Confirmando dados Calculadora Brewers Friend

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ferorsan

Well-Known Member
Joined
May 19, 2015
Messages
200
Reaction score
68
Oi Pessoal, tudo bem?
Poderiam me confirmar se estou utilizando a calculadora de Pitch Rate da forma correta?

Minha meta é brassar uma Belgian Blond Ale, (segue a receita):
http://www.brewersfriend.com/homebrew/recipe/view/253031/ferna-bba

Estou utilizando a seguinte configuração na calculadora, com base na receita que estou usando:
PcICbN.png


Minhas duvidas:
Wort Volume corresponde ao volume de Breja que eu vou levar ao fermentador?

Cell Density está correto para o fermento t-58? me baseei na tabela que tem logo abaixo:

Yeast B cells/g
----------------------------
Safale K-97 - 14g
Safale S-04 - 8g
Safbrew T-58 - 18g
Safbrew S-33 - 16g
Saflager S-23 - 10g
Saflager S-189 - 9g

Considerando que um pacote de fermento tem 11,5 gramas, eu precisaria então de 1 pacote e meio?
 
Oi Pessoal, tudo bem?
Poderiam me confirmar se estou utilizando a calculadora de Pitch Rate da forma correta?

Minha meta é brassar uma Belgian Blond Ale, (segue a receita):
http://www.brewersfriend.com/homebrew/recipe/view/253031/ferna-bba

Estou utilizando a seguinte configuração na calculadora, com base na receita que estou usando:
PcICbN.png


Minhas duvidas:
Wort Volume corresponde ao volume de Breja que eu vou levar ao fermentador?

Cell Density está correto para o fermento t-58? me baseei na tabela que tem logo abaixo:

Yeast B cells/g
----------------------------
Safale K-97 - 14g
Safale S-04 - 8g
Safbrew T-58 - 18g
Safbrew S-33 - 16g
Saflager S-23 - 10g
Saflager S-189 - 9g

Considerando que um pacote de fermento tem 11,5 gramas, eu precisaria então de 1 pacote e meio?

Você está usando corretamente a calculadora. Mas..
Eu usaria os 2 pacotes cheios. Guardar pacote fracionado torna complicado saber quanto o fermento perderá de viabilidade. Além disso, a sua OG não é baixa, e pelo que entendi, a estimativa de 18b/g para o T-58 é otimista. Os fermentos perdem viabilidade com o tempo, e ainda tem o transporte e as condições de armazenamento aqui no Brasil. É sempre melhor errar pra cima, por isso a calculadora usa o valor default de 10b/g (desconsiderando o fabricante) para ser conservadora. Eu pessoalmente usaria o valor de 10b/g (que neste caso a calculadora apontará um leve underpitching), mas não usaria um terceiro pacote pois o underpitching é leve e os cálculos são conservadores.
 
Oi ferorsan,

Não aconselho a fracionar pacotes de fermento, é um risco pra contaminação e problemas com o fermento restante.

A tabela que indica 18bi/g é de um estudo que fez essa contagem, não é necessariamente o padrão. Considero melhor padrão que o brewers friend manteve, de 10bi/g, porque reúne uma média de medições e indicações feitas a respeito dos fermentos.

Se vc usar a proporção padrão, verá que 2 pacotes resultarão num pequeno underpitching ainda. Fica a teu critério usar 2 ou 3 pacotes nesse caso. 1 e meio acho inviável...

Abraço
 
Olá!
Considerando uma OG alta, > 1,060, eu usaria pro brewer 1.0 million cells / ml / degree plato e não o padrão 0,75 million cells / ml / degree plato
The Target Pitch rate drop down has the following values:
Minimum manufacturer's recommendation: 0.35 (ale only, fresh yeast only)
Middle of the road Pro Brewer 0.75 (ale)
Pro Brewer 1.00 (high gravity ale)
Pro Brewer 1.50 (minimum for lager)
Pro Brewer 2.0 (high gravity lager)
We recommend 0.75 for ales below 1.060 / 15 Plato. High gravity is considered above 1.060 / 15 Plato. Double those numbers for lagers.
 
Eu até arriscaria 3 pacotes, pois o T-58 tem o perfil com muitos esteres e um underpicthing poderia tornar essa característica ainda mais acentuada.
 
Back
Top