Cerveja aguada

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

alexandrebarreiro10

Well-Known Member
Joined
Jan 6, 2015
Messages
56
Reaction score
7
Bom dia pessoal,
Tirei uma amostra após a fermentação secundária que me deu OF de 1,012 e inicialmente estava com OG 1,050. Realizei ontem a adição da gelatina para clarificação e degustei minha ceva do balde sem gás mesmo para provar o sabor.
A cerveja estava com pouco gosto de malte, estando bem aguada !

Existe alguma maneira de corrigir esta diluição ? Onde posso ter errada ?

Adicionei 6 kg de malte para 18L de água na mosturação e utilizei aproximadamente 8L para lavagem dos grãos. Na panela de fervura estava aproximadamente com 23L e depois da fervura com 19L.

Não consegui identificar o erro de estar aguada a cerveja ...:mug:
 
1,012 não é uma cerveja aguada. Qual a temperatura da cerveja quando você provou? Se estiver gelada demais o malte some.

Qual foi a receita?
 
1,012 não é uma cerveja aguada. Qual a temperatura da cerveja quando você provou? Se estiver gelada demais o malte some.

Qual foi a receita?

Minha receita foi:

- Maltes Pilsen
- Malte de Pale Ale
- Malte Maris Otter
- Malte Melano

totalizando uns 6,5kg de malte

- Lúpulo de amargor e sabor (Saaz ou Lubliner e Spalter Select)
- Levedura M-44 ou US-05

Provei a cerveja em torno de 2ºC !! Temperatura que está clarificando ...
 
Olha.... sinceramente.... é extremamente difícil analisar, porque definições como "aguada", pode ser uma coisa pra ou, e outra completamente diferente em termos de intensidade pra outra pessoa.

Abraço,
 
Existe alguma maneira de corrigir esta diluição e deixar um sabor maior do malte sendo que a cerveja já está clarificando ?
 
Cara, na minha opinião, não. Teria que fazer uma imensa gambiarra.

No geral, o ideal é aprender com que errou, e MANTER a cerveja desse jeito, assim na próxima leva que for corrigir isso, pode comparar as duas cervejas e ver se tua modificação surtiu efeito.... isso promove um aprendizado BEM maior do que corrigir leva já pronta.

Abraço,
 
Tente provar em uma temperatura mais apropriada. Com melano, Maris Otter e essas densidades é difícil não aparecer nada do malte.

Outra coisa que eu reparei é que sua eficiência está bem baixa. Para produzir 19 litros de mosto a 1,050 eu esperaria algo em torno de 5kg de malte, não 6,5kg.
 
A cerveja não tá pronta ainda. O sabor vai mudar muito até o final. Não acho uma boa ideia tentar corrigir algo que na verdade tu não sabe se está errado.
Segue o processo e no fim posta aqui como ficou a cerveja. Aposto que tu vai mudar de ideia.
Se eu estiver errado, como o @Guenther falou, vale como aprendizado.
 
A cerveja não tá pronta ainda. O sabor vai mudar muito até o final. Não acho uma boa ideia tentar corrigir algo que na verdade tu não sabe se está errado.
Segue o processo e no fim posta aqui como ficou a cerveja. Aposto que tu vai mudar de ideia.
Se eu estiver errado, como o @Guenther falou, vale como aprendizado.

Zé rosa,
Esta era uma curiosidade minha ! Se o gosto da cerveja iria realmente mudar de forma significativa com a maturação...

Daqui uns 20 dias retorno para dizer como ficou !

Abraços
 
Realmente... abri uma garrafa hoje e quanta diferença... minha primeira ceva, para um leigo, está nota 10 !!! novamente: para um leigo :D
 
Olá Alexandre
Vai virar para uma cerveja saborosa, deixe seu melhor ajudante fazer seu trabalho.

4,7 vol% de alcool e eficiencia da fermentacão com quase 75 % estão boa..

Qual g/l de CO2 vc gostaria de carbonisar?

Abraço
 
minha cerva pilner ficou aguada com a cor clara mas porem turva tem como corrigir isso? o que posso fazer?
 

Latest posts

Back
Top