Carbonatação rapida em KEG

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Luz

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Aug 27, 2013
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Olá pessoal,

gostaria de saber se alguem ja tentou fazer a carbonatação, em barris com valvula tipo S, fazendo a injeção do CO2 pela saida do liquido para carbonatar mais rapido a cerveja.
Imaginei que inserindo o co2 por ali ele ira sair pelo fundo do sifão, procede?
 
Olá pessoal,

gostaria de saber se alguem ja tentou fazer a carbonatação, em barris com valvula tipo S, fazendo a injeção do CO2 pela saida do liquido para carbonatar mais rapido a cerveja.
Imaginei que inserindo o co2 por ali ele ira sair pelo fundo do sifão, procede?
Não faz nenhum milagre.

Quer carbonatar rápido? Sacuda o barril.

Exemplo: digamos que esteja envasando a cerveja a 4 graus, e quer uma carbonatação de uns 2,5 volumes de CO2, o que dá uns 0,8 Bar de pressão estabilizada nessa temperatura.

Conecte a extratora, pressurize o barril com algo acima disso (2 ou 3 Bar), deixe o cilindro aberto, e comece a sacudir o barril.

Quando sacudimos o barril, o movimento faz o do CO2 se dissolver na hora, e isso faz obviamente a pressão baixar, o que faz entrar mais CO2.

Então em outras palavras, quando estamos sacudindo, da pra notar que cada sacudida faz entrar mais CO2 no barril, e isso dá pra notar claramente pelo barulho dele saindo do cilindro.

Depois de um tempo sacudindo (o que pode variar bastante), mas sei lá, digamos 1 minuto, feche o cilindro de CO2, e siga sacudindo o barril. Ao sacudir ele com o cilindro fechado, mais CO2 será dissolvido, e isso faz baixar a pressão no manometro, até chegar uma hora que ela para de baixar, porque vc estará muito próximo da pressão estabilizada. Se quando praticamente parar de baixar a pressão, ela ainda estiver abaixo de 0,8 Bar, abra o cilindro, e de mais umas sacudidas com ele aberto, e repita o processo.... feche, sacuda até estabilizar a pressão, etc. Fazendo isso, vai chegar uma hora que já vai haver tanto CO2 dissolvido que a pressão estabilizada ficará ali pelos 0,8. Ao atingir isso, pronto..... cerveja carbonatada.

Sem dúvida, logo após fazer isso, a carbonatação não vai ser algo perfeito igual como se já estivesse carbonatado há dias porque algumas reações demoram horas/dias pra acontecer (CO2 + H2O ==> H2CO3 (ácido carbônico) ==> H+ HCO3- (bicarbonato e libera um H+ que baixa o pH da cerveja), o que altera sensação na boca, retenção, etc.... mas em termos de dissolução de CO2... é isso.

Observações:

- O que é pressão estabilizada? É quanto a pressão no head-space não tem mais "força" de dissolver mais CO2 no líquido. Ley de Henry dos gases: a dissolução de um gás em um líquido é diretamente proporcional à pressão parcial que este gás exerce sobre o líquido. A questão é que isso não ocorre de forma instantânea, então pra acelerar, a gente sacode o barril e aceleramos as reações.

- Note que lá em cima eu citei pra pressurizar em 2 ou 3 Bar.... pois isso é uma decisão pessoal. Se você quisesse regular pra 0,8 Bar o cilindro e ficar sacudindo durante 15 ou 20 minutos.... daria no mesmo. Usar uma pressão maior faz com que mais CO2 se dissolva mais rápido, então por isso recomendo 2 ou 3 Bar.

- Outra coisa: quando o barril está muito cheio, o head-space é muito menor, logo, como tem muito menos CO2 dentro do barril pra ficar se chocando com a cerveja enquanto sacudimos, normalmente temos que sacudir bem mais tempo. Já quando o barril não está tão cheio, é muito mais rápido, então pra não exagerar eu recomendo usar uns 2 ou 3kg e sacudir uns 30 segundos no máximo, e já fechar o cilindro e começar a ver onde a pressão estabilizada está parando.

Abraço,
 
Last edited:
Um verdadeiro Manual de Carbonatação Forçada. Estou guardando o post pra quando puder ter meus postmixes.
Parabéns, @Guenther , pela disposição.
Abraço a todos.
 
Perfeito! É exatamente isso que acontece, não saberia explicar melhor. Com sua permissão @Guenther, posso copiar esse texto e mostrar para meus clientes que tiverem dúvidas sobre carbonatação forcada?

Abraço.
 
Bom dia.
Seria ideal se este post fosse fixado.
Abraços

Enviado de meu LG-D805 usando Tapatalk
 
Perfeito! É exatamente isso que acontece, não saberia explicar melhor. Com sua permissão @Guenther, posso copiar esse texto e mostrar para meus clientes que tiverem dúvidas sobre carbonatação forcada?

Abraço.
Sim, pode pegar o post à vontade. Tá no fórum, é pra ser compartilhado.

Provavelmente vou lançar um "livreto" ou "manual" de umas 50 páginas só sobre carbonatação forçada envase em barril.... acho que vou fazer separado do livro principal. Ainda não decidi.
 
@Guenther

Então o ideal seria ter um manômetro para acoplar a válvula extratora.

Veja se entendi bem:

Vou pressurizar o barril de 2 a 3 Bar......agitar.....a pressão vai baixar, e repito processo até estabilizar, por saturação.

Mas, só conseguirei ter essa certeza se tiver um manômetro no barril né?!......faço o processo acima, desconecto o CO2 conecto manômetro.....e vou fazendo a checagem até estabilizar.

O manômetro com adaptador de garrafa serve na extratora?! Ou preciso de algum outro adptador?! O ideal seria acoplá-lo na saída do líquido, enquanto injeta gás pela entrada de gás não é?!

Até esse ponto acho que está ok, mas a respeito do ácido carbônico.....Qto tempo leva para se formar dentro do barril, para termos aquele efeito de "picância" no palato?!

Abrçs :mug:

Não faz nenhum milagre.

Quer carbonatar rápido? Sacuda o barril.

Exemplo: digamos que esteja envasando a cerveja a 4 graus, e quer uma carbonatação de uns 2,5 volumes de CO2, o que dá uns 0,8 Bar de pressão estabilizada nessa temperatura.

Conecte a extratora, pressurize o barril com algo acima disso (2 ou 3 Bar), deixe o cilindro aberto, e comece a sacudir o barril.

Quando sacudimos o barril, o movimento faz o do CO2 se dissolver na hora, e isso faz obviamente a pressão baixar, o que faz entrar mais CO2.

Então em outras palavras, quando estamos sacudindo, da pra notar que cada sacudida faz entrar mais CO2 no barril, e isso dá pra notar claramente pelo barulho dele saindo do cilindro.

Depois de um tempo sacudindo (o que pode variar bastante), mas sei lá, digamos 1 minuto, feche o cilindro de CO2, e siga sacudindo o barril. Ao sacudir ele com o cilindro fechado, mais CO2 será dissolvido, e isso faz baixar a pressão no manometro, até chegar uma hora que ela para de baixar, porque vc estará muito próximo da pressão estabilizada. Se quando praticamente parar de baixar a pressão, ela ainda estiver abaixo de 0,8 Bar, abra o cilindro, e de mais umas sacudidas com ele aberto, e repita o processo.... feche, sacuda até estabilizar a pressão, etc. Fazendo isso, vai chegar uma hora que já vai haver tanto CO2 dissolvido que a pressão estabilizada ficará ali pelos 0,8. Ao atingir isso, pronto..... cerveja carbonatada.

Sem dúvida, logo após fazer isso, a carbonatação não vai ser algo perfeito igual como se já estivesse carbonatado há dias porque algumas reações demoram horas/dias pra acontecer (CO2 + H2O ==> H2CO3 (ácido carbônico) ==> H+ HCO3- (bicarbonato e libera um H+ que baixa o pH da cerveja), o que altera sensação na boca, retenção, etc.... mas em termos de dissolução de CO2... é isso.

Observações:

- O que é pressão estabilizada? É quanto a pressão no head-space não tem mais "força" de dissolver mais CO2 no líquido. Ley de Henry dos gases: a dissolução de um gás em um líquido é diretamente proporcional à pressão parcial que este gás exerce sobre o líquido. A questão é que isso não ocorre de forma instantânea, então pra acelerar, a gente sacode o barril e aceleramos as reações.

- Note que lá em cima eu citei pra pressurizar em 2 ou 3 Bar.... pois isso é uma decisão pessoal. Se você quisesse regular pra 0,8 Bar o cilindro e ficar sacudindo durante 15 ou 20 minutos.... daria no mesmo. Usar uma pressão maior faz com que mais CO2 se dissolva mais rápido, então por isso recomendo 2 ou 3 Bar.

- Outra coisa: quando o barril está muito cheio, o head-space é muito menor, logo, como tem muito menos CO2 dentro do barril pra ficar se chocando com a cerveja enquanto sacudimos, normalmente temos que sacudir bem mais tempo. Já quando o barril não está tão cheio, é muito mais rápido, então pra não exagerar eu recomendo usar uns 2 ou 3kg e sacudir uns 30 segundos no máximo, e já fechar o cilindro e começar a ver onde a pressão estabilizada está parando.

Abraço,
 
Boa! Também fiquei com essa dúvida. Abs

Enviado de meu LG-D805 usando Tapatalk
 
@Guenther

Então o ideal seria ter um manômetro para acoplar a válvula extratora.

Veja se entendi bem:

Vou pressurizar o barril de 2 a 3 Bar......agitar.....a pressão vai baixar, e repito processo até estabilizar, por saturação.

Mas, só conseguirei ter essa certeza se tiver um manômetro no barril né?!......faço o processo acima, desconecto o CO2 conecto manômetro.....e vou fazendo a checagem até estabilizar.

O manômetro com adaptador de garrafa serve na extratora?! Ou preciso de algum outro adptador?! O ideal seria acoplá-lo na saída do líquido, enquanto injeta gás pela entrada de gás não é?!

Até esse ponto acho que está ok, mas a respeito do ácido carbônico.....Qto tempo leva para se formar dentro do barril, para termos aquele efeito de "picância" no palato?!

Abrçs :mug:
Não..... você acompanha pelo manômetro do regulador de pressão que está acoplado no cilindro, pois ele mede a pressão da mangueira, que consequentemente está medindo a pressão do barril, ou seja, se a pressão do barril baixa, a pressão da mangueira de gás conectada à extratora também baixa, e o manômetro mostra qual pressão está.

Ficou claro?

Sobre ácido carbônico... não tenho como te responder "vai demorar X minutos ou horas", ele acompanha a carbonatação da cerveja.
 
Guenther,

Vi em um outro tópico, que normalmente só conectar na extratora não funciona. Fiquei confuso.
Estou começando agora a carbonatação forçada em KEG.
Segue abaixo o texto do outro tópico:
Rodrigo, simplesmente conectar conectar o a extratora/conector no barril, MUITAS vezes, não funciona.

Primeiro porque algumas extratoras tem a válvula que impede que o gás saia do barril, como você falou.

O outro motivo, é que muitos regulares de pressão não marcam da mangueira, e sim interna deles, só que quando pressurizamos a mangueira (que conectamos no barril), ela não consegue pressurizar dentro do regulador, e o manômetro não marcada nada.

Nesse caso, é preciso pré-pressurizar a mangueira numa pressão um pouco maior que o barril, fechar o cilindro, e então conectar a extratora, aí o excedente de pressão da mangueira vai entrar no barril e o manômetro vai marcar a pressão equalizada.

O que eu fiz pra não ter que ficar fazendo isso? Comprei um manômetro separado (só o manômetro), e coloquei na mangueira que leva à extratora, com um T, aí sim, é só conectar.

Abraço!

Abs,
Guilherme
 
Mas Guilherme, a explicação de como resolver o problema não está escrita no próprio post que vc mencionou?

Nesse caso, é preciso pré-pressurizar a mangueira numa pressão um pouco maior que o barril, fechar o cilindro, e então conectar a extratora, aí o excedente de pressão da mangueira vai entrar no barril e o manômetro vai marcar a pressão equalizada.
 
Beleza. Agora entendi!

Eu uso um conector ball lock na válvula extratora. Então, basta deixar o conector desconectado, abrir a válvula do cilindro e regulador e girar o parafuso para uns 1.5kg, fechar a válvula do cilindro e reconectar?

Pelo que entendi, isso se faz necessário para que a pressão na mangueira seja maior do que a pressão no barril, assim, forçando o gás na direção do barril. É isso?

Abs!

Mas Guilherme, a explicação de como resolver o problema não está escrita no próprio post que vc mencionou?
 
Beleza. Agora entendi!

Eu uso um conector ball lock na válvula extratora. Então, basta deixar o conector desconectado, abrir a válvula do cilindro e regulador e girar o parafuso para uns 1.5kg, fechar a válvula do cilindro e reconectar?

Pelo que entendi, isso se faz necessário para que a pressão na mangueira seja maior do que a pressão no barril, assim, forçando o gás na direção do barril. É isso?

Abs!
Agora sim.... perfeito. Como o gás não sai do barril, só entra (pra maioria das extratoras), a sobre-pressão do gás na mangueira vai fazer o gás entrar até barril VS mangueira entrarem em equilíbrio.

Só não pré-pressurize demais, se não entra tanto CO2 que a pressão resultante será maior que a real, ainda mais se o barril estiver muito cheio.

Abraço,
 
Guenther,

Tirar aquela válvula que impede o retorno de CO2 ajuda em alguma coisa?

Abs,
Guilherme

Agora sim.... perfeito. Como o gás não sai do barril, só entra (pra maioria das extratoras), a sobre-pressão do gás na mangueira vai fazer o gás entrar até barril VS mangueira entrarem em equilíbrio.

Só não pré-pressurize demais, se não entra tanto CO2 que a pressão resultante será maior que a real, ainda mais se o barril estiver muito cheio.

Abraço,
 
Guenther,

Tirar aquela válvula que impede o retorno de CO2 ajuda em alguma coisa?

Abs,
Guilherme
Às vezes sim, às vezes não, pois tem regulador de pressão com válvula de retenção na saída dele, ou seja, mesmo que retire a mesma válvula da extratora e ela pressurize a mangueira, essa pressão não passa pra dentro do regulador, e não marcada nada no manômetro, ou seja, só testando. Pré-pressurizando a mangueira, funciona sempre, pelos motivos que expliquei antes.

Abraço,
 
Beleza!

Obrigado, Guenther.

Abs!

Às vezes sim, às vezes não, pois tem regulador de pressão com válvula de retenção na saída dele, ou seja, mesmo que retire a mesma válvula da extratora e ela pressurize a mangueira, essa pressão não passa pra dentro do regulador, e não marcada nada no manômetro, ou seja, só testando. Pré-pressurizando a mangueira, funciona sempre, pelos motivos que expliquei antes.

Abraço,
 
Não faz nenhum milagre.

Quer carbonatar rápido? Sacuda o barril.

Exemplo: digamos que esteja envasando a cerveja a 4 graus, e quer uma carbonatação de uns 2,5 volumes de CO2, o que dá uns 0,8 Bar de pressão estabilizada nessa temperatura.

Conecte a extratora, pressurize o barril com algo acima disso (2 ou 3 Bar), deixe o cilindro aberto, e comece a sacudir o barril.

Quando sacudimos o barril, o movimento faz o do CO2 se dissolver na hora, e isso faz obviamente a pressão baixar, o que faz entrar mais CO2.

Então em outras palavras, quando estamos sacudindo, da pra notar que cada sacudida faz entrar mais CO2 no barril, e isso dá pra notar claramente pelo barulho dele saindo do cilindro.

Depois de um tempo sacudindo (o que pode variar bastante), mas sei lá, digamos 1 minuto, feche o cilindro de CO2, e siga sacudindo o barril. Ao sacudir ele com o cilindro fechado, mais CO2 será dissolvido, e isso faz baixar a pressão no manometro, até chegar uma hora que ela para de baixar, porque vc estará muito próximo da pressão estabilizada. Se quando praticamente parar de baixar a pressão, ela ainda estiver abaixo de 0,8 Bar, abra o cilindro, e de mais umas sacudidas com ele aberto, e repita o processo.... feche, sacuda até estabilizar a pressão, etc. Fazendo isso, vai chegar uma hora que já vai haver tanto CO2 dissolvido que a pressão estabilizada ficará ali pelos 0,8. Ao atingir isso, pronto..... cerveja carbonatada.

Sem dúvida, logo após fazer isso, a carbonatação não vai ser algo perfeito igual como se já estivesse carbonatado há dias porque algumas reações demoram horas/dias pra acontecer (CO2 + H2O ==> H2CO3 (ácido carbônico) ==> H+ HCO3- (bicarbonato e libera um H+ que baixa o pH da cerveja), o que altera sensação na boca, retenção, etc.... mas em termos de dissolução de CO2... é isso.

Observações:

- O que é pressão estabilizada? É quanto a pressão no head-space não tem mais "força" de dissolver mais CO2 no líquido. Ley de Henry dos gases: a dissolução de um gás em um líquido é diretamente proporcional à pressão parcial que este gás exerce sobre o líquido. A questão é que isso não ocorre de forma instantânea, então pra acelerar, a gente sacode o barril e aceleramos as reações.

- Note que lá em cima eu citei pra pressurizar em 2 ou 3 Bar.... pois isso é uma decisão pessoal. Se você quisesse regular pra 0,8 Bar o cilindro e ficar sacudindo durante 15 ou 20 minutos.... daria no mesmo. Usar uma pressão maior faz com que mais CO2 se dissolva mais rápido, então por isso recomendo 2 ou 3 Bar.

- Outra coisa: quando o barril está muito cheio, o head-space é muito menor, logo, como tem muito menos CO2 dentro do barril pra ficar se chocando com a cerveja enquanto sacudimos, normalmente temos que sacudir bem mais tempo. Já quando o barril não está tão cheio, é muito mais rápido, então pra não exagerar eu recomendo usar uns 2 ou 3kg e sacudir uns 30 segundos no máximo, e já fechar o cilindro e começar a ver onde a pressão estabilizada está parando.

Abraço,

Olá Guenther! Estou enfrentando uma situação nova, a qual não consigo entender. Creio que a Química e a Física não explicam. Estou carbonatando uma cerveja a 8 dias. Iniciei com 1,3 bar a 3ºC por três dias. A cerveja não absorveu nada de gás. Estava parecendo chá. Passei pra 2,0 bar a 3,0 graus por mais 5 dias e a cerveja está na mesma condição. Totalmente sem gás. Não falo apenas da espuma, mas sim, da solubilização do CO2 na cerveja. Ele simplesmente não está sendo absorvido. Cogitei a possibilidade do manômetro do tanque estar descalibrado, mas está batendo com o manômetro do cilindro. Então descartei a possibilidade porque seria muita coincidência (ou azar) os dois estarem descalibrados. Conferi todas as conexões do tanque tentando encontrar possíveis vazamentos e não encontrei nada. Por acaso você já se deparou com uma situação igual a essa, ou teria alguma sugestão que pudesse me ajudar? Agradeço se puder contribuir. Forte abraço!!!
 
Cleitonsholl, ótima pergunta, irei acompanhar a resposta para sanar minhas duvidas também.

Comecei na arte a pouquíssimo tempo e tenho dificuldade com alguns entendimentos ainda, principalmente em carbonatação, pois, quando dizem carbonatação forçada (ja imagino o povo com o postmix chacoalhando incansavelmente) uma vez que em todas as pesquisas que realizei não é o estilo que eu gostaria e sim mais parecido com o que o Cleitonscholl relatou acima. "deixa o barril parado, injetando Co2 periodicamente até a cabonatação."
 
Eu nunca fiz carbonatação forçada. A primeira vez será esse final de semana, então tenho uma dúvida séria: eu posso carbonatar forçado ou lento em temperatura ambiente? Eu já li que isso é possível, só terei que agitar por mais tempo, mas a minha dúvida é se realmente eu não terei nenhum prejuízo fazendo isso em temp ambiente... Alguém pode me ajudar com isso?
O meu problema é que ainda não tenho geladeira pra colocar o barril, portanto, teria que ser em temp ambiente mesmo...

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dei uma pesquisada no forum aqui mesmo e achei um post semelhante ao seu nele o Guenther responde.

Qualquer líquido pode ser carbonatado em temperatura ambiente. Temperatura só facilita pela absorção mais fácil que, em baixa temperatura, a pressão necessária é mais baixa, e isso também faz as moléculas de mexerem mais devagar, o que gera menos colisões entre elas, fazendo com que o CO2 fique mais facilmente "preso" (aqüefeito), por isso a "absorção mais fácil".
 
Amigos, postei isso em outro fórum, mas talvez interesse a alguém. Já fiz duas vezes a carbonatação forçada, coloquei a média de 2kg de pressão, mas acho que se seguir a tabela fica melhor. Usei um vídeo no Youtube que é muito bom, o cara explica passo a passo, em primeiro lugar a sanitização dos equipamentos, e depois a colocação do mosto já filtrado e depois o gás. Ensina também como armazenar depois de usar só um pouco, deixando sempre na geladeira com 2kg de gás. O cara é bem didático.

Pimentones, Hoje às 16:06
 
Amigos, postei isso em outro fórum, mas talvez interesse a alguém. Já fiz duas vezes a carbonatação forçada, coloquei a média de 2kg de pressão, mas acho que se seguir a tabela fica melhor. Usei um vídeo no Youtube que é muito bom, o cara explica passo a passo, em primeiro lugar a sanitização dos equipamentos, e depois a colocação do mosto já filtrado e depois o gás. Ensina também como armazenar depois de usar só um pouco, deixando sempre na geladeira com 2kg de gás. O cara é bem didático.

Pimentones, Hoje às 16:06
 
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