Cerveja contaminada?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Bruno Augusto

Member
Joined
Jul 18, 2019
Messages
14
Reaction score
4
Location
Belo Horizonte
Boa tarde senhores,

Estou começando agora no mundo cervejeiro. Recentemente brassei uma APA, que está no estágio de fermentação secundária. Fui experimentar um pouco dela hoje e percebi um gosto meio ácido na cerveja, achei estranho e resolvi abrir o fermentador para espiar a cerveja. Me deparei com uma espuma meio grossa (com aspecto parecendo uma nata).

Isso é krausen ou a cerveja está contaminada?

Estou achando estranho porque tomei todos os cuidados com sanitização durante o processo.

Segue foto da cerveja.
IMG_20190921_121951620.jpg
 
Salve Bruno!
Cara tem que sentir o cheiro, saber qual(quais) lúpulos você usou, e se fez dry hopping. Pode ser krausen, pode ser massa vegetal do lúpulo...
Cerveja em processo, muitas vezes, pode ser "feia" e fedorenta!:D
Mas relaxa, faz uma boa secundária, e se quiser pode tirar isso com uma peneira sanitizada.
 
Cara o cheiro e gosto logo após o término da fermentação estava bem ácido. Mas como sou iniciante não sei dizer se o gosto pode ser diacetil/acetaldeído ou coisa azeda mesmo.

Usei lúpulo chinook, sem dry hopping. Fermento US05.

Vou aguardar uns dias na secundária então e ver se o gosto ameniza.
 
Bruno,

Quando você diz ácida, logo vem a ideia que pode ter sido contaminada por um micro-organismo produtor de ácido lático ou ácido acético. Diacetil e acetaldeído não dão característica ácida.

De cabeça, micro-organismos 'contaminantes' produtores de ácidos poderiam ser: Lactobacillus, Pediococcus (dificilmente), Acetobacter. Todos estes, normalmente não dão o aspecto que você mostrou na foto, mas sem uma análise microscópica é impossível afirmar. Ao meu ver, parece ser trub em suspensão por algum motivo. Você usou algum agente aglutinador? Ex.: Gelatina, Whirfloc, Irish Moss, Biofine. Quais foram os cereais que você usou na receita?
 
Last edited:
Bruno,

Quando você diz ácida, logo vem a ideia que pode ter sido contaminada por um micro-organismo produtor de ácido lático ou ácido acético. Diacetil e acetaldeído não dão característica ácida.

De cabeça, micro-organismos 'contaminantes' produtores de ácidos poderiam ser: Lactobacillus, Pediococcus (dificilmente), Acetobacter. Todos estes, normalmente não dão o aspecto que você mostrou na foto, mas sem uma análise microscópica é impossível afirmar. Ao meu ver, parece ser trub em suspensão por algum motivo. Você usou algum agente aglutinador? Ex.: Gelatina, Whirfloc, Irish Moss, Biofine. Qual foi os cereais que você usou na receita?


Cara, usei whirfloc sim. Inclusive por inexperiência acabei colocando uma pastilha inteira pra uma leva de 10 litros. Li em alguns fóruns que o excesso pode causar repulsão das partículas e gerar algo parecido com isso aí da foto. Porém como é minha primeira leva, pela aparência não consigo saber se isso realmente é só trub ou se pode ser alguma colônia de bactérias.

Observação que vi em um site sobre whirfloc:

A sobredosagem causa a repulsão das partículas e dispersão do trüb além de poder gerar dificuldades de fermentação bem como alterar o sabor do produto final.
 
Cara, usei whirfloc sim. Inclusive por inexperiência acabei colocando uma pastilha inteira pra uma leva de 10 litros. Li em alguns fóruns que o excesso pode causar repulsão das partículas e gerar algo parecido com isso aí da foto. Porém como é minha primeira leva, pela aparência não consigo saber se isso realmente é só trub ou se pode ser alguma colônia de bactérias.

Observação que vi em um site sobre whirfloc:

A sobredosagem causa a repulsão das partículas e dispersão do trüb além de poder gerar dificuldades de fermentação bem como alterar o sabor do produto final.

A maior probabilidade é que tenha sido então a sobredosagem do whirfloc. Continue com o processo de fermentação secundária e faça o cold crash. Bem provável que estes 'grumos' irão decantar. Antes de envasar faça uma inspeção visual e olfativa, estando OK, prove um pouco e prossiga caso acredite que não tenha nenhum off flavor.

Att.,

Luis
 
A maior probabilidade é que tenha sido então a sobredosagem do whirfloc. Continue com o processo de fermentação secundária e faça o cold crash. Bem provável que estes 'grumos' irão decantar. Antes de envasar faça uma inspeção visual e olfativa, estando OK, prove um pouco e prossiga caso acredite que não tenha nenhum off flavor.

Att.,

Luis


Vou tocar o barco então e ver o que dá. Muito obrigado.
 
Boa tarde senhores,

Estou começando agora no mundo cervejeiro. Recentemente brassei uma APA, que está no estágio de fermentação secundária. Fui experimentar um pouco dela hoje e percebi um gosto meio ácido na cerveja, achei estranho e resolvi abrir o fermentador para espiar a cerveja. Me deparei com uma espuma meio grossa (com aspecto parecendo uma nata).

Isso é krausen ou a cerveja está contaminada?

Estou achando estranho porque tomei todos os cuidados com sanitização durante o processo.

Segue foto da cerveja.View attachment 122609
Isso é krausen. O whirfloc provoca essa aglutinação de proteínas e outros elementos. Contaminação, normalmente, forma uma "película" por cima da breja. A acidez pode ser por outros motivos.
 
Isso é krausen. O whirfloc provoca essa aglutinação de proteínas e outros elementos. Contaminação, normalmente, forma uma "película" por cima da breja. A acidez pode ser por outros motivos.

Experimentei ela ontem, após uns 4 dias de fermentação secundária, já deu uma arredondada no sabor. Vou seguir com o processo e ver no que vai dar. Acho que vai sair algo bebível.
 
Segue com ela. As vezes a cerveja tem cheiros e gostos estranhos até a hora de engarrafar. Vc sentiu ela ácida, mas ta "bebível"? Minha experiencia é de que fica intragável quando contaminada.
 
Segue com ela. As vezes a cerveja tem cheiros e gostos estranhos até a hora de engarrafar. Vc sentiu ela ácida, mas ta "bebível"? Minha experiencia é de que fica intragável quando contaminada.

Era só trub aglutinado. Fiz um cold crash nela e decantou tudo pro fundo do fermentador. Após uma semana de fermentação secundária já deu uma melhorada na acidez, porém ainda sinto um pouco, mas deve ser devido a fermentação sem controle de temperatura ou algum outro erro que cometi durante o processo. Vou envasar ela essa semana e tocar o barco, provavelmente vai sair algo bebível.
 
É aí, Bruno, como foi o resultado final da sua breja depois de toda a maturação?

Aproveito o tópico para uma pergunta um pouco mais ampla: vocês provam a cerveja sempre que medem a densidade? Isso me parece interessante para aprender a regular os sentidos para cada fase do processo... mas para os iniciantes acaba dando sempre uma insegurança kkkk
 
É aí, Bruno, como foi o resultado final da sua breja depois de toda a maturação?

Aproveito o tópico para uma pergunta um pouco mais ampla: vocês provam a cerveja sempre que medem a densidade? Isso me parece interessante para aprender a regular os sentidos para cada fase do processo... mas para os iniciantes acaba dando sempre uma insegurança kkkk
Eu sempre provo quando vou medir a densidade, da pra entender melhor o processo de desenvolvimento da cerveja, com o tempo você vai ficando mais seguro kkkk
 
É aí, Bruno, como foi o resultado final da sua breja depois de toda a maturação?

Aproveito o tópico para uma pergunta um pouco mais ampla: vocês provam a cerveja sempre que medem a densidade? Isso me parece interessante para aprender a regular os sentidos para cada fase do processo... mas para os iniciantes acaba dando sempre uma insegurança kkkk

Boa tarde senhores,

Saiu breja sim, e como era a primeira foi a melhor cerveja que bebi na vida..😂😂😂

Atualmente estou com umas 10 brassagens no currículo, e tenho o costume sim de experimentar sempre que vou fazer alguma aferição de gravidade. Com o tempo seu paladar vai melhorando e tu consegue ir identificando melhor qual o ponto em que a cerveja já está OK.
 
Back
Top