Cheiro Ruim depois da fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lucas Cordeiro

Well-Known Member
Joined
Mar 8, 2019
Messages
50
Reaction score
8
Location
Piracicaba SP
To fermentando uma Blond Ale há 8 dias... hoje abri a tampa do fermentador pra fazer o dry hopping e senti um cheiro muito ruim, algo parecido com repolho ou gazes intestinais. Será que é contaminação?
Outro fato curioso é que após manusear o balde o airlock voltou a borbulhar. Nao sei o que faço, se alguém puder me ajudar eu agradeço.
 
Espera terminar a fermentação, manda pra maturação e vê no que dá. Já tive cheiros ruins que resultaram em boas cervejas.
 
To fermentando uma Blond Ale há 8 dias... hoje abri a tampa do fermentador pra fazer o dry hopping e senti um cheiro muito ruim, algo parecido com repolho ou gazes intestinais. Será que é contaminação?
Outro fato curioso é que após manusear o balde o airlock voltou a borbulhar. Nao sei o que faço, se alguém puder me ajudar eu agradeço.

Segue o que o @Calmezini citou, mas evite de baixar a temperatura para a maturação. Determinadas leveduras/condições de fermentação produzem mais metabólitos que lembram os odores que você descreveu. Geralmente com o tempo se resolve.

A respeito do airlock voltar a borbulhar, provavelmente é o CO2 que estava no líquido e desprendeu quando você chacoalhou o balde. Não se preocupe.
 
Last edited:
To fermentando uma Blond Ale há 8 dias... hoje abri a tampa do fermentador pra fazer o dry hopping e senti um cheiro muito ruim, algo parecido com repolho ou gazes intestinais. Será que é contaminação?
Outro fato curioso é que após manusear o balde o airlock voltou a borbulhar. Nao sei o que faço, se alguém puder me ajudar eu agradeço.

Oi Lucas, boa tarde. Esse cheio que você relata (ovo podre/enxofre) é normal, toda fermentação produz sulfeto de hidrogênio (H2S), algumas mais (como em Lagers) outras menos (Ales), pois os aminoácidos do mosto entram no meio celular da levedura e, para sintetizar alguns aminoácidos sulfurosos junto ao acetato, ela sequestra sulfato e sulfito do mosto, devolvendo H2S. Entretanto a produção desse gás varia de acordo com a genética da levedura e disponibilidade de aminoácidos. Uma vantagem é que o H2S é bastante volátil, saindo fácil da cerveja sozinho e/ou por arrasto do CO2. Mas tome cuidado, pois ele pode sim causar off-flavor caso permaneça em excesso, é difícil tomar uma cerveja com cheiro forte de ovo podre.

Em fermentações mais "problemáticas" do ponto de vista da produção de H2S, algumas vezes é necessário abrir o fermentador para permitir maior escape do H2S, mas isso não é comum em escala homebrew. O que eu te indico é: verifique se sua fermentação acabou utilizando um instrumento de medição de gravidade e não visualmente pelo blowoff/airlock, caso a fermentação tenha acabado, faça um descanso do diacetil mais longo, mantenha a temperatura entre 18 e 25ºC. Você pode até sacudir o fermentador para ajudar o gás a sair, mas se você notar que a produção de H2S continua mesmo com o fim da fermentação, ou que sua FG está ficando baixa demais, você pode estar com contaminação por bactérias e/ou leveduras selvagens.

Att.
 
Oi Lucas, boa tarde. Esse cheio que você relata (ovo podre/enxofre) é normal, toda fermentação produz sulfeto de hidrogênio (H2S), algumas mais (como em Lagers) outras menos (Ales), pois os aminoácidos do mosto entram no meio celular da levedura e, para sintetizar alguns aminoácidos sulfurosos junto ao acetato, ela sequestra sulfato e sulfito do mosto, devolvendo H2S. Entretanto a produção desse gás varia de acordo com a genética da levedura e disponibilidade de aminoácidos. Uma vantagem é que o H2S é bastante volátil, saindo fácil da cerveja sozinho e/ou por arrasto do CO2. Mas tome cuidado, pois ele pode sim causar off-flavor caso permaneça em excesso, é difícil tomar uma cerveja com cheiro forte de ovo podre.

Em fermentações mais "problemáticas" do ponto de vista da produção de H2S, algumas vezes é necessário abrir o fermentador para permitir maior escape do H2S, mas isso não é comum em escala homebrew. O que eu te indico é: verifique se sua fermentação acabou utilizando um instrumento de medição de gravidade e não visualmente pelo blowoff/airlock, caso a fermentação tenha acabado, faça um descanso do diacetil mais longo, mantenha a temperatura entre 18 e 25ºC. Você pode até sacudir o fermentador para ajudar o gás a sair, mas se você notar que a produção de H2S continua mesmo com o fim da fermentação, ou que sua FG está ficando baixa demais, você pode estar com contaminação por bactérias e/ou leveduras selvagens.

Att.
Muito obrigado pela ajuda... aliás obrigado a todos que comentaram meu tópico!!
Vou seguir sua sugestão mas infelizmente ainda nao tenho instrumento pra medir a densidade. To pensando em deixar na temp de fermentaçao secundaria por uns 6 dias e dependendo do resultado seguir com o processo.
Vou relatar minha experiência!
Abrass
 
Depois de uma semana o cheiro continua... é um cheiro que chega a embrulhar o estômago de tão ruim.. remete à amônia/vômito ... e ao abrir o fermentador tinha uma camada esbranquiçada em cima.. acho q é contaminação mesmo, o sabor ta ruim tmb ... vou deixar algumas fotos pra vcs analizarem... a tristeza é grande, mas bola pra frente kkkk
IMG-20190705-WA0189.jpg
IMG-20190705-WA0187.jpg
IMG-20190705-WA0190.jpg
IMG-20190705-WA0187.jpg
IMG-20190705-WA0190.jpg
 
Depois de uma semana o cheiro continua... é um cheiro que chega a embrulhar o estômago de tão ruim.. remete à amônia/vômito ... e ao abrir o fermentador tinha uma camada esbranquiçada em cima.. acho q é contaminação mesmo, o sabor ta ruim tmb ... vou deixar algumas fotos pra vcs analizarem... a tristeza é grande, mas bola pra frente kkkkView attachment 122250 View attachment 122251 View attachment 122252 View attachment 122251 View attachment 122252

Pela descrição do cheiro é ácido butírico o que você está sentindo e a cara do mosto fermentado é contaminação, o fato de ter piorado com a maturação é mais um indicativo da contaminação por essa bactéria, que no caso é Clostridium Butyricum. Agora é jogar tudo fora e fazer uma sanitização MUITO bem feita de tudo.
 
Pela descrição do cheiro é ácido butírico o que você está sentindo e a cara do mosto fermentado é contaminação, o fato de ter piorado com a maturação é mais um indicativo da contaminação por essa bactéria, que no caso é Clostridium Butyricum. Agora é jogar tudo fora e fazer uma sanitização MUITO bem feita de tudo.
Vou descartar o fermentador.... nao vale a pena recuperar, esse fermentador me custou 10$ apenas.
Vou comprar um galão novo, acho mais seguro.
Valeu Brother!
 
Aí não tem o que fazer mesmo. Só se for usar como arma biológica.
Manda pra cá que mudou minha sogra prova... Rsrsrsrs

Melhor mesmo a fazer é descartar o líquido e sanitizar tudo muito bem. Se pode descartar o fermentador, ainda melhor... Boa sorte na próxima.
 
Back
Top