Contaminação por Plástico

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gabrielbarbosa

Well-Known Member
Joined
Apr 11, 2015
Messages
75
Reaction score
20
Pessoal to com uma dúvida, eu tava usando um sensor da Fullgauge para medir a temperatura do retorno do mosto porém me veio a dúvida se isso poderia contaminar a cerveja com alguma porcaria do plastico, mandei email para eles e me responderam o seguinte:

"O sensor SB41 é de PVC e não é tóxico.

Atenciosamente,

Full Gauge"

Porém fui olhar na internet e não foi isso que entendi, alguém poderia me ajudar?

Abs
 
Pessoal to com uma dúvida, eu tava usando um sensor da Fullgauge para medir a temperatura do retorno do mosto porém me veio a dúvida se isso poderia contaminar a cerveja com alguma porcaria do plastico, mandei email para eles e me responderam o seguinte:

"O sensor SB41 é de PVC e não é tóxico.

Atenciosamente,

Full Gauge"

Porém fui olhar na internet e não foi isso que entendi, alguém poderia me ajudar?

Abs

Acredito que o ideal seja usar um poço termico:

po_o_t_rmico_para_fermentador1.png
 
Mas eu uso na brassagem, não rola, to pensando em fazer uma gambiarra com aqueles espetos de medir temperatura.

O que eu faço e que me foi recomendado pelo pessoal daqui é nunca entrar com o sensor em contato direto com o liquido, mas, na ausencia de um poço termico, grudar o sensor na parede do fermentador, mais ou menos a meia altura e, por cima, isolar com isopor e/ou outros materiais termo isolantes.

A foto não é minha, mas mostra um exemplo de uso:
attachment.php
 
Agradeço a atenção mas eu estou me referindo a Brassagem, temperaturas acima de 65 graus, aonde o plástico poderia soltar algum componente quimica. BRASSAGEM não FERMENTAÇÃO,
Obrigado
 
Agradeço a atenção mas eu estou me referindo a Brassagem, temperaturas acima de 65 graus, aonde o plástico poderia soltar algum componente quimica. BRASSAGEM não FERMENTAÇÃO,
Obrigado

Tu quer unicamente verificar a temperatura da brassagem? Existem uns termômetros que tu adapta diretamente na panela e que são de inox.
Se tu precisa controlar pelo controlador digital o mais indicado é usar um termopar, que é feito de um material que é resistente à altas temperaturas.
 
Tu quer unicamente verificar a temperatura da brassagem? Existem uns termômetros que tu adapta diretamente na panela e que são de inox.
Se tu precisa controlar pelo controlador digital o mais indicado é usar um termopar, que é feito de um material que é resistente à altas temperaturas.

Muito obrigado Cassio, irei procurar sobre esses termopares.
Abs
 
Retivando o topico,

Vi no mercado livre o tal do termometro com sonda termopar citado aqui pelo colega @gabrielbarbosa

Minha duvida é se ele pode ser usado diretamente no mosto para controlar a temperatura durante a sacarificaçao.

Achei um por R$60,00 e vi um video no youtube onde ele me parece ser bem rapido para responder à variaçoes pra cima e pra baixo, o que me interessa muito. Achei bem barato, e poderia usar no controle de temp da fermentaçao também. Mas nunca vi nenhum cervejeiro que faça uso desse tipo de sonda.

Algum entendido do assunto que saiba pros e contras?

O vendedor no ML disse que pode ir direto no liquido até 400°c, ou seja, a nao ser que alguém pretenda brassar ou ferver diretamente na lava vulcanica, atenderia as necessidades cervejeiras perfeitamente :) Pelo menos é o que me parece.

O video no youtube é esse aqui:

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=QamCEorpmTk[/ame]


Rola ou nao?
 

Latest posts

Back
Top