Limpeza Chiller de Placas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Costa_Cervejeiro

Well-Known Member
Joined
Feb 3, 2021
Messages
68
Reaction score
22
Location
Minas Gerais
Fala turma, compramos recentemente um Chiller de placas.
Qual a melhor forma de limpeza e armazenamento pos uso?
Tenho amigos que limpam com água corrente (filtrada) e após isso deixam ele guardado com álcool dentro.
Seria uma boa maneira?
Um outro amigo questionou sobre o risco de enferrujar deixando o álcool assim, será se rola esse perigo?
 
Eu tô penando pra conseguir limpar o meu. Sempre quando acabo a brassagem eu passo bastante água quente dentro, depois deixo recirculando com água quente com vanish, e guardo com solução de iodo. Sábado passado fiz uma limpeza no meu antes de fazer a brassagem, deixei recirculando 1:30 h uma solução de soda a 85 graus, depois passei peracetico.
Antes da brassagem tenho a mania de encher a panela de solução de iodo e passar pelo chiller até o fermentador, e quando fiz isso ainda saiu muita sujeira. Pedaços grande de lúpulo que na solução de soda não saiu.
Estou deixando de usar, muito trabalhoso a limpeza.
 
Fala turma, compramos recentemente um Chiller de placas.
Qual a melhor forma de limpeza e armazenamento pos uso?
Tenho amigos que limpam com água corrente (filtrada) e após isso deixam ele guardado com álcool dentro.
Seria uma boa maneira?
Um outro amigo questionou sobre o risco de enferrujar deixando o álcool assim, será se rola esse perigo?
Dessa maneira não vai limpar. Use um detergetente alcalino (tipo removil ou uma solução com soda) quente. Depois passe um ácido peracetico para neutralizar. Muito cuidado na manipulação dessas soluções. São bastante nocivas. Eu ainda jogo um jato de água para arrastar algum coisa q ficou pra trás.
Na pior das hipóteses passa bastante água bem quente.
 
Fala turma, compramos recentemente um Chiller de placas.
Qual a melhor forma de limpeza e armazenamento pos uso?
Tenho amigos que limpam com água corrente (filtrada) e após isso deixam ele guardado com álcool dentro.
Seria uma boa maneira?
Um outro amigo questionou sobre o risco de enferrujar deixando o álcool assim, será se rola esse perigo?
Fala Cervejeiro,
Não tem como enferrujar se for de inox, é muito difícil de enferrujar.
Outra coisa, eu sempre faço a limpeza com agua fervendo, coloco a bomba de recirculação para funcionar, ai já consigo eliminar 2 limpezas, fica mais ou menos 10 min, enquanto eu limpo as panelas, o chiller vai circulando com agua fervendo.
abs
 
Fala turma, compramos recentemente um Chiller de placas.
Qual a melhor forma de limpeza e armazenamento pos uso?
Tenho amigos que limpam com água corrente (filtrada) e após isso deixam ele guardado com álcool dentro.
Seria uma boa maneira?
Um outro amigo questionou sobre o risco de enferrujar deixando o álcool assim, será se rola esse perigo?
Boas Costa. Eu limpo com agua corrente e tiro toda a água com um jato de CO2. Antes de usar encho a parte do Mosto com álcool 70, deixo uns 20 minutos, reaproveito o álcool e utilizo. Nunca tive problemas de contaminação. Acredito ainda que uma boa maneira de não acumular sujeira dentro é evitar a passagem de trub.
 
Faço da seguinte forma:
- Antes da utilização deixo conectado a bomba e ao fermentado com ácido peracético que está sanitizando o fermentador. Enquanto o mosto está na fervura.
- Reservo esse sanitizante. Após a utilização passo água quente e deixo mais um tempo recirculando com sanitizante.
- Guardo vazio.

Nunca tive problema com contaminação.
 
Back
Top