Contaminação na garrafa mudando o perfil da cerveja?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

frkleal

Well-Known Member
Joined
Nov 20, 2013
Messages
439
Reaction score
74
Galera, eu acabei de experimentar duas garrafas de uma apa que eu engarrafei no domingo e fiquei encafifado...

Elas estão com um sabor e aroma estranhos, bem diferente de antes de engarrafar. Parece que com uma presença de álcool bem maior e com um amargor mais pungente tb. Esta espumando bastante tb.

O engraçado é que está lembrando muito uma saison que eu fiz recentemente.

A única coisa que eu consigo cogitar é alguma cagada na hora de engarrafar.

Meu processo de limpeza para as garrafas consiste na lavagem das mesmas pós uso e guardo as secas (porém abertas). Antes de engarrafar faço uma inspeção visual em casa uma e descarto as que tenham alguma incrustacao aparente.

Depois dessa inspeção sanitizo com iodofor kalyclean s390 a 1ml/l usando um vinator.

Escorro na árvore de garrafas e engarrafo.

Não tinha tido problemas até então. Achei que a saison acabou ficando com aquelas características pelo própria fermentação mas já estou achando que pode ter sido outra coisa. Outro detalhe interessante é que no caso da saison esse problema foi melhorando com o tempo... Nas últimas garrafas percebia-se muito pouco.

Alguém pode me dar uma luz? Posso ter contaminado mesmo? Ou pode ser uma decorrência da própria conversão do açúcar pelo fermento gerando esses perfil estranho?

Fiz o priming com 110g de açúcar cristal e 150ml de água (para 20 L de cerveja).

Abraços!
 
Em tempo, a cerveja foi fermentada com 2 pacotes de bry-97 hidratados, por cerca de 20 dias entre primária, secundaria e dry-hop a 18 graus. OG 1.048 e FG 1.010.

Antes de engarrafar e do dry hop ela estava com aroma baixo, ainda meio sulfuroso. Gosto bom, amargor redondo sem álcool superior demasiadamente aparente. Descia bem macia.

O manômetro com 5 dias de envase já está marcando 3,5 bar
 
Em tempo, a cerveja foi fermentada com 2 pacotes de bry-97 hidratados, por cerca de 20 dias entre primária, secundaria e dry-hop a 18 graus. OG 1.048 e FG 1.010.

Antes de engarrafar e do dry hop ela estava com aroma baixo, ainda meio sulfuroso. Gosto bom, amargor redondo sem álcool superior demasiadamente aparente. Descia bem macia.

O manômetro com 5 dias de envase já está marcando 3,5 bar

Ela realmente tinha terminado a fermentação? Pode ser o caso dela simplesmente não ter terminado de fermentar e mudou o perfil na garrafa.

Já tive contaminação que só fui perceber após 20 dias de engarrafada, e o problema era nítido: carbonatação maior, a cerveja perdia corpo, ficava mais sem graça, aguada, e um aroma estranho aparecia. Dei uma geral em todo meu equipamento e hoje sou paranoico com limpeza e não aceito aquela linha de pensamento de muitos que "depois de fermentada é muito difícil contaminar". Na real, pode ser menos sensível que antes de fermentar, mas o risco está lá e qualquer vacilo você estraga sua breja.

Boa sorte e ânimo, sei que quando isso ocorre dá aquela desanimada, mas você vai achar o problema e corrigi-lo. Abraço!
 
Então Gabriel, tinha realmente terminado a fermentação, tirei amostras com o densímetro em 4 ocasiões diferentes e todas estabilizadas. Mas mesmo que fosse esse o caso, ficou bem diferente mesmo...

Álcool bem presente, um amargor que amarra no fundo e altamente gasosa.

Uma pena mesmo. Vou rever todo o processo novamente pra não perder outra leva. Essa vou deixar mais um tempo na garrafa pra ver se arredonda um pouco.

Da pra tomar, mas não é nem de perto o que tinha saído do fermentador, muito menos o que eu tinha planejado.
 
Outra coisa que aconteceu foi uma excessiva carga de fermento no envase, bem mais que de costume. Acho que esse fermento não é tão floculante quanto ao us05...

Se bem que eu acho muito difícil que o fermento tenha contribuído muito pra esse sabor estranho, uma vez que tanto o tempo quanto a quantidade de fermento na garrafa são muito poucos pra que tenha acontecido uma autólise.
 
Olha gente abri mais uma agora, depois de um tempo no copo ela perde um pouco dessas características, mas junto tb foi boa parte do aroma... E como foi muito fermento junto pra garrafa tá com muito aroma de fermento, uma pena mesmo
 
Olha gente abri mais uma agora, depois de um tempo no copo ela perde um pouco dessas características, mas junto tb foi boa parte do aroma... E como foi muito fermento junto pra garrafa tá com muito aroma de fermento, uma pena mesmo

Oi Frkleal,

Será que não foi a carbonatação? Vc pode talvez ter cometido algum engano no priming, suficiente pra deixar o nível de carbonatação alto demais.

Pode parecer pouco, mas ao mesmo tempo a carbonatação, em níveis diferentes, tem uma capacidade incrível de mudar todo o perfil sensorial da cerveja. Já me surpreendi várias vezes esperando um resultado (a partir da degustação de uma amostra do fermentador, sem gás), e obtendo outro na cerveja carbonatada.

Essa é uma ideia apenas. Contaminação sempre pode ser, mas não ajuda muito pensar nessa possibilidade. Observe por mudanças visuais. Quando uma contaminação atinge a cerveja no engarrafamento, é bastante comum que elas ocorram, como formação de biofilmes no gargalo, junto à superfície, ou turbidez maior no líquido (sem a mistura do fermento decantado).
 
Olá. Comigo aconteceu a mesma coisa.

Brassei uma IPL e, dessa vez, inventei em fazer o priming no balde de fermentação e não na garrafa (como fazia anteriormente).

Antes de engarrafar a cerveja estava muito cheirosa e não tinha sentido um amargor tão áspero.

PS: o método que utilizei na brassagem foi o First Wort Hopping e Late Hopping.

No Dry Hopping utilizei uma média de 5g/Litro.

Acredito em algumas hipóteses possíveis para esse resultado:

1. Alta carbonatação (8g/L)

2. Oxidação da cerveja ao realizar o priming

3. Alta quantidade de lúpulo no Dry Hopping (menos provável)
 
O engraçado é que está lembrando muito uma saison que eu fiz recentemente.

A única coisa que eu consigo cogitar é alguma cagada na hora de engarrafar.


Siga o instinto!!

Pode ser carbonatação, como o @Tiago sugeriu, ou pode ser contaminação com requicios de saison que ficou para trás em alguma etapa do processo e você não viu.

Faça uma boa inspeção visual nas mangueiras e torneiras, chillers, bombas, e deixe tudo de molho em sabão oxidante. (Vanish é uma opção, usei uma ou duas vezes.)

Eu fiquei impressionado com o tal Vanish quando precisei limpar garrafas de vinho velhas e bem mofadas/nojentas para um projeto que não tem nada a ver com alimentos. Pode ser uma opção.
 

Latest posts

Back
Top