Como calcular a eficiência da brassagem?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

danilonog

Active Member
Joined
Jan 9, 2016
Messages
35
Reaction score
3
Estou começando a fazer cerveja agora, e quero configurar meu beersmith corretamente, e gostaria de saber como faço para calcular a eficiência da brassagem?
 
Estou começando a fazer cerveja agora, e quero configurar meu beersmith corretamente, e gostaria de saber como faço para calcular a eficiência da brassagem?

Eu diria que não tem como saber a eficiência antes de brassar algumas vezes no seu equipamento.
Comece com um chute, tipo 70% de eficiência.
Coloque esse valor no campo eficiência, configure seu equipamento e monte sua receita.
Vá jogando todos os dados (densidades, volumes etc) que vc obtiver durante a brassagem no BS que ele te informará a eficiência real.
Na brassagem seguinte, vc informa a eficiência que o BS te informou e assim vc vai ficando mais e mais assertivo.
Abraço!
 
Eu comecei com 60% (all-grain e bazzoka), hoje estou com uma média de 72%.

Nas próximas brassagens vou fazer batch sparge (não fiz ainda porque me da uma preguiça enorme em bagunçar toda a cama de grãos que já está la bonitinha, entao fazia fly-sparging mesmo sabendo que a eficiência para filtro bazzoka é prejudicada), e espero aumentar a eficiência em 4-5%, se for menos do que isso prefiro economizar no tempo, comprar mais grãos e continuar no fly-sparging.
 
em algumas fontes que li, tem uma fórmula matemática para calcular a eficiência, mas alguns dizem que uma fórmula, outros dizem que é outra, o que tenho percebido nesse universo das cervejas artesanais é justamente isso, cada um faz do seu jeito, e ai fica dificil saber qual é maneira mais correta.
 
em algumas fontes que li, tem uma fórmula matemática para calcular a eficiência, mas alguns dizem que uma fórmula, outros dizem que é outra, o que tenho percebido nesse universo das cervejas artesanais é justamente isso, cada um faz do seu jeito, e ai fica dificil saber qual é maneira mais correta.

é que tem vários tipos de eficiencia, do volume, da extração, e geral. Creio que o pessoal fala aí mais relativo à geral mesmo, No BS tem todas elas. Abraço.
 
Back
Top