Cerveja com gosto de mosto pós fervura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

EmerKaspar

Well-Known Member
Joined
Jun 1, 2018
Messages
54
Reaction score
8
Location
Brochier/RS
Uma das cerveja que fiz apresentou sabor bem parecido de mosto pós fervura (já adicionado o lúpulo). O que seria isso? Em qual processo estaria o erro?
 
Você quer dizer que estava muito doce?

Precisaria analisar a receita para entender melhor o que ocorreu mas, a principio, sua relação BU:GU pode ter ficado fora do estilo.
 
talvez não tenha fermentado ou não havia açúcares fermentáveis. A FG baixou razoavelmente em relação a OG?
 
Você quer dizer que estava muito doce?

Precisaria analisar a receita para entender melhor o que ocorreu mas, a principio, sua relação BU:GU pode ter ficado fora do estilo.

Não é doce, eu não sei como descrever melhor , mas parece que ela tá meio "verde" ainda.
 
Eu noto que tem esse gosto em uma cerveja que estou fermentando e tenho medo de engarrafar ela e ficar com aquele gosto, vou deixar essa na secundária mais alguns dias para ver se esse gosto sai.
 
Sua cerveja precisa apenas maturar. Se já engarrafou, aguarde algumas semanas depois de carbonatadas e veja a evolução que ocorrerá.
 
Deve estar com gosto bem maltado a tua ceva. Dá uma revisada no teu grist de maltes da receita e faz dry hop nessa que tá fermentando, se não gosta do sabor.
 
Sim. Engarrada. A cor e a espuma estão perfeitas.

Eu perguntei pq quando a cerveja está descarbonatada, ainda não formou o ácido carbônico, e acaba ficando com esse gosto de mosto que você mencionou.

Pode ser que precise de mais alguns dias pós-prime, para aumentar essa acidez carbonica da cerveja e arredonda-la.

Seria interessante também, postar a receita, pois pode ter exagerado nos maltes especiais por exemplo
 
Eu tambem tive um caso desses e acredito que no meu tenha sido uma fervura muito fraca, na verdade ficou com aquele gosto acre (nem sei se seria isso, foi o jeito que achei pra definir).
 
Se esse gosto lembrar uma coisa que puxa para vegetais verdes, milho verde, vegetais crus, gosto de grãos, etc eu pensaria em DMS, um off flavor que confere esse aspecto à breja pronta. É causado por uma fervura insuficiente (ou tempo curto ou pouca intensidade) em casos onde se usa a maior parte do grist de malte Pilsen.
 
Se esse gosto lembrar uma coisa que puxa para vegetais verdes, milho verde, vegetais crus, gosto de grãos, etc eu pensaria em DMS, um off flavor que confere esse aspecto à breja pronta. É causado por uma fervura insuficiente (ou tempo curto ou pouca intensidade) em casos onde se usa a maior parte do grist de malte Pilsen.
Olha que pode ser isso, e o que fazer para resolver esse problema agora?
 
Para corrigir, se for mesmo DMS, nada.

O que pode fazer é acertar a sua fervura para as próximas. A fervura deve ser vigorosa, sem usura, mas não ao ponto de espumar seu mosto todo. O tempo ideal de fervura vai depender de todo o resto de fatores que vc tem como realidade, então fica impossível eu falar que é mais correto ferver 60, 75 ou 90 minutos.
 
Para corrigir, se for mesmo DMS, nada.

O que pode fazer é acertar a sua fervura para as próximas. A fervura deve ser vigorosa, sem usura, mas não ao ponto de espumar seu mosto todo. O tempo ideal de fervura vai depender de todo o resto de fatores que vc tem como realidade, então fica impossível eu falar que é mais correto ferver 60, 75 ou 90 minutos.

Esta questão do DMS é bem interessante. Lembrem-se de ferver com a panela destampada o tempo todo.

Recentemente vi alguns vídeo de uns velhinhos americanos (basicBrewing no youtube) que são bem interessante e em alguns eles estava testando brassagens mais curtas, tanto em sacarificação quanto em fervura. Resolvi testar isto em duas brassagens simultâneas que fiz a duas semanas: uma Saison e uma APA. As mosturas de 40 min indicaram uma conversão total, mas baixa eficiência (não seu se não foi os grãos, pois troquei de fornecer nestes lotes). Também fiz uma fervura de 45 e 35 min para ver no que dava. Logo saberei.

Um Abraço a todos,

Jean Paul Lopes
Instagram @babyier.rocks
 
Esta questão do DMS é bem interessante. Lembrem-se de ferver com a panela destampada o tempo todo.

Recentemente vi alguns vídeo de uns velhinhos americanos (basicBrewing no youtube) que são bem interessante e em alguns eles estava testando brassagens mais curtas, tanto em sacarificação quanto em fervura. Resolvi testar isto em duas brassagens simultâneas que fiz a duas semanas: uma Saison e uma APA. As mosturas de 40 min indicaram uma conversão total, mas baixa eficiência (não seu se não foi os grãos, pois troquei de fornecer nestes lotes). Também fiz uma fervura de 45 e 35 min para ver no que dava. Logo saberei.

Um Abraço a todos,

Jean Paul Lopes
Instagram @babyier.rocks
Mande os resultados
 
Uma das cerveja que fiz apresentou sabor bem parecido de mosto pós fervura (já adicionado o lúpulo). O que seria isso? Em qual processo estaria o erro?

Já vi relatos de que a fermentação secundária incompleta ou feita à baixa temperatura também pode causar este problema. Acho que a falta do cold crash também. Como você fez a fermentação primária e secundária e o cold crash?
 
Back
Top