Chopeira gelo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

joaobeer

Member
Joined
Jun 5, 2014
Messages
15
Reaction score
2
Boa tarde pessoal,

Estou querendo fazer uma chopeira a gelo com um cooler que tenho, tem problema em usar tubo de alumínio para fazer a serpentina?:tank:
 
Boa tarde pessoal,

Estou querendo fazer uma chopeira a gelo com um cooler que tenho, tem problema em usar tubo de alumínio para fazer a serpentina?:tank:

Não tem problema não, em chopeira caseira é comum usar. Tem vantagens e desvantagens, assim como o inox, mas problema não tem não.
 
É... acredito que da pra se dizer que não tem problema...

Ideal mesmo seria de inox, que é inerte. O alumínio é meio mole e alguma minima coisa vai com a cerveja... mas já é bem melhor que cobre, que oxida facilmente.

Pelo preço de um tubo de inox e pela dificuldade de enrolar ele é quase inviável e a esmagadora maioria usa alumínio, inclusive eu....

Abraço
 
Pessoal, montei uma chopeira de gelo com serpentina de alumínio tb. O tubo de alumínio é de 1/4" com 15m. Utilizando a cerveja do post mix quente, ao passar pela serpentina, ela saiu bem geladinha....do jeito que eu queria.

O problema foi que a cerveja estava com um gosto Horrível. Comprei o tubo zerado....por isso talvez ainda tinha algum resquício de algum material dentro do tubo.


A minha pergunta tá é:

Isso é normal? Tem alguma técnica para tirar esse gosto ruim? Li em algum lugar que passar café por ela ajuda a tirar o gosto ruim?

Enfim....alguma dica de como deixar a chopeira sem gosto?
 
Pessoal, montei uma chopeira de gelo com serpentina de alumínio tb. O tubo de alumínio é de 1/4" com 15m. Utilizando a cerveja do post mix quente, ao passar pela serpentina, ela saiu bem geladinha....do jeito que eu queria.

O problema foi que a cerveja estava com um gosto Horrível. Comprei o tubo zerado....por isso talvez ainda tinha algum resquício de algum material dentro do tubo.


A minha pergunta tá é:

Isso é normal? Tem alguma técnica para tirar esse gosto ruim? Li em algum lugar que passar café por ela ajuda a tirar o gosto ruim?

Enfim....alguma dica de como deixar a chopeira sem gosto?

SODA CÁUSTICA, que é utilizada em CIPs de cervejarias !!
 
Soda Caustica em alumínio? Ta loco, vai destruir a serpentina.

Acho que o bom seria ferver ele mesmo pra passivar o aluminio.

Kkkkkkk...realmente soda cáustica não rola.

Mas tentei algumas técnicas:

Enchi um dos meus post mix com água e detergente...coloquei pressão e engatei a serpentina na saída e deixei esgotar o barril passando toda água com sabão por dentro da serpentina. depois fiz o mesmo processo, só que com café beeeem quente.....depois deixei uns 10 minutos passando água da torneira pra tirar o sabão e o café....e por fim deixei 30 minutos no forno.

Depois que esfriou, passei mais água por dentro e tirei um pouco em um copo....tinha um gostinho bem leve...mas melhorou muito.


Acredito que com o passar do tempo esse gosto irá sumir
 
Saberiam me dizer se uma serpentina de alumínio com tupo de 1/2 ficaria legal? Estava pensando em usar uma dessas que usamos como chiller mesmo. Ou talvez para chopeira deveria ser de 3/8 ou 1/4?
 
Não é inox...é alumínio. Mas de qualquer forma, oque é passivar o inox?....dá pra fazer com alumínio?

É o que eu falei ali em cima. Se faz isso nas panelas de alumínio antes de usar. No caso da panela se enche de água e ferve, ele cria uma camada mais escura sempre. Na serpentia, colocaria ela dentro e uma panela e ferveria, deve resolver.
 
Caros,

Sou de Porto Alegre e gostaria de fazer uma chopeira a gelo.
Onde posso encontrar a serpentina em inox? Vi que a Indulpropil tinha, mas está fora de estoque no momento.

Agradeço qualquer dica.
Muito obrigada!
Fernanda
 
Caros,

Sou de Porto Alegre e gostaria de fazer uma chopeira a gelo.
Onde posso encontrar a serpentina em inox? Vi que a Indulpropil tinha, mas está fora de estoque no momento.

Agradeço qualquer dica.
Muito obrigada!
Fernanda

Estava procurando também, só encontrei no Mercado Livre e, pelo preço, acho que vou acabar comprando uma pronta na Malteshop em Porto Alegre.
Segue o link se for de interesse: http://www.malteshop.com.br/produto/chopeira-a-gelo-duas-torneiras/16430
 
Não é inox...é alumínio. Mas de qualquer forma, oque é passivar o inox?....dá pra fazer com alumínio?

Deixar a superfície de um metal passiva significa deixar ela o mais inerte possível. No caso do inox usam-se ácidos pra dissolver qualquer resto de ferro que tenha na superfície, que caso contrario, dissolveria no líquido, então limpa a superfície se oxida imediatamente com o ar e se torna inerte. No caso do aluminio normalmente se ferve uma água, ou expõe a superfície ao calor, pra que ela oxide. A camada de aluminio oxidado na superficie não se dissolve tão facilmente no líquido quanto o alumínio cru.

Quando montei minha chopeira a gelo, recirculei água quente (quase fervendo) por dentro da serpentina, com aquelas bombinhas de maquina de lavar, depois tirei a água e sequei a serpentina num forno. Acho que funcionou.

Abraços
 
Saberiam me dizer se uma serpentina de alumínio com tupo de 1/2 ficaria legal? Estava pensando em usar uma dessas que usamos como chiller mesmo. Ou talvez para chopeira deveria ser de 3/8 ou 1/4?

Uma bitola de 3/8" é melhor do que 1/2" pra chopeira, porque o líquido vai ter maior área de contato com o metal, e assim resfriar mais rapidamente.

Abraço
 
Uma bitola de 3/8" é melhor do que 1/2" pra chopeira, porque o líquido vai ter maior área de contato com o metal, e assim resfriar mais rapidamente.

Abraço

Obrigado. Perguntei isso pq achei uma de 1/2 numa loja aqui num precinho campeão, daí quase comprei, mas quis saber opinião de mais pessoas.
 
Quanto ao tamanho da serpentina para chopeira a gelo, qual tamanho vocês tem e a eficiência dela? Estou dando uma olhada em umas para vender, tem opções de 12m inox e 16m inox, penso que 12 pode ser pouco.
 
Back
Top