Como saber se minha cerveja deu errado?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Unversed

Member
Joined
Apr 25, 2020
Messages
17
Reaction score
6
Location
São José dos Campos
Fiz minha primeira cerveja, mas ela estava com uma aparência leitosa após o tempo de fermentação.

Na receita estava indicando uma fermentação de 7 dias para uma Belgian Blonde Ale, porém tirei uma prova antes de passar para o cold crash, e ela estava com uma aparência estranha e leitosa, extremamente turva.
Como é minha primeira cerveja, não sei o que esperar. Todas as referências que vi foram de cervejas que deram certo, e nenhum lugar consegui achar uma referência de como fica caso algo dê errado.

De qualquer forma, passei para o cold crash e vou deixar alguns dias a frio para clarificação (adicionei gelatina incolor para ajudar no processo).

Há algum indicativo pra saber se ela deu errado antes do envase? Ou só vou saber depois de envasar e após o primming?
 
Chegou a provar?
Sim, provei antes de mandar pro cold.

Ela estava meio aguada, mas eu consegui sentir o sabor de "cerveja". Tem algo meio azedinho no fundo, que não sei dizer o que é...
Não consigo saber se estou com dificuldade pra identificar defeitos no sabor por conta da falta de gás, ou se é por fazer muito tempo que não tomo uma blonde ale... Tentei buscar uma no mercado aqui pra ter uma referência, mas sem sucesso.

Essa era a aparência dela quando tirei uma prova com 5 dias:

6062c492-9dd6-4110-a1c9-ef4115269153.jpg
7069d63b-1fce-4561-9e6f-e1cfae381c40.jpg


Estou tentando controlar a ansiedade, mas é complicado porquê eu não acho referências de como fica o líquido durante a fermentação, então não sei se tem algo errado.

De qualquer forma, segui as dicas aqui no fórum de não tentar consertar nada sem realmente saber se tem algo errado, a única coisa que fiz foi tirar provas do fermentador (pela torneira, sem abrir).

Uma coisa que notei: quando provei com 5 dias a cerveja parecia mais alcoólica e "quente" do que quando provei no final dos 7 dias indicados na receita.
 
Cara, parece normal... Adoro esses mistérios!
- Pra quanto era a receita e Quanto vc conseguiu mandar pro fermentador? Está usando que tipo de fermentador?
- Mediu OG em que momento? Como está a gravidade agora?
- Usou BIAB? Amassetou o saco antes tirar ele para levar à fervura?
 
Cara, parece normal... Adoro esses mistérios!
- Pra quanto era a receita e Quanto vc conseguiu mandar pro fermentador? Está usando que tipo de fermentador?
- Mediu OG em que momento? Como está a gravidade agora?
- Usou BIAB? Amassetou o saco antes tirar ele para levar à fervura?

Agora vocês me matam! kkkkk

- A Receita era pra 10L, consegui mandar por volta de 8L (derrubei um pouco por ter calculado mal a panela pra fervura, então deu uma transbordada).
- Então, pra minha primeira tentativa não quis comprar muita coisa, acabei ficando sem o densímetro... Estou as cegas.
- Não utilizei a bag. Coloquei o grão direto na água, depois separei o bagaço do mosto... Fiz a lavagem do grão utilizando uma peneirinha que tenho em casa (sanitizada antes do uso). Depois, antes de passar para a panela para fervura, utilizei a peneira novamente pra garantir que não havia bagaço.
 
Bom, taí sua resposta! Ela ficou turva e densa por falha (quer dizer, ausência) de filtragem kkkk... Os resíduos menores do bagaço devem estar todos em suspensão e misturados no mosto! Ela deve ficar mais clara após o cold... A sensação aguada é provavelmente pelo mesmo motivo ou... Também não deve ter controlado bem a temperatura! Mas não se preocupe, estou impressionado com seu estilo viking de fazer breja pela primeira vez kkkk.... na pior das hipóteses vai sair um cházinho gostoso!
 
Bom, taí sua resposta! Ela ficou turva e densa por falha (quer dizer, ausência) de filtragem kkkk... Os resíduos menores do bagaço devem estar todos em suspensão e misturados no mosto! Ela deve ficar mais clara após o cold... A sensação aguada é provavelmente pelo mesmo motivo ou... Também não deve ter controlado bem a temperatura! Mas não se preocupe, estou impressionado com seu estilo viking de fazer breja pela primeira vez kkkk.... na pior das hipóteses vai sair um cházinho gostoso!

Imaginei que poderia ser essa questão residual, pois fiz um teste de deixar uma quantidade um pouco menor que aquela da foto, pra observar se decantava, e o líquido ficou bem limpo.

Bom, pelo menos a temperatura eu tomei vergonha na cara e comprei um termômetro (por algum motivo bizarro, meu sonho era ter um termômetro pra ficar metendo nas coisas e saber a temperatura).

Como sou iniciante, não posso dizer com certeza mas, acho que estava tudo certo com o mosto.
Eu queria saber como era o gosto separado de cada item que compõe a cerveja, então provei cada um deles (malte, lúpulo, etc.), incluindo o mosto, e ele parecia bem doce (acho que essa é a ideia né? Ter açúcar...)

Bom, de qualquer forma, amanhã por volta das 22h vou dar uma fuçada e ver como tá pra eu envasar, atualizo aqui na postagem como as coisas estão indo.

E sobre o estilo viking, tá mais pra "quero começar um hobby, mas não tomei vergonha na cara pra gastar muito dinheiro" kkkkkk

Obrigado pelo apoio!
 
Tive a mesma dúvida nas primeiras brassagens, Unversed. Eu também experimento todas as fases do processo, o que é bom pra aprender e entender o que está acontecendo... mas isso gera muita ansiedade também, quando não se sabe o que esperar.

Pesquisei e recebi muita ajuda aqui no fórum, e segui com as recomendações: paciência e toca o barco. Todos são uníssonos que se tiver contaminado, você nem consegue beber!

É impressionante acompanhar o arredondamento dos sabores e aromas. Fiz uma American IPA que achei que tava com excesso de álcool superiores, depois de uns dias já tinha sumido. Um certo azedo numa Irish Red Ale, que depois foi totalmente anulado (mas ficou com um pouco de diacetil...).

Deixa correr!
 
Isso mesmo galera! Como em qualquer tipo de processo (neste caso entende-se "receita") o primordial é conhecer os ingredientes, o que cada um deles agrega ou retira do resultado final e suas proporções. Após minha 3ª brassagem passei a modificar algumas receitas prontas e acompanhar os resultados, e hoje crio as minhas próprias receitas. Ah, e uma dica! Deixem de preguiça e voltem no costume da vózinha de ter um "livro de receitas"... Anotem nele tudo que for relevante que daí é só alegria!
 
Atualização da cerveja pessoal (@EDGAR LOUZANO VERDILE tu que tava curioso, rs)

Finalizei o cold crash aqui, e retirei a cerveja pra envasar.

Ficou com a seguinte aparência
20200426_151330.jpg
20200426_151327.jpg
20200426_151316.jpg


Ela está com a cor que eu esperava, mas bem turva. Acredito que tenha sido pela falta de uso da bag, e a quantidade de sujeira que mandei pro fermentador.

Não tive problemas no envase, foi bem tranquilo. Envasei, fiz o primming (por volta de 6g/L) e deixei dentro do meu cooler de isopor em abrigo da luz.

O grande problema é o seguinte: minhas suspeitas de uma possível contaminação provavelmente são reais.
Provei um copo da cerveja antes de finalizar o envase, e ela está com algumas das características esperadas, porém com um aroma e sabor extremamente ácido e azedo.
Depois de realizar algumas buscas na internet, o sabor e aroma que mais se encaixa na lista de off-flavors é o ácido acétido (aquele gostinho de vinagre no fundo). Para confirmar, fiz a galera aqui de casa beber pra ver se era coisa da minha cabeça (não disse que estava com gosto de vinagre, só pedi pra eles descreverem o que sentiam), e todo mundo fechou a cara quando colocou o líquido na boca: "Eca, que azedo!".

Uma coisa que observei conversando com a minha namorada, e achei interessante foi que: ao longo dos dias eu fui provando a cerveja... Provei com 4 dias de fermentação, ela estava bem alcoólica, dando um "quentinho" depois de ingerido... Provei novamente no final, e a sensação alcoólica era bem menor.
Sei que pode haver perca natural do álcool por conta da levedura durante o processo de fermentação, mas, o perfil das bactérias que geram o ácido acético é de converter o álcool presente, em ácido. Isso faz muito sentido se ligar o fato do gosto de vinagre com a perca de sensação alcoólica durante o processo (me corrijam se eu estiver errado!).

De qualquer forma, ao que tudo indica meu veredito é: contaminei minha primeira breja.

Vou terminar o primming, ver se algum sabor muda, e tentar tomar... Caso não consiga, vai tudo pro ralo mesmo, e vida que segue!

Não me sinto triste neste fatídico momento, apenas com vontade de fazer minha próxima brassagem e corrigir os erros anteriores, que provavelmente foram de sanitização.
Irei repetir esta mesma receita com meu equipamento "viking" como disse o @EDGAR LOUZANO VERDILE, até conseguir o resultado perfeito!

Minha decisão pra próxima produção vai ser o uso do álcool 70, ao invés do iodo.

Obrigado pela atenção! Espero poder compartilhar uma breja de sucesso com vocês novamente daqui algumas semanas!

Abraços.

P.S.: Tive uma eficiência bem baixa! Consegui extrair apenas 6,5L de cerveja de uma receita que era pra 10L. Alguma dica de como aumentar isso?
 
Fala velho
A cor ta bonita sim, mas preocupa o gosto e o cheiro sim
Então minhas sugestões:
- Usa o bag na próxima
- Revisa todo seu processo de sanitização. Qual solução voce esta usando? Iodo? Alcool? Ac paracético? Tem um tempo minimo que essas soluções precisam ficar em contato com o equipamento para esterelização adequado (veja o Acido paracétido precisa ficar em contato por 10 minutos!)
- Em relação a eficiência enxergo de duas maneiras: Ou faz uma lavagem ou você faz o BIAB clássico ajustando a quantidade adequada de agua. Na lavagem da pra voce fazer o batch sparge ou fly sparge (da uma checada aqui no forum explicando sobre cada uma delas). Em relação ao BIAB, classicamente não precisa fazer lavagem, só que a quantidade de água que é colocada é bem maior que quando não se faz lavagem. Só calcular direitinho a agua dos dois. O Beersmith ajuda bastante nisso.
 
Cara,
Comprar receita pronta já vem com todas as quantidades de água que precisa. Nesse caso foi contaminação de processo mesmo, eu esperaria até o final mesmo. Envasaria, aguardaria o primming agir e tentaria beber. Lhe digo o seguinte, todo cervejeiro já jogou leva fora! Não desanime.

MINHA OPINIÃO, não tenha dó de investir nesse hobby. Esteja amparado para medições de gravidade, temperatura. Sanitização é o primordial.

Não estou falando para investir muito, mais invista o essencial. Caso persista sem investir, pode desaminar das produções devido aos resultados insatisfatórios. Fazer cerveja é algo trabalhoso, demorado. Invista sem medo.
 
Em relação a eficiência:

Eu faço bateladas de 5L, BIAB, com uma lavagem fly sparge num escorredor de macarrão. Eficiência TOTAL entre 65-70%.

Antes usava água total de 7,5 L e engarrafava aproximadamente 4L.
Quando passei a usar o BeerSmith e controlei melhor as perdas do processo (intensidade de fervura, quantidade de trub, processo de trasfega, etc), o BS ajustou o volume de água total para 11-12L para engarrafar 5L.
Para isso, lancei valores generosos (mas reais) de perda no processo, pois minha panela suporta esse volume. Cada um vai ter a sua "estratégia" de acordo com seu equipamento e processo.

O segredo é fazer o que o @EDGAR LOUZANO VERDILE falou: faça um caderno de anotações e anote ABSOLUTAMENTE TUDO. O BeerSmith trabalha com dados, e você tem que inseri-los corretamente para o cálculo ser correto. Te garanto que com umas três brassagens você já conhece bem esses números, e os compensa.
 
Fala @Unversed !
Cara, deixa eu compartilhar um pouco da minha história de brassagem aqui. Quando comecei também não sabia se iria pegar gosto pelo hobby, apesar de adorar cervejas em geral, e fiquei com receio de gastar muito.... É natural isso, afinal dinheiro é difícil de ganhar e fácil de gastar.
No meu caso hoje tenho investido um BOM dinheiro nisso...... Realizei várias compras que não me atenderam bem e tive alguns prejuízos, mas posso dizer que para o meu caso valeu e vale cada centavo investido! Tenho um tribloco para 100l e realizo brassagens praticamente toda semana, sejam levas de teste (nesse caso de 20l) ou brassagens completas de pelo menos 45l para consumo da família.

Dica 1: existem apps e softwares livres que fazem muito bem a vez de calculadoras cervejeiras como o Beersmith. Recomendo o Calculamos cerveja, app gratuito feito na Itália e totalmente em português, que é muito bom msm. Outra opção, que complementa esse app na minha opinião, é o Brewer's Friend - Homebrew Beer Recipes, Calculators, and Forum lá tem dicas e uma calculadora super completa que trata desde a receita a start de levedura, etc.
Dica 2: Por mais que se queira economizar, tem gastos que não podemos evitar, como é o caso de um densímetro. Sugiro um mini densímetro pois suas levas são pequenas e ele precisa de menos mosto para leitura (Sobra mais breja!).
Dica 3: como vc está fazendo BIAB na peneira, compre o saco de voal ou costure um em casa mesmo, é bem tranquilo de fazer e o voal custa nada praticamente.....apesar que esses bags são bem baratinhos tb.

Bem, por aí vai.... Qualquer coisa o forum está aqui para ajudar e sempre terá alguém para dar um pitaco sobre seus problemas.
Boas brejas!!!
 
Fala velho
A cor ta bonita sim, mas preocupa o gosto e o cheiro sim
Então minhas sugestões:
- Usa o bag na próxima
- Revisa todo seu processo de sanitização. Qual solução voce esta usando? Iodo? Alcool? Ac paracético? Tem um tempo minimo que essas soluções precisam ficar em contato com o equipamento para esterelização adequado (veja o Acido paracétido precisa ficar em contato por 10 minutos!)
- Em relação a eficiência enxergo de duas maneiras: Ou faz uma lavagem ou você faz o BIAB clássico ajustando a quantidade adequada de agua. Na lavagem da pra voce fazer o batch sparge ou fly sparge (da uma checada aqui no forum explicando sobre cada uma delas). Em relação ao BIAB, classicamente não precisa fazer lavagem, só que a quantidade de água que é colocada é bem maior que quando não se faz lavagem. Só calcular direitinho a agua dos dois. O Beersmith ajuda bastante nisso.

Obrigado pelo elogio a cor! Hahaha
- Encontrei um bag por um preço em conta, penso em comprar um.
- Estou usando iodo, mas vou migrar para o álcool na próxima.
- Vou procurar por essas duas técnicas.

O Beersmith possui alguma versão gratuita?
 
Cara,
Comprar receita pronta já vem com todas as quantidades de água que precisa. Nesse caso foi contaminação de processo mesmo, eu esperaria até o final mesmo. Envasaria, aguardaria o primming agir e tentaria beber. Lhe digo o seguinte, todo cervejeiro já jogou leva fora! Não desanime.

MINHA OPINIÃO, não tenha dó de investir nesse hobby. Esteja amparado para medições de gravidade, temperatura. Sanitização é o primordial.

Não estou falando para investir muito, mais invista o essencial. Caso persista sem investir, pode desaminar das produções devido aos resultados insatisfatórios. Fazer cerveja é algo trabalhoso, demorado. Invista sem medo.

Estou aguardando o primming, ansioso pelo resultado.

Vou deixar umas duas garrafas guardadas por meses, pra ver se sinto alguma alteração ao longo do tempo.

É, percebi que vou precisar comprar algumas coisas pra melhorar meu processo mesmo... Incluindo o densímetro e uma panela maior.

Tive que fazer o processo de mostura 2 vezes, porquê minha panela só suporta cerca de 7 litros de água.

Mas obrigado pelas dicas!
 
Em relação a eficiência:

Eu faço bateladas de 5L, BIAB, com uma lavagem fly sparge num escorredor de macarrão. Eficiência TOTAL entre 65-70%.

Antes usava água total de 7,5 L e engarrafava aproximadamente 4L.
Quando passei a usar o BeerSmith e controlei melhor as perdas do processo (intensidade de fervura, quantidade de trub, processo de trasfega, etc), o BS ajustou o volume de água total para 11-12L para engarrafar 5L.
Para isso, lancei valores generosos (mas reais) de perda no processo, pois minha panela suporta esse volume. Cada um vai ter a sua "estratégia" de acordo com seu equipamento e processo.

O segredo é fazer o que o @EDGAR LOUZANO VERDILE falou: faça um caderno de anotações e anote ABSOLUTAMENTE TUDO. O BeerSmith trabalha com dados, e você tem que inseri-los corretamente para o cálculo ser correto. Te garanto que com umas três brassagens você já conhece bem esses números, e os compensa.


Entendi!

Obrigado pela dica valiosa.

Mas acredito que no momento não vou me preocupar tanto com eficiência... Vou refinar meu processo e habilidades pra não ter nenhum defeito, e aí começar a arredondar os cantos.

Vou dar uma procurada no BeerSmith, e tentar jogar as receitas que tenho lá...
 
Tem free trial por 30 dias

Vale a pena calcular a eficiencia pra ajustar as receitas pra sua realidade
 
Obrigado pelo elogio a cor! Hahaha
- Encontrei um bag por um preço em conta, penso em comprar um.
- Estou usando iodo, mas vou migrar para o álcool na próxima.
- Vou procurar por essas duas técnicas.

O Beersmith possui alguma versão gratuita?

O Beersmith tem uma versão de avaliação de 30 dias, depois custa algo em torno de 150 reais, mas te digo, vale cada centavo. Depois que aprendi a usá-lo, mesmo basicamente, minhas brassagens mudaram completamente para melhor.
 
Olá pessoal!

Vim aqui atualizar vocês, provei uma garrafa que estava no primming e esse é o resultado:

Carbonatação de 7 dias, logo após colocar na taça:
1588390463753.png


Espuma algum tempo depois se manteve assim:
1588390514597.png


Estou bem impressionado com a mudança de sabor depois do primming, e tô achando bem gostosa de beber... Não sei se é porquê o filho é meu kkkk... mas se for vou tomar tudo sozinho e partir pra próxima.

Não consegui identificar nenhum off-flavor que me incomodasse (o azedo de vinagre sumiu magicamente).

Vou buscar alguma belgian blonde no mercado, ou em algum bar aqui na minha cidade, pra ter uma referência e comparar meu resultado, pois não tenho nenhuma lembrança de uma cerveja nesse estilo.

Muito obrigado aqueles que me ajudaram aqui no fórum!

E pros que estavam curiosos, aí está o resultado (@EDGAR LOUZANO VERDILE tá ai a viking beer kkk).

Bom, agora é só aperfeiçoar os equipamentos, melhorar processos, repetir a breja, e alcançar o mais próximo da perfeição que for possível... É um longo caminho, então vou com calma.

Abraços.

P.S.: A cerveja está bem turva, mas acredito conseguir consertar isso com alguns aprimoramentos no processo.
 
Olá pessoal!

Vim aqui atualizar vocês, provei uma garrafa que estava no primming e esse é o resultado:

Carbonatação de 7 dias, logo após colocar na taça:
View attachment 123460

Espuma algum tempo depois se manteve assim:
View attachment 123461

Estou bem impressionado com a mudança de sabor depois do primming, e tô achando bem gostosa de beber... Não sei se é porquê o filho é meu kkkk... mas se for vou tomar tudo sozinho e partir pra próxima.

Não consegui identificar nenhum off-flavor que me incomodasse (o azedo de vinagre sumiu magicamente).

Vou buscar alguma belgian blonde no mercado, ou em algum bar aqui na minha cidade, pra ter uma referência e comparar meu resultado, pois não tenho nenhuma lembrança de uma cerveja nesse estilo.

Muito obrigado aqueles que me ajudaram aqui no fórum!

E pros que estavam curiosos, aí está o resultado (@EDGAR LOUZANO VERDILE tá ai a viking beer kkk).

Bom, agora é só aperfeiçoar os equipamentos, melhorar processos, repetir a breja, e alcançar o mais próximo da perfeição que for possível... É um longo caminho, então vou com calma.

Abraços.

P.S.: A cerveja está bem turva, mas acredito conseguir consertar isso com alguns aprimoramentos no processo.
Show Man! Parabéns!!! E eu não me preocuparia tanto com a turbidez... nunca usei gelatina na minha e sempre ficou dentro do esperado.... E um produto artesanal!!!
 
Pra primeira ficou ótima cara, fazendo na raça sem muitos equipamentos. Parabéns. Agora é controlar mais o processo e manter as brassagens.

Deixa ela carbonatando mais um pouquinho que o sabor só vai arredondando. Cheers!
 
taca-le pau marco véio! Hoje peguei para ver os comentários da galera... Lê aí:
- A breja ficou linda, meus parabéns!
- Como uns amigos escreveram, invista sem dó em controle de temperatura, sanitização e controle de gravidade (mini densímetro com proveta DE VIDRO... minha primeira foi de plástico e quando comprei uma de vidro percebi a diferença... eu te dou a minha de plástico se você quiser, vem buscar ou paga o frete kkk);
- a bag é indispensável;
Você comentou que sua panela é pequena... então sugiro fortemente que compre uma maior, você desanimou no começo e se surpreendeu no final, então com base nas minhas experiências eu diria para se apertar um pouquinho e arrumar uma panela de pelo menos 45 litros... é a evolução natural que vejo em você, jovem gafanhoto... Se quiser comprar uma de 15L eu te vendo a minha que está parada aqui kkk... Já fiz levas de 40L na minha panelinha de 15, funcionou mas o trabalho dobra... ou triplica!
De resto, manda bala man! tudo dá certo quando se faz o que gosta!
 
Olá pessoal!

Vim aqui atualizar vocês, provei uma garrafa que estava no primming e esse é o resultado:

Carbonatação de 7 dias, logo após colocar na taça:
View attachment 123460

Espuma algum tempo depois se manteve assim:
View attachment 123461

Estou bem impressionado com a mudança de sabor depois do primming, e tô achando bem gostosa de beber... Não sei se é porquê o filho é meu kkkk... mas se for vou tomar tudo sozinho e partir pra próxima.

Não consegui identificar nenhum off-flavor que me incomodasse (o azedo de vinagre sumiu magicamente).

Vou buscar alguma belgian blonde no mercado, ou em algum bar aqui na minha cidade, pra ter uma referência e comparar meu resultado, pois não tenho nenhuma lembrança de uma cerveja nesse estilo.

Muito obrigado aqueles que me ajudaram aqui no fórum!

E pros que estavam curiosos, aí está o resultado (@EDGAR LOUZANO VERDILE tá ai a viking beer kkk).

Bom, agora é só aperfeiçoar os equipamentos, melhorar processos, repetir a breja, e alcançar o mais próximo da perfeição que for possível... É um longo caminho, então vou com calma.

Abraços.

P.S.: A cerveja está bem turva, mas acredito conseguir consertar isso com alguns aprimoramentos no processo.
Maravilha! É por aí mesmo....
Eu pessoalmente nunca usei gelatina nem nada para clarificar, com o tempo aprendi a deixar as brejas bem "limpas", mas isso para mim não é determinante. É um produto handmade, citando você, uma breja vikking! Turbidez não importa muito.
Siga firme.
Abs e boas brejas!
 
Sim, provei antes de mandar pro cold.

Ela estava meio aguada, mas eu consegui sentir o sabor de "cerveja". Tem algo meio azedinho no fundo, que não sei dizer o que é...
Não consigo saber se estou com dificuldade pra identificar defeitos no sabor por conta da falta de gás, ou se é por fazer muito tempo que não tomo uma blonde ale... Tentei buscar uma no mercado aqui pra ter uma referência, mas sem sucesso.

Essa era a aparência dela quando tirei uma prova com 5 dias:

View attachment 123428View attachment 123429

Estou tentando controlar a ansiedade, mas é complicado porquê eu não acho referências de como fica o líquido durante a fermentação, então não sei se tem algo errado.

De qualquer forma, segui as dicas aqui no fórum de não tentar consertar nada sem realmente saber se tem algo errado, a única coisa que fiz foi tirar provas do fermentador (pela torneira, sem abrir).

Uma coisa que notei: quando provei com 5 dias a cerveja parecia mais alcoólica e "quente" do que quando provei no final dos 7 dias indicados na receita.

olá cara sou novo no grupo, e fiz exatamente a mesma receita que você, passei por essa ansiedade kkkkkk
no meu caso foi a ansiedade do airlock kkkkkkk

WhatsApp Image 2020-05-11 at 16.54.01.jpeg

pode notar que na minha primeira vez que fiz no densimentro isso com 5 dias de fermentação a cor ficou muito parecida com a sua quando foi para o cold, depois foi atunuando e a cor melhorou... essas fotos são antes do cold, agora ela está no cold... o sabor dela esta bom, achei o corpo baixo... mas vamos ver quando for para o primmig. também é minha primira espero que de a sorte que você deu.
 
olá cara sou novo no grupo, e fiz exatamente a mesma receita que você, passei por essa ansiedade kkkkkk
no meu caso foi a ansiedade do airlock kkkkkkk

View attachment 123561
pode notar que na minha primeira vez que fiz no densimentro isso com 5 dias de fermentação a cor ficou muito parecida com a sua quando foi para o cold, depois foi atunuando e a cor melhorou... essas fotos são antes do cold, agora ela está no cold... o sabor dela esta bom, achei o corpo baixo... mas vamos ver quando for para o primmig. também é minha primira espero que de a sorte que você deu.

Opa!

Muito bom cara, parabéns!

Minha cerveja ficou bem saborosa depois do primming, e eu já tomei minha brassagem inteira! hahaha
Ela tem o corpo bem baixo mesmo... E é bem seca!

Atualiza aqui depois do primming pra gente ver como ficou!

Eu já estou preparando minha próxima brassagem, e estou aumentando meu equipamento...

Boas brejas!

Abraços.
 
Eu gastei uma grana para começar
comprei balde fermentador 12 Litro (80 Reais)
comprei densimetro e proveta tudo de vidro (110,00 REAIS)
comprei iodo por (13 Reais)
comprei um termometro digital daqueles de aguario (40 reais)
comprei uma balança de presição por (40 reais )
__________________________________________________________
só nesse investimento incial deu 283 reais :eek:

os insumos foi uns 60 reais + 20 conto de agua kkkk

minha panela de 8 litros (de fazer o dobro na mesma panela, que a OG fica super alta e depois dilui com agua na casa do 60 graus ) para completar o volume de fervura e no final adciona mais agua mineral no fermentador. (não é o melhor dos mundos mas deu o volume certo e ajudou a fazer um especie de Chillder no final para baixar a temperatura)

agora comprei uma penela maior para o proxima brassagem
também to comprando um arrolhador porque as growler pet aqui na minha cidade tá inviavel
to me animando
 
Eu gastei uma grana para começar
comprei balde fermentador 12 Litro (80 Reais)
comprei densimetro e proveta tudo de vidro (110,00 REAIS)
comprei iodo por (13 Reais)
comprei um termometro digital daqueles de aguario (40 reais)
comprei uma balança de presição por (40 reais )
__________________________________________________________
só nesse investimento incial deu 283 reais :eek:

os insumos foi uns 60 reais + 20 conto de agua kkkk

minha panela de 8 litros (de fazer o dobro na mesma panela, que a OG fica super alta e depois dilui com agua na casa do 60 graus ) para completar o volume de fervura e no final adciona mais agua mineral no fermentador. (não é o melhor dos mundos mas deu o volume certo e ajudou a fazer um especie de Chillder no final para baixar a temperatura)

agora comprei uma penela maior para o proxima brassagem
também to comprando um arrolhador porque as growler pet aqui na minha cidade tá inviavel
to me animando
Aí sim!

Eu tô tentando ir com calma com os gastos... Quero sentir a parada primeiro e ir evoluindo aos poucos.

Gastei pro volta de uns 150 até agora kkkk, mas provavelmente passo disso conforme for gostando.
 
olá cara sou novo no grupo, e fiz exatamente a mesma receita que você, passei por essa ansiedade kkkkkk
no meu caso foi a ansiedade do airlock kkkkkkk

View attachment 123561
pode notar que na minha primeira vez que fiz no densimentro isso com 5 dias de fermentação a cor ficou muito parecida com a sua quando foi para o cold, depois foi atunuando e a cor melhorou... essas fotos são antes do cold, agora ela está no cold... o sabor dela esta bom, achei o corpo baixo... mas vamos ver quando for para o primmig. também é minha primira espero que de a sorte que você deu.
[/QUOTE
Opa!

Muito bom cara, parabéns!

Minha cerveja ficou bem saborosa depois do primming, e eu já tomei minha brassagem inteira! hahaha
Ela tem o corpo bem baixo mesmo... E é bem seca!

Atualiza aqui depois do primming pra gente ver como ficou!

Eu já estou preparando minha próxima brassagem, e estou aumentando meu equipamento...

Boas brejas!

Abraços.
outra duvida é qual temperatura tu fez o cold ;? to a 3 dias a 7 graus
 
Eu comecei com um kit de 10lts tbm. To com uma panela chinesinha de 52 litros agora. hahaha Mais de 20 brassagens. Tive o mesmo pensamento de vcs, o empurrãozinho foi da minha esposa, chegou com um kit de 10 lts da lamas de presente de natal (QUE MULHER) depois dei sorte e um colega me emprestou seu equipamento de 20 lts, panelas fermentadores e tal. Meu maior investimento foi nesse equipamento de 52 litros. Agora parei, não tenho nem espaço pra aumentar a produção.

Quanto a temperatura colega 7 graus é muito pra cold, tenta mandar a 2 graus. Poe garrafa PET de gelo em volta, tenta abaixar.
 
7°c? Não consegue abaixar um pouco mais?
de noite consigo chegar a 5 graus,
mas acho que amanha vou levar ela para geladeira, tentar arrumar um espaço.
to fazendo o controle de temperatura no cooler, o dinheiro não deu para comprar o termostato agora, tenho uma freezer mas acho que ela congelaria.
 
de noite consigo chegar a 5 graus,
mas acho que amanha vou levar ela para geladeira, tentar arrumar um espaço.
to fazendo o controle de temperatura no cooler, o dinheiro não deu para comprar o termostato agora, tenho uma freezer mas acho que ela congelaria.
Boa... cara, eu uso um freezer aqui, com um termostato STC1000 (dos mais baratinhos, cerca de R$60,00) e atende perfeitamente.... Não precisa desmontar nada do freezer, liga na tomada e já era. Acho que vale o investimento, porque a 7º não terá muito efeito de clarificação...
 
Boa... cara, eu uso um freezer aqui, com um termostato STC1000 (dos mais baratinhos, cerca de R$60,00) e atende perfeitamente.... Não precisa desmontar nada do freezer, liga na tomada e já era. Acho que vale o investimento, porque a 7º não terá muito efeito de clarificação...
mandei para minha geladeira, minha galadeira é nova e muito boa, ajustei a potencia maxima, e consegui atingir 2 graus, com termometro colado na lateral do balde e isolado com fita isolante
nessa quarentena tá dificil de comprar essas coisas e aqui no ceara o mais barato é 150, mas em breve vou por um termostato na minha freezer ai vai ficar um aço.

quanto o risco de contaminação na geladeira ? é muito grande, limpei bem com alcool 70 a geladeira antes de por o fermentador e borrifei bastante alcool no airlock.
 
mandei para minha geladeira, minha galadeira é nova e muito boa, ajustei a potencia maxima, e consegui atingir 2 graus, com termometro colado na lateral do balde e isolado com fita isolante
nessa quarentena tá dificil de comprar essas coisas e aqui no ceara o mais barato é 150, mas em breve vou por um termostato na minha freezer ai vai ficar um aço.

quanto o risco de contaminação na geladeira ? é muito grande, limpei bem com alcool 70 a geladeira antes de por o fermentador e borrifei bastante alcool no airlock.

Cara,
2 graus ta ótimo já. Não se preocupe nesse primeiro momento. Depois investe no controlador. Quanto a contaminação da geladeira o balde está lacrado. Se não abrir sem erro.
 
ai na hora de por a gelatina eu tiro ele da geladeira ?
aí depende do seu espaço, uso frigobar então tiro o balde pra fazer Dry hopping, gelatina e etc. Caso consiga fazer dentro da geladeira melhor, não faz turbulência no balde. Borrife alcool 70 em volta do balde, nas mãos e vai que vai.
 
Back
Top