Consumo de gás de cozinha

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jun 14, 2013
Messages
9
Reaction score
1
fala galera,
estou me preparando para a primeira brassagem e gostaria de saber se alguém tem uma estimativa do gasto com gás de cozinha em uma brassagem...
tenho um botijão pequeno 3,6kg e nao sei se é suficiente para a mostura e fervura.

abraços
 
Meus botijões duram entre 4 e 5 cervejas (50 litros em média), aquecendo água e fervendo com gás!

Att

Rodrigo

Fala rodrigo,
o seu é esse P13 de 13 kg?
bigPhoto_0.jpg
 
Esse de 13 kg da foto acima dura 5 levas de 20 litros e ainda sobra um pouco, mas sempre tive medo de usar essa sobra... hhehe. Mas uso o fogão normal para a mostura, e um fogareiro de 12 caulins pra fervura.

Pretendo fazer o aquecimento da agua de lavagem com resistência elétrica daqui pra frente. Acredito que com isso consiga fazer tranquilo 6 levas.
 
Exatamente, um P13.
Pago por ele R$ 42,00, desta forma considero que cada litro custa 0,25 cruzeiros em energia.
Fiz os cálculos para o sistema elétrico, considerando energia gasta para aquecer água, manter o HERMS funcionando e para fervura, considerando os valores da CEEE e o resultado não foi muito diferente, não lembro quanto.
A planilha de cálculo disso não está neste computador, quando localizá-la eu posto aqui.
O sistema elétrico é um pouco mais caro para implantação, na operação são quase equivalentes.
 
fala galera,
estou me preparando para a primeira brassagem e gostaria de saber se alguém tem uma estimativa do gasto com gás de cozinha em uma brassagem...
tenho um botijão pequeno 3,6kg e nao sei se é suficiente para a mostura e fervura.

abraços

Suficiente eu acho que é, se não me engano já fiz uma brassagem com um desses no meu primeiro equipamento de 25 litros.

Mas o P-13 é mais negócio, até porque para estes pequenos acho que não existe subsídio.
 
Back
Top