Clarificação com gelatina - Resultado parcial

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

VelhoVini

Active Member
Joined
Aug 28, 2015
Messages
44
Reaction score
9
Confrades,

Tenho pouca experiência (quase nenhuma) na produção de cerveja em casa. Estou na quarta cerveja e pela primeira vez resolvi clarificar utilizando gelatina. Quarta-feira a noite (09/09/15) eu preparei 200 ml de gelatina e coloquei na breja que estava maturando a uns 2 ºC. A poucos minutos atrás eu retirei um pouco de cerveja para ver como ela estava e o resultado foi esse:
1Nn5GwW
http://1drv.ms/1Nn5GwW
A cerveja ainda está turva e saiu com gelatina.

Minha dúvida é se o resultado da clarificação eu só vou poder conferir depois de envasado, carbonatado e resfriado (ou seja, na hora de servir), ou se antes do envase já estará clarificada no maturador?
 

Attachments

  • WP_20150911_005.jpg
    WP_20150911_005.jpg
    136 KB · Views: 171
As minhas em um fermentador de 50l geralmente clareiam no terceiro dia. Ainda tá decantando, se você pegou de uma torneira na parte de baixo do fermentador, vai ser a última parte que vai clarificar.

Dá mais uns 2 dias antes de começar a desesperar kkk
 
Por um momento eu achei que existiria a possibilidade da clarificação só ocorrer na garrafa.

Valeu a dica André.

Vou aguardar a gelatina assentar.
 
Não aguentei a ansiedade e tirei mais uma amostra agora pela manhã e o milagre da clarificação aconteceu!

Amanhã eu envaso, muito feliz com o resultado.
 

Attachments

  • WP_20150912_002.jpg
    WP_20150912_002.jpg
    123.5 KB · Views: 200
Fiz minha primeira usando Gelatina, nunca mais deixo de usar! hahaha
O único problema pra mim foi que a carbonatação que agora esta mais demorada, mas a cerveja ficou linda!
 

Attachments

  • IMG_6214.jpg
    IMG_6214.jpg
    137.5 KB · Views: 167
Duas semanas de carbonatação para cervejas clarificadas com gelatina são suficientes?
 
Fiz minha primeira usando Gelatina, nunca mais deixo de usar! hahaha
O único problema pra mim foi que a carbonatação que agora esta mais demorada, mas a cerveja ficou linda!


Em quanto tempo carbonatam?
 
@jonnes Antes da gelatina, em uns 4 dias já davam pra tomar(7g/L de primming). Essa da foto envasei quarta 09/09 e abri domingo 13/09 e estava quase sem gás ainda...
Domingo agora vou abrir outra pra ver, 19/09, e ACHO que já vai estar bebível...
 
Pessoal tô pensando em usar gelatina aqui também, fiz uma american IPA na terceira brasagem, ficou bem boa mas turva.
Recentemente fiz uma pale ale e mesmo problema: muito turva.
Deixei ela maturando por 3 semanas e meia, a 2°C e nada de clarear mais.

A dúvida é: a maturação é a fase correta pra adicionar gelatina? Mesmo no meu caso onde a maturação já rola há 3 semanas?
 
No final da maturação eu adicionei a gelatina quente e 3 dias depois clarificou, a breja estava maturando a 1 °C. No dia seguinte eu envasei. Usei 12g de gelatina para 20l de breja.
 
Back
Top