Contaminação? Uso de s-04 e US-05 em sweet stout

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jcmarana

Well-Known Member
Joined
Dec 29, 2014
Messages
189
Reaction score
14
Bom dia Srs.,

No dia 01/05/2016 brassei um chocolate stout. Minha segunda brasagem.
Na primeira, o equipamento registrou uma eficiência de 64%, sendo que utilizei essa eficiência nos aplicativos para calcular a quantidade de malte. No entanto, fazendo a recirculação por cima dessa vez, obtive uma eficiência de 77%, o que me resultou em 42 litros de cerveja ao invés dos 25 ou 28 iniciais (não lembro ao certo).
Enfim, tive alguns problemas durante a brasagem: controlador queimou e a bomba travou após a etapa de sacarificação (não vou entrar em detalhes), tendo que fazer o resto da recirculação na jarra (etapa de mash out). Meio desesperado, achei que a resistência também tivesse queimado e demorei mais ou menos uma hora para ajeitar outra resistência com menor intensidade de fervura que tinha em outro local. Ainda assim, consegui atingir 1,060 de OG, que posteriormente foi corrigido para 1,056 com adição de água.
Bom... meu fermentador de plástico atóxico comporta 30 litros, sendo que coloquei 28 nele (primária 9 dias a 18°C e secundária subindo até chegar aos 25°C e ficando por 6 dias; maturação – diminuição de 3°C/dia até chegar a 2°C ficando por 15 dias) e os outros 14 em um Cornelius (mesmos procedimentos) que levei para fermentar na casa da minha mãe, ambos com controle de temperatura. No de plástico utilizei 3 pcts de US-05 e o no keg utilizei um pct de S-04.
O de plástico, por estar muito cheio, acabou vazando duas vezes pelo air-lock, sendo que depois eu coloquei uma mangueira na rolha ligada à uma garrafa com água (notei, mesmo após “a limpeza” que apareceram alguns “bolores dentro da geladeira e em alguns lugares do fermentador). No Cornelius, apenas conectei a mangueira na saída de gás também ligada à uma garrafa com água.

Domingo engarrafei a que estava no balde e ontem a que estava no keg. A que estava no balde, antes de terminar a primária, já apresentava um forte cheiro de álcool/acetona. A que estava no keg eu não tive como avaliar sequer a atenuação (o fiz somente no momento do envase).

Minhas dúvidas:
O cheiro forte de álcool/acetona pode ser resultado de contaminação?
Tive uma atenuação maior com o s-04 (1,010) do que com o US-05 (1,013), porém só inoculei o mosto com s-04 no outro dia a tarde. Poderia ter alguma influência na atenuação maior?
 
Back
Top