Como chegar no starter adequado

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Turon

Member
Joined
Dec 29, 2015
Messages
24
Reaction score
2
Fala ae pessoal! Esse final de semana estarei usando fermento liquido pela primeira vez. estarei fazendo 40 L de uma IPA com 1.063 de OG. A calculadora do brewers friend calculou 4.2 litros de starter. O problema é que tenho 1 erlenmayer de 1L e um de 3 L. Existe alguma maneira de conseguir chegar na taxa de inoculação correta sem ter que comprar um erlenmayer maior?

Enviado de meu GT-I8552B usando Tapatalk
 
Você pode fazer um starter menor e uma nova etapa maior.
De qualquer modo, coloque aqui o screenshot do cálculo que está usando, talvez tenha configurado algo errado.
 
Fala ae pessoal! Esse final de semana estarei usando fermento liquido pela primeira vez. estarei fazendo 40 L de uma IPA com 1.063 de OG. A calculadora do brewers friend calculou 4.2 litros de starter. O problema é que tenho 1 erlenmayer de 1L e um de 3 L. Existe alguma maneira de conseguir chegar na taxa de inoculação correta sem ter que comprar um erlenmayer maior?

Enviado de meu GT-I8552B usando Tapatalk

Faça um starter de 1 litro de um dia para o outro. Deixa em geladeira por umas 12h, descarta o sobrenadante e faz outro starter com essa lama no erlen maior.

Observe que existe o Growth Rate na calculadora, que é a taxa de crescimento. Ela diminui quanto há muitas células para pequenos volumes.

O que você pode fazer para ter uma taxa boa é, pegar a lama do primeiro e dividir propagando a partir de metade somente, tendo em mente que essas transfegas podem aumentar o risco de contaminações, portanto é sempre bom fazê-las próxima a uma chama acesa e em um ambiente sem correntes de ar.

Eu por exemplo vou fazer uma IPA sexta de 55 litros.

Estou fazendo 3 starters.

1 de 1 litro no primeiro dia.

1 de 1,5 litros no segundo dia, com metade do volume do primeiro erlen, totalizando 2 litros e consequentemente metade das células do primeiro.

Então a outra metade eu deixo em geladeira para decantar bem.

Amanhã farei um starter final de 2 litros, descartando o sobrenadante do primeiro starter e adicionando somente a lama, aproveitando assim todo o volume desse último.

Dessa forma eu conseguirei as células necessárias.

Como minhas levas cresceram recentemente, ainda não comprei erlen maiores, mas pretendo investir nisso, para evitar de fazer tanta propagação
 
Muito obrigado pelas respostas pessoal! Vou começar hoje para brassar na sexta!

Enviado de meu GT-I8552B usando Tapatalk
 
Olá pessoal. Assim como o Turon, também estou pensando em começar a utilizar leveduras líquidas nas minhas levas, propagadas a partir de starter. Por enquanto estou só no campo dos estudos e tenho lido tudo o que encontro sobre crescimento e propagação de leveduras. A minha principal dúvida é em relação ao tempo de realização do starter. Pela calculadora do Brewsfriend não identifiquei o tempo necessário para a duplicação da população de células, ou seja, não consegui descobrir a taxa de reprodução pra saber quanto tempo deixar o starter crescendo pra atingir o número de células necessárias para o correto Pitching Rate. Se alguém puder me dar um "norte" de como obter essa informação, fico muito grato! Cheers! :mug:
 
Back
Top