Chá de Lúpulo - Hop Tea

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

JoaoFernando

Well-Known Member
Joined
Jul 19, 2017
Messages
48
Reaction score
4
Olá amigos...

Pesquisei sobre essa técnica mas encontrei muitas informações desencontradas.

Alguém já utilizou essa forma de "turbinar" a breja de lúpulo? O processo e as dúvidas são as seguintes:

1 - Irei inserir na hora que transferir do fermentador/maturador para o recipiente onde adicionarei o primming antes de engarrafar ( é este mesmo o melhor momento ? )

2 - Para 20 litros de cerveja, usarei 250 ml de água a 80 graus e de 20g a 30g de lúpulo, deixarei imerso na água por 15 min dentro de uma meia calça devidamente sanitizada... é estranho rs mas ouvi dizer que é a melhor forma para evitar partículas de lúpulo na cerveja. Escoar tirando o máximo de líquido possível e adicionar na breja. ( essa proporção tbm estou em dúvida pois em cada artigo tinha um valor diferente )

3 - Essa técnica vai me fornecer aroma? Amargor? Ou ambos?

Agradeço a ajuda!

Abraço



João Fernando
 
Joao,
Já fiz 2x, usei o hopbag mesmo para fazer o processo. Eu achei que era uma boa ideia porque o lúpulo ali, "puro", sem passar por nenhum processo daria um belo sabor ou aroma na cerveja. Mas não foi isso que aconteceu.
Usei, para 20L de cerveja pronta, 300ml de água + 50g de cascade e na outra vez 50g de HullMelon. Contribui um pouco com o sabor, quase nada com amargor ou aroma. Os sedimentos ficam no fundo da panela do priming, então só as duas ultimas garrafas pegaram algum residuo.
No final me arrependi - se tivesse usado o mesmo lupulo no final da fervura ou em um DH teria um resultado bem melhor, como comprovei em outras vezes que fiz. Inclusive na vez que fiz com o cascade usei a mesma cerveja, separei 20L em cada balde para fermentar (era uma APA) e em um balde fiz DH com 50g de cascade e no outro usei somente o chá antes de envazar. Aquela com DH ficou com um aroma muito bom, a outra não brilhou em nenhum aspecto, só ficou boa quando maturou por 2-3 meses e o malte apareceu mais.
Espero ter ajudado um pouco com as experiencias.
Abraço!
 
Joao,
Já fiz 2x, usei o hopbag mesmo para fazer o processo. Eu achei que era uma boa ideia porque o lúpulo ali, "puro", sem passar por nenhum processo daria um belo sabor ou aroma na cerveja. Mas não foi isso que aconteceu.
Usei, para 20L de cerveja pronta, 300ml de água + 50g de cascade e na outra vez 50g de HullMelon. Contribui um pouco com o sabor, quase nada com amargor ou aroma. Os sedimentos ficam no fundo da panela do priming, então só as duas ultimas garrafas pegaram algum residuo.
No final me arrependi - se tivesse usado o mesmo lupulo no final da fervura ou em um DH teria um resultado bem melhor, como comprovei em outras vezes que fiz. Inclusive na vez que fiz com o cascade usei a mesma cerveja, separei 20L em cada balde para fermentar (era uma APA) e em um balde fiz DH com 50g de cascade e no outro usei somente o chá antes de envazar. Aquela com DH ficou com um aroma muito bom, a outra não brilhou em nenhum aspecto, só ficou boa quando maturou por 2-3 meses e o malte apareceu mais.
Espero ter ajudado um pouco com as experiencias.
Abraço!
Opa Santos

Com certeza ajudou e muito!

Obrigado por contar a experiência.

Abraço!

João Fernando
 
Tive bons resultados , fervi 1 Litro de água ( PH 5,4 ) deixei esfriar a 65 Cº e adicionei 660 ml a minha prensa francesa , com 30 gr de Cascade e 30 gr de Mandarina Bavária , +- 11 ml / gr de lúpulo , adicionei uma dose de Wodka e deixei em infusão por 30 minutos .
Passado este tempo , pressionei o êmbolo com os lúpulos até o fim e joguei no meu fermentador ( já fermentado por 15 dias ) , após a transfega
Deixei mais 15 dias a 2 Cº e e posterior priming
Tenho feito isto e na minha opinião não fica nada a dever para o DH
 
Last edited:
Back
Top