Controlador Craftbeerpi

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
única recomendação é de usar o 3 caso vc colocar uma tela ligada diretamente nele. para acesso remoto qlqr funciona bem


Sent from my iPhone using Tapatalk
 
Além do dissipador eles precisam de um cooler pra resfriar adequadamente, no primeiro que montei sem dissipador nem cooler em pouco mais de 15 minutos já tinha ultrapassado os 120c. Depois que coloquei dissipador e cooler de processador (PC) tudo normalizou, trabalha frio.

Sempre com dissipador é claro, e o que eu uso aqui não precisa de cooler, pois é próprio para relê de estado sólido, dimensionado para tal com número de aletas corretas.
 
Pessoal, alguém está usando saída controlada com triac para a parte de potência?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Pessoal, alguém está usando saída controlada com triac para a parte de potência?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk



Os relês SSD como o Fotek são na realidade um Triac com entrada isolada com photo-acoplador e "Zero-Crossing". Tem um modelo pouco usado que é um Triac somente (sufixo VA).

Eu estou entrando no time do CraftbeerPI, mas estou fazendo com o SSD Fotek 40A.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Olá, estou montando um sistema craftbeerpi, como eu não entendo muito em sistemas, vocês saberiam me dizer como se monta este esquema de fiação do controlador, o meu equipamento é do tipo herms conforme croqui.
Pretendo usar o sensor PT100 com conversor digital, no lugar do DS18D20 . isto é possível?
 

Attachments

  • craftbeerpi.jpg
    craftbeerpi.jpg
    31.6 KB · Views: 311
Olá, estou montando um sistema craftbeerpi, como eu não entendo muito em sistemas, vocês saberiam me dizer como se monta este esquema de fiação do controlador, o meu equipamento é do tipo herms conforme croqui.
Pretendo usar o sensor PT100 com conversor digital, no lugar do DS18D20 . isto é possível?



Creio que para pt100 vc vai ter que alterar o código.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Olá, estou montando um sistema craftbeerpi, como eu não entendo muito em sistemas, vocês saberiam me dizer como se monta este esquema de fiação do controlador, o meu equipamento é do tipo herms conforme croqui.
Pretendo usar o sensor PT100 com conversor digital, no lugar do DS18D20 . isto é possível?
Olá,

O sensor DS18D20 tem um A/D incorporado e o sistema operacional Raspbian já está preparado para ler este sensor. No caso de PT100 com um A/D, você terá que programar tudo separadamente, dependendo do A/D que você escolher, além de alterar o próprio código do Craftbeer PI.

Curiosidade, porque não usar o DS18D20 mesmo?

Abs,
PH
 
Olá,
É uma questão de economia, pois eu tenho os PT100 instalados nas minhas panelas.
 
Olá pessoal, fiz este protótipo da placa de circuito para conexão com a interface do CraftBeerPi, tendo em vista que o RBP3 e antecessores tem limite de corrente total nas portas GPIO (˜50mA) e também o limite individual (˜16mA).

O circuito é baseado no CI ULN2003A é alimentado pelo barramento de 5V do próprio RBP3, sendo que as entradas (1-7) utilizam resistores de 1k 1/8w, ligados em paralelo a alimentação estão dois capacitores, sendo um eletrolítico 220uF/16V e outro de 47nF cerâmico com a função de estabilização e filtro.

Um resistor de 10k ligado entre a GPIO que faz a leitura dos sensores de temperatura DS18B20 e a alimentação destes sensores e mais a frente 7 resistores de 330 à 470 ohms para acionamento dos leds, estes que por sua vez podem ser substituídos por relés de estado sólido (SSR) para acionamento dos equipamentos a serem controlados.

Em azul temos um jumper por cima da placa para levar alimentação 3v3 até os sensores de temperatura.

Enfim acho que é isso.

Abraço a todos
 

Attachments

  • proto.png
    proto.png
    339.2 KB · Views: 312
  • schem.png
    schem.png
    171.8 KB · Views: 283
  • pcb_top.png
    pcb_top.png
    232.3 KB · Views: 282
  • pcb_bot.png
    pcb_bot.png
    218.8 KB · Views: 258
  • bottom_cooper.png
    bottom_cooper.png
    41.5 KB · Views: 241
Bem interessante essa sua interface. Já testou ?? está tudo ok?
 
E ai pessoal, alguém como novidades sobre o craftbeerpi?
Estou pensando em montar um, gostaria de saber mais detalhes de quem montou, esta Funcionando perfeito? e as atualizações tudo ok?

vlw
 
Minha placa gambiarra. Falta brassar uma pra ver como funciona

32832b6b936fd6b9374ac2d03af0217f.jpg


2868ecc4c7dcac5ff080ebf5230c7169.jpg





Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Estou montando o meu. Depois posto fotos aqui.

Estou montando com display touch.

Já testei os sensores de temperatura, os relays e o buzzer. O SSD para a resistência da panela devo testar este fds. Ele já está controlando uma geladeira com um fermentador.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Minha placa gambiarra. Falta brassar uma pra ver como funciona

32832b6b936fd6b9374ac2d03af0217f.jpg


2868ecc4c7dcac5ff080ebf5230c7169.jpg





Enviado do meu iPhone usando Tapatalk



Esqueci de comentar, também testei os sensores e saídas. Estão ok. Falta montar o hardware e fazer uma boa IPA pra testar.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Estou terminando de montar o meu.
O maior problema que tive foi para arrumar uma caixa para colocar tudo dentro pois eu necessito de uma fonte 12V de alta amperagem (30A) para usar no motor que controla a pá que utilizarei na minha panela.
Depois de várias tentativas e de estragar uma caixa de controle de PVC resolvi utilizar madeira (apesar de não querer no início).
Em princípio, irei controlar apenas a resistência pelo raspberry, a bomba e a pá deixei ligado na chave.
Só está faltando apenas prender o LCD na tampa e fixar a tampa (irei colocar alguma outra tampa para fechar para proteger o LCD quando não estiver utilizando o craftberrpi).
Irei utilizar uma penela de 50L com resistência de 4000W (tipo coleira) apenas para a mosturação e clarificação e a fervura será no fogareiro mesmo em outra panela.
 

Attachments

  • craftberrpi_0.jpg
    craftberrpi_0.jpg
    245.5 KB · Views: 446
  • craftberrpi_1.jpg
    craftberrpi_1.jpg
    186.6 KB · Views: 382
Olá pessoal, fiz este protótipo da placa de circuito para conexão com a interface do CraftBeerPi, tendo em vista que o RBP3 e antecessores tem limite de corrente total nas portas GPIO (˜50mA) e também o limite individual (˜16mA).

O circuito é baseado no CI ULN2003A é alimentado pelo barramento de 5V do próprio RBP3, sendo que as entradas (1-7) utilizam resistores de 1k 1/8w, ligados em paralelo a alimentação estão dois capacitores, sendo um eletrolítico 220uF/16V e outro de 47nF cerâmico com a função de estabilização e filtro.

Um resistor de 10k ligado entre a GPIO que faz a leitura dos sensores de temperatura DS18B20 e a alimentação destes sensores e mais a frente 7 resistores de 330 à 470 ohms para acionamento dos leds, estes que por sua vez podem ser substituídos por relés de estado sólido (SSR) para acionamento dos equipamentos a serem controlados.

Em azul temos um jumper por cima da placa para levar alimentação 3v3 até os sensores de temperatura.

Enfim acho que é isso.

Abraço a todos


Estava estudando sua plaquinha, você tem uma foto dela montada?? fiquei com uma pequena duvida.
 
Pessoal, estou com o seguinte problema no CraftBeerPi.

Após criar o Kettle e abrir a receita que importei, clico no icone do carrinho pra iniciar o processo, depois clico em Start na receita. Ocorre que a resistência não liga sozinha e quando abro o Kettle após estes passos, a lógica do PID que antes estava selecionada a opção PIDArduinoLogic, sumiu, ficou sem nenhuma lógica selecionada.

Alguém passou por isso e tem a solução?

Desde já obrigado por qualquer ajuda.
 
Pessoal, sistema montado e finalizado na versão 1.0... como informei anteriormente, usaria uma fonte de baixa amperagem (2.4 A) para alimentar o sistema... não deu certo, talvez até pela eficiência da fonte. Na tela aparecia um aviso (raio amarelo) que, segundo minhas pesquisas, indicavam baixa corrente na alimentação. Bem, comprei uma fonte chaveada de 5V e 5A e dei adeus às instabilidades.
O sistema é composto por dois sensores, um micro ventilador, dois SSR's e a tela original do Raspberry de 7", além do mouse e teclado sem fio. Os reles são da Fotek, modelo SSR-25 DA, mas talvez substitua os dois por outros modelos. Esses da Fotek definitivamente não são lá grande coisa. Usei um regulador de tensão para controlar a velocidade do micro ventilador, pois se não, ficaria com muito ruido no gabinete.
Todo o sistema foi pensado em operar a 127v com corrente máxima de 20A. As imagens mostram como ficou.

Boa noite, Allan

Quatro dúvidas bem básicas . :) :)

1) Qual caixa você utilizou? Pode me enviar o link?
2) Os SSRs, Raspberry e etc foram fixados como na caixa? Se foram aparafusados, os parafusos não "vazam" a caixa?
3) Pode me enviar o link do botao on/off verde que você utilizou?
4) Aqueles outros dois botões on/off são para ligar/desligar as resistências?

Um abraço . :mug:
Rafael
 
Regulador de tensão DC.
Deve ser daqueles que rebaixa ou eleva (Buck-Boost).
 
Regulador de tensão DC.
Deve ser daqueles que rebaixa ou eleva (Buck-Boost).



Obrigado Mazza.

Nesse caso seria ligado na saída da fonte estabilizadora de 5v? E para qual função, se já existe uma fonte estabilizadora? Aumentar a corrente para os coolers, caso ele sejam de maior tensao?

Abraço
Rafael


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Boa noite, Allan

Quatro dúvidas bem básicas . :) :)

1) Qual caixa você utilizou? Pode me enviar o link?
2) Os SSRs, Raspberry e etc foram fixados como na caixa? Se foram aparafusados, os parafusos não "vazam" a caixa?
3) Pode me enviar o link do botao on/off verde que você utilizou?
4) Aqueles outros dois botões on/off são para ligar/desligar as resistências?

Um abraço . :mug:
Rafael

Beleza Rafael?!
Vamos lá às dúvidas...
1) A caixa utilizada para montar o sistema é uma caixa de passagem para instalação elétrica... esse tipo de caixa é encontrado em qualquer loja especializada em materiais elétricos, comprei essa em uma loja de materiais elétricos aqui em Vitória. Ela é construída em material polimérico e há em vários tamanhos... escolha a que seja mais adequada para o seu sistema.
2)Os SSRs são parafusados na caixa. Essa caixa de passagem possui pontos de fixação para parafusar componentes ou se preferir, trilhos. Se não estou errado, utiliza parafusos M3 para fixação. Já o Raspberry é fixado através de parafusos na tela touch original. A tela, no momento, está fixada na caixa através de fita adesiva. Pode ser a dupla face também, mas cuidado com o tipo de fita pois pode ser dificil para remover, caso queira. Nesta semana estarei substituindo a fixação por um anteparo de madeira. No fundo da tela há mais quatro pontos de fixação de parafusos que irei utilizar para prender o anteparo. Caso queira saber mais sobre a tela, comprei o meu aqui.
3) O Botão on/off comprei em uma loja especializada em componentes eletrônicos aqui na grande Vitória. Veja nas lojas do gênero próximas a você. Esse botão é daqueles que cortam as duas fases quando desligado. achei importante utilizá-lo para controle da corrente alternada.
4) Os outros botões on/off são para controle da bomba e da resistência (estou usando BIAB). Eles possuem duas posições: Posição I para controle automático - o comando vem dos relés, o Raspberry decide quando ligá-lo; Posição II para controle manual - liga a tomada adjacente independente do controlador.

Allan,

Mais uma pergunta (a última):

1) que placa é essa no fundo da caixa (destacado em vermelho na figura abaixo)?

https://screencast.com/t/sJwkYu3D

Abraço
Rafael

Essa placa é um regulador de tensão DC. Uso pra controlar a velocidade do micro ventilador fazendo o controle através da tensão aplicada. Meu micro ventilador é projetado para operar com 5V.
A fonte de 5V que alimenta o Raspberry Pi também alimenta esse regulador com 5V. Ajusto esse regulador, com ajuda de um voltímetro, para fornecer por volta de 3,2~3,5V para o micro ventilador. Dessa forma consigo diminuir a velocidade de rotação.
Esse regulador apenas atua diminuindo a tensão de saída fornecendo uma corrente máxima de 3A.

Att.
 
Irei utilizar uma penela de 50L com resistência de 4000W (tipo coleira) apenas para a mosturação e clarificação e a fervura será no fogareiro mesmo em outra panela.

Estou querendo montar com essa mesma ideia sua (somente controlar a mostura).
A resistência com essa potência consegue chegar a 78º tranquilamente?
Outras questões: Qual modelo do Pi você esta usando?
 
Meus caros, a tradução está no repositório, mudem o branch pro dev 2.2 para terem acesso.

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

Amigo bom dia!

Vc pode detalhar mais como eu pego essa tradução?

Obrigado.
 
Obrigado Mazza.

Nesse caso seria ligado na saída da fonte estabilizadora de 5v? E para qual função, se já existe uma fonte estabilizadora? Aumentar a corrente para os coolers, caso ele sejam de maior tensao?

Abraço
Rafael


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Rafael, ai já não sei dizer, mas pelo que falou deve ser para elevar dos 5V para 12V que normalmente é a tensão dos coolers.
 
Rafael, ai já não sei dizer, mas pelo que falou deve ser para elevar dos 5V para 12V que normalmente é a tensão dos coolers.
bom dia, pretendo montar um controlador para uma single vessel com o respberry e craftbeer minha duvida e quanto essa coisa das tensões que digo eu consigo montar só com;

1- respberry pi 3
2- rele estado solido 40(resitencia3500w)
3- rele para bomba
4- termostato especifico
5- poço térmico
6- fios
 
bom dia, pretendo montar um controlador para uma single vessel com o respberry e craftbeer minha duvida e quanto essa coisa das tensões que digo eu consigo montar só com;



1- respberry pi 3

2- rele estado solido 40(resitencia3500w)

3- rele para bomba

4- termostato especifico

5- poço térmico

6- fios



Acho que vc precisa considerar uma boa fonte 5V para o raspberrypi. Recomendado seria usar uma placa de buffer da gpio do raspberrypi para os ssrs e rele da bomba, mais uma fonte 12V. Tem gente que usa direto da gpio para os ssrs, mas o recomendado seria essa placa. Outra coisa que deixa o sistema completinho seria um monitor LCD touch de 7 pol.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
fala Felipe, cara isso a principio sera usado apenas em uma apresentação para a facu então assim sera o mais básico possível, então usarei no wifi mesmo no celular e em uma tela.
ALGUMAS PERGUNTAS;
o RBP que comprei veio com uma fonte de 5V e 2.2 vc acha que para usar sem a placa de buffer tenho que trocar a fonte ???
e se sim e só ligar ele no RBP assim em falo não ha problemas ligar uma fonte mais forte não ??
ha e me indica uma placa desta ???
 
fala Felipe, cara isso a principio sera usado apenas em uma apresentação para a facu então assim sera o mais básico possível, então usarei no wifi mesmo no celular e em uma tela.
ALGUMAS PERGUNTAS;
o RBP que comprei veio com uma fonte de 5V e 2.2 vc acha que para usar sem a placa de buffer tenho que trocar a fonte ???
e se sim e só ligar ele no RBP assim em falo não ha problemas ligar uma fonte mais forte não ??
ha e me indica uma placa desta ???


Se é só pra demonstração, acho que não precisa de nada não. Essa fonte de 2.2A acho que mais que suficiente. A placa de buffer vc pode fazer a sua ou comprar de alguém que faça. No grupo craftbeerpi tem uns gringos vendendo.

Essa é a placa gambiarra que eu fiz:
b0b0bd00f1a55b4a9d0d207265ca8fd7.jpg


Essas são do grupo do craftbeerpi:
86926f51647c2aaba4de453b75e3e515.jpg

47953d09c004f96d53874a25b33d8fba.jpg


Tem um cara no YouTube fazendo também:

https://youtu.be/5h2EhMz6wkg


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Ham, tenho que ver por que problema de comprar dos gringos e tempo que demora meu prazo e meio curto, esse cara ai do youtube vende por onde tu sabe ?? e outra para eu pesquisar no mercado livre por exemplo eu coloco placa de bufer ou outro nome por que nao achei assim ??
 
Ham, tenho que ver por que problema de comprar dos gringos e tempo que demora meu prazo e meio curto, esse cara ai do youtube vende por onde tu sabe ?? e outra para eu pesquisar no mercado livre por exemplo eu coloco placa de bufer ou outro nome por que nao achei assim ??



Tente contato pelas mensagens do YouTube. Não tem pra vender pronta essas placas. Só sob encomenda. Se vc procurar nesse post tem mais gente fazendo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
...Recomendado seria usar uma placa de buffer da gpio do raspberrypi para os ssrs e rele da bomba, mais uma fonte 12V. Tem gente que usa direto da gpio para os ssrs, mas o recomendado seria essa placa...

Boa tarde Felipe

Qual a vantagem de utilizar essa placa de buffer? E nesse caso, qual o risco de nao usar, ligando direto da GPIO para os SSRs e bomba?

Um abraço :mug:
Rafael
 
Back
Top