Consumo de energia elétrica de uma fermentação em geladeira.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Andreguetti

Well-Known Member
Joined
Oct 30, 2014
Messages
241
Reaction score
48
Gostaria de saber se alguém já fez o cálculo de consumo de energia elétrica de uma fermentação em geladeira simples?
Ou mesmo se saberia como calcular esse consumo em uma situação hipotética de 10 dias a +- 20C, 7 dias a +- 0,5C. Suponho eu que o consumo deve ser muito baixo para manter a 20C já que o compressor é ligado poucas vezes e por um curto período, enquanto que para manter a 0,5C por 7 dias deve ser o equivalente a 25% do consumo mensal de uma geladeira funcionando direto.

* Não sei se o consumo do termostato é relevante nesse caso...
** Se ja houver um topico semelhante não o encontrei, nesse caso por favor removam esse.
 
Isso é difícil de calcular assim... Uma coisa que quero a tempos exatamente pra responder essa pergunta é tipo um relógio digital a parte que vc liga entre a tomada e a geladeira e ele contabiliza a energia utilizada, custa um pouco mais de 100 pilas no ML.

Um pouco caro pra uma curiosidade né haha, mas um dia eu compro...
 
Não sei vcs mas tive uma aumento de r$50 a r$70 dependendo da temperatura ambiente da casa. Aqui é muito quente a temperatura interna na casa varia de 27℃ a 32℃. Só pra dar uma idéia, demora entrono de 7:30min pra aumentar 0,5℃ no fermentado quando a geladeira desliga e quase 13min pra baixar os 0,5℃. Consumo aumenta muito, já chegou a r$100 de aumento na conta de energia.
 
Voce teria que saber quanto tempo no mês a geladeira passa ligada, e fazer as contas com a potência ou consumo da mesma e o valor Kw/h na sua região..
 
A conta é simples, mas você precisa saber quantas horas o seu refrigerador fica ligado e a potência compressor.


A conta ficaria assim por exemplo: compressor de 100Watts ligado 24 horas por dia o mês inteiro.

Consumo= Potência*horas_dia*dias

Consumo=0,1kW*24h/dia*30dias=72kWh/mês.

Se multiplicar esse valor pela sua tarifa de energia você terá o gasto.

O que eu posso te dizer é que, durante a clarificação a 1C em uma leva de 50 litros minha geladeira com motor de 120W (não me lembro direito) fica ligada 12horas por dia alternando 15 minutos ligada 15 desligada. Isso em dias quentes.

Isso são valores aproximados, e este tempo(12h) varia de acordo com potência do refrigerador, temperatura externa, tipo de refrigerador (frost free ou normal),isolamento térmico, quantidade de cerveja, etc.
 

Latest posts

Back
Top