Coagulação da levedura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jscarvalho76

New Member
Joined
Dec 6, 2017
Messages
4
Reaction score
0
Pessoal,

Não tenho muita experiencia em levedura, mas a minha lama sempre é fina, mas essa ultima ficou coagulada, foi a primeira vez que usei o whirlfloc.

Seria o whirlfloc o causador dessa coagulação, está parecendo carne de soja.

Imagem anexada.

Fiz uma Pilsen, usando a levedura Fermentis S23 com fermentação a 10º na Geladeira
 

Attachments

  • 20171205_214623.jpg
    20171205_214623.jpg
    546.1 KB · Views: 32
Cara, tive esse mesmo resultado em uma das últimas levas que fiz.

Foi uma American IPA fermentada com o M44 - US West Coast da Mangrove. Também usei whirfloc, mas não acredito que seja este o problema pois já utilizei bastante em outras levas e nunca aconteceu isso.

Meu palpite é que seja uma característica da própria levedura, mas não tenho certeza. Primeira vez que uso o M44, nunca usei o S23.

Não prejudicou em nada a cerveja, sabor continuou limpo e clarificou bem. Mas a lama dispersa no fundo do fermentador reduziu um pouco o volume aproveitado no envase.

Enfim, também estou curioso e gostaria de ouvir a experiência dos outros cervejeiros sobre o assunto.
 
Cara, tive esse mesmo resultado em uma das últimas levas que fiz.

Foi uma American IPA fermentada com o M44 - US West Coast da Mangrove. Também usei whirfloc, mas não acredito que seja este o problema pois já utilizei bastante em outras levas e nunca aconteceu isso.

Meu palpite é que seja uma característica da própria levedura, mas não tenho certeza. Primeira vez que uso o M44, nunca usei o S23.

Não prejudicou em nada a cerveja, sabor continuou limpo e clarificou bem. Mas a lama dispersa no fundo do fermentador reduziu um pouco o volume aproveitado no envase.

Enfim, também estou curioso e gostaria de ouvir a experiência dos outros cervejeiros sobre o assunto.


A Fermentis S23 é a primeira vez que utilizo, então não sei se é características dela, também é a primeira vez que uso o Whirlfloc.

Já utilizei o Mangrove M44 e ficou uma lama fina no fundo, sem coagulação.
 
Back
Top