Chiller imersão ou placas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

robocop89

Well-Known Member
Joined
Aug 15, 2013
Messages
250
Reaction score
21
Pessoal,

Meu novo equipamento será para 50 litros.

Estou com uma dúvida muito grande se uso um chiller imersão (20 metros) ou se uso um chiller de placas (20 ou 32 placas).


Pelo o que andei lendo, o chiller de imersão tem um risco muito menor de contaminação pois sanitizo colocando ele nos 15 minutos finais da fervura e também ele resfria todo o mosto ao mesmo tempo. Diferente do chiller de placas que enquanto estou colocando no fermentador a 25º, vou ter na panela a 80º.


Gostaria de saber a opinião de vocês.
 
Eu sou contra o trocador de placas exatamente por causa da limpeza.

Mas por outro lado, a indústria usa os modelos desmontáveis, mas só abrem 1x por ano para limpeza física.

Fora isso eles usam produtos químicos. ( não lembro agora quais)

Acho que é relativamente seguro ter por alguns anos.

Quando uso de placas eu lavo com água e cozinho no forno por 40 minutos hehehehe
 
E o tem a dizer a respeito do resfriador de contra-fluxo? Seria mais de mais fácil limpeza e mais rápido que e de imersão?
 
Thalesfrod,

não ...

depois de usar:
O chiller de imersão para limpar após o uso basta passar uma esponja (sujeira superficial).
Ja o de placas é preciso passar agua corrente por um bom tempo para retirar todo o lupulo de dentro.


antes de usar:
passa uma esponja para retirar sujeiras e deixar ferver junto com o mosto por 15 min ... chillher de imersão
o chiller de placas é necessário garantir que tenha acido paracetico ou iodo em todo ele para sanitizar (é impossivel prever sujeiras internas sem desmontar ... baita trabalho) e depois garantir a retirada desse acido para não misturar com o mosto
 
eu tinha esse problema do chiller de placas quando trabalhei numa cervejaria com equipamento mecbier. O trub sempre grudava no trocador de placas, mesmo começando a passar água corrente (mesmo a 80ºC) imediatamente após a passagem do mosto para o fermentador. Eu tinha que deixar uma meia hora passando água ali (o que significava também aumento da jornada de trabalho), e mesmo assim a água nunca saía limpinha, sempre tinha resíduos de trub.

Depois de algumas brassagens (não muitas), o troço entupia, e aí tinha que desmontar e limpar fisicamente.
 
Eu sou fã do chiller de imersão. Na minha opinião é a melhor forma de resfriar pela velocidade, por resfriar o mosto como um todo, etc.

Já usei chillers de imersão para 20, 50, e até 100 litros, e minhas recomendações são (para bitolas de 1/2 polegada).

20L - 10m
50L - 15m
100L - 30m (mas para esse volume eu já acho melhor partir para um chiller de placas).

Abraço!

Guenther
 
Mais um voto para o de imersão, argumentos:

- Mais prático
- Mais barato
- Mais seguro (menor risco de contaminação)
- Não há necessidade de bomba
 
Estou usando um de contrafluxo e não poderia estar mais satisfeito.

Neste fim de semana, resfriei 30 litros em coisa de 40mins, com uma única passagem. Basicamente, foi o tempo de drenar a panela sem bomba.

Importante destacar que a água do contrafluxo era de nascente e, por estar em região serrana, com temperatura bem menor do que em cidade grande.

Não tenho problemas com trub, pois uso hop bag (em breve, migrarei para uma hop spider!). Faço a limpeza circulando água na pressão, logo após o uso.

Abs
 
Aumentei a produção para 150 L . Com o aumento da produção também aumentaram os problemas de demora de fervura e demora para resfriar. Quanto a demora para fervura, estou aliando resistência com fogo. Mas para resfriar continuo com problemas. Tenho panela de inox de parede dupla para circular água + chiller de cobre de 15 m em 5/16 e tá demorando muito para baixar a 20º
 
Back
Top