Carbonatação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Brixner

Member
Joined
Jul 14, 2017
Messages
5
Reaction score
0
Location
Santa Cruz do Sul
Caros,
Fiz uma Weiss, até o momento do envase o cheiro e gosto estavam otimos, e no balde formava até uma espuma, ou seja, para um iniciante, estava feliz.
Fiz o envase usando açúcar invertido, porem apos uma semana, a temperatura ambiente (que aqui no sul tem variado de 10 a 22) a cerveja esta com um aspecto sem gás, e parece choca.
Minhas perguntas de iniciante:
1) se até o momento do envase estava tudo OK, o que pode ter acontecido (já descartei a medida do açúcar, que até com o software estava ok)?
2) o que pode ser feito?
Grande abraço!!!
 
A temperatura do país não ajudou o cervejeiro caseiro nesse último mês. Minha última breja demorou para carbonatar também. Espera mais uma semana. Quantas g/L você usou no envase?
 
Caros,
Fiz uma Weiss, até o momento do envase o cheiro e gosto estavam otimos, e no balde formava até uma espuma, ou seja, para um iniciante, estava feliz.
Fiz o envase usando açúcar invertido, porem apos uma semana, a temperatura ambiente (que aqui no sul tem variado de 10 a 22) a cerveja esta com um aspecto sem gás, e parece choca.
Minhas perguntas de iniciante:
1) se até o momento do envase estava tudo OK, o que pode ter acontecido (já descartei a medida do açúcar, que até com o software estava ok)?
2) o que pode ser feito?
Grande abraço!!!

Fala meu querido!
Também sou do sul e tenho o mesmo "problema", que na verdade não é um...
Isso é devido a temperatura baixa, assim, o fermento não trabalha e acaba atrasando a carbonatação.
Eu coloco elas dentro da geladeira com o Tic setado a 20c, dentro de 2 semanas fica show.
 
Por aqui no sul a coisa é mais difícil nesta época.
No verão entre 7 e 10 dias já dá para ter uma carbonatação legal.

Agora no inverno ... Engarrafei uma APA a 6 dias com algo em torno de 6g/l. Garrafas em temperatura ambiente e controlando no manômetro (primeira vez que uso). Até agora cheguei a 20PSI. Minha meta é algo próximo de 30PSI.

No final o negócio sempre é paciência. Cerveja apressada é cerveja ruim.
 
A receita previa de 7 a 9, usei 8 para ficar na media...
Vou ter de bolar algo em temperatura controlável mesmo...

"paciência a gente tem, mas vontade de beber as vezes é maior" hahahaa
 
Se tudo correu certo, apenas uma palavra, "PACIÊNCIA". Vai carbonatar, mas pode ser q demore mais que no verão sim, aqui em SP, mesmo no frio não atingimos a temperatura da galera de la de baixo, e mesmo assim dou uma "apelada" no frio, coloco tudo dentro da geladeira e configuro o tic pra 20º - 22º, no frio não consigo atingir essa temperatura, ai pego uma lampada e coloco-a dentro de uma embalagem de marmita de aluminio, isso vai la no fundo da geladeira pra gerar calor, com isso controlo realmente a temperatura da carbonatação 6 dias bate 2.0 - 2.5 BAR no manometro.

Como o amigo disse, "Cerveja apressada é cerveja ruim".
 
Costumo deixar as minhas brejas engarrafadas dentro de caixas de papelão em uma área bastante fresca da minha casa, fica em 18~25ºC normalmente. dentro de 7 dias já estão começando a carbonatar, já tem gás, mas bem pouco e com uma sensação na boca bem pobre. Com 15 dias estão Ok, carbonatadas e com espuma mas a sensação na boca ainda não é 100%. Com 21 dias após primming sinto que estão perfeitas, gás, espuma e sensação na boca, não é só uma questão de CO2 tem mais coisa envolvida, nesse caso é o ácido carbônico, que só começa a ser "liberado" na breja depois de dias de carbonatação.

Resumindo... Estou com o pessoal, ESPERE. Vai compensar.
 
Costumo deixar as minhas brejas engarrafadas dentro de caixas de papelão em uma área bastante fresca da minha casa, fica em 18~25ºC normalmente. dentro de 7 dias já estão começando a carbonatar, já tem gás, mas bem pouco e com uma sensação na boca bem pobre. Com 15 dias estão Ok, carbonatadas e com espuma mas a sensação na boca ainda não é 100%. Com 21 dias após primming sinto que estão perfeitas, gás, espuma e sensação na boca, não é só uma questão de CO2 tem mais coisa envolvida, nesse caso é o ácido carbônico, que só começa a ser "liberado" na breja depois de dias de carbonatação.

Resumindo... Estou com o pessoal, ESPERE. Vai compensar.


Bem isso, ontem fiz um teste, tive problemas na garrafa teste, e tive de abrir uma para ver esta questão, primeiro "dei um susto nela" no congelador, e abri....pra minha surpresa e alegria desta vez com espuma, porem gosto ainda não está 100%.

Li vários tópicos aqui que ajudaram a entender, sei que tive problemas no processo (principalmente na falta de organizaçao), mas o resultado final está OK, agora é corrigir para uma próxima brasagem.

Obrigado a todos.
 
Moro aqui no Sul tambem (não tão ao sul) e agora nessa época, com uma semana elas ja estão carbonatadas, mas pra ficar realmente boas, leva pelo menos duas semanas.
A temperatura aqui agora ta girando entre 14 e 21 graus, costumo deixar minhas cervejas debaixo do armario da cozinha, com um termometro ambiente pra ficar de olho e a temperatura media ali embaixo gira em torno de 21 graus.

:mug:
 
Eu, normalmente, coloco as garrafas dentro de um isopor e esqueço-as por, pelo menos, duas semanas. Não tenho do que reclamar...

Abraços,
Rubens
 
1 semana - aspecto de "choca".
2 semanas - carbonatada, mas ainda não no ponto.
3 semanas - carbonatada, boa.

Agora com outros defeitos perceptíveis, principalmente de processo, melhorias a fazer para a próxima brasagem, muita leitura, e com certeza importantes opiniões.

Agora é melhorar e partir para a próxima brasagem!
 
Sou iniciante, envasei a minha primeira leva no sábado e gostaria de saber qual o tempo médio que o manômetro leva para começar a marcar.
 
Pessoal, fiz uma Blond Ale e abri uma garrafa hj, após 12 dias do envase. O manômetro ainda não chegou no 2, mas a cerveja está com espuma demais....praticamente só espuma. Qual pode ter sido o problema? Será que perdi toda a leva?
 
Pessoal, fiz uma Blond Ale e abri uma garrafa hj, após 12 dias do envase. O manômetro ainda não chegou no 2, mas a cerveja está com espuma demais....praticamente só espuma. Qual pode ter sido o problema? Será que perdi toda a leva?
Uma vez eu fiz isso, e na época, lembro de ter pensado duas coisas:
1) engarrafei antes do término da fermentação;
2) coloquei muito açucar por litro.

Já vi um cara que abriu as garrafas, liberando o excesso de gás e re-engarrafou. Não sei se funciona.
 
Back
Top