Clone braumeister!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Sim foi eu quem fez tudo desde a prajecâo ,mecânica ,elétrica,cálculos de potência da bomba e da resistência e etc..
vou fazer o possível para ajudar
vocês;
Essa panela não existe projeto pronto, saiu tudo de muitas pesquisas , medições ,etc ,o certo é vocês irem perguntando e vou respondendo as dúvidas com fotos dos detalhes.


Vai um dos detalhes que quebrei a cabeça:

VEDAÇÃO DA PANELA INTERNA:
Borracha de panela de pressão, não me lembro se de 10 ou 15 litros presa com 4 parafusinhos

12dd8778c890561c720badcb4be485c4.jpg


9153727150f1b09fe56022c1a37ae818.jpg


37f431bda4cd6dc4166384e9323a4899.jpg





FUNDO FALSO PARA ENTRADA DA AGUA:
Feito de forma de pizza , tentei inox mais é muito duro o alumineo é mais fácil de moldar para encaixar na panela

e76cf173769d8d1086b8bed2ce86b4e0.jpg


39f0cc5402a6f3ecfaaf326516149747.jpg


944c4514dc70e98180964a98f8ed7a6c.jpg


a7f9de4796bc0c3951a7ac0da6817d83.jpg



Prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo!!!

A única coisa que não muda é a eterna mudança!

Por isso se alguém tiver alguma idéia para nós aperfeiçoarmos essa projeto de a sua opinião!
 
Obrigado por compartilhar! Curti muito seu projeto. Só conta uma coisa, e para retirar os grãos?! No muke?!
 
Eu peço pra minha esposa me ajudar ela fica contente em participar
 
Será que seria viável fazer tudo em alumínio? Tenho medo que o cesto interno não aguente o peso...

E se fizer de alumínio com o cesto interno em inox será que dá certo?
 
Ae.. mattesco, voce tem algum vídeo de funcionamento da bomba. Queria dar uma olhada na vazão dela. Tô super tendencioso a comprar uma. Valeu
 
Em primeiro lugar parabéns pela criatividade e obrigado pela disposição de compartilhar os detalhes conosco. Ficou ótima sua panela.

Estou com um controlador ArdBir pra terminar de montar e como não montei as panelas ainda me ocorreu que seria interessante seguir seu projeto. Só tenho algumas dúvidas:

- O eixo da parte central, que você usa pra prender a panela, você mandou tornear e fazer a rosca?

- Já fez levas de quantos litros?

- É um isolante térmico o material que se vê no fundo da panela? Se sim, qual é?

- Mediu a eficiência de extração de açúcares das levas? Se sim, deu quanto?
 
Obrigado minholi ,se Deus me deu uma boa criatividade nada mais justo do que
compartilhar!

Antes Um pouco de filosofia:

Nas antigas escolas iniciáticas que os neófitos participavam, em cada grau eles recebiam uma palavra de passe ,para descobrirem o seu significado uma dessas palavras era ARCO isso mesmo arco de flecha.

Alguém consegue decifrar o seu significado?

Vou dar umas dicas;
Ela é a alma desse fórum!
Primeiro vc puxa a flecha em sua direção ,mas o propósito maior é liberar a flecha!

Meditem primeiro depois explico melhor!

Vamos às duvidas;

Eixo central
Mandei tornear ,é de aço inox encontrado no ferro velho! Gosto de ferros velhos da inspiração!

Levas de quantos litros?
Fiz duas de 30 litros!

Sem mexer na engenharia acredito que faça levas de 20 a 40 litros .

Mechendo na engenharia (com pequenas modificações) acredito que faça levas de até 60 litros.

levas de 60 litros teria que trabalhar com menos água e corrigir a og na lavagem e final da fervura.

Eficiência;
Fazendo a moagem certa foi altíssima!
Aqui mesmo no fórum na categoria GERAL tem um post meu (MOAGEM FINA AUMENTOU MUITO A OG)foi brassada nessa panela!


Oração de São Francisco

"Ó Mestre
Fazei que eu procure mais
Consolar que ser consolado
Compreender que ser compreendido
Amar que ser amado
Pois é dando, que se recebe
É perdoando que se é perdoado
E é morrendo que se vive para a vida eterna"


Valeu!!!
 
A tarde vou abrir um novo post que acho imprescindivel para o funcionamento 100%.

"Resistência elétrica de baixa densidade"
 
Mattesco, obrigado novamente pela atenção. Com os seus esclarecimentos vejo que será um bom caminho somar o que já tinha levantado sobre automação com o que você elaborou, já que parece atender ao meu propósito de fazer levas nos volumes que citou.

Em breve, quando tiver terminado a parte de automação e montado a panela postarei aqui no fórum o resultado e fico a disposição para auxiliar com o ArdBir caso decida automatizar a sua também.

Penso que o ARCO é o meio para que o arqueiro atire a flecha. Com o arco a força do arqueiro se amplifica e confere precisão e distância antes impossíveis ao tiro. Façamos da COLABORAÇÃO nosso arco.
 
Obrigado minholi pela oferta de ajuda com o ardbir ,talvez precise dele sim, vou dar uma pesquisada.

E quanto ao ARCO é isso mesmo, o ser humano na busca pelo crescimento interior (conhecimento,experiência ,etc..)
O PUXAR DA FLECHA é tudo que nós aprendemos ao longo das nossas encarnações ,até que chega o momento em que para passarmos a um nível superior temos que libera-lo .
Esse é o SOLTAR A FLECHA , deixar de ser egoísta e ser um universalista.


Ia abrir um novo tópico sobre resistência de baixa densidade ,mas aqui no fórum ele já foi muito bem explicado.

Vou falar sobre a resistência aqui mesmo pois faz parte do meu projeto.

Resumindo:
A resistência tem que ser de baixa densidade!

Quando vocês forem encomendar uma resistência eu aconselho que ela tenha aproximadamente 1500 watts por metro .
Explicando:
A minha resistência tem 5000 watts mandei fabricar com 3 voltas ,medindo 1,15 metros por volta ,tem um comprimento total de 3,45 metros, por isso ela não queima o mosto ,a calor gerado fica distribuído.


Ela também pode ser feita em zig zag.
Essa panela de 200 litros usa 3 resistências.

7013fccf9c55983c4ab6181d5c6409eb.jpg




Essa é a Minha!

[IMG]https://uploads.tapatalk-cdn.com/20160113/d6c3fcc3149849ae4d6367dd6b7588ad.jpg[/IMG]



"O nosso maior inimigo se encontra em um lugar onde jamais pensariamos que ele estivesse,
dentro de nós mesmos"
 
@Mattesco o rei do DIY, muito legal suas criações e mais legal ainda sua disposição em compartilhar aqui com os colegas.
 
Testei a bomba recomendada pelo mattesco. No quesito vazão e suportar temperatura. Aprovada!
A danada na potência mínima tem uma vazão bem legal, tive que por um registro na saída para controlar melhor o fluxo de recirculação.
 
Testei a bomba recomendada pelo mattesco. No quesito vazão e suportar temperatura. Aprovada!
A danada na potência mínima tem uma vazão bem legal, tive que por um registro na saída para controlar melhor o fluxo de recirculação.
Fico feliz em poder te lo ajudado fabio,
se tiver algum aprimoramento manda pra nós!
 
Fico feliz em poder te lo ajudado fabio,
se tiver algum aprimoramento manda pra nós!

Acabei de lembrar de uma coisa...

No manual da bomba a indicação é para que a instalação seja feita com o eixo do motor na horizontal. Pelo que vi nas fotos o seu está horizontal.

Quanto a outras melhoria não sei se vou poder ajudar, vou postando conforme vierem as ideias. Meu projeto é diferente. Resolvi por as 2 panelas separadas para não ter que retirar os grãos para fervura e ter a possibilidade de fazer fly-sparge se der na telha.
A minha ideia foi a seguinte:

2 panelas em 2 níveis. A de mosturação em cima, deixando cair o mosto por gravidade para a panela de aquecimento/fervura, que por sua vez controla a temperatura do conjunto e joga o mosto de volta para a panela de mostura através da bomba. Acabei adotando esse setup por economia, apenas 2 panelas e uma resistência. Se não der certo faço os upgrades.

De cara o problema dessa configuração é acertar a vazão entre as 2 panelas, tenho que ficar ali tomando conta para que não se altere os níveis de líquido das 2 panelas, é chato, mas foi o jeito que encontrei de controlar a temperatura de mosturação sem ter que comprar 2 resistências, ou ficar trocando a resistência de panela.
 
Talvez um sensor de nível poderia te ajudar no controle.
No ebay tem alguns de aço inox Com bom preço.
Aí vc regula a vasão da bomba e se ultrapassar o nível o sensor da uma desligadinha nela.

b93cb8c427a11f290286212a26ffd883.jpg
 
Obrigado, já tinha visto esses sensores também. A princípio eles evitam desastres do tipo entrar ar na bomba (desligar a bomba a partir de um nível mínimo da panela de fervura), ou transbordar a panela com os grãos.
Porém tem situações que eles não resolvem completamente. se a vazão da bomba for menor que a do mosto descendo, os grãos ficarão expostos e certamente o rendimento será reduzido.
Bem, estou com uma solução mais simples na cabeça, como ainda não testei, não falei nada. É a seguinte:

Usar o princípio dos vasos comunicantes.
Instalar mais uma torneira na panela de fervura e ligar ela diretamente com a de mostura. Uso a bomba recircular entre as 2 panelas na outra torneira.
quando for fazer o mash out bombeio tudo para panela de fervura.
Ainda não testei pois quero amortizar os gastos que tive recentemente p/ o equipamento elétrico.
Meu único receio dessa técnica é da cama de grãos não ficar muito boa, densa ou rala demais.
 
Eu não sou o masttesco, mas uso uma dessas. O acabamento não é perfeito, possui algumas imperfeições, dá para notar a marca de solda e tal. A espessura é bem fina, seria ruim se fosse ao fogo, mas para ser utilizada com resistência não tem problema. A que peguei apresentou também um pouco de oxidação na parte superior aonde encosta a tampa, provavelmente por contato com algum agente contaminante durante a produção , mas foi resolvido com tratamento. Se perguntar pelo custo beneficio, eu paguei 375 na de 65 litros acho que foi um bom investimento, se comparar com as de alumínio é zilhões de vezes mais fácil de limpar.
bdf700309b704cef6c27a9ab15f41df3.jpg
 
Ahh, esqueci de mencionar, tenho tb uma de 45, essa não apresentou nenhum problema e veio melhor acabada, mesmo assim não dá para falar que é perfeita. Mas me atende muito bem. Nota: eu comprei as panelas pessoalmente, então optei aceitar o estado delas. Eu ficaria muito p da vida se tivesse comprado pela internet, me sentiria enganado.
 
Back
Top