Controlador Craftbeerpi

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Estou acompanhando o fórum e montando meu controlador!!! Atualmente eu uso um painel com REX-C100 mas achei esse painel coim Raspberry muito interessante.

hoje a noite vou instalar o sistema no cartão. Alguém sabe o tamanho mínimo do cartão?

Grato
 
Estou acompanhando o fórum e montando meu controlador!!! Atualmente eu uso um painel com REX-C100 mas achei esse painel coim Raspberry muito interessante.

hoje a noite vou instalar o sistema no cartão. Alguém sabe o tamanho mínimo do cartão?

Grato

Bom dia! 8gb é mais que suficiente. Abraços!
 
Pessoal,

Instalei o Rasbian e o CraftbeerPI mas ele não funciona automaticamente após o Boot. Fui rodar o servidor manualmente ele me mostrou a seguinte tela:

2u43jx1.jpg



Eu também não consigo rodar o arquivo pelo http://:5000

Alguém teria uma idéia sobre o que está acontecendo?

Grato
 
Cara estranho, como se ele estivesse tentando levantar o servidor da aplicação com o host errado... Vc teve algum erro durante a instalação!?

Enviado de meu D5833 usando Tapatalk
 
Consegui resolver,

Step 1, Disable the Autostart of Strangebrew Elsinore (skip this step if elsinore is not set to autostart)

To disable elsinore autostart, Open terminal and type the following:

sudo mv /etc/init.d/elsinore /home/pi/autostart (hit the enter key)
sudo reboot (hit the enter key)
 
Bom... dei andamento ao processo:

- Compra dos equipamentos - cerca de 400 reais entre sensores, Pi, protoboard e mais fios e resistores - OK
- Instalação do Raspian no PI - cerca de 20 min, muito fácil;
- intalação e configuração do Github, facinho tb... tive um problema com o navegador que nao rodava direito para adicionar uma SSH no git, mas acabou dando certo... 5 min - ok
- baixa e instalação do Craftbeerpi - meia hora, sem nenhum problema - ok
- montagem de uma placa experimental, com um modelo em single vessel, usando um sensor de temperatura e dois leds, representando as SSR e relés da Bomba e Aquescedor - 20 min - ok

O que eu observei até agora:

De positivo a facil montagem e programação, e flexibilidade de panelas e sensores, além dos comandos manuais serem faceis de implementar; Pid já disponível e PWM na próxima versão, segundo os desenvolvedores;

De negativo ainda não desocobri (pode não ter ou eu não ter achado) sistema que permita pop-ups na tela para avisos (colocar o malte, colocar o lúpulo, etc). Até é possível colocar uma etapa manual, mas sem aviso ou acionamento de um gpio para um buzzer por exemplo, ou aviso sonoro no proprio PC. Também achei a resposta um pouco lenta, um lag de 0,5s nos comandos, que podem significar um travamento apenas no PC. Só saberei com mais testes, que quero fazer nos proximos dias...

Caramba, parabéns !!!!!!!
 
Fiz a montagem do raspberry + 2 relés Fotek SSR 25.

O relé acende o led mas não arma. Alguém já teve esse problema?
 
Fiz a montagem do raspberry + 2 relés Fotek SSR 25.

O relé acende o led mas não arma. Alguém já teve esse problema?

Vc ligou o SSR direto na GPIO?

Se foi isso, nao rola, a corrente e voltagem da GPIO é baixa para acionar direto o SSR, vc precisa de um modulo de reles.
 
Vc ligou o SSR direto na GPIO?

Se foi isso, nao rola, a corrente e voltagem da GPIO é baixa para acionar direto o SSR, vc precisa de um modulo de reles.
Certeza na imagem demonstrativa do próprio projeto ele mostra ligando direito... E aí é só vê a configuração do ssr, se ele é disparado com os 3v3 da saída da gpio
 
SSR xingling...

Diz ser 3V mas precisa de mais. Não somente a voltagem é determinante pro funcionamento, precisa ver a corrente.

Vc pode fazer uma ganbiarra, liga o positido do SSR no 5V do PI e o negativo do SSR no pino de acionamento da GPIO, no software escolha "inverted" pra heater.
 
Fiz a montagem do raspberry + 2 relés Fotek SSR 25.

O relé acende o led mas não arma. Alguém já teve esse problema?

Você não está usando um ohmímetro para verificar se o SSR está armando, certo?

O SSR tem um optoacoplador na entrada, muitas vezes com mais de um LED em série, o que requer uma corrente considerável de acionamento. Eu uso o circuito abaixo no meu RIMS (aquele conector que tem um resistor em série é para ligar um LED no painel):

Edit: só pra deixar claro, o relé é ligado no CN15, aquele sinal chamado SSR é o que vem do microcontrolador.
 

Attachments

  • ssr_driver.png
    ssr_driver.png
    40.6 KB · Views: 303
Bom... dei andamento ao processo:

- Compra dos equipamentos - cerca de 400 reais entre sensores, Pi, protoboard e mais fios e resistores - OK
- Instalação do Raspian no PI - cerca de 20 min, muito fácil;
- intalação e configuração do Github, facinho tb... tive um problema com o navegador que nao rodava direito para adicionar uma SSH no git, mas acabou dando certo... 5 min - ok
- baixa e instalação do Craftbeerpi - meia hora, sem nenhum problema - ok
- montagem de uma placa experimental, com um modelo em single vessel, usando um sensor de temperatura e dois leds, representando as SSR e relés da Bomba e Aquescedor - 20 min - ok

O que eu observei até agora:

De positivo a facil montagem e programação, e flexibilidade de panelas e sensores, além dos comandos manuais serem faceis de implementar; Pid já disponível e PWM na próxima versão, segundo os desenvolvedores;

De negativo ainda não desocobri (pode não ter ou eu não ter achado) sistema que permita pop-ups na tela para avisos (colocar o malte, colocar o lúpulo, etc). Até é possível colocar uma etapa manual, mas sem aviso ou acionamento de um gpio para um buzzer por exemplo, ou aviso sonoro no proprio PC. Também achei a resposta um pouco lenta, um lag de 0,5s nos comandos, que podem significar um travamento apenas no PC. Só saberei com mais testes, que quero fazer nos proximos dias...
Alan. ..como ficou o desenvolvimento? Terminou? Testou?

Se puder passar seu email/skype para trocarmos informações agradeceria.
 
Pessoal, não finalizei a montagem, apenas os testes.

Estou aguardando a versão 2.2 do aplicativo para fazer a montagem. Promete algumas variáveis como substeps de acionamento simultâneo das resistências e avisos para lúpulos... vamos ver o que vem aí...
 
estou acompanhando o projeto. tenho algumas duvidas e queria saber se poderiam me auxiliar.
pra montar esse sistema eu precisaria apenas no raspberry, dos sensores, resistencias, ssr, bomba?
outra coisa...pra eu ligar a resistencia eu conectaria o ssr em qual pino na placa do raspberry?
tenho uma bomba de 220v, nesse caso eu tambem precisaria de um ssr certo?
 
estou acompanhando o projeto. tenho algumas duvidas e queria saber se poderiam me auxiliar.
pra montar esse sistema eu precisaria apenas no raspberry, dos sensores, resistencias, ssr, bomba?
outra coisa...pra eu ligar a resistencia eu conectaria o ssr em qual pino na placa do raspberry?
tenho uma bomba de 220v, nesse caso eu tambem precisaria de um ssr certo?
Amigo acho melhor vc procurar ajuda de alguém q conheça um pouco desse tipo de instalação... Mas basicamente pra vc começar seus estudos é vc entender q precisa separar as redes no seu painel para q coisas com maior corrente não queime componentes q não suportem essa amperagem ex: resistências. Se vc liga uma resistência no relay do termostato vc provavelmente vai queimar o mesmo, pra isso usamos contatoras e ssr's para que eles sim controlem o liga e desliga das resistências indiretamentr. Ex: o pid aciona o ssr e o ssr aciona a resistência.
Bombas trabalham com baixa amperagem mas vc precisa do ssr's pra disparar eletronicamente as mesma. Veja eu comecei como vc é até hj sou bem amador e procurei ajuda... Pois com eletricidade não se brinca e as amperagens de resistências podem ser perigosas.
 
Amigo acho melhor vc procurar ajuda de alguém q conheça um pouco desse tipo de instalação... Mas basicamente pra vc começar seus estudos é vc entender q precisa separar as redes no seu painel para q coisas com maior corrente não queime componentes q não suportem essa amperagem ex: resistências. Se vc liga uma resistência no relay do termostato vc provavelmente vai queimar o mesmo, pra isso usamos contatoras e ssr's para que eles sim controlem o liga e desliga das resistências indiretamentr. Ex: o pid aciona o ssr e o ssr aciona a resistência.
Bombas trabalham com baixa amperagem mas vc precisa do ssr's pra disparar eletronicamente as mesma. Veja eu comecei como vc é até hj sou bem amador e procurei ajuda... Pois com eletricidade não se brinca e as amperagens de resistências podem ser perigosas.

acho q entendi...o ssr seria como uma ponte entre o raspberry e a resistencia? tipo...o rpi dá um comando em 3v por exemplo e o ssr passa esse comando pra resistencia?
 
Estou fazendo uma atualização no meu. Comprei uma tela touch de 5" para não depender de internet e outros periféricos. Devo ta finalizando essa semana. Quando tiver pronto posto a foto aqui.
 
Estou fazendo uma atualização no meu. Comprei uma tela touch de 5" para não depender de internet e outros periféricos. Devo ta finalizando essa semana. Quando tiver pronto posto a foto aqui.

Já teve sucesso para utilizar a tela touch? Estou a fim de montar um também.
 
Vc poderia me falar quais os componentes que usou para a montagem? Quero fazer um mais vou usar a saída hdmi, não o modo kiosks. Obrigado.
 
Senhores, vocês que estão montando o sistema craftbeerpi, qual a fonte de alimentação estão a utilizar? Estou montando para utilizar em um single vessel, por isso além do raspi e da tela touch, vou alimentar dois reles, alguns sinaleiros led e dois sensores... estou testando com uma fonte de iPad (2.1A) e esta empurrando, mas não acho que vai dar conta quando tudo estiver montado e não é adequado para um painel. A quem tiver o contato de seus fornecedores, agradeço...
Aliás, Vitória é terrível pra encontrar qualquer peça pra esse tipo de uso..
 
Para montagem usei os componentes descritos no projeto original + uma tela touch de 5'' q ainda estou montando. A minha usa a saida HDMI e algumas portas gpio.
 
Allan, estou usando uma fonte de iphone 6. Ainda não está finalizado pois desmontei todo para organizar melhor a montagem e instalar o touch de 5", mas já testei com a tela ligada e funcionou de boa.
 
Allan, estou usando uma fonte de iphone 6. Ainda não está finalizado pois desmontei todo para organizar melhor a montagem e instalar o touch de 5", mas já testei com a tela ligada e funcionou de boa.

Mande-nos o link da tela que você comprou e caso seja possível os detalhes de como ela funciona.
 
Allan, para alimentar o Raspberry usei uma fonte exclusiva. Para a tela de 7' e demais itens 12v usei uma fonte chaveada.

Aproveitando o Post, vocês já atualizaram para a nova versão?? Atualizei um cartão e ele não reconhece mais o sensor. E estou usando o mesmo painel, só mudo o cartão.
 
No meu sistema tudo funciona com 5V. A tela que uso é a original do Raspi (5V). Estava pensado em utilizar uma fonte chaveada de 5V e 5A pra dar conta, mas talvez nem precise. Por isso acho que vou continuar a construção do sistema com fonte de 5V e entre 2,4 a 3A e observar o comportamento.

Allan, para alimentar o Raspberry usei uma fonte exclusiva. Para a tela de 7' e demais itens 12v usei uma fonte chaveada.

Aproveitando o Post, vocês já atualizaram para a nova versão?? Atualizei um cartão e ele não reconhece mais o sensor. E estou usando o mesmo painel, só mudo o cartão.

Tive um problema com o sensor de temperatura e com o servidor apos a atualização... acabei refazendo a instalação limpa do craftbeerpi... não tive mais problemas.
 
Pessoal, sistema montado e finalizado na versão 1.0... como informei anteriormente, usaria uma fonte de baixa amperagem (2.4 A) para alimentar o sistema... não deu certo, talvez até pela eficiência da fonte. Na tela aparecia um aviso (raio amarelo) que, segundo minhas pesquisas, indicavam baixa corrente na alimentação. Bem, comprei uma fonte chaveada de 5V e 5A e dei adeus às instabilidades.
O sistema é composto por dois sensores, um micro ventilador, dois SSR's e a tela original do Raspberry de 7", além do mouse e teclado sem fio. Os reles são da Fotek, modelo SSR-25 DA, mas talvez substitua os dois por outros modelos. Esses da Fotek definitivamente não são lá grande coisa. Usei um regulador de tensão para controlar a velocidade do micro ventilador, pois se não, ficaria com muito ruido no gabinete.
Todo o sistema foi pensado em operar a 127v com corrente máxima de 20A. As imagens mostram como ficou.
 

Attachments

  • Arquivo_001.jpeg
    Arquivo_001.jpeg
    334.3 KB · Views: 544
  • Arquivo_000.jpeg
    Arquivo_000.jpeg
    382.3 KB · Views: 563
  • Arquivo_002.jpeg
    Arquivo_002.jpeg
    564.3 KB · Views: 605
  • Arquivo_003.jpeg
    Arquivo_003.jpeg
    428.7 KB · Views: 611
  • Arquivo_004.jpeg
    Arquivo_004.jpeg
    347.2 KB · Views: 547
Esses SSR da Fotek modelo SSR-25 DA tem muita falsificação, já abri um aqui que fiz testes com dissipador mas sem cooler e a carcaça começou a deformar, resolvi abrir e era um triac BTA-16. A Loti (nacional) recomenda usar 80% da capacidade de um SSR. Pensando assim esse daí que diz ser 25A mas na verdade é 16A suportaria com segurança 12,8A, se a soma dos dois é pensado nos 20A que falou eles dariam conta, vai depender de quanto são suas resistências.
 
Boa tarde galera do forum, vou enviar meu relato sobre o craftbeerpi para quem estava pensando em montar, primeiramente há um ano eu estava querendo montar meu HERMS porem queria fazer todo o controle via arduino, até comecei o projeto, mas por falta de tempo e dinheiro acabei parando e o projeto ficou parado até semana retrasada quanto resolvi tomar vergonha na cara e retomar meu projeto, porém desde então muita coisa mudou e pesquisando achei sobre o Craftbeerpi e resolvi dar uma chance, comprei um raspberry pi 3 e alguns itens que faltavam sendo que os sensores, buzzer, SSR, protoboard, jumpers e as panelas eu já tinha, então comecei o projeto, em uma semana montei o projeto inteiro, e domingo agora fiz o teste apenas com água, e tudo deu certo, meu sistema funciona de seguinte modo, possuo apenas duas panelas uma Mash Tun (MT) e um HLT/BK com uma resistência e 5KW ambas de 74L sendo na MT possuo um fundo falso + bazooka por segurança para não entupir o encanamento, caso algo der errado, o mosto sai da MT circula por uma bomba de 1/2cv para a serpentina de 3/8'' dentro da HLT, a resistência controla esta temperatura durante as rampas sendo o sensor de temperatura que comanda a resistência está na linha to retorno do mosto para a MT, na hora da fervura apenas esvazio a agua da HLT e jogo o mosto dentro, todo o processo comandado pelo CraftBeerPi, até agora para o controle de temperatura dele me apareceu bem estável comandando direitinho a resistência, porém o software por mais que seja muito interessante e promissor ainda necessita de algumas melhorias como algumas falhas na hora da passagem de uma rampa para a outra caso você avance uma delas, o buzzer as vezes toca e as vezes não necessitando as vezes dar uma reiniciada no software, porém gostei muito do projeto, com certeza tem muito mais a favor do quê contra valendo sim a pena, caso a pessoa saiba mexer um pouco de programação e eletrônica, creio que não esteja pronto para leigos ainda, fica ai meu relato a quem tenha interesse em montar...
 
Alguém pode dar uma explicação de como configurar o Control Logic no CraftBeerPi 2.2

Dentre todas as opções disponíveis, qual utilizar e que valores preencher nos campos:

ControlLogic:

P:

I:

D:

MAX. OUTPUT%:

HEIGHT IN CM:

DIAMETER IN CM:

Alguém se habilita?
 
Esses SSR da Fotek modelo SSR-25 DA tem muita falsificação, já abri um aqui que fiz testes com dissipador mas sem cooler e a carcaça começou a deformar, resolvi abrir e era um triac BTA-16. A Loti (nacional) recomenda usar 80% da capacidade de um SSR. Pensando assim esse daí que diz ser 25A mas na verdade é 16A suportaria com segurança 12,8A, se a soma dos dois é pensado nos 20A que falou eles dariam conta, vai depender de quanto são suas resistências.

Mesmo com a Loti eu tive sérios problemas, no fim descobri uma outra marca "nacional" chamada Sensym que realmente é descente, fiz alguns testes de stress nele, chegando a 95% da potência nominal por 60 minutos e ele dissipou bem e não queimou.
Fotek só se for original mesmo...
 
Mesmo com a Loti eu tive sérios problemas, no fim descobri uma outra marca "nacional" chamada Sensym que realmente é descente, fiz alguns testes de stress nele, chegando a 95% da potência nominal por 60 minutos e ele dissipou bem e não queimou.
Fotek só se for original mesmo...

Além do dissipador eles precisam de um cooler pra resfriar adequadamente, no primeiro que montei sem dissipador nem cooler em pouco mais de 15 minutos já tinha ultrapassado os 120c. Depois que coloquei dissipador e cooler de processador (PC) tudo normalizou, trabalha frio.
 
No meu eu comprei 2 SSR da fotek de 40a não sei se são originais um deles eu tive que trocar por 25a porquê a bomba puxava tão pouca corrente que não ativava com o de 40a, todos estão com dissipador de calor e cooler funcionam 100% porém tive que fazer um circuito com transistores para ativa-los.
 
Pessoal, sabem se esse projeto é compatível com o OrangePi? E a versão do Raspberry tem que ser a 3 ?
 
Pessoal, sabem se esse projeto é compatível com o OrangePi? E a versão do Raspberry tem que ser a 3 ?

De acordo com o site do Craftbeerpi e canal no Face, os compatíveis são todas as versões do Raspberry Pi e CHIP. Este último você pode encontrar em getchip . com
Se pretender usar o Raspberry Pi com a interface gráfica, é recomendado que você opte pela Raspberry Pi 3.
 
Back
Top