Comparativo moinhos de Rolo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Qual modelo indicado

  • OTIMIZA

  • MALTBITE MB80PLUS

  • MALTBITE MB80-T

  • MALTBITE MB140

  • MALTBITE MB140-T

  • MALTBITE MB80-3PLUS

  • MALTBITE MB80-3-T


Results are only viewable after voting.

Aguiar

Well-Known Member
Joined
Feb 11, 2017
Messages
206
Reaction score
35
Bom dia, pessoal.

Gostaria de saber a opinião de vocês (principalmente quem já fez a aquisição de moinhos de rolo) em relação aos moinhos que estão na tabela do comparativo.

OBSERVAÇÕES:
  1. A maltbite é uma empresa com bastante tempo, enquanto a outra atua no ramo de equipamentos cervejeiros há menos tempo;
  2. O moinho da OTIMIZA não possui nenhum periférico, enquanto os modelos 80 da MALTBITE possuem base e apoio para furadeira (ainda que rudimentar);
  3. O da MALTBITE informa algo sobre uma espécie de canal, usinado na tampa para distribuir melhor os grãos. Olhando, da pra ver que ele possui uns rasos. Não vi isso no da MALTBITE
  4. O moinho da OTIMIZA possui comunicação entre os rolos por meio de engrenagens.

CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO:
  1. Será usado de 2 a 4 vezes por mês, para levas de 50 litros;
  2. Será motorizado com auxílio de um motorredutor;
  3. Será montado sobre um "módulo", a fim de encaixar no keg e moer diretamente para lá;
  4. Busco moagem eficiente, ou seja, apenas uma passagem no moinho;
  5. Moro em cidade litorânea.

O fator financeiro não é um limitante, mas não deve ser desconsiderado. Busco um bom custo benefício.
Adicionei uma enquete. Por favor, façam as observações que julgarem pertinentes.

Grato
 

Attachments

  • comparativo moinho.JPG
    comparativo moinho.JPG
    65.9 KB · Views: 64
Bom dia!
Possuo o MaltBite MB80-T, e estou muito satisfeito, único contra é a maneira que o suporte deve ser fixado ao um balde por exemplo, mas não chega a ser um problema grave. Faço levas de 40 litros, e em poucos minutos consigo moer a média de 10 a 12kg de malte sem esforço.
Um detalhe na sua tabela, o MB80-T possui tratamento térmico sim, os rolos são 'temperados', esse foi um cuidado que tive ao comprar por questão de durabilidade.

Enviado de meu D2306 usando Tapatalk
 
Bom dia!
Possuo o MaltBite MB80-T, e estou muito satisfeito, único contra é a maneira que o suporte deve ser fixado ao um balde por exemplo, mas não chega a ser um problema grave. Faço levas de 40 litros, e em poucos minutos consigo moer a média de 10 a 12kg de malte sem esforço.
Um detalhe na sua tabela, o MB80-T possui tratamento térmico sim, os rolos são 'temperados', esse foi um cuidado que tive ao comprar por questão de durabilidade.

Enviado de meu D2306 usando Tapatalk

Obrigado, Josimar. E sim, você está certo, os T possuem o tratamento, os outros que não. Na hora de montar a tabela acabei trocando.
Você precisa passar no moinho mais de uma vez?
 
Apenas em uma passada, demorei um pouco pra encontrar a regulagem, utilizei um kit de chapas pra calibre/regulagem de válvulas que possuo, a cada regulagem ia testando com um pouco de malte. No meu moedor a melhor distância entre rolos foi 1,5mm.

Enviado de meu D2306 usando Tapatalk
 
Back
Top