Cerveja Witbeer - Iniciante

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

viero

Member
Joined
Jan 11, 2016
Messages
14
Reaction score
0
Ola pessoal, estou arrscando em uma witbeer, será aminha primeira aí vão os ingredientes:
Malte Trigo (100 gramas)
Malte Pílsen (1000 gramas)
Malte Amber (100 gramas)
Malte Viena (100 gramas)
Lúpulo Millenium em Pelet (1gr) 30g
Lúpulo Amarilo em Pelet (1gr) 30g
Levedura WB-06 (Trigo) - ALTA Fermentaçao

Não sei se nãi irei diminuir a quantidade de lulpulo de amargor(Millenium) pois não gosto muito de cerveja amarga...e vou colocar ainda 10g de casca de laranja....
O que acham? Alguma dica ....
 
Ola pessoal, estou arrscando em uma witbeer, será aminha primeira aí vão os ingredientes:
Malte Trigo (100 gramas)
Malte Pílsen (1000 gramas)
Malte Amber (100 gramas)
Malte Viena (100 gramas)
Lúpulo Millenium em Pelet (1gr) 30g
Lúpulo Amarilo em Pelet (1gr) 30g
Levedura WB-06 (Trigo) - ALTA Fermentaçao

Não sei se nãi irei diminuir a quantidade de lulpulo de amargor(Millenium) pois não gosto muito de cerveja amarga...e vou colocar ainda 10g de casca de laranja....
O que acham? Alguma dica ....

Aí não tem os parâmetros dela como OG, FG, IBU, temperaturas, litros etc. Mas em relação a ingredientes considero fora do estilo.

Geralmente, witbier se utiliza algo em torno de 50% malte pilsen e 50% trigo não maltado em flocos, isso seria uma receita bem clássica e simples. Mas é comum cervejeiro caseiro utilizar 50% malte pilsen e 50% malte de trigo mesmo para facilitar no processo. Por que você adicionou malte amber e viena?
A levedura também não é adequada, pois wb-06 da caráter de cervejas de trigo alemãs, as weissbier, com características de cravo e banana, a witbier não tem essas características. Em fermento seco costumo utilizar o t-58 que da características condimentadas e fenólicas que desejo em uma witbier. Além da casca de laranja também pode adicionar semente de coentro como o estilo classico utiliza.
 
Poxa quer dizer que então se eu fizer desse jeito ela vai ser mais uma cerveja de trigo que uma witbier? ficaria ruim essa cerveja?
seriam 20 litros
 
Poxa quer dizer que então se eu fizer desse jeito ela vai ser mais uma cerveja de trigo que uma witbier? ficaria ruim essa cerveja?
seriam 20 litros

Witbier é também uma cerveja de trigo, Hefeweizen é outra cerveja de trigo de origem alemã.

Com 100g de trigo em 1300g de malte não dá nem pra considerar como cerveja de trigo... muito pouco.

Como apontaram acima pra 20l não vai dar certo, costuma-se usar por volta de 5kg de malte pra uma cerveja mediana em teor alcoólico, 1.3kg vai ficar muito baixo a OG.
 
Pessoal, coloquei as quantidades erradas seguem as certas
Ola pessoal, estou arrscando em uma witbeer, será aminha primeira aí vão os ingredientes:
Malte Trigo 2Kg
Malte Pílsen 2Kg
Malte Amber 200 gramas
Malte Viena 200 gramas
Lúpulo Millenium em Pelet 30g
Lúpulo Amarilo em Pelet 30g
Levedura WB-06 (Trigo) - ALTA Fermentaçao
 
Nenhuma dica pessoal

Bom dia Viero,

Estou começando agora tambem(primeira brassagem 20/jan), passei bastante tempo montando minha primeira receita.
Recomendo você baixar o beersmith 2 (21 dias grátis para avaliação).
O software parece um pouco complicado, mas depois de poucas horas você consegue mexer de boa e facilmente consegue colocar em portugues.
O software foi fundamental para visualizar a receita e colocar ela no estilo desejado.

Abraços.
 
Aí pessoal, ontem fiz a breja... comecei as19:30 e terminei a uma da manha
Como o pessoal falou que uma witbeer classica levava trigo em flocus... resolvi fazer uma cerveja de trigo mesmo.... coloquei 12 gramas de lupulo de amargor millenium e 12 de aroma amarillo.... seguem as fotos agora é esperar para ver o resultado....
Fiz as rampas em
50° 10min
65° 40 min
68° 30 min
75° 10 min
 

Attachments

  • 20160114_210357.jpg
    20160114_210357.jpg
    216.4 KB · Views: 121
  • 20160114_214651.jpg
    20160114_214651.jpg
    219.2 KB · Views: 113
  • 20160114_222553.jpg
    20160114_222553.jpg
    181.2 KB · Views: 113
  • 20160114_224104.jpg
    20160114_224104.jpg
    165.2 KB · Views: 114
Aí pessoal, ontem fiz a breja... comecei as19:30 e terminei a uma da manha
Como o pessoal falou que uma witbeer classica levava trigo em flocus... resolvi fazer uma cerveja de trigo mesmo.... coloquei 12 gramas de lupulo de amargor millenium e 12 de aroma amarillo.... seguem as fotos agora é esperar para ver o resultado....
Fiz as rampas em
50° 10min
65° 40 min
68° 30 min
75° 10 min

Parece lentilha hahaha zuera
 
Olá pessoal,

será que alguém poderia me tirar uma dúvida em relação a fazer uma wit com trigo não malteado filtrando com bazooka? Acho que vai dar problemas, alguém tem alguma experiência com relação a isto?

Reynaldo
 
Ontem dei um olhada na minha cerveja com 3 dias parece estar bom... sabado o airlock estava a todo vapor ontem ja não....
vou deixar uma semana a temperatura ambiente depois vou colocar na geladeira mais uns 5 dias depois engarrafar e ver no q dá
 
Pessoal, ontem fez 7 dias de maturação.... provei ela e está boa a ceva... ficou 5 dias a temperatura ambiente e agora esta na geladeira a 8 ° sabado vai para garrafa...
 

Attachments

  • 20160120_124515.jpg
    20160120_124515.jpg
    99.9 KB · Views: 77
Viero, você fermentou ela em temperatura ambiente usando WB06?
Considerando a temperatura que tem feito no RS em janeiro, difícil acreditar que a cerveja tenha ficado redonda :)

Deixou só 5 dias e já mandou para a geladeira? mediu OG? FG? Tem certeza que a fermentação havia terminado?
Cuidado para não criar granadas...
 
Pois é.... eu tirei ela hoje da geladeira... aqui ta quente mesmo media de 28°, agora não sei o que faço se deixo ela mais tempo fora antes de engarrafar ou não. Provei ela e parece boa, um pouco ácida.... que dica me da?
 
Melhor dica para você no momento: Compre uma geladeira pra fermentar!

Difícil fermentar sem controle...

E outra, leia sobre cerveja pra aprender bem as técnicas e estilos.

Boas cervejas!
 
Pois é... é que não tenho muito espaço para comprar equipamentos... então estou fazendo odo jeito que dá.... mas vou deixar mais uma semana fermentando a temperatura ambiente depois vejo como está.... e esse sabor ácido o que seria?
 
Se fermentou a 28°C é bem provável que a fermentação tenha acabado em 5 dias mesmo.
 
Pois é, vou deixar mais uns dias fermentando por via das dúvidas....
provei o sabor eparce boa... somente um pouquinho mais ácida...
Ontem fiz a Honey Ale, cerveja do barack obama... so uma coisa que estou com medo ter ter feito burrada... coloquei o fermento e movimentei bastante no mosto para oxgenar... será que tem problema?
 
Ta aí a bixa, bem o sabor ficou umpouco forte de alcool creio que em função de eu ter colocado 1kg de açucar diluido junto na fermentação... não havia necessidade.... no mais está uma cerveja gostosa
 

Attachments

  • 20160205_220704.jpg
    20160205_220704.jpg
    122.2 KB · Views: 41
Essa outra foi uma Honey Ale que eu fiz,,, ficou muito gostosa da prara sentir bem o gostinho de malte tostado
 

Attachments

  • 20160221_191857.jpg
    20160221_191857.jpg
    94.4 KB · Views: 39
SOmente casca de laranja, mas ficou mais para uma weiis doque wit.... mas para primeira já ta boa....
 
Back
Top