Cerveja com alto amargor como consertar?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Finganfour

Member
Joined
Mar 16, 2017
Messages
16
Reaction score
2
Bom dia pessoal

estava fazendo uma brassagem em uma panela nova que eu comprei de 45L e durante o processo o meu saco de biab se soltou e vazou malte para a panela.
Neste processo de limpar a panela eu perdi uns 4 litros de mosto e esqueci de reduzir a carga de lúpulo.
Durante a fermentação notei um amargor mais acentuado que o estilo pede (America blonde ale).
Estou pensando em duas soluções :

deixar maturar por 3 semanas para reduzir o amargor
Acrescentar um concentrado de jabuticaba.

O que acham?
 
Vida que segue, brother. Deixe a cerveja maturar normalmente e espere ficar pronta. Qual foi sua litragem? Parece ter sido grande e, diria eu, que 4 litros não deve fazer tanta diferença assim. Faça o que o Jean disse, calcule o quanto aumentou o amargor de sua receita.
Só se lembre que uma cerveja fermentando não é parâmetro do produto final. Se provastes e sentiu que não tem nada de contaminação, só te resta aguardar. Diversas cervejas que faço tem um amargor proeminente e desagradável durante a fermentação e o resultado final é completamente diferente.

Espero que dê tudo certo e repito a sugestão: deixa a breja tomar o tempo dela e não faça nada.
 
Outro ponto que tenho percebido é que, quanto maior seu tempo de resfriamento, maior o amargor. Na verdade dá até para calcular a carga adicional pelo BS colocando os lúpulos também no Whirpool/Steep. Comecei a fazer isso e o amargor percebido das minhas IPAs passaram a ficar bem mais próximo do que eu queria. Depois que comprei uma Chugger fiz alguns testes com lúpulos apenas no flameout, nenhum lúpulo na fervura e o IBU calculado pelo BS (60) ficou com uma sensação próxima de outra IPA que fiz com lúpulos na fervura e IBU também de 60. Neste último caso, o aroma era bem menos presente.
 
Bom galera
Parece que foi preocupação desnecessária fui add gelatina hoje e dei uma experimentada e notei que a cerveja esta com o sabor mais apurado e menos amarga. faltava maturar mesmo

Agora a relação IBU:GU deu uma leve aumentada mas nada que me preocupasse. antes estava em 0.33 agora foi para 0.36 aumentou pouco.

Sabado vou engarrafar e vamos esperar
 
Outro ponto que tenho percebido é que, quanto maior seu tempo de resfriamento, maior o amargor. Na verdade dá até para calcular a carga adicional pelo BS colocando os lúpulos também no Whirpool/Steep. Comecei a fazer isso e o amargor percebido das minhas IPAs passaram a ficar bem mais próximo do que eu queria. Depois que comprei uma Chugger fiz alguns testes com lúpulos apenas no flameout, nenhum lúpulo na fervura e o IBU calculado pelo BS (60) ficou com uma sensação próxima de outra IPA que fiz com lúpulos na fervura e IBU também de 60. Neste último caso, o aroma era bem menos presente.

Waguinho poderia explicar melhor ?

isso me interessou
 
Galera hoje eu fui tomar a cerveja e ficou muito boa.
Eu achei uma garrafa um pouco mais amarga q a outra porque eu fermentei um total de 32 litros de cerveja e um fermentador ficou com menos litros que o outro cerca de 14 litros e pode ter ido um pouco de troub nele.
Segue foto da breja pronta
 
Boa noite amigos cervejeiros!
Gostaria de uma ajuda. Minha primeira cerveja ficou muito amarga mais muito mesmo ( igual a boldo) tem algum processo que posso fazer para diminuir o amargor e não jogar fora ela? Obs: 12 dias de fermentação.

Me ajudem por favor....
 
Bom galera
Parece que foi preocupação desnecessária fui add gelatina hoje e dei uma experimentada e notei que a cerveja esta com o sabor mais apurado e menos amarga. faltava maturar mesmo

Agora a relação IBU:GU deu uma leve aumentada mas nada que me preocupasse. antes estava em 0.33 agora foi para 0.36 aumentou pouco.

Sabado vou engarrafar e vamos esperar
0.36? Que triste, moço. As minhas eu faço de 1.00 para cima... Kkkk

Boa noite amigos cervejeiros!
Gostaria de uma ajuda. Minha primeira cerveja ficou muito amarga mais muito mesmo ( igual a boldo) tem algum processo que posso fazer para diminuir o amargor e não jogar fora ela? Obs: 12 dias de fermentação.

Me ajudem por favor....

Deixa ela maturar que o amargor baixa com o tempo.
 
Boa noite amigos cervejeiros!
Gostaria de uma ajuda. Minha primeira cerveja ficou muito amarga mais muito mesmo ( igual a boldo) tem algum processo que posso fazer para diminuir o amargor e não jogar fora ela? Obs: 12 dias de fermentação.

Me ajudem por favor....
Cara, isso aí é muito complicado de “acertar” pq acho que daria tanto trabalho, com chances de dar outros problemas, que não valeria a pena fazer. Mas vc faria outra batelada e no momento de carbonatar vc misturia as duas cervejas, fazendo um blend. É claro que a segunda leva vc colocaria muito menos lúpulo… mas cara, sinceramente não sei se vale a pena…

O que se pode fazer também é se vc não carbonatou ainda é usar um guile (outra parcela de mosto) como prime.
Esse novo mosto vc faz uma brassagem com a temperatura de mostura alta (por volta de 68) para ter o máximo de maltose não fermentável, que vai teoricamente aumentar o corpo da cerva, além de diluir um pouco o volume total.

Tem calculadora de guile no beersfriend.

Ah, talvez usar extrato de malte, ou maltose para carbonatação, pq aí também vc vai ter um açúcar residual na cerveja que pode ser que equilibre essa amargor aí…

Mas, cara, isso seria uma gambiarra. Talvez seja melhor chamar alguns amigos que gostem de IPA…kkk
 
Back
Top