Cerveja não carbonatou (primming)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

b_agra

Well-Known Member
Joined
Apr 5, 2015
Messages
47
Reaction score
13
Vou tentar ser objetivo no post, mas preciso garantir que estou abordando todas as condições para conseguir uma resposta para meu caso.

Já li e conversei com diversas pessoas, mas até agora ninguém conseguiu arrumar solução para o problema.

Quarta feira, 11/11, fiz o envase de uma ESB que utilizei 7g/l para primming (açucar cristal + água previamente fervida numa proporção de 1l/g), porém não coloquei ele todo no balde de envase e sim fiz garrafa por garrafa com uma seringa seguindo as proporções de acordo com o tamanho da garrafa (ex: 600ml = 4,2g/l e assim por diante).

Antes do envase a breja tinha fermentado por 6 dias (usei S-04) e maturou por mais 7 à 0° e sem gelatina.

Ontem abri 2 garrafas, uma FLIP TOP e outra de 300ml de tampa normal (pry-off) e nenhuma das 2 tinha carbonatado. ZERO de carbonatação.

A partir daí comecei a pensar nas hipóteses do que poderia ter acontecido:

1 - Proporção de primming insuficiente - Não foi. Posso garantir que tudo foi calculado perfeitamente.

2 - Contaminação - Não foi. A cerveja está com o gosto bom, só está choca. E se fosse contaminação acho que iria inclusive carbonatar demais.

3 - Arrolhador não está fechando bem - Não foi. Afirmo isso porque abri uma garrafa que tinha arrolhado e outra era de flip top (que era apenas a segunda vez que estava utilizando, portanto a vedação estava ok!).

4 - Excesso de sanitizante na garrafa - Não foi. Quando vou engarrafar deixo as garrafas de molho por 10minutos numa solução de 1g/l de peracético e depois ainda passo no vinator que está com a mesma solução para tirar todo o excesso.

5 - Teor alcólico alto - Não foi. ABV ficou em aproximadamente 7%.

6 - Pouca levedura na trasfega - Não foi. Não usei gelatina e fiz trasfega com um sifão até o talo do balde. Certamente ficou muita levedura em suspensão para conseguir carbonatar a cerveja e quando eu abri as 2 garrafas de teste, tinha umbucadinho de levedura no fundo.

5 - Temperatura - Aí que acho onde está o problema. Após envase as garrafas ficaram dentro de um quarto na temperatura ambiente. Já tinha feito isso antes e não tinha dado problema, porém a temperatura da cidade estava mais amena na época. Moro em Recife e estamos em pleno verão onde as temperaturas chegam à 35° ~ 37° e acho que isso pode ter prejudicado o trabalho das leveduras ao ponto de terem morrido. O quarto onde as garrafas ficam guardadas fica fechado o dia todo e a porta é voltada para a parte externa da casa que é poente. Essa é minha maior suspeita mesmo considerando que S-04 é uma levedura guerreira. Come até caruncho se duvidar.

Se de fato esse for o problema mais plausível, minha idéia seria acrescentar um pouco de levedura seca (ou hidratada?) em cada garrafa e tampar novamente. O problema é que não sei qual seria a dosagem para cada garrafa. Tem alguma calculadora online que me informe isso de acordo com a quantidade de células viáveis que o fabricante diz ter em cada pacote?

Vocês concordam ou discordam? Deixei de cobrir algum ponto?

Obs: Não tenho a opção de colocar em post mix e tacar CO2.

Aos que chegaram até aqui, obrigado pela paciência na leitura. :)
 
Tenho pouca experiencia mas eu diria que vc não maturou, vc apenas fermentou por 6 dias e decantou por 7 a 0 grau. Como foi a sua fermentação, foi a temperatura ambiente ou vc controlou a temperatura? Qual temperatura ocorreu a fermentação?
Em respeito ao priming eu faria um pouco diferente colocaria tudo no fermentador p ter uma padronização exata de todas as garrafas muito mais facil e preciso, claro depois de trocar de balde para deixar todo fermento e resíduos no fermentador inicial e com certeza teria uma garrafa piloto com o manômetro para acompanhar até aonde a pressão iria p saber se da proxima eu colocaria mais ou menos açúcar.
Mas duas semanas da tua fermentação, deve ter ficado um residual de co2 vc não notou nada quando engarrafou? mediu a og inicial e final?
Se tudo correu certinho pode ser que seja ejaculação precoce de mais um tempo.
 
Fagan, fermentação em temperatura controlada a 18c com poço térmico e histerese de 0,5c.

Com relação ao primming acho muito mais preciso utilizar a seringa do que colocar tudo no balde. É uma questão de gosto e isso não foi o que interferiu no problema.

Quanto ao co2 residual de fermentação também não tem interferência com meu problema. São 2 coisas diferentes ao qual estamos falando.

Hoje abri uma nova garrafa e continua sem nenhuma carbonatação.
 
Estou com um problema parecido, porém não tive esse problema de temperatura alta na refermentação, de forma que não sei onde deu merda.

Fiz uma IPA, 20 litros, fermentação primária+secundária por 14 dias, clarificação a zero grau (sem gelatina) por 7 dias.

Envasei 10 litros em garrafas (usei balas de carbonatação do Lamas) e 2 minikeg de 5 litros cada. Nesses minikeg, para cada um fiz uma calda de açúcar invertido com 35g de açúcar (ou seja, 7g/L); despejei a calda no minikeg e enchi cada um deles. Em um deles eu coloquei um manômetro.

Em ambos os casos, envasei direto do balde fermentador, utilizando um tubo enchedor acoplado à torneira.

Depois de 7 dias a 22ºC, o ponteiro do manômetro acusou apenas 0,2 Bar, muito pouco! Aumentei a temperatura pra 24ºC, mas nada mudou. Pra piorar, fui mexer no manômetro pra ver se estava bem adaptado, ouvi um barulhinho de gás escapando e o ponteiro caiu pra zero!

Será que meu problema foi na vedação do manômetro? Ao que parece está tudo adaptado certinho, usei todo o conjunto de tampão+adaptadores que vende na WE Consultoria.

Pra resolver, será que eu deveria adicionar mais açúcar? Talvez mais fermento? Talvez esperar? Será que foi tempo exagerado a zero grau?
 
Também acho que o problema pode ser tempo. Já aconteceu algo semelhante comigo e só foi carbonatar com uns 20-25 dias.

[]s
 
Pode ser o tempo de carbonatação ou você não ter misturado o priming direito no balde.
 
Entendo... Mas em relação ao co2 residual me referi a ele porque quando engarrafo o residual de co2 pra serve como um parâmetro p saber se tudo está ok quando tenho mais residual coloco menos açurar. Mas se tudo ocorreu dentro dos conformes de mais uma semana. Em minhas levas não deixo tanto tempo a 0 grau talvez levo mais fermento p garrafa por este motivo minha carbonataçao começa por volta de 5 dias mas vc tem manometro em uma garrafa piloto? Vi em alguns casos a tampa ser responsável pela má vedação, a borachinha ressecada não vedando direito virá uma garrafa de cabeça o baixo que logo aparece, se tiver vazameto.
 
Quarta feira, 11/11, fiz o envase de uma ESB que utilizei 7g/l para primming (açucar cristal + água previamente fervida numa proporção de 1l/g)

A sua proporção é 1l/g mesmo ou errou a unidade, se for isso mesmo é muito pouco açucar. Imagino que você quis dizer 1l/kg, ou 1ml/g, mas como preparou a solução, pegou 1 litro de água e misturou a 1 kg de açucar, ou foi misturando a água até atingir 1 litro, as duas formas resultam em soluções com concentração diferentes, na primeira opção vai ter uma concentração menor que 1g/ml (eu teria que rever as minhas aulas de química para dizer exatamente quanto), na segunda você teria 1 g/ml.
 
Estou com um problema parecido, porém não tive esse problema de temperatura alta na refermentação, de forma que não sei onde deu merda.

Fiz uma IPA, 20 litros, fermentação primária+secundária por 14 dias, clarificação a zero grau (sem gelatina) por 7 dias.

Envasei 10 litros em garrafas (usei balas de carbonatação do Lamas) e 2 minikeg de 5 litros cada. Nesses minikeg, para cada um fiz uma calda de açúcar invertido com 35g de açúcar (ou seja, 7g/L); despejei a calda no minikeg e enchi cada um deles. Em um deles eu coloquei um manômetro.

Em ambos os casos, envasei direto do balde fermentador, utilizando um tubo enchedor acoplado à torneira.

Depois de 7 dias a 22ºC, o ponteiro do manômetro acusou apenas 0,2 Bar, muito pouco! Aumentei a temperatura pra 24ºC, mas nada mudou. Pra piorar, fui mexer no manômetro pra ver se estava bem adaptado, ouvi um barulhinho de gás escapando e o ponteiro caiu pra zero!

Será que meu problema foi na vedação do manômetro? Ao que parece está tudo adaptado certinho, usei todo o conjunto de tampão+adaptadores que vende na WE Consultoria.

Pra resolver, será que eu deveria adicionar mais açúcar? Talvez mais fermento? Talvez esperar? Será que foi tempo exagerado a zero grau?

Tive o mesmo problema com o manômetro da WE nas ultimas duas levas, ocorreu vazamento no manômetro, consegui perceber porque tenho sempre uma garrafa transparente para acompanhar a coloração da cerveja e sedimentação no fundo da garrafa, como a ceva começa a clarear bastante com a pressão e sedimentar fermento no fundo pude perceber do vazamento.
Procedi assim:
Retirei o manometro da garrafa e coloquei em outra garrafa que estava tampada do mesmo lote, sei que não vou ter uma precisão exata na pressão mas pelo menos vou identificar se a pressão não ultrapassa o limite estabelecido para não ter problema de estourar garrafa.
A garrafa que apresentou vazamento simplesmente tomei, não tava muito boa, estava com leve gosto de azedo e pouco gás.
Com relação ao adaptador que serve para segurar o manômetro preso na garrafa, consegui resolver isto com uma medida bem simples, pressionando pra baixo, fortemente, quando rosqueando o manômetro nele, acredito que deve ser um defeito da WE pois já vi mais gente falar do mesmo defeito. O que deveria ser bem simples as vezes acaba se tornando um empecilho e prejudicando, mas são coisa que se aprende a administrar com o tempo.
 
Tive o mesmo problema com o manômetro da WE nas ultimas duas levas, ocorreu vazamento no manômetro, consegui perceber porque tenho sempre uma garrafa transparente para acompanhar a coloração da cerveja e sedimentação no fundo da garrafa, como a ceva começa a clarear bastante com a pressão e sedimentar fermento no fundo pude perceber do vazamento.
Procedi assim:
Retirei o manometro da garrafa e coloquei em outra garrafa que estava tampada do mesmo lote, sei que não vou ter uma precisão exata na pressão mas pelo menos vou identificar se a pressão não ultrapassa o limite estabelecido para não ter problema de estourar garrafa.
A garrafa que apresentou vazamento simplesmente tomei, não tava muito boa, estava com leve gosto de azedo e pouco gás.
Com relação ao adaptador que serve para segurar o manômetro preso na garrafa, consegui resolver isto com uma medida bem simples, pressionando pra baixo, fortemente, quando rosqueando o manômetro nele, acredito que deve ser um defeito da WE pois já vi mais gente falar do mesmo defeito. O que deveria ser bem simples as vezes acaba se tornando um empecilho e prejudicando, mas são coisa que se aprende a administrar com o tempo.
Valeu, FAGAN.

O problema é que no meu caso o manômetro está em um minikeg de 5 litros. E após mais um dia, o ponteiro continua marcando zero.

Nesse caso, se realmente houve vazamento, acredito que a levedura deve ter consumido todo o açúcar e o CO2 vazou...

Assim, é possível que pra resolver o problema eu deva adicionar mais açúcar, certo?
 
A sua proporção é 1l/g mesmo ou errou a unidade, se for isso mesmo é muito pouco açucar. Imagino que você quis dizer 1l/kg, ou 1ml/g, mas como preparou a solução, pegou 1 litro de água e misturou a 1 kg de açucar, ou foi misturando a água até atingir 1 litro, as duas formas resultam em soluções com concentração diferentes, na primeira opção vai ter uma concentração menor que 1g/ml (eu teria que rever as minhas aulas de química para dizer exatamente quanto), na segunda você teria 1 g/ml.


Errei na unidade. Quis dizer 1g/l.
 
Chegou sim

Então acredito que o fermento não tenho morrido.
Dá uma chacoalhada leve na garrafa pra misturar essa borra na cerveja e deixa quieto por mais uma semana, de preferência na faixa de temp. indicada na embalagem do fermento. Eu tb sempre procuro deixar as garrafas e o fermentador no escuro. Não sei se faz muita diferença.
 
Olha alexnrbr no meu caso foi na garrafa e a ceva não ficou legal, em uma adicionei mais açúcar 1g, fiquei com medo de adicinar mais pois não tenho experiencia suficiente p saber a quantia de açucar que já tinha sido consumido pela levedura, depois de 15 dias ela ficou ruim gosto estranho em relação as outras, levemente azeda, e na outra que ocorreu isso não me preocupei e tomei logo mesmo sem carbonatar, ruim em relação as outras mesmo gosto da anterior perecia ter diacetil e meio rançoso. Sei que p/ vc o volume é maior, mas como ficou sem airloc é provável ou passível de contaminação, eu diria que se é vc mesmo que vai tomar vale a pena arriscar, tentar salvar, mas se é p venda ou p/ amigos eu iria descartar.
 
@b_agra, se você preparou uma solução com concentração de 1g/L você precisaria de 4,2 L de solução para adicionar os 4,2g de açúcar que precisa numa garrafa de 600ml, por isso imagino que você preparou uma solução com concentração de açúcar de 1g/L. Também fico na dúvida se a solução foi preparada de forma correta, fiz um experimento rápido aqui em casa, misturei 100g de açúcar em 100ml de água, fiquei com aproximadamente 160ml de solução que por sua vez tem 0,625g/ml de concentração de açúcar, 4,2ml desta solução só vai ter 2,62g de açúcar. Agora se você colocar 100g de açúcar em um recipiente e ir adicionando água até completar 100ml, vai ter uma solução com concentração de 1g/ml e os 4,2ml de solução serão o suficiente.
Caso tenha feito tudo correto, esqueça tudo que falei e da uma agitada nas garrafas, as vezes o açúcar não misturou bem.
Abraço
 
Olha alexnrbr no meu caso foi na garrafa e a ceva não ficou legal, em uma adicionei mais açúcar 1g, fiquei com medo de adicinar mais pois não tenho experiencia suficiente p saber a quantia de açucar que já tinha sido consumido pela levedura, depois de 15 dias ela ficou ruim gosto estranho em relação as outras, levemente azeda, e na outra que ocorreu isso não me preocupei e tomei logo mesmo sem carbonatar, ruim em relação as outras mesmo gosto da anterior perecia ter diacetil e meio rançoso. Sei que p/ vc o volume é maior, mas como ficou sem airloc é provável ou passível de contaminação, eu diria que se é vc mesmo que vai tomar vale a pena arriscar, tentar salvar, mas se é p venda ou p/ amigos eu iria descartar.
No caso é pra consumo próprio junto com amigos. Vou tentar arriscar colocar um pouco mais de açucar, pois certamente ainda tem levedura viavel.
Se der ruim... amigo que é amigo tem que enfrentar junto kkkkkk
 
Tive o mesmo problema com o manômetro da WE nas ultimas duas levas, ocorreu vazamento no manômetro, consegui perceber porque tenho sempre uma garrafa transparente para acompanhar a coloração da cerveja e sedimentação no fundo da garrafa, como a ceva começa a clarear bastante com a pressão e sedimentar fermento no fundo pude perceber do vazamento.
Procedi assim:
Retirei o manometro da garrafa e coloquei em outra garrafa que estava tampada do mesmo lote, sei que não vou ter uma precisão exata na pressão mas pelo menos vou identificar se a pressão não ultrapassa o limite estabelecido para não ter problema de estourar garrafa.
A garrafa que apresentou vazamento simplesmente tomei, não tava muito boa, estava com leve gosto de azedo e pouco gás.
Com relação ao adaptador que serve para segurar o manômetro preso na garrafa, consegui resolver isto com uma medida bem simples, pressionando pra baixo, fortemente, quando rosqueando o manômetro nele, acredito que deve ser um defeito da WE pois já vi mais gente falar do mesmo defeito. O que deveria ser bem simples as vezes acaba se tornando um empecilho e prejudicando, mas são coisa que se aprende a administrar com o tempo.

Apenas para registrar, engarrafei uma leva neste sábado a noite (20h) e no dia seguinte, próximo ao meio-dia, nenhuma atividade no manômetro. Ao sacudir a garrafa com o manômetro eis que começou a vazar líquido. Imediatamente troquei o liquido para outra garrafa, de outro modelo, e sacudi, também vazou.

Fiz então exatamente isto que o FAGAN indicou, pressionei para baixo o manômetro para encostar no bocal da garrafa pra fazer a vedação e somente depois que enrosquei para fechar.

A partir daí começou a mostrar a pressão, que agora está em 1,9. O problema é que as outras garrafas estão com 12h de diferença (a mais). Fiz o primming com 6g/l em água previamente fervida e misturei na cerveja depois de retirar do fermentador com o sifão.

Abri uma ontem a noite e ela tem gás, porém só no headspace, na ceva pouco gás e nenhuma espuma.

Com o tempo ela vai ter esse co2 passado para o líquido? e a espuma?

"Teoricamente" não deveria passar muito além dos 2,7 de pressão, deixei uma garrafa separada das outras que estão na geladeira sob temperatura controlada a 22-23C. Essa separada coloquei dentro de uma caixa tipo isopor para ver se vai estourar. Pela temperatura dessa de teste..acredito que ela vai desenvolver o co2 mais rapidamente pela temperatura.

O que vocês acham?

Obrigado
 
Amigo, se faça as seguintes questões:

- A fermentação terminou? Mediu a FG para assegurar? Atenuou perto do previsto pela receita?
- Tem certeza de que você engarrafou o volume previsto no cálculo do primming?
- Tem boas práticas de sanitização?
- As garrafas estavam em bom estado de conservação?

Se sim, fica tranquilo que não vai acontecer nada. 6g/l não tem como explodir se o resto todo está certo.

Para ter certeza abre uma garrafa a cada 2-3 dias e verifica.
 
OPA. ..blz.

Fiz uma belgian blond ale, OG 1048 e FG 1013, estabilizou em 1013 por dois dias, estava previsto FG 1010 mas nao atenuou mais. Baixei entao para 0-4 graus por três dias e fiz o priming.

Transferi o do o líquido para outro fermentador que marquei e deu exatos 23 litros de líquido que foram para as garrafas. Misturei 138g de açúcar invertido nesses 23 litros e foi para o envase.

Tudo muito bem sanitizado e higienizado, garrafas, tampinhas, utensílios, panelas baldes até termômetro.

As garrafas era usadas de cervejas industriais que comprei no mercado, de 740ml e 600ml. São garrafas não retornáveis, a princípio dei uma geral e não vi nenhuma trincada ou riscada, pareciam Boas.

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk
 
Buenas...resultado muito positivo, chegou a 2,8 coloquei pra gelar, ficou muito boa..Vou postar os detalhes em outra área para não misturar o assunto.

Abs

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk
 
Boa noite cervejeiros, fiz primming em uma leva de witbier no dia 4/5. Transferi do fermentador, após 3 dias a 2 graus, para outro balde e adicionei a calda na proporção de 8g/l. Depois engarrafei. Esta leva era pra ser servida no dia 14, então abri uma de 300 para avaliar e está sem gás. Bastante sedimento no fundo, mas sem gás. Como fiquei cabreiro, gelei uma de 600, abri e zero gás. Já estou na minha 5 breja e em todas não tive problema nesta fase. Alguma sugestão? Talvez seja pouco tempo, mas em nenhuma outra leva tive demora na carbonatação. Já tive cerveja que ficou um mês a 0 grau e carbonatou de boa. Ah, as garrafas estão em um armário escuro, temp ambiente por volta de 25C. A levedura foi a T-58.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Eu e uns amigos estamos com um problema bem semelhante numa leva de IPA.

Fermentamos a 18 por un 14 dias, depois maturamos 1 semana a 0.

Primming de 6g por lt.

10 dias de envase, abri uma ontem e estava praticamente sem gás...

Tem uma borra pequena no fundo da garrafa.

A unica coisa que consegui imaginar é que ou o fermento morreu a 0 graus ou sedimentou demais, a ponto de não ter o suficiente nas garrafas para carbonatar.

Não sei se espero mais uns dias ou se abro as garrafas pra jogar mais um pouco de açúcar e uma levedura startada.
 
@edirmacedo qual a temperatura deixou carbonatando?? se foi na temperatura ambiente, qual era aproximadamente? Pois levedura simplesmente não morre assim a zero grau e uma semana de maturação tbm não sedimenta tanto a levedura a ponto de não ter para fazer primming. A borra que está no fundo da garrafa é levedura, ou seja tem levedura na garrafa.
 
Eu e uns amigos estamos com um problema bem semelhante numa leva de IPA.

Fermentamos a 18 por un 14 dias, depois maturamos 1 semana a 0.

Primming de 6g por lt.

10 dias de envase, abri uma ontem e estava praticamente sem gás...

Tem uma borra pequena no fundo da garrafa.

A unica coisa que consegui imaginar é que ou o fermento morreu a 0 graus ou sedimentou demais, a ponto de não ter o suficiente nas garrafas para carbonatar.

Não sei se espero mais uns dias ou se abro as garrafas pra jogar mais um pouco de açúcar e uma levedura startada.

Uma coisa é estar sem gás, a outra é não ter espuma.

Tem _CERTEZA_ que estava sem gás?
 
Eu e uns amigos estamos com um problema bem semelhante numa leva de IPA.

Fermentamos a 18 por un 14 dias, depois maturamos 1 semana a 0.

Primming de 6g por lt.

10 dias de envase, abri uma ontem e estava praticamente sem gás...

Tem uma borra pequena no fundo da garrafa.

A unica coisa que consegui imaginar é que ou o fermento morreu a 0 graus ou sedimentou demais, a ponto de não ter o suficiente nas garrafas para carbonatar.

Não sei se espero mais uns dias ou se abro as garrafas pra jogar mais um pouco de açúcar e uma levedura startada.

Dá uma chacoalhada nas garrafas de modo a colocar o fermento (borra no fundo) em suspensão e deixa em temp. ambiente mais uma semana.
Depois nos conta.
Valeu!
 
@edirmacedo qual a temperatura deixou carbonatando?? se foi na temperatura ambiente, qual era aproximadamente? Pois levedura simplesmente não morre assim a zero grau e uma semana de maturação tbm não sedimenta tanto a levedura a ponto de não ter para fazer primming. A borra que está no fundo da garrafa é levedura, ou seja tem levedura na garrafa.
Deixei, como de costume, as garrafas dentro de um armário aqui em casa.

Aqui em Cuiabá está bem quente, entre 35-38 C...

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 
Uma coisa é estar sem gás, a outra é não ter espuma.

Tem _CERTEZA_ que estava sem gás?
Sim, praticamente sem gás.

778a7ea6e9e983f0aebf454ce6dcfd65.jpg


Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 
Deixei, como de costume, as garrafas dentro de um armário aqui em casa.

Aqui em Cuiabá está bem quente, entre 35-38 C...

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk

Olá... por que você mudou tanto a temperatura de refermentação em relação à temperatura que fermentou? Se a levedura que você utilizou tinha 18°C como temperatura adequada de fermentação, pelo que você descreveu anteriormente, a temperatura de refermentação em garrafa devia ser próxima disso, não?

Abraços,
 
Olá... por que você mudou tanto a temperatura de refermentação em relação à temperatura que fermentou? Se a levedura que você utilizou tinha 18°C como temperatura adequada de fermentação, pelo que você descreveu anteriormente, a temperatura de refermentação em garrafa devia ser próxima disso, não?

Abraços,
Então, sempre fizemos dessa forma, é a primeira vez que acontece isso.

Geralmente em 3-4 dias a cerveja já carbonatou.

Mas você está certo, o mais adequado seria carbonatar à temperatura da levedura.

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 
Então, sempre fizemos dessa forma, é a primeira vez que acontece isso.

Geralmente em 3-4 dias a cerveja já carbonatou.

Mas você está certo, o mais adequado seria carbonatar à temperatura da levedura.

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk

Legal, nesse caso ainda dá para tentar carbonatar as garrafas restantes... e uma coisa que eu faço diferente do que você relatou é maturar a uma temperatura apenas uns 10°C abaixo da temperatura de fermentação... ir de uma vez para temperaturas próximas de zero vão ajudar bastante na clarificação, mas não vão permitir uma maturação tão boa quando um período em torno de 8°C no caso dessa cerveja fermentada a 18°C.
 
Sim, acho q vou esperar mais uns 7 dias. Dei uma mexida nas garrafas como sugeriram.

Tenho 2 com flip-top, aí vou abrir. Se tiver gás eu bebo, se estiver sem eu já fecho e providencio uma nova carbonatação pra levá.

Vou postar os resultados, obrigado a todos!

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 
Eu tive problemas com uma Barley Wine que fiz, ela está com 12% de alcool, e talvez esse tenha sido o meu problema. Como resolvi? Abri todas as garrafas e inoculei um pouco de fermento especial para garrafas, comprei nesta loja:

http://www.brewhouseinsumos.com.br/fermento-lallemand-cbc-1

Ainda assim, demorou mais uns 10 dias até os primeiros sinais de vida, hoje elas estão na carbonatação que eu queria.

Guilherme
 
Eu tive problemas com uma Barley Wine que fiz, ela está com 12% de alcool, e talvez esse tenha sido o meu problema. Como resolvi? Abri todas as garrafas e inoculei um pouco de fermento especial para garrafas, comprei nesta loja:

http://www.brewhouseinsumos.com.br/fermento-lallemand-cbc-1

Ainda assim, demorou mais uns 10 dias até os primeiros sinais de vida, hoje elas estão na carbonatação que eu queria.

Guilherme


Quanto de fermento você inoculou? Inoculou com priming e já engarrafou?
 

Latest posts

Back
Top