Como limpar o fermentador depois de uma contaminação?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ThadeuPenna

Well-Known Member
Joined
Jan 27, 2014
Messages
223
Reaction score
67
Tive um caso destes de (acho) lactobacilos, com a formação de um filme fino no fermentador. Qual o procedimento para a limpeza do fermentador ? A sanitização é suficiente, ou devo tomar algum cuidado a mais ?
 
Considerando que o fermentador é de plástico, eu sugiro você encher com uma solução de água + água sanitária (eu uso ~50ml de água sanitária para cada 10 litros d'água) e deixar de de um dia pro outro com a tampa fechada.

Eu gosto da água sanitária porque ela ajuda a soltar a sujeira das paredes do fermentador ao mesmo tempo que sanitiza.

Depois, basta fazer uma limpeza mecânica suave com uma esponja macia.

Se o fermentador tiver torneira, retire, demonte e deixe de molho em um recipiente fechado com a mesma solução de água + água sanitária (isso eu recomendo a cada uso do fermentador).
 
Também já procedi assim que nem o Paulo e funciona bem. Só tem que cuidar pra não passar muito na concentração de agua sanitaria porque senão pode ficar com cheiro impregnado no fermentador.
 
E o uso do Iodophor para sanitizar o fermentador? devo proceder primeiro como disse? agua + agua sanitária e só depois limpar com o Iodophor?
 
Depois disso, lava ele normalmente com água, esponja e detergente neutro..... e então sanitiza normalmente com Iodophor como iria fazer pra qualquer outra leva (mas reveja seus critérios, já que teve uma contaminação por cometer algum erro).

Abraço,
 
um lugar que é mais difícil de limpar é a válvula ou torneira do fermentador. Acho interessante tirar vedação de silicone e válvula e, após lavar com sabão neutro e água, deixar imerso em solução de iodophor.
 
um lugar que é mais difícil de limpar é a válvula ou torneira do fermentador. Acho interessante tirar vedação de silicone e válvula e, após lavar com sabão neutro e água, deixar imerso em solução de iodophor.

Sim, mas isso aí tem que ser pra TODAS as levas, não só pras que contaminam.
Tirar torneiras, limpar elas por fora e por dentro, sempre verificar visualmente.
Roscas e peças são focos de acumulo de sujeira e possível contaminação.

Abraço
 
Sim, mas isso aí tem que ser pra TODAS as levas, não só pras que contaminam.
Tirar torneiras, limpar elas por fora e por dentro, sempre verificar visualmente.
Roscas e peças são focos de acumulo de sujeira e possível contaminação.

Abraço

Justamente, a ideia é fazer isso em todas com essas conexões. Ja com o balde, so lavar com sabão neutro, agua e esponja macia, e sanitizar apenas no dia da próxima brasssg acho que ta bom, certo?
 
Justamente, a ideia é fazer isso em todas com essas conexões. Ja com o balde, so lavar com sabão neutro, agua e esponja macia, e sanitizar apenas no dia da próxima brasssg acho que ta bom, certo?

Isso...

Às vezes também eu deixo de molho com água sanitária as bombonas, porque algumas poucas cepas aderem à parede. Essas bombonas retangulares ainda tem uma parede levemente mais aspera do que os baldes, mas acontece com eles também. E com aquele colar que o krausen forma, se ficar muito tempo fermentando/maturando a cerveja, aquela sujeira vai secando e depois precisa fazer muita força com a esponja ou até usar o lado áspero dela, que não é o ideal. Nesses casos também deixo de um dia pro outro com água só, se não resolver vai um pouco de agua sanitaria também... mas sempre em baixas concentrações pra não pegar cheiro no plástico.

Abraço
 
Beleza... Até agora não tive problemas com o krausen. Jogando uma aguinha pra amolecer, sempre consegui tirar com o lado mais macio da esponja.

Valeu pelas dicas!
 
Posso fazer o mesmo com bombonas de 50 litros? Como devo proceder como a tampa tem aquela borracha?
Obrigado.
 
Eu curti bastante essa torneira importada: http://loja.weconsultoria.com.br/to...iametro-3-4-para-fermentador-vermelha-p45137/

Pode ser praticamente toda desmontada e consequentemente é mais fácil de limpar e por não ter borrachas não impregna tanta sujeira.

Outra vantagem dela é que pode ser virada em 360o, sem desrosquear, pois possui um mecanismo de giro em falso. Dessa forma dá para deixá-la bem próxima do fundo do fermentador, virando a saída para baixo, somente durante as transfegas
 
Será que se usar um copo americano de agua sanitaria e deixar de molha na solução agua saintaria + 50l de agua ja resolve ?
 
1% = 49,5l agua + 0,5l hipoclorito.
Ideal para este fim.
Deixe de um dia para o outro.
 
Bom dia amigos. Aproveitando o tópico, gostaria de trazer aqui uma dúvida que tenho quanto á lavagem e sanitização de um fermentador cônico de 100L da indupropil que adquiri recentemente. Na parte da lavagem não consigo levar a mão até o final do fermentador pra lavar com esponja, alguém aqui tem fermentadores maiores como este? Como fazem para lavar adequadamente? Na parte de sanitização apenas borrifam o sanitizante como nos baldes menores ou tem que encher até um certo nível de sanitizante pra ser eficiente? Ainda não usei, e pretendo fazer as primeiras brassagens no equipamento novo essa semana! Abraço e Saúde!
 
além de todas limpezas sugeridas eu tbm limparia com meu vaporizador de àgua quente
 
Isso...

Às vezes também eu deixo de molho com água sanitária as bombonas, porque algumas poucas cepas aderem à parede. Essas bombonas retangulares ainda tem uma parede levemente mais aspera do que os baldes, mas acontece com eles também. E com aquele colar que o krausen forma, se ficar muito tempo fermentando/maturando a cerveja, aquela sujeira vai secando e depois precisa fazer muita força com a esponja ou até usar o lado áspero dela, que não é o ideal. Nesses casos também deixo de um dia pro outro com água só, se não resolver vai um pouco de agua sanitaria também... mas sempre em baixas concentrações pra não pegar cheiro no plástico.

Abraço

Para limpar o fermentador e remover todo o krausen que possa existir, uso o detergente kalyclean S330. Encho o fermentador de agua e coloco a concentração indicada e em uma duas horas já é possível remover toda a sujeira.
 
1% = 49,5l agua + 0,5l hipoclorito.
Ideal para este fim.
Deixe de um dia para o outro.

Boa noite pessoal. Estou ressuscitando o tópico!

Amarildo e quem mais puder ajudar,

Essa concentração de 1% seria de hipoclorito puro diluído em água? Pergunto isso pois na água sanitária que tenho mostra no rótulo (e na Fispq) uma concentração de 2,5% p/p (veja a imagem anexa).

Seguindo o seu raciocínio, para 60 litros teria que ter 600ml de hipoclorito. Se não errei nos cálculos, em uma concentração de 2,5% p/p teria que usar cerca de 24 litros de água sanitária (2,5% de 24 = 0,6), mais 36 de água (H2O).

É isso mesmo ou errei de muuuuiiiitttooo longe?

Obs.: não entendo nada de química.

Obrigado pela ajuda!
Água sanitária Barbarex 02-02.jpg
 
Alguém sabe explicar ao certo qual o cálculo correto da diluição da água sanitária para limpeza da bombona fermentador?
 
Bruno, foquei mais na água sanitária porque é mais fácil de usar e bem menos perigosa que a soda cáustica.

Mas se a soda cáustica tiver a mesma eficácia da água sanitária para eliminar os possíveis focos de contaminação, é uma boa ideia. Três perguntas:

- será que podemos considerar que a soda cáustica resolveria o problema de contaminação de um fermentador plástico bombona?
- qual seria a diluição indicada?
- por quanto tempo devemos deixar o fermentador com soda cáustica para eliminar uma contaminação?
 
Bruno, foquei mais na água sanitária porque é mais fácil de usar e bem menos perigosa que a soda cáustica.

Mas se a soda cáustica tiver a mesma eficácia da água sanitária para eliminar os possíveis focos de contaminação, é uma boa ideia. Três perguntas:

- será que podemos considerar que a soda cáustica resolveria o problema de contaminação de um fermentador plástico bombona?
- qual seria a diluição indicada?
- por quanto tempo devemos deixar o fermentador com soda cáustica para eliminar uma contaminação?

1. Na minha opinião sim, inclusive é o método utilizado nas cervejarias;
2. 2%, ou seja, 20g para cada litro de água, se possível, em 60 graus C (se for balde alimentício suporta essa temperatura. Para bombonas, melhor ser água fria msm);
3. Isso não sei bem ao certo, mas eu deixaria 1 dia completo, depois descartaria e lavaria com bastante água corrente.
 
Bruno, foquei mais na água sanitária porque é mais fácil de usar e bem menos perigosa que a soda cáustica.

Mas se a soda cáustica tiver a mesma eficácia da água sanitária para eliminar os possíveis focos de contaminação, é uma boa ideia. Três perguntas:

- será que podemos considerar que a soda cáustica resolveria o problema de contaminação de um fermentador plástico bombona?
- qual seria a diluição indicada?
- por quanto tempo devemos deixar o fermentador com soda cáustica para eliminar uma contaminação?

Lembre-se... só não rola soda caustica em recipientes de aluminio.
 
Back
Top