Cerveja Contaminada

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fabianoccc

Well-Known Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
92
Reaction score
29
Pessoal,
Acho que chegou a minha vez de ter uma leva contaminada.

Trata-se de uma witbier brassada em 24/12 e trasfegada em 31/12 para fermentação secundária.

Senti um cheiro azedo, resolvi abrir o balde para dar uma olhada e me deparei com essa gosma em cima da cerveja.

Provei e está um pouco azeda/ácida, mas não está horrível. Lembrou um pouco a única lambic que já provei.

Será que ainda é possível fazer alguma coisa para salvar a cerveja? Pensei em fever um pouco ou, pelo menos, deixar alguns minutos na temperatura de 80oC.

Alguma sugestão?

Abraços
 

Attachments

  • IMG_20140108_213712_362.jpg
    IMG_20140108_213712_362.jpg
    20.4 KB · Views: 1,168
Cara,
Tem algumas leveduras que tendem a formar esses aglomerados que flutuam na superfície do mosto em vez de decantarem. Aconteceu comigo quando eu fiz uma Weizen usando fermento Munich. Minha primeira reação foi desespero, mas depois procurando na internet vi que isso é normal. Procura por "floating yeast clumps" no google que você vai ver várias fotos semelhantes a tua. Talvez seja o teu caso. Veja se a tal gosma tem a mesma aparência da levedura que decantou, sinal que deve ser o mesmo material.
Se você acha que está ácida, meça o pH (normalmente a cerveja pronta tem pH entre 4.0-4.6). Dê mais tempo pra ver se o cheiro ou gosto azedo desaparecem.
Abs,
 
Eu tô achando que é contaminação mesmo. Vou dar uma olhada hoje à noite quando chegar do trabalho para ver se está aumentando.

Acho que vou seguir a sugestão do Paulo. Vou passar a cerveja num filtro de café, engarrafar e e falar que é lambic. kkkk

Ah, o fermento usado foi o S-33 da Fermentis.
 
Com cheiro e sabor ruim mesmo, não tem recurso. Às vezes dá para retirar cerveja boa por baixo de organismos indesejados na superfície, mas parece difícil neste caso. Lamento :-(
 
Atualização.

Acho que tenho boas notícias. Olhei hoje de manhã e a "nata" não aumentou, até diminuiu um pouco.

Parece que existem dois grandes tipos principais de contaminações na cerveja: um com bactérias que produzem ácido acético, e neste caso não tem jeito, tem que jogar fora mesmo, e outro por bactérias brett ou que produzem ácido lático, neste caso, é possível salvar a cerveja dependendo do estágio da contaminação.

Claro que não será uma cerveja no estilo que estava tentando fabricar, mas sim uma do estilo sour ale, lambic, etc.

Essa foi minha 9a leva e agora é tentar ver o que pode ter sido o foco de contaminação.

Vou engarrafar no fim de semana e, assim que carbonatar, eu posto os resultados.

Obrigado a todos e boas cervejas
 
Aí o resultado.

A cerveja ficou bem clara e turva como era de se esperar para uma weiss, mas o sabor não tem nada a ver. Ficou com carbonatação bem baixa.

Não ficou ruim, mas é um sabor diferente do que estou acostumado. Sabor ácido, um pouco frutado e com o final um pouco salgado, mas bem bebível.
 

Attachments

  • sour ale.jpg
    sour ale.jpg
    32.7 KB · Views: 990
Fabiano, só de sacanagem.....essa Indica do lado é uma IPA animal, da Colorado.......aki de Ribeirão Preto... difícil aki......rsss
 
Boa tarde irmãos, alguém pode me dizer, se esse aspecto é normal? Decidi abrir o balde e dar uma olhada, antes de engarrafar, estou preocupado com contaminação, abraço a todos.
20190902_204457.jpg
 
Qual fase da fermentação está? Usou gelatina? Cold crash e quantos dias? Qual cheiro e gosto? Dizendo assim sem saber nada, tá parecendo normal.
 
Qual fase da fermentação está? Usou gelatina? Cold crash e quantos dias? Qual cheiro e gosto? Dizendo assim sem saber nada, tá parecendo normal.
Boa noite, fermentou por 09 dias em isopor, com garrafas pet congeladas, não fiz cold crash, pois esses extratos de malte da coopers, não determina fazer. Bati a FG no 9° dia e engarrafei. O cheiro não está ruim e o gosto também não, mas como é a primeira cerveja, eu queria saber sobre essas manchas na superfície, que na verdade parecem espumas.
 
Boa noite, fermentou por 09 dias em isopor, com garrafas pet congeladas, não fiz cold crash, pois esses extratos de malte da coopers, não determina fazer. Bati a FG no 9° dia e engarrafei. O cheiro não está ruim e o gosto também não, mas como é a primeira cerveja, eu queria saber sobre essas manchas na superfície, que na verdade parecem espumas.
Se tu não fez cold crash, pode ser só a levedura (krausen). Quaal foi o fermento usado ?
 
Boa noite senhores, estou fermentando 20l de uma australian pale ale, porém só agora me dei conta, de que sanitizei o balde fermentador, com álcool 46,2 e não com o álcool 70, o frasco do álcool tupi é muito parecido, comprei errado sem perceber. Sanitizei bem, mas com o álcool errado, devo descartar a minha produção ou devo ter fé? Estou com muita raiva, gostaria da ajuda dos senhores, obrigado.
 
Bem,

se descartar agora fica sem a cerveja. Se esperar e ver no que dá, na pior das hipóteses fica na mesma situação, sem cerveja.

Se tu fez uma boa limpeza do fermentador (mecânica, com detergente e bom enxágue) e ele não tenha assim nenhum foco de contaminação pode ser que não dê problema.
 
Back
Top