Cerveja pasteurizada x não pasteurizada

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Gustavo_KB

New Member
Joined
Jul 14, 2017
Messages
3
Reaction score
1
Boa tarde pessoal!

Estou iniciando uma marca de cervejaria cigana com meu irmão , a receita em escala caseira já está pronta, mas estou com um pouco de dúvida em relação ao envase dela.

Todas as cervejarias que encontrei que trabalham com levar "pequenas" 300 - 500 litros não fazem o processo de pasteurização das garrafas. Como isso pode afetar a viabilidade de vender em garrafa? e qual ficaria a validade dela em relação a pasteurizada?

A receita seria uma cream ale.

Obrigado!
 
Tem muitas discussões diferentes sobre esse assunto a depender de como você quer abordar e de como é feita a pasteurização. Mas de modo geral cerveja viva depende bastante da receita, algumas mesmo sem pasteurizar permanecem ótimas por mais de um ano, outras não. No caso eu diria pra você conhecer sua receita, mas acredito que em uma situação ideal de armazenagem ela pode durar um tempo razoável, algo entre 3 e 4 meses é um bom número para casos gerais. Mas note que não estou falando sobre estragar a cerveja, mas sim dela perder as características que você buscou.

Sobre a venda: O caso ideal é que o vendedor armazene a cerveja em geladeira, feito isso ela pode durar ainda mais tempo, entretanto isso não acontece sempre, na verdade já cansei de achar cerveja não pasteurizada armazenada de qualquer jeito em lojas. Mas no geral nunca ouvi falar de uma loja que se recusa a revender cervejas não pasteurizadas, na verdade nem faria sentido pra mim.

Sobre o processo de pasteurização: Eu já trabalhei com testes de pasteurização, entre 3 e 140 PUs, no geral o valor-p dos testes de triangulação mostrou sempre que a diferença entre as amostras não tinha relevância estatística nos testes sensoriais, ou seja, cobaias não sabiam distinguir entre cerveja pasteurizada e não pasteurizada de forma geral. Entretanto posso te dizer que dos poucos que passam no teste, alguns comentários são recorrentes: 1 - Aromas dos lúpulos ficam mais sutis nas pasteurizadas, 2 - O corpo diminui levemente, 3 - A retenção de espuma diminui em algumas receitas (isso é bem perceptível em algumas receitas usando PUs mais altos, veja nas fotos). 4 - Há alguns relatos de diminuição de amargor em algumas cervejas com carga média de lúpulo e base de malte bem limpa. 5 - Algumas receitas, os poucos que conseguem distinguir entre as amostras tendem a preferir a pasteurizada (não me pergunte o porquê).

No geral é isso...

 
Last edited:
Back
Top