Colocar o mosto quente no fermentador

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Nov 8, 2020
Messages
17
Reaction score
6
Location
Brasil
Bom dia a todos. Vou para a terceira brassagem.
Uso um fermentador de galão de água de 20L e estou pensando em passar o mosto quente para o fermentador (usando peneira de aço para oxigenar) ainda ANTES de resfriar para diminuir o risco de contaminação e, só em seguida resfriar o fermentador no banho gelado e depois inocular.
Alguém acha que vai dar errado ? :)
 
Walter. Bom dia. Vc até poderá fazer da maneira que pretende, mas há alguns pontos a considerar.
- o fermentador que está usando aguenta a temperatura que vc vai mandar o mosto??
- vc terá que oxigenar após resfriamento, pois levará umas boas horas para baixar a temperatura e certamente perderá a oxigenação...
Técnica semelhante se chama "no chill", a qual o mosto permanece na panela de fervura e é colocado no fermentador após resfriar naturalmente.....
Acho que não terá bons resultados com sua intenção.... a menos que tenha tido algum problema em seu equipamento, não procederia desta forma....
Abraços
 
Seja bem-vindo, Walter!

Sem problemas! Muita gente que usa chiller de imersão faz isso para fazer um whirpool melhor (a quente), resfriando o mosto já limpo.

Só tome cuidado como material dos galões: com líquidos muito quentes, eles derretem e ficam do tamanho de uma garrafa pet kkkkkkk faça testes te temperatura.
 
Bom dia Daniel e Filipe.
O galão até acho que aguenta a temperatura pois é daqueles de 20 L retornável, o plástico é bem grosso.
Pretendo colocar o galão inteiro no tanque com PETs cheias de água congelada e derramar o mosto quente passando pela peneira de aço, ou seja: o fermentador vai estar no ambiente gelado e o mosto entra 'aerado'. A diferença para o que faço atualmente é que coloco a panela inteira no tanque gelado antes de levar o mosto para o fermentador. Vou fazer e dou notícias ;-)
 
O resfriamento na panela é importante pra decantar o trub e consequentemente não levá-lo até o fermentador. No no-chill vai a bagaça toda pro fermentador.
 
Oxigenação deve ser feita a baixa temperatura.

Com o mosto direto da fervura você vai conseguir é oxidação.
 
O galão até acho que aguenta a temperatura pois é daqueles de 20 L retornável, o plástico é bem grosso.
Eu fiz minha ressalva por experiência própria: coloquei água bem quente em um desses retornáveis de 10L, para sanitizar, e vi ele virar uma garrafinha kkkkkkk
 
Obrigado Cassaro, esqueci de comentar que é biab.

Obrigado Caramba, vc está certo... acabei de desistir :) vou continuar resfriando na panela antes de mandar para o fermentador.
 
O plástico não tem a mesma troca de calor do metal, seja alumínio, inox, etc... Logo já perderia eficiência no resfriamento.
A aeração nesse caso se perderia , pois vai levar algumas boas horas até atingir a temperatura de inoculação.
 
Olá Walter! Sob o meu ponto de vista há algumas coisas a considerar:
- certifique-se de que o plástico da bombona aguenta a temperatura do mosto aquecido
- certifique-se de que o plástico é BPA free (livre de bisfenol). O bisfenol é um disruptiva endócrino presente na maioria dos plásticos, e o calor aumenta a sua liberação do vasilhame para o liquido
- aerar o mosto ainda quente aumenta a geração de compostos oxidados que poderão deixar off- flavor na sua cerveja. Além disso, em líquidos aquecidos a tendência dos gases é sair do mesmo, ou seja, além de oxidar o líquido, boa parte do que vc inseriu de oxigênio no líquido vai sair, terá que oxigenar novamente depois de frio
- a densidade de líquidos quentes é menor do que de líquidos frios. Fazer o whirlpool a quente otimiza a decantação do trub e, consequentemente, deixa mais resíduos no fundo da panela, o mosto vai para indo o fermentador mais limpo.
Já utilizei a técnica “no chill” que comentaram acima. Não tive problemas, mas sempre fica uma pulga atrás da orelha de algum problema que pode surgir..
Boas cervejas!
 
Fala Walter blza!
Eu fiz minha terceira brassagem também esse fim de semana... exatamente como você, usando um galão de 20L como fermentador. Achei melhor não colocar o mosto quente direto no plástico não... resfrei na panela mesmo em uma caixa com gelo e trocando a água(ainda não tenho chiller =[ ). Só depois de frio, em temperatura ambiente, passei pro galão e chacoalhei bem para oxigenar.. Acho que deu certo, bom pelo menos parece que esta fermentando normal e sem contaminações...rss t+
 

Attachments

  • index.jpeg
    index.jpeg
    52.7 KB · Views: 33
  • index2.jpeg
    index2.jpeg
    28.5 KB · Views: 31
Obrigado Cassaro, esqueci de comentar que é biab.

Obrigado Caramba, vc está certo... acabei de desistir :) vou continuar resfriando na panela antes de mandar para o fermentador.

Olá @Walter Mourão!

Como muitos já indicaram, qualquer agitação do mosto quente que cause oxigenação, leva a oxidação, geração off flavors e prejudica a estabilidade da cerveja pronta.

De mesmo modo, a permanência do mosto quente por um período longo também gera off flavors e prejudica a estabilidade da cerveja pronta. Por isso em toda produção há o imediato resfriamento.

Quanto ao whirlpool, a frio terá a mesma eficiência que a quente, basta apenas ter um pouco de paciência para decantar - com o mosto frio não haverá problemas aguardar 10 ou 15 minutos a mais.

Por fim, só oxigene a frio, jamais a quente - inclusive nem durante o mash deve haver oxigenação.

E mosto frio considere preferencialmente 26ºC ou menos.

Ps: Importante para uma boa decantação do trub quente é fazer uma boa fervura e utilizar algum floculante.

Saúde!
 
Olá @Walter Mourão!

Como muitos já indicaram, qualquer agitação do mosto quente que cause oxigenação, leva a oxidação, geração off flavors e prejudica a estabilidade da cerveja pronta.

De mesmo modo, a permanência do mosto quente por um período longo também gera off flavors e prejudica a estabilidade da cerveja pronta. Por isso em toda produção há o imediato resfriamento.

Quanto ao whirlpool, a frio terá a mesma eficiência que a quente, basta apenas ter um pouco de paciência para decantar - com o mosto frio não haverá problemas aguardar 10 ou 15 minutos a mais.

Por fim, só oxigene a frio, jamais a quente - inclusive nem durante o mash deve haver oxigenação.

E mosto frio considere preferencialmente 26ºC ou menos.

Ps: Importante para uma boa decantação do trub quente é fazer uma boa fervura e utilizar algum floculante.

Saúde!
Já vi alguns equipamentos que usam uma bomba para empurrar o líquido e fazer o Whirlpool logo depois do término da fervura, vc acha que oxigena muito o mosto com esse tipo de processo?
 
Já vi alguns equipamentos que usam uma bomba para empurrar o líquido e fazer o Whirlpool logo depois do término da fervura, vc acha que oxigena muito o mosto com esse tipo de processo?

Olá @Ricardo-Pozza!

Cara, não sei ao certo, mas creio que possa ser semelhante aos processos de tinas industriais de whirlpool, nas quais o processo é fechado e sem contato com o ar.

Já o whirlpool manual fazemos aberto e com o mosto totalmente exposto.

Isso não significa que a cerveja não ficará boa, mas são os pequenos cuidados que somados ao longo do processo melhoram o produto final.

Para ter noção do quanto a oxigenação é levada a sério na indústria, a água da tina é posta de baixo para cima ou outra forma que não gere agitação; o malte sai do moedor direto para tina; recirculação ser gerar oxigenação; whirlpool sem agitação; enfim, todo processo é muito cuidadoso quanto a oxigenação da água, do malte ou do mosto.

Oxigenação só para fermentação e em níveis controlados. Nem pra menos, nem pra mais.

Saúde e boas brejas!
 
Olá @Ricardo-Pozza!

Cara, não sei ao certo, mas creio que possa ser semelhante aos processos de tinas industriais de whirlpool, nas quais o processo é fechado e sem contato com o ar.

Já o whirlpool manual fazemos aberto e com o mosto totalmente exposto.

Isso não significa que a cerveja não ficará boa, mas são os pequenos cuidados que somados ao longo do processo melhoram o produto final.

Para ter noção do quanto a oxigenação é levada a sério na indústria, a água da tina é posta de baixo para cima ou outra forma que não gere agitação; o malte sai do moedor direto para tina; recirculação ser gerar oxigenação; whirlpool sem agitação; enfim, todo processo é muito cuidadoso quanto a oxigenação da água, do malte ou do mosto.

Oxigenação só para fermentação e em níveis controlados. Nem pra menos, nem pra mais.

Saúde e boas brejas!
Realmente tenho visto que várias das minhas cervejas além de não seguirem um padrão de gosto e aroma também ficam com a cor alterada, e já vi muita gente falando que o problema da cor também pode ser pela oxigenação.
Tenho que melhorar muito ainda meus processos.
Valew a explicação!
 
Realmente tenho visto que várias das minhas cervejas além de não seguirem um padrão de gosto e aroma também ficam com a cor alterada, e já vi muita gente falando que o problema da cor também pode ser pela oxigenação.
Tenho que melhorar muito ainda meus processos.
Valew a explicação!
Não noto diferença de sabor e aroma nas minhas, mas já experimentei os frutos da oxidação, porém não no produto final e sim após alguns dias de envasada.a cor vai mudando gradualmente dia após dia, aconteceu só uma vez, justamente na única vez que tive problemas com diacetil.meu processo é whirpool por 20' e depois para o fermentador. As vezes dá uma aerada sim, pois utilizo uma bag para reduzir os sedimentos no fermentador. Deixo esfriando de um dia para o outro, e inoculo entre 25-30°. Tem dado certo a quase um ano, 6 brassagens de 50L por mês...
 
Cara, se não me engano é uma de 30 litros. As paredes dela são meio finas demais ai fica mais dificil de controlar a temperatura... más no geral, funciona bem!

opa,
tem certeza que é de 30l? Pelo que vi uma caixa de 30l não caberia um galão desses e ainda teria espaço para garrafa ou outra forma de gelar.
 
Realmente tenho visto que várias das minhas cervejas além de não seguirem um padrão de gosto e aroma também ficam com a cor alterada, e já vi muita gente falando que o problema da cor também pode ser pela oxigenação.
Tenho que melhorar muito ainda meus processos.
Valew a explicação!

Olá @Ricardo-Pozza!

Meu resfriamento era feito dividindo o volume em dois caldeirões de 15L, intervindo cada um deles numa caixa de isopor com água e gelo.

Quando aumentei o volume de produção, comprei uma panqueca (rolo) de tudo de cobre de 15m e eu mesmo fiz um chiller enrolando o tubo em volta do caldeirão de 15L.

Hoje utilizo o chiller, um isopor e uma bombinha de imersão de aquário que circula a água gelada vagarosamente.

Faço um bom volume de gelo durante a semana e, no resfriamento, quebro o gelo no isopor, completo com água (e vou inteirando conforme baixa de volume), ligo a bomba para circular a água gelada pelo chiller, vou movimento com cuidado o mosto e em uns 20min chego a 16°C. Só aí que faço o whirlpool.

A água quente que sai do chiller eu guardo e utilizo na limpaza geral.

Quiser mais detalhes posso passar.

Saúde!🍻
 
Olá @Ricardo-Pozza!

Meu resfriamento era feito dividindo o volume em dois caldeirões de 15L, intervindo cada um deles numa caixa de isopor com água e gelo.

Quando aumentei o volume de produção, comprei uma panqueca (rolo) de tudo de cobre de 15m e eu mesmo fiz um chiller enrolando o tubo em volta do caldeirão de 15L.

Hoje utilizo o chiller, um isopor e uma bombinha de imersão de aquário que circula a água gelada vagarosamente.

Faço um bom volume de gelo durante a semana e, no resfriamento, quebro o gelo no isopor, completo com água (e vou inteirando conforme baixa de volume), ligo a bomba para circular a água gelada pelo chiller, vou movimento com cuidado o mosto e em uns 20min chego a 16°C. Só aí que faço o whirlpool.

A água quente que sai do chiller eu guardo e utilizo na limpaza geral.

Quiser mais detalhes posso passar.

Saúde!🍻
É, já ouvi muito que o whirpool logo após a fervura oxigena mais o mosto, mas nesse seu processo, quando você chega aos 16° o trub já não baixou o bastante, você acha necessário mesmo fazer o whirpool?
 
É, já ouvi muito que o whirpool logo após a fervura oxigena mais o mosto, mas nesse seu processo, quando você chega aos 16° o trub já não baixou o bastante, você acha necessário mesmo fazer o whirpool?
Apenas uma coisa que talvez contribua:
a) a rigor não se oxigena o mosto no whirpool... Whirpool = "redemoinho", é uma ação cinética no líquido que faz com que as partículas de maior densidade (ou seja, sólidas) vão para o fundo; e não uma inoculação de O2. Outra coisa é o seguinte: se já se deixou descansar o mosto e houve a limpeza do mesmo com a decantação do trub, o ideal é não mexer novamente (certa vez um mestre-cervejeiro me indicou fazer o whirpool durante 15min e deixar depois decantar por si, uma vez que o mosto vai continuar fazendo o movimento circular. Faço isso nas minhas bateladas de 200l e na panelinha de 25 e sempre funciona!
 
Pode ser interessante tbm observar que a temperaturas mais baixas a densidade do mosto aumenta e isso dificulta decantação do trub.
 
É, já ouvi muito que o whirpool logo após a fervura oxigena mais o mosto, mas nesse seu processo, quando você chega aos 16° o trub já não baixou o bastante, você acha necessário mesmo fazer o whirpool?

Blz @Ricardo-Pozza?!

Sim, a alta temperatura favorece a incorporação de oxigênio e quando fazemos o whirlpool manualmente, sempre ocorre agitação e formação de espuma no "cone", incorporando oxigênio. O quão prejudicial que pode ser depende do processo e modo de cada um.

Do mais, para agilizar a troca de temperatura entre o mosto próximo ao chiller com o mosto no centro do caldeirão é preciso movimentar a cada poucos segundos para homogeneizar a temperatura.

Ou seja, não há decantação durante o resfriamento devido as movimentações e a retirada do chiller antes do whirlpool.

No meu processo, após o whirlpool aguardo uns 30min a 45min até estar bem decantado, enquanto isso preparo o fermento e tomo umas hehehehe

Porém, em tinas cervejeiras - não caldeirões - há o sistema de whirlpool provocado pela própria recirculação do mosto através de uma entrada em ângulo e altura adequadas na parede da tina e a pressão gerada por bomba.

Ou seja, há a troca de temperatura constante e ao mesmo tempo ocorre o whirlpool.

Em ambos processos o whirlpool tem a função de também centralizar o trub no fundo, seja para ser expurgado pelo centro antes do mosto - geralmente na indústria - ou para ficar longe da válvula quando transfegado pela lateral - geralmente nos caseiros.

Quanto ao que o @e.cassaro observou sobre a densidade, temperaturas baixas na realidade favorecem a decantação independente da densidade e da circulação. O mesmo efeito ocorre sobre todos os compostos. Um bom exemplo é o cold crash.

Saúde!
 
Last edited:
Pessoal, mesmo bombonas alimentícias não costumam aguentar temperaturas acima de 80ºC, o que significa que elas podem ser tóxicas em altas temperaturas! De repente vc nem percebe alterações sensoriais, mas pode estar se envenenando e envenenando quem consome sua cerveja.
Ainda que vc não resfrie totalmente antes de enviar para o fermentador, faça ao menos um resfriamento parcial.
 
Quanto ao que o @e.cassaro observou sobre a densidade, temperaturas baixas na realidade favorecem a decantação independente da densidade e da circulação. O mesmo efeito ocorre sobre todos os compostos. Um bom exemplo é o cold crash.

Esse negócio da densidade é de dar um nó no cérebro. Minha observação é no sentido de que quando o mosto está viscoso, cheio de açúcar, o trub encontra mais dificuldade de decantar nesse meio mais denso de um mosto frio em comparação a um mosto quente onde a densidade é menor. Vale o exemplo do densímetro que precisa ser corrigido pela temperatura. O próprio densímetro encontra mais facilidade de afundar no mosto quente do que no mostro frio. No meu processinho aqui em casa antes eu deixava umas 3 horas na panela pra ver se decantava mais e mais. Só que não dava certo. Percebi que o que decantou durante o resfriamento blz, decantou. Mas depois que esfriou se ainda decanta alguma coisa aí já é tão pouco que eu já não via diferença. No cold-crash de fato, é o contrário, vdd.

Ou pode ser tudo viagem da minha cabeça, até pq no final da mostura já tomei várias e não tô entendendo mais nada... kkkkkkk
 
Esse negócio da densidade é de dar um nó no cérebro. Minha observação é no sentido de que quando o mosto está viscoso, cheio de açúcar, o trub encontra mais dificuldade de decantar nesse meio mais denso de um mosto frio em comparação a um mosto quente onde a densidade é menor. Vale o exemplo do densímetro que precisa ser corrigido pela temperatura. O próprio densímetro encontra mais facilidade de afundar no mosto quente do que no mostro frio. No meu processinho aqui em casa antes eu deixava umas 3 horas na panela pra ver se decantava mais e mais. Só que não dava certo. Percebi que o que decantou durante o resfriamento blz, decantou. Mas depois que esfriou se ainda decanta alguma coisa aí já é tão pouco que eu já não via diferença. No cold-crash de fato, é o contrário, vdd.

Ou pode ser tudo viagem da minha cabeça, até pq no final da mostura já tomei várias e não tô entendendo mais nada... kkkkkkk

@e.cassaro,

Quanto ao tomar várias me disciplinei hehehehe
 
Back
Top