Cerveja escurecendo após envase

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tinobsb

Member
Joined
Jul 27, 2015
Messages
7
Reaction score
0
Tenho notado que após 1 mês do envase a cerveja tem escurecido
O Que pode ser ?
Vi que pode ser oxidação, mas meu processo é

Fermentação e maturação no mesmo balde, passo pra outro balde pro primming com mangueira da torneira de um encostada no fundo do outro balde sem queda, ponho o primming e mexo bem leve, depois envaso com aquele enchedor de garrafa na torneira do balde

Uso Biab

A refermentação na garrafa pode dar essa escurecida ?

Não tenho ideia oq pode ser

Algum sugestão de testes para ver se melhora ?
 
Tenho notado que após 1 mês do envase a cerveja tem escurecido
O Que pode ser ?
Vi que pode ser oxidação, mas meu processo é

Fermentação e maturação no mesmo balde, passo pra outro balde pro primming com mangueira da torneira de um encostada no fundo do outro balde sem queda, ponho o primming e mexo bem leve, depois envaso com aquele enchedor de garrafa na torneira do balde

Uso Biab

A refermentação na garrafa pode dar essa escurecida ?

Não tenho ideia oq pode ser

Algum sugestão de testes para ver se melhora ?
Cara, isso pode ser uma simples diminuição da turbidez.

Exemplo... faça uma cerveja escura, como uma brown, stout, ou até red. Nos primeiros tempos, turva, ela parece esbranquiçada. Depois de tempos, ela fica totalmente negra, porque as células de fermento e outras coisas decantam.

Ou seja, talvez você esteja realmente vendo depois de um tempo a cor real da sua cerveja, e não a que você acha que ela tinha.

Trocar de cor milagrosamente é algo muito difícil.

Abraço,
 
Estou tendo exatamente o mesmo problemas mas em cervejas bem claras do tipo Blond Ale. A última que era pra estar bem amarelinha clara passou pra uma cor suja puxando pro marrom.
Meu processo basicamente é o mesmo que o tino descreveu acima.
Não sei o que pode ser. Lembra aquela oxidação que acontece com as maçãs depois de partidas.
Se alguém puder ajudar agradeço imensamente.
Obrigado
 
Estou tendo exatamente o mesmo problemas mas em cervejas bem claras do tipo Blond Ale. A última que era pra estar bem amarelinha clara passou pra uma cor suja puxando pro marrom.
Meu processo basicamente é o mesmo que o tino descreveu acima.
Não sei o que pode ser. Lembra aquela oxidação que acontece com as maçãs depois de partidas.
Se alguém puder ajudar agradeço imensamente.
Obrigado

Vários tópicos sobre isso, muitos chegaram num ponto de que possa ser oxidação.
Não sei se é teu caso, mas vale a pena ver!
 
Estou tendo exatamente o mesmo problemas mas em cervejas bem claras do tipo Blond Ale. A última que era pra estar bem amarelinha clara passou pra uma cor suja puxando pro marrom.
Meu processo basicamente é o mesmo que o tino descreveu acima.
Não sei o que pode ser. Lembra aquela oxidação que acontece com as maçãs depois de partidas.
Se alguém puder ajudar agradeço imensamente.
Obrigado

Como tu vez a cerveja ? BIAB ? Espremeu o saco? qual a temperatura de mash out? Uma grande extração de taninos também pode causar oxidação e escurecimento.

Espremer o saco bem como temperaturas altas extraem taninos mais do que o desejado.
 
Tenho notado que após 1 mês do envase a cerveja tem escurecido
O Que pode ser ?
Vi que pode ser oxidação, mas meu processo é

Fermentação e maturação no mesmo balde, passo pra outro balde pro primming com mangueira da torneira de um encostada no fundo do outro balde sem queda, ponho o primming e mexo bem leve, depois envaso com aquele enchedor de garrafa na torneira do balde

Uso Biab

A refermentação na garrafa pode dar essa escurecida ?

Não tenho ideia oq pode ser

Algum sugestão de testes para ver se melhora ?

Ola... Qual malte usaste??

Tem alguns relatos que malte pilsen agraria esta escurecendo um pouco a cerveja... Uns dizem que nao notam ou algumas cervejarias da regiao batem o pe que escurece.
 
Ola... Qual malte usaste??

Tem alguns relatos que malte pilsen agraria esta escurecendo um pouco a cerveja... Uns dizem que nao notam ou algumas cervejarias da regiao batem o pe que escurece.

@Danielsantos, sempre usei o malte pilsen da agrária e só tive problemas de escurecimento em 1 única brassagem (mas ai foi o processo) e na já esperada NEIPA. Não creio ser do malte por si só.
 
Está acontecendo comigo. Uma bohemian com s-189 e uma APA com us-04. Fiz uma super recirculação, usei floculante nos últimos minutos da fervura, engarrafei com 6 g/litro de açúcar. No dia do engarrafamento estava super transparente, dourada, linda. Ainda continua assim: linda, translúcida, dourada, mas quando vai para a geladeira.... fica turva.
Esta é a primeira vez que participo deste blog; não sei se estou lançando esta dúvida no post errado. Se puderem me ajudar, agradeço
 
Back
Top