
 
Me desculpe minha ignorância no assunto... na minha configuração estou utilizando GPIO_SIMPLE, acho que é este o nome, pensei em tentar usar o GPIO_PWM mas não sei se iria surtir algum efeito.
Mesmo assim obrigado pela aula :)
 
Me desculpe minha ignorância no assunto... na minha configuração estou utilizando GPIO_SIMPLE, acho que é este o nome, pensei em tentar usar o GPIO_PWM mas não sei se iria surtir algum efeito.
Mesmo assim obrigado pela aula :)


Dá uma olhada nos vídeos do amigo GU_MAZZA, ele fez um excelente trabalho. São necessários alguns plugins para rodar esse procedimento. Se não encontrar me avisa que ligo meu equipamento e confirmo quais são. A propósito o GPIO_SIMPLE vc usa para bombas, solenóides e dispositivos que não se requer controle de potência, somente liga/desliga.



A propósito, alguém já usou o plugin Flowmeter?
 
Opa, bom dia, ontem eu tomei conhecimento do sistema raspberrypints, pretendo montar um em breve, o problema está no sensor de fluxo q é carinho U$75,00 mais impostos.

Conseguiu montar o seu?
Consegui mas sem os sensores.
 
Obrigado pela resposta Helton.. é que eu vejo as panelas chinesas, e o pessoal define quanto a resistência vai ficar, por isso a pergunta..
Olá. Acredito que nas chinesas sejam duas resistências, vc escolhe uma ou outra ou as duas ao mesmo tempo. Por exemplo uma de 1000 e uma de 2000 W, vc pode escolher 1000, 2000 ou 3000 W
 
Olá. Acredito que nas chinesas sejam duas resistências, vc escolhe uma ou outra ou as duas ao mesmo tempo. Por exemplo uma de 1000 e uma de 2000 W, vc pode escolher 1000, 2000 ou 3000 W


Exatamente... As que eu tenho visto tem 2 resistências!!!

O que vc pode fazer e utilizar um DIMER para baixar a corrente.... O SSR e apenas uma chave de liga e desliga, com o DIMER vc consegue utilizar uma única resistência de 3.000 e usar apenas 2.000w
 
Bom dia!
Me chamo Caio e venho acompanhando o fórum a bastante tempo, que por sinal foi de grande ajuda no processo de aprendizado.

A algumas semanas iniciei o projeto de montar a central baseada no CraftbeerPi.
A unica coisa que nao consegui resolver até o momento, foi a ligação dos relês simples, para as bombas.
Quando aciono o GPIO 06 (que é onde liguei o GND para a placa de rele), liga os dois relês juntos, e quando aciono a GPIO 16, nao liga nenhum dos dois.

Que parte da ligação esta errada?
(Não entendo nada de elétrica/eletrônica, mas resolvi meter a cara e montar eu mesmo rsrs)

A ligação segue como na foto abaixo:

Desde já agradeço
 

Attachments

  • INSIDE.jpg
    INSIDE.jpg
    95 KB · Views: 55
Bom dia!
Me chamo Caio e venho acompanhando o fórum a bastante tempo, que por sinal foi de grande ajuda no processo de aprendizado.

A algumas semanas iniciei o projeto de montar a central baseada no CraftbeerPi.
A unica coisa que nao consegui resolver até o momento, foi a ligação dos relês simples, para as bombas.
Quando aciono o GPIO 06 (que é onde liguei o GND para a placa de rele), liga os dois relês juntos, e quando aciono a GPIO 16, nao liga nenhum dos dois.

Que parte da ligação esta errada?
(Não entendo nada de elétrica/eletrônica, mas resolvi meter a cara e montar eu mesmo rsrs)

A ligação segue como na foto abaixo:

Desde já agradeço
Desculpe,
Quando aciono a 06, um dos reles liga, mas quando aciono a 13, nenhum liga
 
Como na imagem em anexo, o VCC (ligado direto na fonte 12V), GND (ligado no gnd do gpio 06), IN 1 e 2 (ligados conforme a imagem)

Detalhe, estou usando um placa de interface (mazzahandmade)
 
A imagem não diz onde o GND está ligado. Se está no pino 6 está ok. Tente inverter o comando dos reles para ver o que acontece. Se tiver um multímetro, meça a tensão entre IN 1 e GND e IN 2 e GND, com a saída comandada e com a saída sem comando.
 
Pelo que pude perceber, em qualquer das GPIOs, o 12v fica sempre ligado (quando mando o comando, o contato funciona pq libera o gnd do respectivo gpio).
A questão é, existe alguma configuração para esse 12v também só ligar quando o comando for dado?

Digo pois, no caso, liguei o GND (do modulo de rele) no GPIO 6, dai quando mando o comando pro respectivo gpio, funciona perfeitamente. Mas quando desligo o 06 e ligo o 13, o GND (que esta ligado no 06) fica inativo, nao ativando o rele.
Ou seja, o 13 só funciona se o 06 estiver ligado também.

EDIT: Desligado, o gnd da 0,0v, ligado, 0,6v
 
Last edited:
Pelo que pude perceber, em qualquer das GPIOs, o 12v fica sempre ligado (quando mando o comando, o contato funciona pq libera o gnd do respectivo gpio).
A questão é, existe alguma configuração para esse 12v também só ligar quando o comando for dado?

Digo pois, no caso, liguei o GND (do modulo de rele) no GPIO 6, dai quando mando o comando pro respectivo gpio, funciona perfeitamente. Mas quando desligo o 06 e ligo o 13, o GND (que esta ligado no 06) fica inativo, nao ativando o rele.
Ou seja, o 13 só funciona se o 06 estiver ligado também.

EDIT: Desligado, o gnd da 0,0v, ligado, 0,6v

Olá amigo, só para ficar mais claro, pelo que entendi vc tem uma fonte de 12V para os Reles e uma de 5v para o RaspBerry, certo? Se for esse o caso vc precisa ligar o NEGATIVO da fonte de 12V com o NEGATIVO da fonte de 5V, assim seus reles funcionarão normalmente.
 
Olá amigo, só para ficar mais claro, pelo que entendi vc tem uma fonte de 12V para os Reles e uma de 5v para o RaspBerry, certo? Se for esse o caso vc precisa ligar o NEGATIVO da fonte de 12V com o NEGATIVO da fonte de 5V, assim seus reles funcionarão normalmente.

Só tenho uma fonte 12v alimentando tudo, pois estou usando uma placa de interface (Mazza).
Pelo que puder acabar de testar, os únicos GPIOs que mandam o sinal de 3,3v são: 02 e 03.
Não sei se é normal essa questão das voltagem nas placas de interface, mas acabou que funcionou desta forma, usando o 02 e 03
 

Attachments

  • PLACA.jpg
    PLACA.jpg
    102.5 KB · Views: 19
Só tenho uma fonte 12v alimentando tudo, pois estou usando uma placa de interface (Mazza).
Pelo que puder acabar de testar, os únicos GPIOs que mandam o sinal de 3,3v são: 02 e 03.
Não sei se é normal essa questão das voltagem nas placas de interface, mas acabou que funcionou desta forma, usando o 02 e 03

A interface é justamente para te entregar 12v nos pinos marcados em vermelho, se não estiver entregando o problema está no CI destacado em amarelo. No caso dos GPIOs 02 e 03 estão diretamente ligados ao Rasp, não havendo interface com a placa por isso consegue os 3.3V direto do rasp. Neste caso tudo indica problema na placa de interface. A conexão de algum dipositivo direto na saída de 12v da placa(una bomba 12V por exemplo) pode ter causado a queima do CI que trabalha com baixa corrente. Qual o valor do CI, não consegui ver no detalhe da foto?

PLACA.jpg


Para facilitar seus testes ahi, esse é o diagrama do CI (ULN2803 se for esse) da placa. Se tiver um multimetro ahi coloca a ponteira negativa em qualquer GND da placa e com a ponteira positiva realize os testes no CI (lado amarelo). Quando ativado o GPIO é para medir 3.3V. Se estiver medindo 3.3V no respectivo pino do GPIO vc poderá colocar a ponteira POSITIVA do multimetro no pino COMMON e a NEGATIVA nos pinos marcados em vermelho no diagrama e encontrará 12V. Então por exemplo, se vc encontra 3.3V no pino 11 do CI deverá encontrar 12V no pino 18. Se isso não ocorrer é o CI queimado.

ULN2803.png
PLACA.jpg
 
Last edited:
A interface é justamente para te entregar 12v nos pinos marcados em vermelho, se não estiver entregando o problema está no CI destacado em amarelo. No caso dos GPIOs 02 e 03 estão diretamente ligados ao Rasp, não havendo interface com a placa por isso consegue os 3.3V direto do rasp. Neste caso tudo indica problema na placa de interface. A conexão de algum dipositivo direto na saída de 12v da placa(una bomba 12V por exemplo) pode ter causado a queima do CI que trabalha com baixa corrente. Qual o valor do CI, não consegui ver no detalhe da foto?

View attachment 122772

Para facilitar seus testes ahi, esse é o diagrama do CI (ULN2803 se for esse) da placa. Se tiver um multimetro ahi coloca a ponteira negativa em qualquer GND da placa e com a ponteira positiva realize os testes no CI (lado amarelo). Quando ativado o GPIO é para medir 3.3V. Se estiver medindo 3.3V no respectivo pino do GPIO vc poderá colocar a ponteira POSITIVA do multimetro no pino COMMON e a NEGATIVA nos pinos marcados em vermelho no diagrama e encontrará 12V. Então por exemplo, se vc encontra 3.3V no pino 11 do CI deverá encontrar 12V no pino 18. Se isso não ocorrer é o CI queimado.

View attachment 122773 View attachment 122772

As voltagens estão corretas, medidas conforme o indicado.

Ja desisti de usar o módulo de rele. Vou usar reles simples mesmo, para cada GPIO (acho que vai ser mais simples e até melhor, pois se um rele "queimar, será mais fácil a sua substituição)

Agradeço aos amigos pela ajuda!!
 
E ai pessoal blz? Gostaria de compartilhar com os amigos o andamento da controladora CraftBeerPi, ainda falta alguns conectores e ajustes mas já da para ter uma ideia de como irá ficar.
Estou trabalhando com uma caixa de acrílico cortada a laser e alguns penduricalhos que acho que da uma cara bem divertida ao projeto.
Medidas 300x100x300 (LxAxC) acredito ser mais que suficiente para 2 SSR, um relé com 4 saídas que irei controlar 2 bombas, deixei um amperímetro para controle de tensão, a ideia é colocar 2 coolers na lateral para resfriar os SSR, estou aguardando a tele de 7 polegas chegar para finalizar.
Segue algumas fotos. Abç
WhatsApp Image 2019-11-17 at 12.58.14 (1).jpeg WhatsApp Image 2019-11-17 at 12.58.14 (2).jpeg WhatsApp Image 2019-11-17 at 12.58.14 (3).jpeg WhatsApp Image 2019-11-17 at 12.58.14 (4).jpeg WhatsApp Image 2019-11-17 at 12.58.14 (5).jpeg WhatsApp Image 2019-11-17 at 12.58.14 (6).jpeg WhatsApp Image 2019-11-17 at 12.58.14.jpeg
 
Bom dia!
Me chamo Caio e venho acompanhando o fórum a bastante tempo, que por sinal foi de grande ajuda no processo de aprendizado.

A algumas semanas iniciei o projeto de montar a central baseada no CraftbeerPi.
A unica coisa que nao consegui resolver até o momento, foi a ligação dos relês simples, para as bombas.
Quando aciono o GPIO 06 (que é onde liguei o GND para a placa de rele), liga os dois relês juntos, e quando aciono a GPIO 16, nao liga nenhum dos dois.

Que parte da ligação esta errada?
(Não entendo nada de elétrica/eletrônica, mas resolvi meter a cara e montar eu mesmo rsrs)

A ligação segue como na foto abaixo:

Desde já agradeço

As interfaces do CraftbeerPI (a minha e as outras) comutam ou chaveiam o GND, o 12V é comum pra todas saídas.
Essa sua placa de relés deve ter o acionamento por "pulso positivo, não negativo". Oq ocorre ai é que a interface amplifica o sinal das GPIOs por meio de transistores NPN que quer dizer que ao receber um sinal positivo (P - base) o transistor chaveia o negativo (N- entrada, N- saída), na sua placa relé tem esse mesmo circuito que tem dentro do CI então vc precisa enviar um sinal positivo pro transistor NPN acionar o relé, e ai que não funciona com a interface pois ela chaveia o N.
Para seu caso ou vc aciona direto um relé 12V, ou adiciona um transistor PNP que ao receber o N da interface ai ele vai chavear o P (12V).
 
Legal demais, parabéns! Estou mantando o meu também, só falta a caixa! Seria possível você compartilhar o arquivo de corte da sua caixa? Tenho um amigo que vai cortar para mim. Desde já agradeço e continuo acompanhando seu projeto. Abraço.
 
E ai pessoal blz? Gostaria de compartilhar com os amigos o andamento da controladora CraftBeerPi, ainda falta alguns conectores e ajustes mas já da para ter uma ideia de como irá ficar.
Estou trabalhando com uma caixa de acrílico cortada a laser e alguns penduricalhos que acho que da uma cara bem divertida ao projeto.
Medidas 300x100x300 (LxAxC) acredito ser mais que suficiente para 2 SSR, um relé com 4 saídas que irei controlar 2 bombas, deixei um amperímetro para controle de tensão, a ideia é colocar 2 coolers na lateral para resfriar os SSR, estou aguardando a tele de 7 polegas chegar para finalizar.
Segue algumas fotos. Abç
View attachment 122774 View attachment 122775 View attachment 122776 View attachment 122777 View attachment 122778 View attachment 122779 View attachment 122780
Legal demais, parabéns! Estou mantando o meu também, só falta a caixa! Seria possível você compartilhar o arquivo de corte da sua caixa? Tenho um amigo que vai cortar para mim. Desde já agradeço e continuo acompanhando seu projeto. Abraço.
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2019-11-19 at 14.28.03.jpeg
    WhatsApp Image 2019-11-19 at 14.28.03.jpeg
    35.6 KB · Views: 49
  • WhatsApp Image 2019-11-19 at 14.31.50.jpeg
    WhatsApp Image 2019-11-19 at 14.31.50.jpeg
    28.3 KB · Views: 49
Pessoal boas estou com um problema no craftbeerpi que ja me está a deixar prestes a disistir que eno seguinte tenho.tudo configurado e pronto para comecar a fermentar e dame varios problemas o sensor volta e meias da temperaturas malucas tipo 80c -200c so valore malucos ate que fica normal ligando assim os reles de uma forma autônoma quando tenho os relés em standbay por temperatura atengida faz uns pequenos piscas e ainda com o passar do tempo acaba por ligar e ja nao a forma de desligar o relé a nao ser desligando o raspib erry alguem me ajude ja nao sei o que fazer...obrigado
 
Pessoal boas estou com um problema no craftbeerpi que ja me está a deixar prestes a disistir que eno seguinte tenho.tudo configurado e pronto para comecar a fermentar e dame varios problemas o sensor volta e meias da temperaturas malucas tipo 80c -200c so valore malucos ate que fica normal ligando assim os reles de uma forma autônoma quando tenho os relés em standbay por temperatura atengida faz uns pequenos piscas e ainda com o passar do tempo acaba por ligar e ja nao a forma de desligar o relé a nao ser desligando o raspib erry alguem me ajude ja nao sei o que fazer...obrigado

Amigo não entendi muito oq vc escreveu, falta pontuação na sua escrita.
Do pouco que entendi, provavelmente é mal contato.
Está utilizando algum interface, ou ligou direto nos pinos das GPIOs do Rasp?
Alguns problemas também podem estar numa configuração errada no craftbeerPi.
 
Agradeço desde ja a reposta e pesso desculpa pela mensagem ,estava mesmo transtornado obrigado... Ok vou tentar então explicar melhor. Tenho um modulo de 8 relés ligado directo ao gpio do raspiberry mas com alimentação de uma fonte externa. E outra fonte so para o raspiberry de 3 Ampéres. tenho todos os relés configurados em fermentadores com os gpio a funcionar e tudo testado. O que acontece e o seguinte configuro os steps da fermentação seleciono a temperatura ligo o auto e o que faz, atinge a temperatura desliga o relé e fica esse mesmo relé aos pequenos impulsos ,volta a sair da temperatura regulada e o relé activa de vez. No meio disto tudo a temperatura fica doida subindo de um segundo para o outro de +80c a -300c o relé bloqueia de tal forma que ja nem mualmente se consegue desligar a nao ser desligar o raspiberry.....
 
Vc está com Loop do Terra (GND).
Tem que unir os GNDs das fontes, apenas os GNDs.
 
Boas ..A parte da sonda de ficar doida com temperaturas alucinadas e com interferência penso ja ter resolvido, troquei o cabo por um blindado e retirei o do mesmo compartimento da energia 220v e nao da mais leituras doidas .. agora o que acontece e os reles quando comeco o teste de fermentação trabalham bem pela temperatura, mas quando tento deligar de uma forma manual nunca mais se desliga a nao ser por temperatura ou desligando o sistema .Será agum parâmetro que tenho mal configurado? nao sei o que se passa.. nao e facil estes sistemas automatizados mas a malta gosta heheheheh...
 
Boa noite pessoal, estou com uma duvida referente a temperatura máxima de fervura alcançada pelo equipamento, talvez alguém já tenha passado por isso.
Já montei todo sistema e uso uma panela de 48 litros com sistema de recirculação tipo chuveirinho, uma resistência de 4000 w embutida na panela, minha controladora é um rele de estado solido SSR 40A - 220v, o sensor de temperatura está sendo usado junto a bomba de recirculação 10r, moro em jundiaí sp que está próximos dos 761 m do nível do mar, teoricamente a temperatura de fervura seria entre 96 a 98 graus porem quando programo a temperatura para atingir os 96 graus a 30 litros de água, o sensor chega no máximo a 90 graus e quando eu tampo a panela parcialmente a temperatura alcança no máximo 93 graus. Alguém teria uma ideia do que posso fazer para conseguir mais vigor na fervura? Agradeço.
 
Last edited:
Você calibrou seus sensores?
O SSR e ou cabos não estão esquentando demais.
Se houver percas de energia no meio do caminho, sua resistência pode não estar conseguindo atingir os 4000w. Verifica qual a tensão está chegando na resistência.
 
Você calibrou seus sensores?
O SSR e ou cabos não estão esquentando demais.
Se houver percas de energia no meio do caminho, sua resistência pode não estar conseguindo atingir os 4000w. Verifica qual a tensão está chegando na resistência.


Boa noite Mazza, obrigado pele retorno, sobre calibrar os sensores não, apenas fiz as ligações e estou seguindo com sua funcionalidade normal, O SSR acredito que também não esteja esquentando tendo em vista que estou usando dissipadores de calor um cooler de entrada e saída da caixa e não percebo calor na saída do ar. O consumo que aparece total do meu controlador quando SSR está no máximo é de 18,78 amperes e não passa disso.

Pelo consumo do sistema está correto 18,78A conforme o calculo apresentado a baixo:

4000W e 220V = 4000/220 = 18,2A

Outro ponto interessante que acabei lendo é de que, para fervura, por volta dos 1000 watts para cada 10 litros. Ou seja, se vai ferver 30 litros, 3000 watts.

Irei fazer a medição da tensão da resistência e logo informo aqui. Valeu
 
Last edited:
Back
Top