Cerveja parou de borbulhar

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Aug 15, 2014
Messages
24
Reaction score
0
Olá pessoal cervejeiro. Estou com uma dúvida na fermentação, tenho uma cerveja fermentando num balde de 5l que estava borbulhando e simplesmente parou após 2 dias e também parou de atenuar a densidade ( FG deveria ser 1012 mas parou nos 1.030). Existe alguma relação com o fato de justamente no segundo dia eu ter aberto a torneira para medir a gravidade? Durante a medição eu havia retirado o airlock para nao correr o risco de voltar líquido para dentro da cerveja.

abço
 
Só para complementar a informação, coloquei o fermento seguindo a hidratação recomendada aqui do forum e na proporção de 11,5g para 20 a 30l, conforme instrução da fermentis. Está fermentando num frigobar com controle de temperatura (sensor dentro do fermentador) a 22ºC
 
Bom dia Alessio..

Para te dar um dica, vc pode passar mais informações pela receita, nome da levedura, com qual temperatura vc começa a fermentar?
Também interessante saber o balde onde vc fermenta sua cerveja?

Muitas vezes um balde nao fecha bem e gaz sair lateral do balde, airlock ou em sua caso do sensor.

Um grande parte Malte de tipo Cara na receita já faz diferença.

Eu facio, com qualquer tipo da levedura, ou seja a levedura S04 que trabalha extremamente rapido...ou um tipo US05, a primeiro mediação depois 5 dias. Aqui cada dia...dois dias o medido. Só se o valor 3 dias não baixou mais significa, a levedura terminou trabalhar.

Agua que vc coloca no Airlock precisa sempre fervendo e resfriado. Se um pouco agua do airlock entrar na leva, nao faz problemas. Completar o nivel do airlock do mesmo tipo de agua depois. Nao precisa tirar o airlock. Tampa do airlock nao esquecer.

Vc sanitarisar o parte do sensor antes se coloca dentro da leva? Importantissimo!

Um cervejeiro precisa calma, as vezes è dificil ;-)

Abraço Ralf
 
cara, esquece a proporção 1pkt pra 20 a 30 litros.
é o indicado pelo fabricante, mas não é o ideal, longe disso... cervejas de baixa OG, usar 1g/L, cervejas de OG mais alta, ir subindo esta relação até 2g/L.

Dá uma olhada no tópico fixo do Guenther sobre fermentação...
 
O fato de você ter tirado uma amostra pela torneira não tem nada a ver com a fermentação ter sido interrompida.

A quanto tempo a FG está estacionada em 1030?

Se a fermentação realmente parou você tem algumas alternativas para tentar fazer recomeçar.

Subir a temperatura um pouco (entre 1ºC e 3ºC).

Sacudir o fermentado para colocar o fermento em suspensão novamente.

Adicionar mais fermento.
 
Pode ser taxa de inoculação (eu uso 2 pacotes de 11,5g para 25 L por exemplo) , temperatura de fermentação, vazamento no fermentador ...
 
Valeu pessoal pelas dicas. A cerveja está nos 1.030 há 3 dias. Antonio, sacudir realmente funciona?
Vou tentar subir a temperatura para ver o que acontece.

Além de ter menos alcool, que resultado devo esperar numa cerveja em que os açucares nao foram totalmente consumidos?
abç
 
Vi que te ninguém perguntou uma coisa importante: mediu com densimetro ou refratometro? Se foi densimetro, realmente é essa mesmo. Se foi refratometro, tem que fazer a correção, pois o.álcool interfere na leitura.
Abraço
 
drelimainacio, eu medi no refratometro mas fiz as correções da temperatura. Obrigado pelo resposta. abç
 
Nao e da temperatura, é da leitura mesmo. Por exemplo, a minha que está fermentando teve OG de 1053 e leitura no refratometro de 1030. Com a correção, ficou 1016. No beersmith tem a, ferramenta pra,correcao
 
Escrevi errado drelimainacio, era correção da densidade mesmo. E alguem sabe dizer como fica uma cerveja em que o FG nao atingiu o esperado? Tinha que atenar até 1.012 mas ficou nos 1.030
abç
 
Vai ficar bem doce. Qual foi a OG? A sensação de doce pode ser maior ou menor dependendo da alcool.e do amargor.
 
Qual temperatura? Quanto tempo? É uma lager?

Dizem que os açúcares não fermentáveis não são tão doces. Se você mosturou muito quente pode ter muito açúcar não fermentável, vai ficar mais encorpada, talvez levemente adocicada.

Agora, se foi fermentação incompleta, aí sim vai ficar mais doce. Nesse caso muito cuidado com garrafas explosivas!!
 
Cara, então. Os açúcares não fermentáveis sao menos doces. Mas a sensação de doce no paladar vai depender do conjunto final. Uma RIS com fg de 1030 pode parecer amarga e encorpada. Uma Blond com FG de 1020 certamente será doce e quase sem amargor. Por isso perguntei quanto foi a OG e o IBU.
Abraço!
 
André, o OG era 1.058 e o IBU de 30. Experimentei e realmente parece mais encorpada e amarga.
abç
 
Ontem fiz minha primeira brassagem, e usei BIO4 trappist líquido. coloquei a 20 ºC, e ainda não borbulhou.
Será que a levedura estava morta ou é normal ?
Valeu
 
Ontem fiz minha primeira brassagem, e usei BIO4 trappist líquido. coloquei a 20 ºC, e ainda não borbulhou.
Será que a levedura estava morta ou é normal ?
Valeu

Normal, chama lag time. Pode ser mais longo ou mais curto, depende do fermento e da forma como vc tratou ele.

Abraço
 
Supondo que seu fermentador seja um balde, pode ser que você não o tenha fechado adequadamente... E é muito comum isso acontecer na primeira brassagem. Sugiro usar um martelo de borracha ou a lateral de uma tábua de cozinha para fazer a tampa descer mais um estágio! Pode colocar um pano na beirada da tampa e efetuar uma batida razoavelmente forte. Ela deve descer mais um pouco.
Se não for o lag time citado acima, assim que a tampa vedar o balde, o airlock começará a borbulhar imediatamente!
 
Valeu galera ! Depois de 2 dias, o airlock tá borbulhando.
Fiquei tenso , mas deve ter sido o lagtime.
Valeu de novo !
 
Boa tarde, eu fiz uma leva de 100 l, utilizei o fermento S-04, a temperatura esta a 20 graus, já fazem 5 dias e não vi borbulhar, utilizei 46 g de fermento, o não borbulho e normal?
Obrigado.
 
Boa tarde, eu fiz uma leva de 100 l, utilizei o fermento S-04, a temperatura esta a 20 graus, já fazem 5 dias e não vi borbulhar, utilizei 46 g de fermento, o não borbulho e normal?
Obrigado.

Qual a densidade original do mosto, e em que condições foi feita a inoculação desse S-04?

Mediste a densidade nesses 5 dias? Baixou alguma coisa? Ou tá estagnado?
 
sim a SG inicial era de 1.054, eu não tirei mais a medida... Reidratei o fermento com temperatura de 20 graus, e misturei no fermentador com 29 graus. percebi q no airlock subiu um pouco de mosto mas não vi borbulhar e eu acompanhei todos os dias.
 
sim a SG inicial era de 1.054, eu não tirei mais a medida... Reidratei o fermento com temperatura de 20 graus, e misturei no fermentador com 29 graus. percebi q no airlock subiu um pouco de mosto mas não vi borbulhar e eu acompanhei todos os dias.

Mede lá. Eu concordo com o @ortiz, também acho que é vedação, mas na dúvida, mede lá.
 
E tem essa ainda de pouco fermento....46g para 100 litros...metade do que alguns materiais indicam.
 
pessoal verifiquei, quando fui engarrafar e a SG ficou em 1,012.
acredito q deu certo...
 
Prezados,

Antecipadamente já me desculpo por nem me apresentar e já ir perguntando, mas realmente estou precisando de uma ajuda emergencial... não sei muito bem o que fazer... fiz minha primeira brassagem no domingo e ontem a noite o air lock parou de borbulhar...

Além de alguns imprevistos (como não poder utilizar o freezer por causa das gavetas que não saem e, por isso estar fermentando em temperatura ambiente) sei que cometi alguns erros:

1) como medi a densidade sem confirmar a temperatura... deu 1035 no densitometro.. o que achei muito baixa para o início da fermentação...

2) deixei o femento hidratando por quase 2 horas e quando coloquei no mosto (com pressa) não percebi que haviam alguns grumos...

Depois do excelente curso ministrado pelo Mestre Guenther, tentei repetir a receita de uma Irish Red Ale... mas, parece que as coisas não saíram exatamente como o esperado.

A FG medida ontem, agora com correção da temperatura, ficou em 1004 (o que achei muito baixa para o segundo dia de fermentação)... hoje vou medir a noite para ver se há alguma variação...

Minha dúvida agora é se posso inocular mais fermento para tentar continuar a fermentação???

Ou será que vou perder todo este lote teste???


Ass. Dagoberto,
 
Prezados,

Falando com o Mestre Guenther, acho que descobri o que aconteceu com o meu primeiro lote: como não consegui controlar a temperatura de fermentação, chegando a uns 24 graus, a fermentação ocorreu acelerada em pouco mais de 2 dias... possivelmente causando todos as consequências daí decorrentes... (off-favors, etc)... Mas, como agora não tem mais jeito, envazei ontem e agora é só esperar pra ver o que acontece...
...Pelo menos vai valer como aprendizado!
 
Valeu pessoal pelas dicas. A cerveja está nos 1.030 há 3 dias. Antonio, sacudir realmente funciona?
Vou tentar subir a temperatura para ver o que acontece.

Além de ter menos alcool, que resultado devo esperar numa cerveja em que os açucares nao foram totalmente consumidos?
abç

Eu não elevaria a temperatura, manteria a 20C (se for uma IPA)

Se a cerveja está há 3 dias e parou de borbulhar, pode ser problema de vedação no balde...

Dah uma apertada na tampa e veja se vai dar uma borbulhada no Airlock...senão, deve estar vazando ar por algum ponto no balde.

Dar uma mexida, sem agitar tanto pode voltar a ativar as leveduras, mas se realmente estiver tudo parado na fermentação, inocule mais um pacotinho e coloca na breja...
 
Dagoberto,

Quantos dias levou para cair de 1,054 até 1,012.

O meu caso é bem parecido com o seu, porém, minha leva é de 45 litros, usando dois pacotes de fermento. A minha ficou com OG de 1,053 e a FG esperada é 1,011. Inoculei na sexta, dia 27/10/2017, às 19:30, no domingo à noite ainda estava em 1,040. Acho que não vai chegar nem em 1,015 ou mesmo 1,018.

O que você acha?
 
Dagoberto,

Quantos dias levou para cair de 1,054 até 1,012.

O meu caso é bem parecido com o seu, porém, minha leva é de 45 litros, usando dois pacotes de fermento. A minha ficou com OG de 1,053 e a FG esperada é 1,011. Inoculei na sexta, dia 27/10/2017, às 19:30, no domingo à noite ainda estava em 1,040. Acho que não vai chegar nem em 1,015 ou mesmo 1,018.

O que você acha?

2 pacotes para 45l pode ser pouco, ainda mais se não hidratar. Qual o fermento, qual a temperatura de inoculação, foi hidratado ?
 
Olá pessoal cervejeiro. Estou com uma dúvida na fermentação, tenho uma cerveja fermentando num balde de 5l que estava borbulhando e simplesmente parou após 2 dias e também parou de atenuar a densidade ( FG deveria ser 1012 mas parou nos 1.030). Existe alguma relação com o fato de justamente no segundo dia eu ter aberto a torneira para medir a gravidade? Durante a medição eu havia retirado o airlock para nao correr o risco de voltar líquido para dentro da cerveja.

abço
Cara eu estava com o mesmo problema, ai vi o comentário do parceiro nas respostas, chacoalhei um pouco o balde começou a borbulhar igual sal de frutas kkkkkk
 
Olá amigos

Gostaria de relatar a minha experiência com este problema.
Há poucos meses migrei para um fermentador inox cônico de 250 litros.
Fui inocular uma APA com OG 1052. Passaram-se 5 dias e nada de atividade, somente uma pequena borbulha que se percebia na mangueira de nível.
Pedi ajuda à Marina, da Levetck e prontamente me relatou que seria possível que a fermentação tivesse estratificado dentro do tanque e bastaria injetar CO2 na parte inferior fazendo uma revolução no mosto.
Dito e feito! Voltou com intensidade e em dois dias baixou quase 10 pontos na densidade.
 
Back
Top